Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

12 SUPER ALIMENTOS PARA COMBATER DOENÇAS

12 SUPER  ALIMENTOS  PARA  COMBATER  DOENÇAS

Desde artrite a doenças motoras, existem à sua volta alimentos que curam ou previnem doenças. Tenha estes 12 alimentos sempre à mão para o que der e vier:
As doenças mais dolorosas e mortais que assolam o ocidente são causadas por maus alimentos, mal processados cheios de açúcar, gorduras, sal, pesticidas e ingredientes geneticamente modificados. Contudo, quando consumimos alimentos integrais, nutritivos e orgânicos, ganhamos um kit de ferramentas terapêuticas que não só afastam o cancro e doenças cardíacas, como também constipações, gripes, alergias e uma série de outras doenças que nos atacam diariamente. Com tantos alimentos curativos fantásticos, é difícil escolher apenas 12, mas se quiser realmente rechear a sua cozinha com uma oferta abundante destes super alimentos, recomendamos:

1. Feijão: O feijão é um dos alimentos saudáveis mais baratos que pode comprar. Rico em isoflavona evita doenças cardíacas, melhora a saúde da próstata, dos ossos e alivia alguns sintomas da menopausa. Sendo rico em proteínas e pobre em gordura, os feijões são uma boa opção para substituir as carnes vermelhas. Pode usá-lo em sopas, guisados e até mesmo em molhos para massas (puré de feijão branco pode ser usado como um substituto para molhos com alto teor de gordura). Muito nutritivos, não irá fazer grande diferença se usar feijão seco ou enlatado, embora o feijão enlatado possa conter níveis elevados de sal e muitas vezes vêm embalados em latas repletas do nocivo “bisfenol A”. Também a Medicina Chinesa recomenda o consumo de feijões, uma vez que tonifica os rins e Yin e reduz a toxicidade do sangue.

2. Alho e Cebola: Alho e Cebola para Intoxicações e Infecções Pertencendo à mesma família de plantas o alho e a cebola ajudam a fortalecer o coração e o sistema imunológico. É difícil enumerar todos os seus benefícios. Os alhos contêm 70 fitoquímicos activos ajudam a reduzir a pressão arterial elevada e o cancro do ovário, colo-rectal entre outros. As cebolas são a melhor fonte de quercetina, um flavonoide que ajuda a manter o sangue saudável e a prevenir coágulos. Ambos são muito bons para a prevenção de alergias. De acordo com a Medicina Chinesa, o alho tonifica o qi e o yang, aquece o baço e o estômago, elimina umidade e frio, favorece a digestão, mata os parasitas - efeito vermífugo e fungicida, bactericida e desinfectante e é útil para diarreias, vômitos, intoxicações e infecções. Quando consumir alhos, esmague-os bem e deixe repousar até 30 minutos antes do aquecimento. A cebola, segundo a Medicina Chinesa, tonifica e regula o fluxo de energia e tem propriedades anti-Infecciosas e anti-sépticas. A maior parte dos nutrientes da cebola encontram-se na própria casca. Coloque-a num saco e use-a em em sopas ou estufados.

3. Cafeína: Gosta de tomar 1 a 2 cafés por dia? Adora chocolate? Alimentos com cafeína, como café, chocolate e chá, têm altos níveis de polifenóis, que são um super-antioxidante pela sua capacidade de luta contra o cancro e contra a depressão. Um estudo da Universidade de Harvard defende que beber cinco chávenas de café diariamente reduz em 50% o risco de desenvolver diabetes. Contudo, muito café pode causar nervosismo, pelo que a maioria dos especialistas recomenda limitar a ingestão a 2 xícaras por dia, ou mudar para o descafeinado. Quer seja chá ou café, estudos comprovam que o descafeinado contém tantos antioxidantes como o normal. E, claro, chocolate escuro é melhor do que o chocolate branco ou de leite.

4. Aipo: Experimente o aipo. Rico em minerais, vitamina C e ácidos fenólicos, previne o cancro, constipações, gripe e alergias. Os componentes phthalides tornam o aipo muito eficiente para reduzir os níveis de colesterol. Quanto mais melhor, investigadores sugerem comer pelo menos quatro talos de aipo por dia. Com um sabor relativamente suave, pode comer com manteiga de amendoim ou utilizá-lo em vez de batatas fritas ou bolachas nos seus dip preferido. Segundo a Medicina Chinesa, o aipo refresca e relaxa o fígado, reforça o sangue e tonifica os rins.O aipo é também um dos raros vegetais que não perdem o valor nutricional quando cozinhado, desta forma poderá adicioná-lo a sopas e guisados. Utilize também as folhas, pois são ricas em cálcio e vitamina C.

5. Canela: Canela para regular o açúcar no sangue O benefício mais notável eda canela no sistema imunológico é a sua capacidade em reduzir o açúcar no sangue. Estudos demonstram que esta especiaria pode baixar o açúcar no sangue de 13 a 23 porcento. Pensa-se que a razão para isto acontecer deve-se ao facto da canela conter antioxidantes que ativam os receptores de insulina nas células. Sabe-se também que a canela ajuda a suprimir as bactérias de Escherichia coli, a causa da maioria das infecções do trato urinário e as Candida albicans, o fungo responsável por infecções vaginais. Algumas pessoas tiveram êxito em deixar de fumar por chupar paus de canela sempre que sentiam desejo.
Segundo a Medicina Chinesa, a canela tonifica o Yang, aquece o baço e o estômago, elimina o frio, favorece a circulação do sangue e acalma a dor. É aconselhada para constipações, dores abdominais ou lombares que melhoram com o calor. Não se recomenda o uso a mulheres durante a menopausa com muitos afrontamentos e suor espontâneo. Adicione uma colher de chá de canela à sua papa de aveia de manhã ou ao seu sumo de maçã orgânica.

