Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

CHARUTINHO DE ACELGA COM ARROZ INTEGRAL E ABOBRINHA

CHARUTINHO  DE  ACELGA  COM  ARROZ  INTEGRAL  E  ABOBRINHA

Ingredientes:
15 folhas grandes de acelga
3/4 de xícara (chá) de arroz integral
1 xícara (chá) de cenoura ralada
3/4 de xícara (chá) de ervilhas congeladas
1 cebola roxa picada
1 abobrinha média picada
1 cebola grande
15 azeitonas verdes picadas
150 g de amêndoas sem pele picadas (pode ser castanhas de caju ou nozes)
1/2 maço de cebolinha picada ou a gosto
1 colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)
Sal marinho e pimenta a gosto
Água mineral

Modo de preparar:
Lave o arroz integral e coloque de molho por no mínimo 30 a 40 minutos. Em uma panela, refogue a cebola roxa em um pouco de óleo. Acrescente o arroz integral e mexa. Despeje 1 e 1/2 xícara (chá) de água fervente, tempere com o açafrão, sal e pimenta a gosto, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semi tampada. Quando a água estiver evaporando, acrescente as ervilhas e a cenoura. Misture e deixe terminar de cozinhar. Reserve. Lave as folhas de acelga. Coloque-as numa panela com água fervendo e sal, uma a uma, por cerca de 2 minutos. Retire-as e deixe secar sobre uma peneira ou pano de prato. Em outra panela, refogue as chalotas cortadas grosseiramente com um pouco de óleo. Acrescente a abobrinha picada, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até os legumes ficarem macios. Tempere com sal e pimenta. Despreze a água que ficar no fundo. Coloque as amêndoas em uma frigideira quente, mexendo sempre, até que fiquem douradas (cuidado para não queimar!). Em um bowl grande, misture o arroz, a abobrinha refogada, as amêndoas, as azeitonas e a cebolinha picada. Acerte o sal. Recheie cada folha de acelga com essa mistura, enrole-as formando um charuto e leve ao forno médio, pré aquecido, por cerca de 35 minutos.

RISOTO DE ARROZ INTEGRAL COM BERINJELA E MANGA

RISOTO  DE  ARROZ  INTEGRAL  COM  BERINJELA  E  MANGA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz cateto integral
2 xícaras (chá) de água
1 talo de alho poró picado finamente
2 berinjelas médias cortadas em cubos médios
1 manga palmer cortada em cubos médios
1 cebola cortada em cubos pequenos
1 dente de alho picado finamente
1 cubo de 2 cm de gengibre ralado
Coentro, azeite extra virgem, pimenta do reino preta e sal a gosto

Modo de preparar:
Numa panela, cozinhe o arroz integral na proporção de 2:1 (água / arroz). Em seguida, em uma frigideira, passe o alho poró no azeite e junte o arroz recém cozido. Mexa por 1 minuto e reserve. Em paralelo, aqueça um fio de azeite em uma frigideira em fogo médio alto e adicione o alho, o gengibre ralado e os talos de coentro e deixe por 2 minutos. Então, adicione a cebola e refogue até que comece a ficar amarelada, essa é a hora de colocar os cubos de berinjela. Sempre mexendo. Quando a berinjela já estiver no ponto, junte a manga e deixe por 30 segundos. Só para dar uma leve aquecida. Incorpore esse refogado no arroz com alho poró, regue com azeite e finalize com pimenta do reino preta e folhas frescas de coentro.
Dica: Adicione gergelim tostado na hora (forno elétrico por 15 minutos a 180°C ou em uma frigideira no fogo baixo) fica bem interessante.

LASANHA DE BERINJELA COM MANDIOKEIJO

LASANHA  DE  BERINJELA  COM  MANDIOKEIJO

Ingredientes:
50 g cogumelo funghi secchi
100 g de raiz de lótus grelhada
100 g de broto de feijão
100 g de pimentão verde e vermelho cortado em tiras
200 g cenoura cortada em fatias bem finas
300 g de abobrinha cortada em fatias finas
200 g de mandioquinha cortada em fatias bem finas
200 g de mandiokeijo
Garam masala, noz moscada, salsinha e sal de ervas a gosto.

Modo de preparar:
Massa falsa de abobrinha, cenoura e mandioquinha: Fatie a abobrinha, a cenoura e a mandioquinha em rodelas bem finas com um mandolim ou no processador para que fique bem fina. Tempere com shoyu.
Molho bechamel de leite de amêndoas e funghi: Coloque água e funghi e deixe reduzir pela metade. Coloque o leite das amêndoas aos poucos, mexendo com o "fouet" (batedor de arame). Acrescente a noz moscada e acerte o sal. 
Caponata de berinjela: Doure o alho e o alho poró no azeite. Coloque os pimentões e as cenouras e deixe cozinhar um pouco. Adicione as berinjelas cortadas em cubos. Coloque o molho de tomate e a água. Após murchar e reduzir o líquido, acrescente os temperos (1 colher (sopa) de garam masala, noz moscada e sal marinho). Após tudo pronto, é só ir fazendo as camadas e assar. 
Dica: Utilize flor de sal ou sal marinho com ervas.

