Páginas

sábado, 15 de julho de 2017

BISCOITINHOS DE AGUARDENTE

BISCOITINHOS  DE  AGUARDENTE

Ingredientes:
600 g de farinha trigo
125 ml de azeite morno
125 g de açúcar
4 ovos grandes
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
5 colheres (sopa) de aguardente
Raspas de 1 limão grande

Modo de preparar:
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Depois junte o azeite morno, as raspas de limão e o aguardente. Junte 300 g de farinha de trigo. Depois de bem misturada junte o fermento e por fim o restante da farinha de trigo. Pré aquecer o forno a 220ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Unte as mãos com umas gotas de azeite e vá moldando os biscoitos. Levar ao forno a 180ºC até estarem dourados. Retire do forno, espere esfriar e sirva.

BROA DE AMENDOIM

BROA  DE  AMENDOIM

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 ovos
2 xícaras (chá) de amendoim torrado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de preparar: 
Coloque tudo em uma panela o leite, o açúcar, a manteiga, o óleo e leve ao fogo até ferver. Depois adicione o fubá, a farinha de trigo e faça um angu, deixe esfriar. Após esfriar a mistura coloque os ovos, um de cada vez, o amendoim torrado, o fermento em pó e bicarbonato. Misture bem, faça as broas e leve para assar até dourarem.

PUDIM DE GENGIBRE

PUDIM  DE  GENGIBRE

Ingredientes:
Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de gengibre ralado
1/2 xícara (chá) de água

Pudim:
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de leite  integral
3 ovos

Modo de preparar:
Calda: Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ele ficar dourado. Junte 1/2 xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até os torrões de açúcar se dissolverem e a calda engrossar e acrescente o gengibre. Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.
Pudim: Em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje na forma reservada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

PUDIM DE CHOCOLATE BRANCO E LIMÃO

PUDIM  DE  CHOCOLATE  BRANCO  E  LIMÃO

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite integral
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
3 ovos grandes
170 g de chocolate branco, bem picadinho
Raspas da casca de 3 limões

Caramelo:
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar refinado

Modo de preparar:
Aqueça o leite, o açúcar e as raspas de limão em uma panela média, em fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Quando começar a ferver, retire do fogo, cubra e deixe em infusão por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o caramelo: separe seis potinhos refratários com capacidade para 3/4 de xícara (chá) cada e coloque uma boa quantidade de água para ferver. Coloque a 1/2 xícara (chá) de água em uma panela pequena e salpique com o açúcar. Leve ao fogo médio, mexendo somente até dissolver o açúcar, depois disso, continue cozinhando até obter um caramelo bem dourado, mas sem misturar com a colher, apenas girando a panela ocasionalmente. Retire do fogo e imediatamente divida o caramelo entre os potinhos, girando-os para que o caramelo cubra o fundo e as laterais de cada um deles. Faça isso rapidamente antes que o caramelo esfrie, mas tome bastante cuidado para não se queimar. Pré aqueça o forno a 165ºC. Reaqueça a mistura de leite e limão em fogo médio até começar a formar bolhas nas laterais da panela. Em uma tigela média, bata os ovos levemente com um fuê. Retire o leite do fogo e derrame sobre os ovos aos poucos, mexendo sempre para evitar que cozinhem. Junte o chocolate e mexa até derretê-lo completamente. Passe o líquido por uma peneira fina, dividindo-o entre os potinhos caramelados. Coloque os potinhos em uma assadeira de beiradas altas e encha-a com a água quente, até que esta chegue à metade das laterais dos potinhos. Leve ao forno por 30 a 40 minutos ou só até que os pudins firmem levemente, não asse demais. Com cuidado, retire a assadeira do forno. Remova então os potinhos da água e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Leve à geladeira por 3 a 4 horas antes de servir. Desenforme os pudinzinhos na hora de servir (se necessário, passe uma faquinha nas laterais para soltá-los dos potinhos).