6. Citrinos: Consideradas as estrelas do outono e inverno, os citrinos, contêm perto de 200 componentes anticancerígenos, fibra para baixar o colesterol e flavonoides para reduzir as inflamações. Um resumo de 48 estudos na Austrália relacionados com dieta e cancro, revela que consumir uma porção de citrinos diariamente reduz em metade o risco de cancro do estômago, boca e garganta. As toranjas são também ricas em licopeno, um lutador contra o cancro geralmente encontrado no tomate, o qual está fora de época quando a toranja está no seu pico. Segundo a Medicina Chinesa, a laranja favorece a produção de líquidos orgânicos, lubrifica os pulmões, desintoxica e refresca. O limão estimula as secreções digestivas e reforça as defesas do organismo. Para obter todo o benefício da fibra, não coma os frutos em sumos mas sim inteiros. Muitos dos componentes saudáveis escondem-se nas cascas, por isso utilize laranjas, tangerinas e limões nos cozinhados.

7. Gengibre: Apesar de muito utilizado como um antídoto para enjoos e mal estar, o gengibre ajuda também a manter os níveis de colesterol sob controlo, baixar a pressão arterial e aliviar inflamações associadas à artrite. Pesquisadores descobriram que o gengibre contribui para a eliminação do vírus da gripe ao ajudar o sistema imunológico a combater a infeção. Segundo a Medicina Chinesa, o gengibre tonifica o Yang, activa a circulação do sangue, favorece a transpiração, dissipa o frio, favorece a digestão, aquece os brônquios e elimina os germes. O sumo de gengibre neutraliza as toxinas do peixe, marisco e medicamentos. É útil em constipações, gripe, obstrução nasal, reumatismo, náuseas, vômitos e intoxicações alimentares. Utilize o gengibre em pratos salteados ou carnes marinadas, o que dará ao seu organismo o suficiente para o ajudar. Poderá também ralar gengibre ou ferver em água quente para fazer um chá.

8. Hortelã pimenta / Menta: Esqueça a menta associada às pastilhas elásticas. Existem de facto centenas de plantas da família da menta, que pode nem ter realizado que são tecnicamente são mentas, incluindo manjericão, alecrim, tomilho, orégão, lavanda, sálvia e erva-cidreira. Quando utilizadas em chás, estas ervas podem aliviar a dor de estômago, mas uma pesquisa recente diz que os seus componentes podem impedir a degradação da acetilcolina, um neurotransmissor que ajuda a manter a memória ativa. Segundo a Medicina Chinesa, a menta elimina o calor, refresca, neutraliza as toxinas, promove a circulação do sangue. É bom para enxaquecas, olhos vermelhos e irritados, febre e ardor no estômago.

9. Pimentos / malaguetas: Sejam quentes, picantes, doces ou crocantes, há suficientes variedades para todos os gostos e são todas bastante saudáveis. Chili peppers picantes têm elevados níveis de capsaicina, que interfere com os receptores de dor no cérebro, atuando como analgésicos naturais. Segundo a Medicina Chinesa os pimentos tonificam o Yang, aquecem o baço e o estômago, abrem o apetite, facilitam a digestão, eliminam frio e umidade. As pessoas que sofrem de inflamações, agitação ou nervosismo e tensão arterial elevada devem evitar consumi-las.

10. Romãs: Romã para tonificar As romãs têm sido usadas durante séculos no Médio Oriente, Irão e Índia com um remédio popular por boas razões. São uma boa fonte de potássio, vitamina C e antioxidantes que afastam o cancro. Podem também ajudar a combater a doença de Alzheimer. Pesquisadores da Universidade de Loma Linda descobriram que ratos que consumiram sumo de romã sofriam de menos 50 por cento da degeneração do cérebro comparados com animais que bebiam água com açúcar. Descobriram ainda que sumo de romã pode matar a bactéria S.mutans, uma das principais causas de cáries. Segundo a Medicina Chinesa, a romã, para além de desintoxicante, tonifica o sangue. O sumo de romã é uma boa maneira de tirar o máximo proveito deste fruto.

11. Açafrão: Um familiar do gengibre, o açafrão é a especiaria que dá um tom dourado ao caril e a cor brilhante à mostarda. Há milhares de anos que as pessoas na Índia consideram o açafrão uma erva curativa. Estudos mostram que protege o estômago, ajuda a prevenir úlceras e a digestão de gorduras. O picante do açafrão ajuda também a combater a doença de Alzheimer. Algumas pesquisas demonstraram que idosos na Índia têm a menor taxa do mundo desta doença, possivelmente devido a curcumina, um composto anti-inflamatório do açafrão. Segundo a Medicina Chinesa, o açafrão tonifica o sangue, promove a circulação de sangue e Qi, elimina a tristeza. É útil em casos de amenorreia, dor pós-parto por acumulação de sangue, edema pós traumático, hematomas, ansiedade e tristeza. Deve ser evitado durante a gravidez. Poderá utilizar o açafrão no tempero do frango, arroz ou legumes. Também poderá utilizar sobre a couve-flor, brócolos e couve de bruxelas. Este tempero dá um sabor bastante diferente aos alimentos.