ESCONDIDINHO DE INHAME E BIOMASSA COM CASCA LOUCA DE BANANA VERDE

ESCONDIDINHO  DE  INHAME  E  BIOMASSA  COM  CASCA  LOUCA  DE  BANANA  VERDE

Ingredientes:
500 g de banana bem verde
300 g de inhame cozido
2 cebolas
3 cenouras
1/2 alho poró
1 pimentão vermelho (opcional)
50 ml de azeite
50 ml óleo de gergelim torrado
Shoyu orgânico (sem glutamato monossódico)
Garam masala (tempero indiano)
Sal marinho e ervas aromáticas a gosto (salsinha, orégano, manjericão, endro, entre outras)

Modo de preparar: 
Casca louca de banana verde: Coloque as bananas verdes inteiras e lavadas em uma panela de pressão com a água já fervendo. Cozinhe por de 10 a 15 minutos, até ficar cozida, mas firme. Retire com cuidado e, ainda quentes, separe a polpa (biomassa) da casca. Com as cascas ainda quentes, em uma tábua, faça tiras com um garfo para desfiá-las. Desfie todas e separe. Em uma panela, coloque o azeite, as cebolas, o alho poró e os pimentões. Doure bem. Acrescente as cascas de banana verde e refogue com a cenoura ralada, colocando as ervas aromáticas, o shoyu e o óleo de gergelim torrado. Refogue bem, acerte o sal e guarde como conserva em um vidro. Em geral, o sabor é melhor após dois dias. 
Biomassa de banana verde: Coloque a polpa da banana verde ainda quente em um processador. Caso precise, jogue água fervida. Bata até formar uma massa. Coloque em recipientes para congelar.
Escondidinho: Faça um purê com o inhame e a biomassa e adicione o garam masala, o sal e os temperos que desejar. Coloque em um refratário a casca louca de banana verde e cubra com esse purê. Enfeite com pimenta rosa e leve ao forno.  
Dica: A casca louca pode ser usada para rechear canapés, lanches ou outras receitas. A biomassa também serve para bolos, pães, massas e sopas. Ao temperar, coloque primeiro o shoyu e depois o sal, para não salgar demais.

RISOTO DE TOMATE, MANJERICÃO E CENOURA

RISOTO  DE  TOMATE,  MANJERICÃO  E  CENOURA

Ingredientes:
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola em pedacinhos
1 dente de alho em pedacinhos
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
3/4 de xícara (chá) de vinho branco
1 litro de fundo de legumes
1/4 de xícara (chá) de cenoura ralada
1 tomate em cubos (sem as sementes)
Folhas de manjericão fresco, sal, pimenta e orégano a gosto


Modo de preparar: 
Coloque o fundo de legumes em uma panela e deixe ficar bem quente. Esquente uma panela, adicione as 5 colheres (sopa) de azeite de oliva e refogue o alho e a cebola. Adicione o arroz, aumente o fogo e mexa até que este fique bem brilhante. Adicione o vinho branco e deixe evaporar bem, até que o arroz quase grude no fundo da panela. Coloque uma concha de fundo de legumes mexendo constantemente, mas não sempre. Repita esse processo algumas vezes. Aos 12 minutos de cocção adicione a cenoura, o tomate e as folhas de manjericão (rasgadas com as mãos). Experimente e tempere com sal e pimenta. Entre 16 a 18 minutos o arroz já estará al dente, ou seja, estará resistente a mordida e com um ponto branco no centro do grão. Adicione azeite de oliva e mexa vigorosamente até que fique cremoso e emulsionado. Este processo deve ser feito fora da chama do fogão. Sirva imediatamente, finalizando com mais azeite de oliva.

CAÇAROLA DE LEGUMES

CAÇAROLA  DE  LEGUMES

Ingredientes:
1 xícara (chá) de queijo ralado
2 cenouras tamanho médio
1/2 repolho tamanho médio
2 batatas tamanho médio
2 xícaras (chá) de molho branco
Farinha de rosca, ervas e manteiga ou margarina a gosto

Modo de preparar:
Rale o queijo e as cenouras. Pique a cebola, corte as batatas em rodelas finas e o repolho em fatias. Misture ligeiramente e disponha em camadas numa assadeira, pondo o molho branco entre as camadas. Tempere cada camada com sal e ervas (coentro, cebolinha, etc..) polvilhe com farinha de rosca e coloque pedacinhos de manteiga ou margarina por cima. Leve ao forno moderado durante uma hora aproximadamente.