sexta-feira, 14 de julho de 2017

BRIGADEIRÃO DE MARACUJÁ

BRIGADEIRÃO  DE  MARACUJÁ

Ingredientes:
200 g de chocolate branco picado
4 ovos
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
1 lata de creme de leite
Manteiga sem sal para untar

Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
Polpa de 2 maracujás

Modo de preparar:
Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. No liquidificador, bata o chocolate, os ovos, o leite condensado, o suco de maracujá e o creme de leite. Coloque em uma forma para pudim de 18 cm de diâmetro com furo central, untada com a manteiga. Asse em banho maria, durante 1 hora no forno preaquecido a 200°C. Deixe esfriar e leve à geladeira.
Calda: Em uma panela, misture a polpa de maracujá, o açúcar e a água. Cozinhe no fogo brando, sem mexer, até dar ponto de calda fina. Desenforme o brigadeirão e sirva com a calda fria.

PUDIM DE MARACUJÁ II

PUDIM  DE  MARACUJÁ  II

Ingredientes:
Pudim:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (mesma medida do leite condensado)
3 ovos
2 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)
200 ml de suco de maracujá concentrado
Manteiga e farinha de trigo para untar a forma

Calda de maracujá:
150 ml de açúcar
50 ml de suco de maracujá concentrado
100 ml de água
Polpa de um maracujá

Modo de preparar:
Calda de maracujá: Leve o açúcar e a água ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, acrescente o suco e a polpa de maracujá. Reserve.
Pudim: Pré aqueça o forno, temperatura média. Bata no liquidificador todos os ingredientes por 3 minutos. Coloque em uma forma redonda, com furo no meio, untada com manteiga e farinha de trigo. Asse em banho maria por 20 minutos tampada com papel alumínio. Após 20 minutos retire o papel alumínio e deixe assar por mais 20 minutos. Espere esfriar e desenforme. Regue com a calda de maracujá. Sirva frio ou gelado.

CUCA DE AVELÃ, CASTANHAS E AMÊNDOAS

CUCA  DE  AVELÃ, CASTANHAS  E  AMÊNDOAS

Ingredientes:
2 ovos
100 g de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 de xícara (chá) de amêndoas laminadas
1 xícara (chá) de avelã sem casca
3/4 de xícara (chá) de castanha do pará picada
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparar:
Bata os ovos e em seguida acrescente a manteiga derretida já em temperatura ambiente. Bata novamente. Acrescente o açúcar e bata ate que fique bem misturado. Aos poucos adicione a farinha e bata novamente. Retire da batedeira quando estiver bem cremoso e misturado e acrescente o fermento misturando apenas com uma colher. Unte uma forma redonda com fundo removível de uns 25 cm de diâmetro e despeje a massa na forma. Em seguida espalhe as avelãs, as amêndoas e as castanhas picadas sobre a massa. Polvilhe então os pós, canela, cravo e gengibre. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC, por uns 25 minutos. Retire o papel e asse por mais 10 minutos ou até que esteja assado. Espete um palito no centro da cuca e se sair sequinho está pronto. Retire do forno e espere esfriar para desenformar.

CUCA DE MARACUJÁ

CUCA  DE  MARACUJÁ

Ingredientes:
Farofa:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de castanhas picadas
2 colheres (sopa) de sementes de maracujá

Massa:
2 maracujás
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de castanhas picadas
1/2 xícara (chá) de uva passa
8 cerejas picadas