12. Nozes: Poucos alimentos são melhores para o cérebro do que as nozes. Estas contêm uma ótima fonte de serotonina, um neurotransmissor que diminui o apetite, bem como vitamina E, magnésio, ácido fólico, proteína e fibra. As nozes possuem gorduras mais saudáveis que o salmão, tornando-as um bom antídoto para a depressão. As nozes são ainda compostas por polifenóis anti-inflamatórios. Muitos dos compostos das nozes, tais como a vitamina B5 e o ácido fólico, podem ser destruídos pelo calor, assim sendo, o melhor é comê-las ao natural. Pode utilizar as nozes em vez dos pinhões quando fizer pesto, ou optar por moer e polvilhar sobre legumes cozidos.

20 TRUQUES PRÁTICOS PARA REAPROVEITAR A CASCA DO LIMÃO

20 TRUQUES  PRÁTICOS  PARA  REAPROVEITAR  A  CASCA  DO  LIMÃO

Resultado de imagem para casca do limão

Você preparou uma deliciosa limonada. E agora, o que fazer com as cascas dos limões? Se você respondeu “jogá-las no lixo”, pode estar cometendo um grande desperdício! A casca do limão possui muitas vitaminas, pode ser usada em diversas receitas, nas tarefas da casa e até em tratamentos de beleza. Confira abaixo algumas de suas utilidades mais interessantes:

1. Limpar peças engorduradas:
Sua panela, mesmo após uma boa limpeza com detergente, continua engordurada? O fogão também está com este aspecto? Use as metades do limão!
Jogue um pouco de sal naquela metade de limão que já foi espremida e a esfregue nas peças ou áreas engorduradas. Depois, é só limpá-las com uma toalha. (Só tenha cuidado ao usar o limão em tampos de mármore, ou qualquer outra superfície que possa ser sensível ao ácido).

2. Limpar a chaleira:
Encha a chaleira com água, adicione um punhado de fatias finas de casca de limão e ponha para ferver. Depois, desligue o fogo e deixe o líquido descansar por uma hora, escorra e lave bem.

3. Limpar o bule de café:
Para garantir uma boa limpeza ao bule de café, a sugestão é colocar dentro dele gelo, sal e cascas de limão, e agitá-lo por um ou dois minutos. Depois de descartar a mistura, basta enxaguar. A peça ficará brilhante!

4. Limpar o micro-ondas:
É bastante comum um alimento ou líquido sujar o micro-ondas ao ser esquentado dentro dele. Neste caso, em vez de usar produtos químicos, você pode tentar o seguinte: coloque cascas de limão em uma tigela cheia até a metade com água. Ligue o micro-ondas por cerca de cinco minutos, permitindo que a água da tigela ferva e seu vapor se condense nas paredes e partes superiores do micro-ondas. Depois, é só retirar a tigela com cuidado e limpar a sujeira do micro-ondas com uma toalha.

5. Desinfetar o lixo:
Após utilizar as cascas do limão para qualquer uma das finalidades citadas, elas ainda podem ser úteis: basta colocá-las no lixo, para desinfetá-lo e, ao mesmo tempo, deixar um cheiro agradável na cozinha.

6. Limpar torneira ou outra peça cromada:
Os restos do limão também podem ajudar a manter a torneira ou outra peça cromada da sua casa limpa! A dica é esfregar a peça em questão com uma metade de limão (que já foi espremida), enxaguar e passar um pano macio para lustrar.

7. Limpar panelas:
Uma metade de limão associada a sal também pode ser utilizada para limpar e iluminar panelas de cobre, bronze, cromo ou aço inoxidável. Basta você usar o limão espremido já com o sal (ou bicarbonato de sódio) e esfregá-lo na panela. Deixar a mistura agir por cerca de cinco minutos e enxaguar com água morna. Usar, posteriormente, um pano macio para secar.

8. Limpar a pia de aço inoxidável:
Para a pia de aço inoxidável, use o mesmo método descrito para limpar a torneira ou peça cromada.

9. Afastar insetos:
Muitos bichos, como, por exemplo, os insetos, não suportam o ácido do limão. A dica, então, é cortar a casca dele e colocar as tiras em janelas ou perto de rachaduras e buracos – por onde formigas e outros bichos podem estar entrando em sua casa.

10. Fazer um umidificador perfumado:
Se sua casa sofre com o ar seco durante o inverno, você pode colocar a casca do limão em uma panela com água, e deixá-la ferver em fogo médio, para umidificar e perfumar o ar.

11. Limpar tábuas de corte:
Devido às propriedades antibacterianas do limão, sua casca é ótima opção para limpar tábuas de corte. Basta passar meio limão espremido na superfície da tábua, esperar alguns minutos e enxaguar.

12. Manter o açúcar solto:
Se o seu açúcar, na maioria das vezes, fica “empedrado”, a dica é adicionar cascas de limão no pote, que ajudarão a mantê-lo úmido e fácil de usar.

13. Fazer raspas:
O mais indicado é usar somente a casca (sem a parte branca que fica entre a casca e a polpa) para fazer as raspas sem que elas fiquem amargas. As raspas de limão podem ser polvilhadas em bebidas, como vinho ou batidas, saladas, sorvetes, sopas, tortas etc. Tanto para enfeitar como para dar um gostinho especial às receitas.