SALADA DE ESPINAFRE COM ABACATE E TOMATE

SALADA  DE  ESPINAFRE  COM  ABACATE  E  TOMATE

Ingredientes:
2 punhados generosos de espinafre 
1 xícara (chá) de abacate pequeno em cubinhos  
2 tomates picados 
1/3 de xícara (chá) de cebolinhas (parte branca e um pouco do verde) picadinhas  
1 colher (sopa) de azeite 
Suco de 1/2 limão pequeno 
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora a gosto 

Modo de preparar:
Lave as folhas de espinafre e pique em pedaços pequenos. Em uma bacia grande, regue o espinafre com metade do suco de limão e uma pitada generosa de sal. Massageie com as mãos até o espinafre murchar e adquirir uma aparência de cozido (1 ou 2 minutos são suficientes). Junte o abacate, os tomates, as cebolinhas, regue com o azeite  e tempere com sal (lembre-se que o espinafre já está salgado) e pimenta do reino. Misture bem e prove o tempero. Junte  o resto do suco de limão e/ou mais azeite se achar necessário. 

CREPES DE CREME DE TOFU, CASTANHA E ESPINAFRE COM MOLHO DE TOMATE ASSADO

CREPES  DE  CREME  DE  TOFU,  CASTANHA  E  ESPINAFRE  COM  MOLHO  DE  TOMATE  ASSADO

Ingredientes:
Crepes:
1 e 1/2 xícara (chá) de leite vegetal não adoçado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de azeite ou óleo de girassol
1/3 de colher (café rasa) de sal
1 pitada de cúrcuma (opcional)
Azeite pra untar a frigideira

Recheio:
300 g de tofu (quanto mais fresco, melhor)
1/2 xícara (chá) de castanha de caju (não tostada e sem sal), de molho por 6 horas
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (café) de levedo de cerveja (se for maltado, o que é o ideal, usar 2 colheres (café)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (café rasa) de sal, ou a gosto
1 pitada generosa de pimenta do reino
1/2 xícara (chá) de água
1/2 kg de espinafre
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picadinha

Molho:
6 tomates bem maduros
1 dente de alho grande
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Recheio: Comece preparando o recheio. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola até ficar dourada. Junte o alho e deixe cozinhar mais 1 minuto, reserve. Coloque todos os ingredientes do creme no liquidificador. Ligue o motor e adicione a água aos pouquinhos, será necessário parar o motor algumas vezes e mexer o creme pra que todos os ingredientes sejam triturados. Dependendo da textura do tofu utilizado você precisará de mais ou menos água (o objetivo é atingir a consistência de um patê espesso e cremoso), reserve. Lave bem o espinafre e corte em pedaços bem pequenos. Coloque o espinafre picado em uma panela grande, leve ao fogo baixo (não precisa acrescentar azeite nem água) e cozinhe tampado durante 2 minutos, ou o suficiente pra que ele murche ligeiramente. Deixe esfriar e esprema o espinafre entre as mãos, retirando o máximo de água possível. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite e doure a cebola picadinha. Misture ao espinafre e tempere com sal e pimenta do reino. Junte metade do creme de tofu e misture bem.
Molho: Lave e corte os tomates em 4. Descasque o alho e corte em fatias finas. Espalhe 1 colher (sopa) de azeite em uma forma de vidro (mais fácil de limpar depois), disponha o tomate e o alho por cima e polvilhe um pouco de sal. Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite e asse em forno médio alto até os tomates ficarem bem macios e começarem a se desintegrar (entre 15 e 20 minutos). Deixe esfriar um pouco, transfira tudo para o liquidificador (não se esqueça de recolher o líquido que ficou na forma) e triture até ficar homogêneo. Com o motor ligado, despeje 1 colher (sopa) de azeite em fio pra criar uma leve emulsão. Corrija o sal e tempere com pimenta do reino a gosto. Reserve.
Crepes: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira antiaderente rasa. Quando estiver bem quente espalhe um pouco de azeite. Despeje um pouco de massa no centro da frigideira e, usando movimentos circulares, deixe a mistura escorrer e cobrir toda a superfície. Se você não souber fazer crepes desse jeito, despeje um pouco de massa no centro da frigideira e use as costas de uma colher pra espalhar a massa, fazendo uma espiral do centro em direção às bordas. Os crepes devem ficar bem finos e você vai precisar de um pouco de prática pra saber a quantidade exata de massa necessária pra cada um. Quando as bordas do crepe ficarem ligeiramente douradas e despregarem da frigideira, use uma espátula pra virá-lo e deixe cozinhar do outro lado. Repita a operação com o resto da massa, colocando sempre um pouco de azeite na frigideira entre um crepe e outro.
Montagem: Recheie cada crepe com um pouco do creme de espinafre (a quantidade vai depender do tamanho do seu crepe, mas se eles forem fininhos, como devem ser, não precisa carregar no creme) e enrole como se fosse uma panqueca. Arrume os crepes recheados em uma forma (não precisa untar) e aqueça em forno baixo por alguns minutos (só o suficiente pra aquecer o recheio). Sirva com o molho morno, em porções individuais pra cada pessoa ir mergulhando seus crepes na cumbuca de molho enquanto come.