Modo de preparar:
Farofa: Misture todos os ingredientes muito bem. Reserve.
Massa: Corte o maracujá, separe a polpa e reserve. Tire a película de dentro da casca do maracujá (aquela onde as sementes ficam presas), e com uma faquinha afiada ou um descascador de legumes tire a parte amarela da casca e descarte. Ferva a casca branca do maracujá três vezes, trocando a água, porque ela é amarga. Corte em pedaços pequenos e leve para a geladeira, acrescente na massa apenas quanto ela já estiver fria. Passe a polpa do maracujá por uma peneira, acrescentando água aos poucos se necessário. Meça 1 xícara do suco, e se necessário complete com um pouco de água. Reserve as sementes para a farofa. Adicione no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e o suco do maracujá. Bata bem. Em uma tigela coloque a farinha peneirada. Adicione o líquido do liquidificador e mexa com um fouet até ficar uma passa homogênea. Acrescente a casca do maracujá, as castanhas, a cereja e a uva passa. Por último misture o fermento. Coloque em duas formas de bolo inglês untadas e enfarinhadas, cubra com a farofa e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos, ou até que espetando um palito no centro do bolo ele saia sequinho. Sirva a seguir, de preferência quentinho ainda. Não demore muito para consumi-lo porque no terceiro dia o açúcar da cobertura já vai ter dissolvido e perdido a crocância.
Dica: A casca do maracujá é riquíssima em fibras e não tem gosto de absolutamente nada, então acrescenta apenas valor nutricional em pratos doces e salgados, sem alterar o sabor. Uma idéia boa é refogá-la junto com legumes ou acrescentar à carne moída. Quando crua ela é meio amarga, então precisa ser fervida, ou ficar de molho na geladeira de um dia pro outro (troque a água três ou quatro vezes). Se você usar a polpa mas não for usar a casca na hora, pode congelá-la por até três meses pra usar depois.

BETERRABA AO MOLHO DE MARACUJÁ

BETERRABA  AO  MOLHO  DE  MARACUJÁ

Ingredientes:
1 cebola picada
1 colher (chá) de azeite
1 maracujá azedo
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de açúcar mascavo
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de amido de milho (maisena)
2 beterrabas cozidas cortadas em rodelas

Modo de preparar:
Refogue a cebola no azeite. Corte o maracujá, retire a polpa e bata ligeiramente com a água, no liquidificador, sem triturar as sementes. Passe por uma peneira e coloque em uma panela com o açúcar mascavo, o sal e o amido de milho. Leve ao fogo para engrossar e sirva com as beterrabas. Se quiser, enfeite com as sementes de maracujá.

PUDIM DE MARACUJÁ

PUDIM  DE  MARACUJÁ

Ingredientes:
Pudim:
1 litro de leite
2 caixinhas de gelatina de maracujá (ou outro sabor)
1 lata de leite condensado

Calda:
2 polpa de maracujá com as sementes
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (daqueles que vem na garrafinha)
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
Açúcar a gosto

Modo de preparar:
Pudim: Coloque o leite pra ferver, dissolva as gelatinas. Bata no liquidificador com o leite condensado, coloque numa forma de pudim untada com oleo e água(coloque um pouquinho de óleo e água, mexa na forma e vire pra tirar a água), e leve na geladeira de um dia pro outro.
Calda: Misture a polpa, suco, açúcar e a água.leve ao fogo até levantar fervura depois dissolva o amido com um pouco de água e misture na panela até engrossar. espere esfriar e coloque por cima do pudim.

PUDIM BICOLOR DE MARACUJÁ E CHOCOLATE

PUDIM  BICOLOR  DE  MARACUJÁ  E  CHOCOLATE

Ingredientes:
Pudim de maracujá:
1 lata de leite condensado
500 ml de suco de maracujá concentrado
1 envelope de gelatina em pó incolor
3 claras em neve

 Pudim de chocolate:
100 g de chocolate ao leite picado
1 envelope de gelatina em pó incolor
1 lata de creme de leite
1/2 xícara (chá) de leite
3 claras em neve

Modo de preparar:
Pudim de maracujá: Bata o leite condensado, o suco de maracujá e a gelatina hidratada no liquidificador. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Coloque em uma forma própria para pudim, untada com manteiga ou óleo. Leve a geladeira até começar a endurecer.
Pudim de chocolate: Derreta o chocolate. No liquidificador, bata o creme de leite, o leite, o chocolate derretido e a gelatina hidratada. Acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente. Coloque sobre o pudim de maracujá, completando a forma e leve a geladeira até ficar bem firme.

