Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2016

CONHEÇA OS TIPOS DE LEITE

CONHEÇA  OS  TIPOS  DE  LEITE

Resultado de imagem para leite


No Brasil, a legislação define três tipos de creme: baixo teor de gordura (leve), creme e alto teor de gordura. Os vendidos em caixinha normalmente se encaixam na categoria leve, com até 19,9% de gordura. Na categoria do meio, a porcentagem de gordura pode variar de 20% a 49,9%. Saiba qual o mais adequado para cada prato e aprenda a fazer versões caseiras dos mais difíceis de encontrar – ou substitutos que funcionam muito bem, com as dicas do chef Carlos Siffert, professor da Escola Wilma Kövesi de Cozinha.
Crème fraîche: Apesar de o nome significar creme fresco, é fermentado. Com 30% de gordura e sabor levemente ácido, entra em pratos doces e salgados. Não talha ao ser aquecido. Pode ser substituído por uma mistura de sour cream e creme de leite fresco.

Sour cream (creme azedo): Creme de leite fermentado, ácido e espesso. É muito consumido nos Estados Unidos e na Europa, onde complementa sopas e cozidos como borscht (sopa tradicional do Leste Europeu) e goulash (cozido de carne húngaro).  Com cerca de 18% de gordura, não é indicado para fervura, pois coagula. Se não encontrar para comprar, o chef Carlos Siffert indica uma mistura de creme de leite fresco e limão .

Creme de leite fresco: O mais polivalente, funciona bem nas mais diferentes receitas e é ideal para bater chantilly. Tem em torno de 35% de gordura e deve ser mantido refrigerado.

Creme de leite: É o produto mais facilmente encontrado no país, em caixa (esterilizado pelo processo UHT) ou lata. Ambos são indicados para receitas do dia a dia e sobremesas como pavê e musse de maracujá. O de lata é geralmente mais denso e gordo. A maioria dos cremes de caixinha contém espessantes como goma xantana, ágar-ágar ou carragena.

Buttermilk (leitelho): Soro com baixo teor de gordura (1% a 2%) que resulta da fabricação da manteiga. Há também a versão feita da fermentação de leite semidesnatado. Ácido e bom emulsificante, tem consistência de iogurte ralo e faz parte de muitas preparações da culinária norte-americana, principalmente bolos e panquecas. 

Double cream (nata): É um creme de leite fresco com teor de gordura mais alto, acima de 40%. Ideal para espalhar em bolos, preparar biscoitos, fazer chantilly mais denso e molhos encorpados.

COMO PREPARAR ESSES CREMES:

Sour cream: Misture 250 ml de creme de leite fresco com 1 colher (sopa) de suco de limão espremido na hora. Deixe a mistura por 1 hora em temperatura ambiente, coberta comum pano de prato úmido. Leve à geladeira por 5 horas (até verificar que está mais firme). Para utilizar, descarte com cuidado o soro que se acumulou no fundo e nas beiradas.

Crème fraîche: Em uma panela, junte 500 ml de creme de leite fresco com 250 ml de sour cream (receita acima) e misture até ficar homogêneo. Deixe em fogo baixo por 3 minutos, em temperatura de mamadeira (de 40°C a 50°C). Não deixe ferver. Transfira para uma vasilha e cubra com tampa ou prato. Coloque um palito de dente entre o prato e a vasilha para entrar um pouco de ar. Deixe repousar por 6 horas, até a mistura engrossar e ficar levemente ácida. Mexa com batedor de arame e leve à geladeira (em vasilha coberta com papel filme) por pelo menos 4 horas antes de usar.

Buttermilk (dois métodos):

Método a: Misture 50 ml de leite semidesnatado com 100 ml de iogurte desnatado até ficar homogêneo.

Método b: Num recipiente de vidro ou louça, misture 250 ml de leite semidesnatado com 1 colher (sopa) de suco de limão espremido na hora (pode ser substituído por vinagre ou cremor de tártaro). Deixe descansar por 10 minutos, até talhar.

CHIPAS

CHIPAS

Ingredientes:
3 ovos grandes
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 xícaras (chá) de polvilho azedo
2 xícaras (chá) de polvilho doce
3 xícaras (chá) de queijo meia cura ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de sal

Modo de preparar:
Em uma vasilha, misture os ovos com a manteiga. Junte o polvilho doce e o azedo e misture muito bem, acrescente o queijo, o fermento e o sal. Mexa até desgrudar das mãos. Caso necessário coloque um pouco mais de polvilho para chegar no ponto. Faça rolinhos com a massa ou o formato que preferir. Leve para assar em forno aquecido a 200 g  por 30 minutos. Sirva em seguida.