ROLINHO VIETNAMITA

ROLINHO  VIETNAMITA

Ingredientes:
1 pimentão vermelho sem semente, cortado em tirinhas (julienne)
1 pepino japonês inteiro sem sementes, cortado em tirinhas (julienne)
4 cebolinhas verdes, picadas
1 maço de coentro
1 maço de hortelã
1 maço de alface
2 cenouras descascadas e cortadas em tirinhas (julienne)
1 xícara (chá) de repolho roxo fatiado
16 folhas de papel arroz
150 g de bifum (macarrão tipo "noodle" de arroz)
1/2 manga cortada em tiras
Seu molho favorito (shoyu, por exemplo)

Modo de preparar:
Corte todos os ingredientes e tenha tudo pronto antes de iniciar o processo. Cozinhe o bifum em uma panela grande com um pouco de sal durante 3 a 4 minutos (até amolecer). Escorra embaixo de água fria e deixe secar bem. Esquente um pouco de água numa frigideira larga o suficiente para amolecer as folhas de papel de arroz, coloque uma folha de cada vez e espere até que mude sua textura, atenção para que não passe do ponto, pois a massa pode rasgar facilmente. Escorra e transfira para uma superfície lisa e seca. Coloque uma pequena porção de bifum, pepino, cenoura, coentro, hortelã, manga e cebolinha (tenha cuidado de colocar apenas o suficiente para preencher o centro do papel arroz e sobrar espaço para dobrar). Dobre levemente os lados do papel arroz sobre o recheio e depois enrole. Leve o rolinho para um recipiente e sirva com seu molho favorito.

LASANHA CREMOSA DE RICOTA

LASANHA  CREMOSA  DE  RICOTA

Ingredientes:
80 g de massa verde seca instantânea para lasanha
150 g de peito de peru ou rosbife caseiro fatiado
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
 1 colher (sopa) de azeite      
2 dentes de alho amassados
6 tomates picados, com pele e sementes
2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
1 e 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
300 g de creme de ricota light
Noz moscada ralada, sal e orégano a gosto

Modo de preparar:
Em uma panela, misture a farinha e o leite e leve ao fogo brando, mexendo até a mistura começar a encorpar. Acrescente o creme de ricota e tempere com noz moscada e, se quiser, uma pitada de sal. Reserve. Aqueça o azeite e doure o alho, junte os tomates picados e refogue. Tempere o molho com sal e orégano, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, até os tomates desmancharem. Cubra o fundo de um refratário retangular com uma camada de creme de ricota, uma de massa, molho de tomate e peito de peru ou rosbife. Faça várias camadas. Ao final, coloque uma camada de creme de ricota e o queijo parmesão. Cubra o refratário com papel alumínio. Leve ao forno médio (180°C), pré aquecido, por cerca de 20 minutos ou até a lasanha ferver. Retire o papel alumínio e deixe mais 15 minutos para que fique gratinada.

LASANHA DE ABOBRINHA E BERINJELA

LASANHA  DE  ABOBRINHA  E  BERINJELA

Ingredientes:
2 abobrinhas médias
2 berinjelas médias
1 cebola
1 pimentão vermelho grande
4 tomates maduros e firmes
200 g de queijo muçarela
1 lata de molho de tomate
Azeitonas pretas, manjericão,alho e orégano a gosto

Modo de preparar:
Cortes as berinjelas e abobrinhas em lâminas não muito finas. Aqueça uma chapa ou frigideira e adicione um fio de azeite coloque as abobrinhas e berinjelas para grelhar apertando com um garfo,faça o mesmo com as cebolas e o pimentão. Monte num refratário um pouco de molho, uma camada de abobrinha,uma camada de pimentão, tomate e cebola e um pouco de muçarela. Repita a operação alternando berinjela e abobrinha até acabar. Cubra com molho e muçarela decore com orégano e manjericão, leve ao forno para derreter a muçarela.

QUICHE DE ABOBRINHA, PIMENTÃO VERMELHO E TOMATE SECO

QUICHE  DE  ABOBRINHA,  PIMENTÃO  VERMELHO  E  TOMATE  SECO

Ingredientes:
Massa:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de aveia fina
3 colheres (sopa) de gergelim tostado
1/2 colher (café) de bicarbonato de sódio
3/4 de colher (café) de sal
1 colher (sopa) de azeite
1/4 de xícara (chá) de água