POLENTA DE QUEIJO

POLENTA  DE  QUEIJO

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho picado
1 tablete de caldo de galinha
2 e 1/2 xícaras (chá) de água
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá, dissolvido em 1/2 xícara (chá) de água
1 caixa de creme de leite
300 g de queijo
Sal a gosto

Modo de preparar:
Na panela de pressão, coloque a manteiga e o alho, doure, em seguida coloque o caldo, a água, o leite, deixe ferver, junte o fubá dissolvido, mexa, coloque o sal, tampe a panela de pressão, após pegar pressão, conte 10 minutos em fogo baixo, desligue, retire a pressão, misture o creme de leite e os queijos, sirva com molho.

POLVO AO FORNO COM BATATAS RÚSTICAS

POLVO  AO  FORNO  COM  BATATAS  RÚSTICAS

Ingredientes:
1 polvo inteiro (cerca de 850 g)
1 cebola grande
1 buquê garni pequeno (ramo de ervas aromáticas: tomilho, talo de salsa, alho poró e louro)
2 batatas grandes
Pimenta do reino moída na hora, sal e azeite a gosto

Modo de preparar:
Numa panela cheia de água (não é necessário adicionar sal), coloque o buquê garni e uma cebola cortada ao meio. Assim que a água ferver, coloque o polvo e deixar cozinhar por 40 minutos ou até ficar macio. Teste com um garfo. Enquanto cozinha, lave bem as batatas e corte em formato canoa, com a casca. Disponha as batatas em uma assadeira, adicione sal e pimenta do reino moída a gosto e regue com bastante azeite, o suficiente para todas as batatas ficarem cobertas por ele. Leve ao forno preaquecido a 200°C por 20 minutos, ou até começarem a ficar macias por dentro. Separe os tentáculos do polvo cozido e leve ao forno com as batatas. Asse por mais 20 minutos, ou até as batatas dourarem e o polvo ficar levemente tostado.

PAELLA DON CURRO COM LAGOSTA

PAELLA  DON  CURRO  COM  LAGOSTA

Ingredientes:
2 lagostas com cerca de 500 g cada uma, com cabeças, cortadas ao meio, longitudinalmente
500 g de lulas limpas, em rodelas
13 camarões médios, inteiros
3 lagostins com cabeças, cortados ao meio longitudinalmente
4 coxas de frango cortadas em pedaços
16 mexilhões
50 ml de azeite de oliva espanhol
5 colheres (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de alho picado
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
10 colheres (sopa) de tomate cortados em cubos grandes
450 g de arroz parboilizado
1 colher (chá) de açafrão em pó
1 colher (chá) de pistilos de açafrão
1 e 1/2 litro de caldo de crustáceos
2 pimentões vermelhos pré assados e sem pele, cortados em tiras (para decoração)
150 g de ervilhas frescas (para decoração)
Sal a gosto

Modo de preparar:
Aqueça o azeite de oliva numa paella (panela específica para esse prato). Adicione a cebola e espere dourar. Junte o alho, a cebolinha, os tomates, os pedaços de frango e refogue. Coloque as lulas, o arroz, o açafrão em pó e em pistilos. Siga refogando até obter uma cor dourada uniforme. Adicione o caldo de crustáceos aos poucos, até encher a panela. Quando começar a ferver, junte os camarões, os pedaços de lagosta e os mexilhões, tudo com as cascas. Tempere com sal. Continue o cozimento e vá adicionando o caldo de crustáceos aos poucos, até o arroz ficar al dente. Decore então a paella, redistribuindo a lagosta, os camarões e os mexilhões do cozimento sobre o arroz. Complete a decoração com as ervilhas e as tiras de pimentões. Cubra bem com papel alumínio e deixe a paella descansar por 5 a 10 minutos com o fogo apagado, antes de servir.  
Caldo de crustáceos: Coloque 1 kg de cabeças de camarão e 500 g de mexilhões numa panela com 1 e 1/2 litro de água. Leve ao fogo até levantar fervura e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Adicione um pouco de sal, azeite e cebolinha picada e coe.