14. Fazer pó de raspas de limão:
É possível fazer, em vez das raspas de limão, um pó. Basta deixar as cascas dos limões secarem por cerca de três ou quatro dias em um prato e depois colocá-las em um liquidificador (ou moedor de especiarias) e bater até que elas se transformem em um pó.

15. Misturar o pó ao açúcar:
Uma boa ideia é misturar, em um recipiente, o pó de raspas de limão (citado acima) a um pouco de açúcar. Depois, basta utilizar a mistura nas bebidas ou receitas de doce.

16. Misturar o pó à pimenta:
Para uma mistura salgada, coloque num recipiente o pó de raspas de limão com pedacinhos de pimenta. Este é um ótimo tempero para saladas e outros pratos!

17. Fazer casca de limão cristalizada:
As cascas de limão cristalizadas são muito fáceis de fazer (veja abaixo) e podem ser comidas puras ou ser usadas em receitas de bolos, chocolates, biscoitos ou pães.
O primeiro passo é cortar a casca do limão em tiras. Para retirar completamente seu amargor, é indicado deixar as tiras de molho na água por um ou dois dias, trocando a água várias vezes. Depois, é só levá-las ao fogo com água e açúcar, e mexer devagar até que a água evapore e a calda fique mais espessa, envolvendo as tirinhas. Escorrer o excesso de calda e colocar as tirinhas sobre uma folha de papel manteiga, usar um garfo para separá-las e deixar esfriar. Antes de secarem por completo, é indicado passar as tiras em mais açúcar. Depois, é só guardá-las em um pote limpo e com tampa, em local seco.

18. Clarear manchas da idade:
Aplique um pequeno pedaço da casca do limão na mancha e deixe agir por uma hora. Depois enxague o local. (Após o procedimento, evite tomar sol. E antes dele, certifique-se de que não tem alergia a limão).

19. Suavizar cotovelos secos:
Use metade de um limão polvilhado com bicarbonato de sódio e aplique nos cotovelos. Massageie a mistura por alguns minutos na área em questão. Depois basta lavar e secar.

20. Fazer esfoliação:
Misture meia xícara de açúcar com a casca do limão e óleo de oliva – usar o suficiente para transformá-los em uma pasta. Com o corpo molhado, aplicar a mistura e massagear a pele. Depois, lavar bem.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

10 ALIMENTOS QUE VOCÊ DEVE INCLUIR EM SEU CARDÁPIO

10  ALIMENTOS  QUE  VOCÊ  DEVE  INCLUIR  NO  SEU  CARDÁPIO

A nutricionista Cíntia Azeredo, do Vita Check-Up Center, elaborou, uma lista com dez alimentos que devem estar presentes no dia-a-dia de quem procura uma alimentação saudável. Segundo ela,  devemos aproveitar o início de um novo ano para “reavaliar os hábitos alimentares e a prática de atividade esportiva, corrigindo costumes inadequados em busca de uma melhor qualidade de vida”. “Estas medidas atuarão não só no ponto de vista estético, mas, principalmente, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, dislipidemias, osteoporose, doenças cardiovasculares, entre outras” esclarece Cintia. Abaixo, a especialista destaca os alimentos nutritivos que não devem ficar de fora da mesa em 2015.

1. Abacate: Apesar de ser uma fruta calórica, o abacate é uma ótima fonte de gordura monoinsaturada, vitamina E, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo, magnésio, entre outros nutrientes, que atuam na saúde como anti-inflamatório natural, combatendo infecções ajudando no controle dos níveis de LDL e HDL colesterol. A fruta funciona ainda como protetora do coração, evitando doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral.

2. Castanha do Pará: É rica em selênio, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, gordura mono e poliinsaturadas e combate o envelhecimento celular. Ela também desintoxica o organismo, melhora memória e a imunidade e controla os níveis de colesterol.

3. Azeite de oliva virgem ou extravirgem: É rico em polifenóis e antioxidantes capazes de combater radicais livres. Possui efeito protetor de diversas doenças degenerativas e auxilia no controle do colesterol.

4. Frutas de cor avermelhada: São fontes de substâncias anti-inflamatórias – como vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, selênio, entre outras –, que atuam reduzindo os riscos de doenças cardíacas e o envelhecimento celular. Contêm antioxidantes, que melhoram as funções cerebrais.

5. Vegetais verde-escuros: Contêm alto teor de Vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras; combatem os radicais livres; melhoram o funcionamento intestinal e o perfil de colesterol; e ajudam na prevenção da anemia, da osteoporose e de doenças cardiovasculares.

6. Grãos integrais: São fonte de vitaminas e minerais, além das fibras e do ômega 3, que atua no controle do colesterol e da glicose sanguínea. Melhoram a função intestinal e aumentam a sensação de saciedade.

7. Aveia: É Rica em proteínas, Omega 3, potássio e fibras solúveis. Atua “limpando” as artérias, controlando os níveis de colesterol e evitando doenças do coração. Melhora o funcionamento intestinal e ainda aumenta a sensação de saciedade.

8. Linhaça: É rica em ômega 3 e ômega 6, fibras, gorduras mono e poliinsaturadas, magnésio, fósforo e potássio. Ela protege o coração, melhora função intestinal, controla a liberação de glicose na corrente sanguínea e aumenta a sensação de saciedade.

 9. Batata doce: De baixo índice glicêmico, oferece carboidrato de melhor qualidade, sem elevar muito a quantidade de açúcar no sangue, é fonte de fibras, que controlam a sensação de saciedade, e de vitaminas A e C, que melhoram o sistema imunológico.