Recheio:
3 xícaras (chá) de tofu do tipo macio, esfarelado com os dedos antes de medir
2 cebolas pequenas (ou 1 bem grande)
4 dentes de alho
2 e 1/2 xícara (chá) de abobrinha em rodelas finas
1 pimentão vermelho
1/3 de xícara (chá) de tomate seco picado
2 colheres (sopa bem cheias) de manjericão fresco picado
3 colheres (sopa) de azeite, mais pra untar
3 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparar:
Recheio: Unte ligeiramente com azeite uma placa de metal e disponha as fatias de abobrinha. Tempere com sal, regue com 1 colher (sopa) de azeite e asse em forno médio/alto até ficar dourado em alguns pontos. Aproveite pra assar o pimentão (inteiro) ao mesmo tempo. Quando o pimentão estiver com a casca queimada, retire do forno e coloque imediatamente dentro de uma vasilha com tampa. O pimentão vai suar e a casca vai descolar facilmente. Quando ele estiver morno, corte-o ao meio, descarte as sementes e a pele e pique-o em pedacinhos. Reserve. 
Massa: Misture todos os ingredientes e amasse bem. A textura lembrará areia úmida. Esfarele a massa sobre a forma e espalhe com os dedos, apertando bem pra formar uma camada uniforme no fundo e nas laterais. Use uma forma de 28 cm de diâmetro e a quantidade de massa será suficiente pra cobrir o fundo e formar uma borda da altura do recheio. Asse a massa (sem recheio) durante 10 minutos e reserve. Termine de preparar o recheio. Enquanto a abobrinha assada esfria, pique as cebolas e o alho. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e refogue a cebola até ficar dourada. Junte o alho e cozinhe mais 1 minuto. Triture o tofu, a cebola/alho refogados, o suco de limão, o sal e a pimenta do reino no liquidificador. Se o tofu for meio firme, será preciso juntar algumas colheres de sopa de água para o motor continuar funcionando. Transfira a mistura pra um recipiente grande, junte o pimentão grelhado, o tomate seco, a abobrinha assada e o manjericão. Misture bem, prove e corrija o tempero. Espalhe o recheio sobre a massa pré-assada e asse em forno médio. A quiche está pronta quando as bordas estiverem douradas e o recheio inchar um pouco (vai aparecer algumas rachaduras na superfície) e ficar bem firme (aperte com a ponta dos dedos pra testar). De 30 à 45 minutos, depende do forno. Sirva acompanhada de uma salada verde.

SUSHI DE ABOBRINHA

SUSHI  DE  ABOBRINHA

Ingredientes:
3 abobrinhas pequenas
60 g de tofu firme em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de tomate seco picado
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 colher (café) de tomilho picado
2 colheres (sopa) de castanha do pará ralada
Sal e azeite a gosto.

Modo de preparar:
Corte as abobrinhas em fatias no sentido do comprimento. Polvilhe com sal e grelhe-as em uma frigideira antiaderente. Reserve. Amasse o tofu com um garfo e tempere-o com o sal, o tomate seco, o azeite e o tomilho. Espalhe uma colher (chá bem cheia) do recheio sobre uma fatia da abobrinha grelhada. Enrole a abobrinha não muito apertada e disponha-a em uma assadeira forrada com papel manteiga. Repita o processo até terminarem as fatias. Polvilhe com um pouco da castanha do pará ralada e leve ao forno médio, preaquecido, por 3 minutos. Sirva em seguida.

FEIJOADA DE FEIJÃO AZUKI E TOFU DEFUMADO

FEIJOADA  DE  FEIJÃO  AZUKI  COM  TOFU  DEFUMADO

Ingredientes:
Feijão:
500 g de feijão azuki
140 g de tofu defumado
1 cebola mádia picada
4 dentes de alho amassados
1/2 maço de alho poró em rodelas finas
1/4 de cenoura picada em cubos pequenos
4 folhas de louro cominho em pó a gosto
Óleo de girassol, sal e pimenta branca a gosto

Abóbora:
1/2 abóbora cabotiá média sem casca e em cubos médios
1 cebola média roxa ou branca
1/2 cabeça de alho
1 maço pequeno de manjericão
100 ml de azeite de oliva

Farofa:
500 g de farinha de milho (fina ou flakes)
100 g de gergelim com casca
Óleo de girassol a gosto

Modo de preparar:
Feijão: Deixe o feijão de molho de véspera com as folhas de louro. Cozinhe em panela comum por aproximadamente 2 horas em fogo médio ou na panela de pressão por 30 minutos em fogo baixo também com as folhas de louro e cominho. Refogue em uma panela a cebola, o alho e o tofu defumado em cubos e, por fim, adicione o alho poró e continue o refogado. Adicione o feijão cozido e a cenoura em cubinhos. Tempere com sal e pimenta.
Abóbora: Coloque em uma assadeira a abóbora em cubos, as folhas de manjericão e a cebola em pedaços médios. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta.
Farofa: Esquente o óleo em uma panela funda e larga adicione o gergelim e frite levemente até dourar. Adicione a farinha de milho e vá mexendo até dar uma leve torradinha.

POLPETONE RECHEADO COM TOFU

POLPETONE  RECHEADO  COM  TOFU

Ingredientes:
Polpetone:
250 g de proteína de soja texturizada fina já hidratada
1 cebola picada em cubos bem pequenos
3 dentes de alho triturados
1 xícara (chá) de farinha de aveia
1 xícara (chá) farinha de trigo até dar liga
1/2 xícara (chá) de shoyu 
Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio:
400 g de tofu firme
suco de 1 limão
Levado de cerveja e cebolinha picada a gosto

Modo de preparar:
Polpetone: Em uma panela refogue até dourar o alho e a cebola, acrescente a soja, o shoyu e a pimenta do reino. Coloque em uma tigela e deixe esfriar. Acrescente a farinha de aveia e aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo até conseguir formar bolinhas. Recheio: Com um garfo esprema o tofu, coloque todos os outros ingrediente e misture bem. 
Montagem: Pegue uma quantidade da massa de soja e forme uma bola, abre em forma de hambúrguer e com uma colher coloque o recheio e feche novamente a bola e reserve. Frite em banho de óleo: 130ºC
 Dica: Utilize outros tipo de recheio como por exemplo, champignon com alho poro, cenoura com alho, tofu com tomate seco. A pimenta pode ser outra de sua preferência. Caso prefira forme apenas bolinhas e frite, terá uma saborosa almôndega.