BOLINHO DE MILHO COM RECHEIO DE CATUPIRY E CABELO DE ANJO

BOLINHO  DE  MILHO  COM  RECHEIO  DE  CATUPIRY  E  CABELO  DE  ANJO

Ingredientes:
4 espigas de milho ou 2 latas de milho verde de boa qualidade
1 copo (200 ml) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina
2 ovos
1 copo (200 ml) de leite
2 colheres (sopa) de caldo concentrado de galinha
250 g de catupiry
1 litro de óleo para fritar (de milho, canola ou de sua preferência)
1/2 pacote de macarrão cabelo de anjo bem quebradinho
Sal a gosto
Clara de ovo para empanar

Modo de preparar:
Bata o milho, a farinha, a margarina, os ovos, o leite, o caldo de galinha e o sal no liquidificador, no modo pulsar (para o milho ficar “pedaçudo”). Leve a mistura ao fogo numa panela de fundo largo e vá mexendo até a massa desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e, comas mãos molhadas, faça bolinhas, aperte nas mãos para formar um disquinho, recheie com o catupiry e modele as bolinhas novamente. Passe as bolinhas na clara de ovo batida com um garfo e, em seguida, no macarrão quebradinho. Frite em óleo quente e escorra em papel absorvente.

SOPA CREME DE MILHO

SOPA  CREME  DE  MILHO

Ingredientes:
250 g de bacon fatiado
2 colheres (sopa) de óleo de canola
200 g de cebola picada
30 g de alho picado
1 kg de milho tirado da espiga (cerca de 12 espigas)
100 g de manteiga
2 batatas médias, cortadas em cubos
2 litros de caldo de legumes
200 g de creme de leite fresco
4 espetos de queijo coalho (como são vendidos nos supermercados, basta remover dos palitos)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Coloque as fatias de bacon em uma travessa, sem sobrepor, e leve-as ao forno preaquecido, a 180°C, até ficarem bem douradas. Enxugue no papel toalha para retirar o excesso de gordura, espere esfriar, pique grosseiramente com a faca e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, doure levemente a cebola e depois o alho. Acrescente o milho, a manteiga e a batata, cubra com o caldo de legumes e cozinhe até o milho e a batata estarem macios. Bata a mistura no liquidificador e volte à panela, em fogo médio, até ferver. Acrescente o creme de leite e ajuste o sal e a pimenta do reino. Aqueça uma frigideira antiaderente e doure o queijo de todos os lados. Quando estiverem frios, corte em cubos pequenos. Coloque os cubos de queijo no fundo dos pratos, junto como bacon picado, e jogue a sopa sobre eles. Sirva bem quente.

BOLINHO DE FEIJÃO BRANCO COM RABADA

BOLINHO  DE  FEIJÃO  BRANCO  COM  RABADA

Ingredientes:
Recheio:
600 g de rabada bovina
2 colheres (sopa) de shoyu
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
100 ml de caldo de carne
200 ml de água
1 maço de agrião picado
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Massa:
200 g de feijão branco
200 g de paio e costelinha suína defumada
600 ml de água
1 folha de louro
20 g de farinha de copioba branca (farinha de mandioca baiana)
sal a gosto
1 dente de alho
30 ml de azeite
10 g de polvilho azedo
200 ml de leite
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparar:
Recheio: Corte a rabada, retire o excesso de gordura e coloque numa vasilha. Tempere com shoyu, cebola, alho, sal e pimenta e deixe marinando por 30 minutos. Cozinhe a rabada numa panela de pressão, com a água e o caldo de carne, por aproximadamente 40 minutos (contados após o início da pressão). Se for preciso, deixe por mais tempo. Escorra, deixe esfriar, desfie a carne e misture o agrião.
Massa: Coloque o feijão branco numa panela de pressão com a água, o paio, a costela e o louro. Cozinhe por 40 minutos (após o início da pressão). Bata tudo no liquidificador (retire apenas os ossos e o louro). Reserve. Em outra panela, doure o alho no óleo e acrescente o feijão batido. Quando aquecer (sem ferver), diminua o fogo. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo vigorosamente, sem parar, até desprender do fundo. Retire da panela e deixe esfriar, virando a massa pelo menos uma vez. Adicione o polvilho azedo, com o auxílio de uma peneira. Trabalhe a massa com as mãos para incorporar os ingredientes. Modele bolinhos com cerca de 30 g, recheie cada um com a rabada e passe na farinha de rosca, no leite e na farinha de rosca novamente. Frite em óleo bem quente.