10. Água de coco: Ainda não conseguiu se criar melhor suprimento de eletrólitos que este. Ela é rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, vitamina C, entre outros nutrientes. Protege contra cãibras e melhora o desempenho físico durante treinos, repondo nutrientes perdidos na transpiração. E, para quem ainda está sofrendo com os excessos das festas do ano velho, Cintia também preparou uma lista de dez alimentos que auxiliam no detox. Quem quer testar?

10 Alimentos que auxiliam no detox pós festa:

1. Água de coco: É fonte de sódio, magnésio, potássio e fósforo. Ajuda na reposição de minerais perdidos durante as festas e atua como poderoso hidratante.

2. Chá verde: tem ação diurética, aliviando a retenção de líquidos, o que leva à redução do inchaço e à eliminação das toxinas.

3. Chá de cavalinha: Assim como o chá verde, possui ação diurética.

4. Gengibre: Aumenta a produção de enzimas no fígado, que atuam na eliminação de toxinas. Possui ação antiinflamatória e termogênica, acelerando o metabolismo.

5. Aveia: É rica em fibra solúvel, magnésio e vitaminas do complexo B. Favorece o bom funcionamento do metabolismo, aumentando a sensação de saciedade. Reduz a absorção de açúcares e gorduras.

6. Sementes (chia, linhaça, quinua, gergelim…): São ricas em nutrientes antioxidantes, possuem ação antiinflamatória e fibras que aumentam a sensação de saciedade. São também fontes de gordura monoinsaturada, que atua no aumento do bom colesterol e na redução do mau colesterol.

7. Salmão ou atum: Ricos em ômega 3, excelente antioxidante protetor do cérebro e do coração, é fonte de proteína de alto valor nutritivo e possui alta digestibilidade.

8. Frutas da estação: As frutas são sempre bem-vindas, devido aos seus altos teores de vitaminas antioxidantes, minerais e fibras, o que ajuda na eliminação de toxinas e na hidratação.

9. Verduras: São ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais, que também atuam no processo de eliminação de toxinas pelo organismo.

10. Alimentos integrais: contêm alto valor energético e possuem carboidrato de melhor qualidade, além de preservar nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Aumentam a sensação de saciedade, possuem absorção do carboidrato mais lenta, o que evita, assim, um pico de açúcar no sangue.

101 RECEITAS PARA GRELHA

101  RECEITAS  PARA  GRELHA

Se é comida, dá para grelhar. Tudo. E antes que você diga que molho não dá, leia abaixo
Aqui estão ideias grelhadas que vale a pena experimentar. A grande maioria leva pouco tempo de preparo. Algumas têm ingredientes comuns e oferecem poucas surpresas. Mas fiz questão de apresentar também sugestões com ingredientes pouco usuais na churrasqueira que surpreendem em sabor e textura. Você vai acabar querendo colocar qualquer coisa na grelha. É só começar.

LEGUMES E FRUTAS:

1 - Erva doce com laranja. Corte fatias grossas de erva-doce, embeba em azeite e leve à grelha sob calor não muito forte. Corte laranjas no meio e grelhe dos dois lados. Faça um leito de rúcula ou de agrião num prato, distribua a erva-doce e as laranjas grelhadas e guarneça com folhas da erva doce.

2 - Alcachofras grelhadas. Corte as alcachofras ao meio, retire o coração e cozinhe até ficarem tenras. Leve à grelha. Para fazer o molho, corte ao meio dois limões, grelhe-os e depois esprema misturando com manteiga derretida. Ponha o molho sobre as alcachofras e salpique salsinha.

3 - Bifes de tofu com tahine. Dilua o tahine com muito caldo de limão e alho picado. Corte um pedaço de tofu em quatro fatias, pincele com óleo de gergelim e grelhe em fogo moderado, virando até que fique crocante por fora e cremoso por dentro. Na última vez que virar o tofu regue-o com o tahine. Sirva sobre fatias de tomate, regue com shoyu e manjericão picado.

4 - Cenouras condimentadas. Tire a pele das cenouras e passe numa mistura de cominho, sal, pimenta e açúcar mascavo. Leve à grelha com fogo bem forte. Retire-as do calor direto, mas deixe-as no fogo com a grelha coberta até que fiquem tenras.

5 - Aspargos e croutons. Grelhe pão e ponha num processador para esmigalhar (se quiser, adicione alho, salsinha e parmesão). Grelhe aspargos até ficarem tenros. Sirva cobertos com migalhas e azeite.

6 - Beterraba e queijo de cabra. Pincele fatias de beterraba com azeite e grelhe lentamente até estarem levemente tostadas. Sobre cada fatia ponha um pouco de queijo de cabra e algumas folhas verdes.

7 - Tomates com mussarela. Grelhe tomates bem maduros até que estourem. Borrife azeite, tempere com sal e pimenta e sirva com mussarela e pão grelhado.

8 - Radicchios e endívias. Corte os vegetais ao meio, ponha para grelhar; pincele os dois lados com mel ou vinagrete, pesto ou pesto de salsinha. Ou pincele com azeite. Sirva com prosciutto grelhado.

9 - Guacamole grelhado. Corte o abacate ao meio, tire o caroço, toste ligeiramente e retire a polpa. Grelhe uma cebola roxa cortada no meio. Pique, junte ao abacate, adicione tomates, limão e alho picado.

10 - Milho. Grelhe o milho e sirva com maionese e alho picado, pimenta caiena e salsinha.