ROLINHOS DE FOLHA DE ARROZ RECHEADOS DE SHITAKE, CENOURA, ACELGA E SEMENTES DE GIRASSOL

ROLINHOS  DE  FOLHA  DE  ARROZ  RECHEADOS  DE  SHITAKE,  CENOURA,  ACELGA  E  SEMENTES  DE  GIRASSOL

Ingredientes:
6 folhas de papel de arroz
200 g de shitake fresco
1 xícara (chá) de haná nirá picado
1 cebola roxa
1 cenoura ralada
3 folhas médias de acelga fatiadas
2 colheres (sopa) de molho shoyu
1/2 taça de vinho branco seco vegano (ou saquê)
Azeite de oliva extra virgem, sal marinho, gergelim e sementes de girassol a gosto

Modo de preparar:
Lave os shitake, esprema-os um pouco com mãos para tirar o excesso de água. Fatie-os e coloque em uma travessa com 2 colheres de sopa de shoyu, misture bem e deixe marinando. Lave e pique o haná nirá. Pique a cebola roxa. Rale a cenoura e fatie as folhas de acelga finamente. Em uma frigideira, aqueça um pouco de óleo de girassol e doure a cebola. Acrescente metade do haná nirá e mexa bem. Coloque os shitake marinados no shoyu e mexa. Acrescente o vinho branco e aumente o fogo. Deixe por uns 3 minutos. Coloque o restante do haná nirá, e deixe em fogo alto até reduzir todo o líquido. Acerte o sal. Desligue o fogo e deixe esfriar. Prepare uma tigela grande com água gelada para hidratar as folhas de arroz. Sobre uma tábua coloque um pano de prato limpo e seco. Coloque uma folha de arroz na água gelada e deixe por 10 a 15 segundos. Retire-a da água e coloque sobre o pano de prato. Com a outra metade do pano, cubra-a e aperte com as mãos para secar um pouco. Recheie com o shitake refogado, um pouco de cenoura ralada, acelga fatiada e sementes de girassol. Enrole a folha de arroz, dobrando as pontas. Sirva com azeite de oliva e sementes de gergelim.

SALADA MIX DE ARROZ COM LEGUMES

SALADA  MIX  DE  ARROZ  COM  LEGUMES

Ingredientes:
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
3 xícaras (chá) e mix de arroz 
1 berinjela grande
20 ervilhas tortas
Sal, pimenta do reino, vinagre balsâmico e azeite de oliva a gosto

Modo de preparar:
Unte os pimentões com azeite, coloque-os em uma assadeira e leve-os ao forno quente até a pele ficar chamuscada. Retire os pimentões do forno, tire a pele e corte-os em pedaços. Tempere os pimentões com sal, pimenta, vinagre balsâmico, orégano e azeite e deixe reservado para que assimile o sabor dos temperos. Cozinhe o mix de arroz em abundante água salgada e escorra. Espalhe o mix de arroz escorrido em uma assadeira grande para que esfrie sem que os grãos grudem. Corte as berinjelas em cubinhos e frite-os, aos poucos, em azeite. Escorra, passe pelo papel absorvente e reserve. Cozinhe as ervilhas tortas em água salgada, escorra ainda a dente e tempere com sal e azeite. Junte os pimentões as berinjelas, acrescente o mix de arroz e misture bem. Acerte o tempero juntando mais molho composto por sal, pimenta, vinagre balsâmico e azeite. Sirva acompanhada de ervilhas tortas.


ARROZ COM CEVADA

ARROZ  COM  CEVADA

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de cevada 
1 xícara (chá) de arroz parboilizado, arbóreo ou integral 
1 xícara (chá) de cogumelos frescos em fatias 
1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas 
1/2 xícara (chá) de milho em conserva 
1 dente de alho picado 
1 colher (chá) de suco de limão 
1 colher (sobremesa) de tomilho 
Sal, salsinha picada a gosto 
Água quente (para o arroz) 

Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes, coloque num refratário, tampe e cozinhe em potência alta por 5 minutos. Reduza a potência para média e cozinhe por mais 35 a 45 minutos, ou até que o arroz fique macio. Deixe descansar tampado, por 5 minutos. 

PIRÃO DE BANANA VERDE

PIRÃO  DE  BANANA  VERDE

Ingredientes:
3 bananas nanicas bem verdes
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho
1 cebola picada
1 tomate sem pele e sem sementes, picado
2 tabletes de caldo de legumes
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

Modo de preparar:
Lave bem as bananas e corte-as em três pedaços, sem tirar a casca. Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o tomate e as bananas e deixe refogar. Junte o caldo de legumes e quatro xícaras de água e cozinhe até que a banana esteja macia. Retire as bananas, descasque e amasse-as bem com um garfo. Retorne as bananas ao caldo, acrescente a farinha de mandioca aos poucos e cozinhe até engrossar. Polvilhe a salsa e a cebolinha e sirva.