BOLINHO DE ARROZ COM PEIXE BRANCO

BOLINHO  DE  ARROZ  COM  PEIXE  BRANCO

Ingredientes:
100 g de arroz arbóreo
24 cubinhos de peixe branco (lombo) de 1,5 cm x 1,5 cm
100 g de peixe branco (laterais)
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de salsão picado
1 colher (sopa) de alho poró picado
1 tomate picado sem pele
2 dentes de alho picado
100 ml de azeite extravirgem
1 litro de caldo de peixe
30 ml de vinho branco
Sal e pimenta do reino a gosto
Pimenta dedo de moça em azeite (opcional)
Pimenta cumari curtida na cachaça (opcional)
Óleo para fritar

Modo de preparar:
Corte os 100 g de peixe em cubos de igual tamanho. Tempere com sal e pimenta do reino. Em uma panela, adicione 2 colheres (sopa) de azeite. Refogue a cebola, o alho poró e o salsão com uma pitada de sal. Adicione o peixe e em seguida o tomate. Acrescente cerca de 350 ml de caldo de peixe e cozinhe, misturando bem. Quando os legumes e o peixe estiverem se desmanchando, acrescente uma pitadinha das pimentas curtidas e ajuste o sal. Bata tudo no liquidificador. Peneire e reserve. Em uma panela, coloque uma colher (sopa) de azeite e refogue o arroz com o alho picado. Adicione vinho branco e deixe o álcool evaporar. Em seguida, verta o caldo de peixe (cerca de 450 ml de caldo, a quantidade pode variar de acordo coma potência da chama) pouco a pouco, até que os grãos de arroz estejam cozidos, atingindo a consistência de um risoto. Incorpore aos poucos o molho de peixe reservado na etapa anterior. Misture, mantendo sobre o fogo para secar o caldo, até atingir consistência bem cremosa. Espalhe em uma travessa e reserve na geladeira. Quando o arroz esfriar um pouco, acrescente o queijo ralado. Misture bem e volte para a geladeira. Deve-se esperar o arroz gelar antes de moldar os bolinhos. Em uma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e sele levemente os cubinhos de peixe já temperados com sal e pimenta do reino (se cozinharem demais, os cubinhos de peixe quebrarão mais facilmente e passarão do ponto no momento da fritura). Unte as mãos com azeite e coloque 1 colher (sopa) do arroz cozido já frio nas mãos. Manuseie, abra na palma das mãos e coloque um cubinho de peixe no meio, enrolando e formando uma bolinha. Faça isso com todos os cubinhos. Aqueça o óleo e frite os bolinhos. Sirva imediatamente.
Dica: Um bom acompanhamento para os bolinhos é o vinagrete de banana: pique 2 bananas prata em cubos pequenos e adicione 25 ml de suco de limão taiti, uma pitada de flor de sal e 1 colher (sopa rasa) de molho de pimenta sriracha. Finalize com folhas de erva doce picadas e hortelã (ou poejo).