11 - Milho 2. Grelhe mais milho. Sirva com iogurte, curry em pó e cebola picada.

12 - Milho 3. Grelhe mais milho ainda. Sirva com leite de coco, coentro e hortelã.

13 - Raízes. Corte em fatias aipo, batatas, inhame, e grelhe até ficarem tenros e dourados. Borrife azeite ou manteiga derretida e salpique alecrim ou sálvia.

14 - Raízes 2. Escolha outra raiz. Corte em fatias, mas desta vez toste e deixe crocante. Corte em pedaços e junte coentro, uma pitada de pimenta caiena e caldo de limão grelhado.

15 - Abobrinha. Tempere fatias grossas de abobrinha com dill seco ou fresco, iogurte, azeite e limão (ou pesto de salsinha). Grelhe lentamente.

16 - Rabanetes. Grelhe rabanetes num espeto. Sirva com manteiga, sal e pão.

17 - Endívia. Corte endívias no meio. Pincele com azeite, tempere com sal e pimenta e grelhe em fogo baixo, virando até ficarem tenras e levemente tostadas. Corte em pedaços e ponha por cima queijo parmesão; leve à grelha para derreter o queijo.

18 - Acelga chinesa. Toste bulbos inteiros ou cortados no meio de acelga chinesa; pincele com molho de soja e por cima ponha cebolinhas picadas.

19 - Manga. Descasque e corte uma fatia grossa de uma manga não muito madura. Pincele com óleo neutro e grelhe até ficar bem macia. Salpique coentro ou hortelã e suco de limão (grelhe o limão se quiser).

20 - Abacaxi. Ponha na grelha abacaxi (ou, na verdade, qualquer coisa, de carne de porco a tofu e berinjela). Faça uma pasta com meia xícara de manteiga, uma colher de sopa (ou mais) de shoyu, um pouco de molho tailandês sriracha, um punhado de manjericão ou hortelã e água morna para dar liga (estou tentado a dizer "jogue fora o abacaxi e coma o molho", mas a combinação é sensacional).

21 - Salada waldorf revisitada (mais ou menos). Grelhe pedaços de maçã até ficarem marrons, mas não murchos; ponha na grelha pedaços de acelga ou repolho, deixe ficarem crocantes; grelhe um cebola roxa cortada no meio. Corte ou espedace os legumes e misture com queijo tipo gorgonzola, nozes e um pouco de iogurte.

22 - Figo. Corte no meio figos maduros; recheie com queijo de cabra com ervas (ou um queijo cremoso misturado com nozes picadas) e ponha para grelhar lentamente. Entrada ou sobremesa? Você decide.

23 - Pimentões. Ponha sobre a grelha pimentões vermelhos, laranja ou amarelos; jogue por cima azeitonas, alcaparras, vinagre balsâmico e azeite.

24 - Picles. Grelhe rapidamente pepinos em fatias grossas; salpique por cima sal, vinagre e açúcar; deixe por 15 minutos, depois escorra.

25 - Molho verde tostado. Misture tomates cereja inteiros, cebolinhas e pimentas com azeite e grelhe até ficarem tostados. Retire a pele escurecida das pimentas e pique ou rasgue tudo juntamente com abacate cortado em cubos, suco de limão e coentro. Coma com batata chips ou ponha sobre pedaços de frango grelhado.

CARNES:
26 - Bisteca de cordeiro. Os cortes da coxa são os melhores e os mais baratos. Não deixe queimar. Marine em iogurte, limão, cardamomo e hortelã. Sirva com limão e salsinha.

27 - Bisteca de porco. Não deixe queimar. Deixe marinar rapidamente em mostarda, alho picado e cidra de maçã.

28 - Bife de 6 minutos (talvez 4). Salgue os bifes e grelhe-os rapidamente. Cubra com queijo fresco, cebola roxa cortada em rodelas muito finas (se quiser, grelhe-a antes) e caldo de limão grelhado.

29 - Bife de 6 minutos, mais um tempinho para marinar. Ponha os bifes em mistura de shoyu, suco de limão, alho, gengibre e açúcar (ou mirin) antes de levar à grelha.

30 - Coxa e sobrecoxa de frango. Faça uma pasta de alho, alecrim picado (ou tomilho se preferir), azeite e suco de limão grelhado. Grelhe longe do calor; depois deixe queimar sobre fogo forte.

31 - Steak au poivre. O ideal é filé mignon. Pressione muita pimenta do reino moída de ambos os lados, borrife com salmoura e leve à grelha em fogo forte por 3 a 4 minutos de cada lado. Corte da grossura de um dedo antes de servir.

32 - Pato crocante com laranja. Faça cortes na pele do peito de pato e pressione neles folhas de alecrim, sal e pimenta-do-reino, dos dois lados. Leve à grelha com a pele voltada para o fogo até ficar quebradiça; vire e grelhe. Sirva com laranjas grelhadas cortadas no meio.

33 - Bife. Passe mostarda nos bifes. Grelhe e sirva com echalotas grelhadas.

34 - Sobrecoxa de frango. Passe nas sobrecoxas - com ou sem osso - um pesto de manjericão, salsinha ou coentro. As sobrecoxas sem pele e sem osso podem ser grelhadas diretamente no fogo; com pele, podem começar longe do fogo.

35 - Coxa de carneiro rápida. Use cortes de bife da perna; esfregue sobre eles uma mistura de especiarias quentes: cominho, coentro, canela e cúrcuma. Leve à grelha e sirva quente.