TOFU COM LIMÃO, MOSTARDA EM PÓ E MANJERONA

TOFU  COM  LIMÃO,  MOSTARDA  EM  PÓ  E  MANJERONA

Ingredientes:
200 g de tofu extra firme
2 colheres (sopa) de sumo de limão
2 colheres (sopa) de alho poró picado
1 colher (sopa) de sementes de mostarda em pó
2 colheres (sopa) de óleo
Sal, pimenta, folhas de manjerona e azeite de oliva a gosto

Modo de preparar:
Escorra o liquido do tofu, seque com um papel toalha e corte em cubinhos pequenos. Disponha-os em uma vasilha, tempere com sal e pimenta a gosto, o sumo de limão, regue com azeite de oliva e coloque a mostarda em pó. Misture delicadamente para não quebrar o tofu. Acrescente as folhas de manjerona e deixe descansar nesse tempero por pelo menos 15 minutos. Em uma frigideira, aqueça o óleo, acrescente o alho poró picado e em seguida os cubinhos de tofu. Abaixe o fogo. Mexa de vez em quando com cuidado para não quebrar o tofu. 
Dica: O limão combinado com a mostarda e a manjerona dá um sabor muito delicado e diferente ao tofu.

BRÓCOLIS COM MOLHO ASIÁTICO

BRÓCOLIS  COM  MOLHO  ASIÁTICO

Ingredientes:
600 g de brócolis
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre fresco do tamanho de um polegar
1 pimenta vermelha fresca
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
Suco de 1 limão

Modo de preparar:
Brócolis: Aqueça uma panela para cozimento a vapor ou coloque uma panela com água para ferver. Quebre os brócolis em pequenos pedaços e fatie os talos. Acomode-os na panela a vapor ou dentro de um escorredor colocado sobre a panela com água fervente e cubra com uma tampa justa ou com papel alumínio. Cozinhe no vapor por cerca de 6 minutos, ou até que os talos fiquem tenros. 
Molho asiático: Descasque o gengibre e o alho e rale-os dentro de uma tigela. Corte a pimenta ao meio, retire as sementes, pique-a finamente e adicione à tigela. Misture com o óleo de gergelim, o azeite de oliva, o shoyu e o suco do limão. Regue com o vinagre balsâmico. Bata o molho e prove. Quando os brócolis estiverem cozidos, transfira-os para uma travessa. Misture o molho uma última vez antes de regar os brócolis.

QUINOA COM ABACATE E AMÊNDOAS

QUINOA  COM  ABACATE  E  AMÊNDOAS

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de quinoa
2 e 1/4 de xícaras(chá) de água
1 cebola roxa
1 abacate
3 colheres (chá) de vinagre de cidra
3 colheres (chá) de glucose de milho (karo)
2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas tostadas 
Sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de preparar:
Leve a água ao fogo até ferver. Junte a quinoa e um pouco de azeite. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 15 a 20 minutos. Descasque e pique a cebola. Tire a casca do abacate e corte-o em cubos. Toste as amêndoas numa frigideira. Misture o vinagre de cidra com a glucose de milho, sal e pimenta a gosto. Junte à quinoa morna ou fria e envolva bem. Junte a cebola e o abacate. No momento de servir, decore com as amêndoas laminadas.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ARROZ INTEGRAL COM SALTEADO DE ABÓBORA

ARROZ  INTEGRAL  COM  SALTEADO  DE  ABÓBORA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz integral lavado e escorrido
2 talos de salsão cortado em rodelas
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
350 g abóbora-moranga descascada e picada
2 colheres (sopa) de ervas frescas (salsinha, endro, manjericão) picadas
1 colher (sopa) de sementes de linhaça
Alga nori frita (para decorar)

Modo de preparar:
Coloque o arroz em uma panela de pressão e cubra com água. Tampe e cozinhe por 20 minutos ou até o arroz ficar macio. Retire do fogo, tire a pressão da panela, abra. Junte o salsão e 1 colher (chá) de sal. Volte ao fogo (sem tampar a panela) e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo, despeje em uma peneira e deixe escorrer. Em uma frigideira coloque o azeite de oliva e a abóbora. Leve ao fogo e refogue, salteando de vez em quando, por 10 minutos ou até a abóbora ficar macia (durante o cozimento adicione 1/2 xícara (chá) de água). Incorpore as ervas e o sal restante. Retire do fogo. Sirva o arroz com o salteado de abóbora. Polvilhe as sementes de linhaça e decore com alga nori frita.