36 - Perna de cordeiro. Esfregue sobre a perna de cordeiro uma pasta de alho, salsinha e suco de limão. Enrole e amarre.

37 - Peito de frango grelhado úmido? Sim. Bata bem fino o peito do frango, cubra com fatias de tomates, manjericão e parmesão; dobre no meio, feche com palito ou espetinho e ponha sobre a grelha em fogo não muito forte. Não deixe secar.

38 - Frango com parmesão. Pode chamar de parmesão com frango grelhado. Bata os bifes de frango bem fino, cubra com fatias de tomate, mussarela e parmesão; enrole, prenda com palito ou espetinho e grelhe alguns minutos de cada lado.

39 - Saltimboca de porco ou de vitela. Bata bem fino bifes de porco ou vitela, cubra com prosciutto cru ( preferência) ou presunto e queijo (pode ser gruyère). Enrole, grelhe em espetinhos e sirva com picles.

40 - Coxa de porco. Corte em fatias finas a carne de coxa de porco. Frite um punhado de sementes de gergelim, alho esmagado, pimentinha vermelha picada em óleo de gergelim; fora do fogo, misture shoyu. Leve à grelha a carne de porco para cozinhar rapidamente em fogo alto. Depois de virar os bifinhos, passe sobre eles a pasta de gergelim. Sirva com folhas de alface e coentro, manjericão e/ou hortelã.

41 - Cachorro-quente embrulhado em bacon. Você sabe que vai querer um.

PEIXES E MOLUSCOS:

42 - Vieiras com cebola. Grelhe fatias de cebola; leve ao processador com azeite e limão. Grelhe vieiras por 4 minutos; sirva com o molho.

43 - Tartar de salmão com rabanetes. grelhados, cebolinha, limas cortadas no meio e discos de banana-da-terra. Sirva o salmão cru picado sobre as bananas e temperado com sal e pimenta, ao lado dos acompanhamentos.

44 - Sardinha grelhada. Sirva com limão ou grapefruit grelhados, ou ambos.

45 - Truta recheada com fatias de limão e manjerona ou orégano fresco. Pode-se envolvê-la em pedaços de bacon.

46 - Lula. Não é muito fácil, mas causa ótima impressão: lulas recheadas com chouriço picado, migalhas de pão torrado com alho, casca de limão e salsa. Feche com palitos. Leve rapidamente ao fogo bem alto.

47 - Camarão, primeira parte. Passe em pó de chile e no sal e grelhe rapidamente. Salpique coentro e suco de lima grelhada.

48 - Camarão, segunda parte. Tempere o camarão com azeite, sal e cominho e grelhe. Para terminar, use o suco de metades grelhadas de limão, salpique manjerona ou salsa.

49 - Camarão, terceira parte. Passe o camarão em pó de curry e leite de coco. Salpique manjericão ou coentro picado.

50 - Atum niçoise. Regue o atum com azeite e grelhe; mantenha-o malpassado (aproveite para grelhar algumas batatas enquanto isso). Sirva com azeite, limão, tomates-cereja, azeitonas, cebola grelhada e salsa. Vagens e ovos cozidos são opcionais.

51 - Mariscos grelhados na concha. Abra-os (ou deixe no microondas até que abram). Cubra com migalhas de pão, salsa, limão, bacon cozido em pedaços pequenos. Grelhe até que a cobertura fique quente.

52 - Anchova. Acha que não gosta de anchova? Leve-a à grelha e então passe numa mistura de folhas picadas de erva doce (ou sementes de erva-doce esmagadas), manteiga derretida e suco de laranja grelhada.

53 - Filé de pescado. Misture sal, açúcar, pó de chile e páprica. Passe o tempero em filés de pescado encorpados (certifique-se de que a grelha esteja limpa e bem untada).

54 - Ostras. Compre ostras limpas. Cubra com o suco de um limão grelhado. Ponto final. (Pode grelhar echalotas e moer para fazer uma mignonette grelhada, mas esta sugestão é melhor.)

55 - Siri mole. Grelhe, besuntando-os com manteiga derretida e tabasco. Não é má ideia chamuscar as perninhas.

56. Polvo. Ferva tentáculos de polvo até que fiquem macios (pode levar horas). Deixe esfriar e grelhe. Corte em rodelas. Regue com limão e azeite.

57. Salmão. Grelhe rapidamente o salmão (selvagem, de preferência). Decore com cubos de pepino, endro, azeite e limão. Sirva o salmão quente, com molho frio.

ESPETINHOS:


58 - Camarão e chouriço. Sirva com limão ou vinagrete.

59 - Cordeiro com cenouras. Nos minutos finais, molhe com missô diluído em um pouco de mirin (se preferir, use Jerez, vinho ou água).

60 - Cordeiro com cebolas. Pincele com azeite e cominho enquanto está na grelha. Há algo de extremamente satisfatório neste minimalismo agudo.

61 - Morango e tomate cereja. Estranho, mas gostoso. Regue com vinagre balsâmico com manjericão.

62 - O especial de new yawk. Salame italiano, pimentas e cebolas.

63 - O especial da califórnia. Figos, com pedaços de um bom bacon.

64 - Kebab ou herói? A escolha é sua: corte couves de bruxelas no meio; grelhe lentamente no espeto, com pedaços de linguiça.

65 - Espeto de salada de pão. Cubos de pão, azeitonas pretas e tomates-cereja. Não deixe muito tempo na grelha, e salpique com manjericão, tomilho ou vinagrete.

66 - Espeto de frutas. Pêssegos, ameixas, morangos e melancias. Termine com uma pitada de sal e fio de vinagre balsâmico.

67 - Manga com pescada branca. Passe os cubos de peixe e fruta numa mistura de shoyu, molho de peixe, molho de pimenta sriracha e menta picada ou coentro. Sirva com um mai tai.

68 - Opção havaiana ou italiana. Envolva um abacaxi ou um melão em presunto de parma. Leve rapidamente à grelha.

SALADAS:

69 - Salada de repolho grelhada. Toste ligeiramente pedaços de repolho verde e roxo com cenouras, em palitos. Deixe esfriar, rasgue e tempere com maionese, vinagre, sal e açúcar.

70 - Batatas. Afervente batatas e cebolas roxas (ou ponha no micro-ondas); leve à grelha com vieiras. Salpique salsinha picada, salsão e regue com vinagre de cidra.

71 - Folhas. Misture folhas de couve, repolho, brócolis com tempero de azeite, limão e parmesão, e croutons grelhados.

72 - Alface americana. Corte o maço em quatro, toste na grelha e misture com tomates-cereja grelhados em espetinho. Cubra com tempero de queijo tipo gorgonzola (blue cheese).

73 - Figos. Grelhe os figos rapidamente; pincele com vinagre balsâmico. Pique e misture com rúcula e queijo gorgonzola (blue cheese). Borrife com azeite de oliva.

74 - Salada de carne quase sem carne. Corte no meio endívia ou radicchio, no sentido vertical; pincele com azeite e grelhe. Jogue por cima pedacinhos de queijo blue cheese e carne grelhada bem tostada.

75 - Ratatouille. Corte em cubinhos abobrinha, abóbora, berinjela, cebola e tomate e grelhe. Salpique manjerona ou orégano, tomilho e manjericão. Por último, regue com azeite.

HAMBURGUERES:

76 - Salada grega de hambúrguer. Carne de cordeiro com feta ralado, azeitonas pretas picadas e orégano. Grelhe. Cubra com tomates, cebolas roxas e pepino.

77 - Cebola em picles. Cebolas roxas marinadas em vinagre diluído e sal. Misture carne de cordeiro moída com cenouras raladas e cominho. Pincele com molho hoisin chinês; grelhe, cubra com as cebolas.

78 - Hambúrguer asiático. Misture carne de porco moída com nabo ralado e shoyu. Cubra com pera grelhada fatiada.

79 - Carne com queijo. Carne moída, pedaços de queijo azul e amêndoas torradas picadinhas. Gomos de pera grelhada por cima.

80 - Hambúrguer de peru ou frango. Cozinhe e pique bacon; misture com carne de frango ou de peru moída e leve à grelha.

81 - Outro. Moa carne de peru, misture com manjericão picado, ponha um cubo de mussarela no centro e grelhe bem (o queijo derreterá). Cubra com tomate e manjericão.

82 - Salmão. Moa carne de salmão (na realidade, é melhor moer metade e picar a outra metade) e misture com vieiras picadas e shoyu. Leve à grelha, cubra com maionese com gengibre, shoyu e/ou caldo de limão.

83 - Philly cheesesteak burguer. Moa carne e grelhe com cogumelos e cebola. Cubra com provolone derretido.

SANDUÍCHES E PÃES:

84 - Queijo grelhado. Pincele um pão com manteiga, queijo, tomates e mostarda. Grelhe.

85 - Abacaxi e presunto grelhados. Sirva com queijo e picles.

86 - Pimentão e berinjela. Grelhe pimentões e berinjelas. Fatie, pincele azeite, vinagre balsâmico e ponha no pão com mussarela e manjericão.

87 - Quesadilla 1. Recheie a tortilla com queijo, frango, tomates. Grelhe.

88 - Quesadilla 2. Recheie a tortilla com milho e cebolas grelhadas, chile e maionese. Grelhe.

89 - Sanduíche cubano. Grelhe bistecas de porco. Sirva em baguete com pasta de feijão, queijo fresco e cebola.

90 - Bisteca de porco. Misture a carne picada com cebola, maçã, iogurte e dill e enrole em pão de folha ou em pita.

91 - Linguiça temperada. Sirva com figos em pão de cachorro quente.

92 - Salsicha grelhada com pão, queijo, maionese, pimenta e damasco.

SOBREMESAS:

93 - Pêssegos, nectarinas ou damascos. Corte, pincele com bourbon, açúcar e hortelã. Grelhe.

94 - Pera ou maçã. Corte e grelhe. Para servir, pincele com iogurte, mel e cardamomo.

95 - Salada de frutas. Misture melancia, pêssego, ameixa, abacaxi e kiwi grelhados, mel, sal, limão e ervas frescas.

96 - Grapefruit. Corte no meio, espalhe açúcar mascavo, grelhe. Finalize com pistache picado e mel.

97 - Bolo inglês. Grelhe e cubra com morangos grelhados e sorvete.

98 - Pão de ló ou bolo inglês. Grelhe, passe nutella, sirva com chocolate, sorvete de fruta etc.

99 - Crackers. Faça sanduíche de cracker com marshmallow e chocolate e grelhe até o recheio começar a derreter.

100 - Banana. Corte em fatias, grelhe e sirva com açúcar mascavo, sorvete de baunilha, nutella etc.

101 - Bebida. Grelhe azeitonas verdes e use em palitinhos com camarões ou chorizo. Ou ponha no dry martíni.