PALMITO ASSADO COM MELADO E MOSTARDA

PALMITO  ASSADO  COM  MELADO  E  MOSTARDA


Ingredientes:
3 palmitos
1 colher (sopa) de melado de cana
1 colher (sopa) de molho de mostarda
2 tomates secos picados
Azeite  a gosto para untar

Modo de preparar:
Corte os palmitos ao meio no sentido do comprimento, unte uma assadeira com azeite e leve-os para assar por cerca de 15 minutos, na metade do tempo vire-os para dourar por igual. Misture o melado e a mostarda, pique o tomate seco e sirva com o palmito assado.

CALDINHO DE FEIJÃO COM ABÓBORA E COUVE

CALDINHO  DE  FEIJÃO  COM  ABÓBORA  E  COUVE

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de feijão cozido sem tempero
1 xícara (chá) de couve fatiada
1/2 xícara (chá) de abóbora cortada em cubinhos
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Bata o feijão no liquidificador e reserve. Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho até começar a dourar. Junte o feijão batido, sal e pimenta a gosto e acrescente os cubinhos de abóbora. Quando a abóbora estiver macia, acrescente a couve. Sirva bem quentinha.

HAMBÚRGUER DE QUINOA II

HAMBÚRGUER  DE  QUINOA  II

Ingredientes:
100 g de quinoa em grãos
1/2 colher (chá) de sal
3 ramos de cebolinha
1 pimenta dedo de moça
1/2 xícara (chá) de manjericão fresco
3/4 de xícara (chá) de salsinha
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 colheres (sopa) de farinha de mandioca
Óleo de coco ou azeite (para grelhar)
Folhinhas de tomilho a gosto

Modo de preparar:
Lave bem a quinoa e cozinhe somente em água. Adicione o sal depois. Pique a cebolinha, a pimenta e as ervas. Aqueça bem uma frigideira, coloque o azeite e desligue o fogo. Misture a pimenta e as ervas, envolvendo-as com o azeite. Acrescente a quinoa e a farinha e acerte o sal. Molde os hambúrgueres com as mãos em formato de discos. Em uma frigideira aquecida, aqueça um pouco de óleo de coco ou azeite e doure os hambúrgueres de ambos os lados.

RISOTO DE QUINOA COM VEGETAIS E SHITAKE

RISOTO  DE  QUINOA  COM  VEGETAIS  E  SHITAKE

Ingredientes:
1 xícara (chá) de quinoa
4 e 1/2 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1/2 molho de cheiro verde picado
1/2 xícara (chá) de cebola picada
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de talos de salsinha
200 g de shitake fatiado
1 xícara (chá) de cenouras cortadas em meia lua
1 xícara (chá) de milho cozido
1 xícara (chá) de vagem francesa picada
1 xícara (chá) de abobrinha verde picada
1 xícara (chá) de tomate perinha ou cereja cortados ao meio
1/2 colher (chá) de mix de especiarias
Sal marinho a gosto

Modo de preparar:
Lave a quinoa em água corrente. Numa panela, junte a quinoa e 2 xícaras (chá) de caldo de legumes. Cozinhe em fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada por 20 minutos. Reserve. Numa frigideira, coloque o azeite, a cebola, o alho, os cabos de salsinha e o gengibre. Salteie por alguns segundos. Acrescente o shitake e salteie até dourá-lo. Junte a cenoura, o milho e a vagem. Salteie por mais 2 minutos. Junte a abobrinha e salteie por mais 1 minuto. Adicione 1 xícara (chá) do caldo de legumes e deixe cozinhar por 5 minutos. Tempere com sal e o mix de especiarias. Acrescente a quinoa, o restante do caldo de legumes e cozinhe por mais 5 minutos. Junte o tomate e misture delicadamente. Sirva imediatamente salpicado com salsinha. 

CURRY DE LEGUMES II

CURRY  DE  LEGUMES  II

Ingredientes:
10 sementes de cominho picadas
1 colher (sopa) de azeite extra virgem 
1 cebola média picada 
1/2 alho picado 
2 tomate sem pele e sem sementes em cubos 
3 ramos de coentro com a raiz (reserve algumas folhas para decorar) 
2 batata doce pequenas em cubos 
1 cenoura grande em cubos 
1/4 de pimenta dedo de moça sem as sementes picada 
2 colheres (café) de curry em pó 
2 xícaras (chá) de água fervente 
1 xícara (chá) de leite de coco 
1/2 couve-flor separada em buquês 
10 vagem em pedaços médios 
8 castanha de caju cruas (opcionais) 
Sal a gosto

Modo de preparar:
Em uma frigideira alta, toste o cominho. Junte o azeite e doure a cebola e o alho. Adicione o tomate e o coentro com a raiz e refogue até o tomate desmanchar. Coloque as batatas e a cenoura, nessa ordem, com o tempo de 1 minuto entre cada um dos ingredientes. Acrescente a pimenta e o curry. Mexa e junte a água, o leite de coco e o sal. Tampe e deixe em fogo médio só até os legumes ficarem al dente. Adicione a couve flor, as vagens e as castanhas (opcionais). Refogue por mais 1 minuto. Ajuste o sal e sirva com folhas do coentro, Se quiser, acompanhe com arroz integral.