BOLINHO DE VIRADO À PAULISTA

BOLINHO  DE  VIRADO  À  PAULISTA

Ingredientes:
500 g de feijão mulatinho
1 litro de água
250 g de embutidos e carnes variadas (paio, bacon, lombo)
3 folhas de louro
300 g de farinha de copioba (farinha de mandioca baiana)
25 g de alho
450 g de farinha de rosca
400 g de bisteca frita
250 g de linguiça frita
3 maços de couve refogados
4 ovos cozidos cortados em cubinhos
1 colher (sopa rasa) de polvilho azedo
500 ml de leite
Óleo o quanto baste

Modo de preparar:
Cozinhe o feijão com o louro, a água e os 250 g de carnes, lavadas em água corrente, por 30 minutos, na pressão. Em seguida, bata aos poucos os ingredientes no liquidificador. Refogue o alho em um fio de óleo. Acrescente o feijão batido. Assim que ferver, acrescente a farinha de copioba e mexa até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e acrescente o polvilho. Amasse com as mãos para misturar tudo. Faça discos de massa com o meio afundadinho e coloque em cada um deles um punhado de couve, duas rodelinhas da linguiça frita, um punhadinho de ovo cozido e dois cubinhos da bisteca frita. Feche o bolinho pelas beiradas até cobrir totalmente o recheio. Boleie a massa novamente e passe os bolinhos na farinha de rosca. Mergulhe-os no leite. Passe-os novamente na farinha de rosca. Aqueça o óleo e frite por imersão até dourar. Escorra em papel toalha e sirva imediatamente.

CHILLI MEXICANO

CHILLI  MEXICANO

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
500 g de carne moída (patinho ou acém)
2 colheres (sopa) de pimenta chili em pó
1 colher (sopa) de páprica doce
1 colher (chá) de cominho em pó
1/2 xícara (chá) de cerveja escura
200 ml de caldo de carne
1 lata de tomate pelado
2 colheres (sopa) de orégano fresco picado
400 g de feijão em lata
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
4 colheres (sopa) de coentro fresco (folhas inteiras)

Modo de preparar:
Numa panela, esquente o azeite com o alho e a cebola. Adicione a carne moída e frite até que esteja bem dourada. Junte as especiarias e cozinhe mais alguns minutos. Coloque a cerveja, aumente o fogo e deixe reduzir quase totalmente para que fique somente seu sabor. Junte o tomate pelado, o caldo de carne e o orégano fresco picado. Acerte o sal e deixe cozinhando por alguns minutos, até reduzir a quantidade de líquidos. Acrescente o feijão escorrido e o vinagre balsâmico à panela e mexa bem. Reduza o fogo e deixe cozinhando por aproximadamente 20 minutos, mexendo eventualmente para que o feijão não grude no fundo da panela. Finalize acertando os temperos e adicione as folhas de coentro
Dica: Sirva o chili com creme azedo e totopos (tipo de massa feita de milho).

ARROZ ESPANHOL COM VEGETAIS

ARROZ  ESPANHOL  COM  VEGETAIS

Ingredientes:
Caldo de legumes:
3 cenouras em pedaços médios
2 cebolas em pedaços médios
1 talo de alho poró em pedaços médios
5 batatas em pedaços médios
10 quiabos em pedaços médios
3 pimentões vermelhos em pedaços médios, com sementes
3 pimentões amarelos em pedaços médios, com sementes
1 cabeça de alho
5 inhames em pedaços médios
5 carás em pedaços médios
100 g de grão de bico

Molho romesco:
2 pimentões vermelhos sem sementes
5 tomates
1 cabeça de alho
1 cebola branca
50 g de castanha do pará
100 ml de azeite

Arroz:
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
100 g de arroz bomba (próprio para paella)
4 cenouras coloridas, branqueadas (passadas rapidamente pela água fervente)
6 quiabos branqueados
5 mandioquinhas cozidas
2 cebolas roxas cortadas ao meio
2 buquês de brócolis branqueados
3 abobrinhas cortada em bastões
250 g de abóbora cabotiá assada, com a casca
Azeite extravirgem a gosto
Rabanetes laminados para decorar

Modo de preparar:
Caldo de legumes: Toste os ingredientes na churrasqueira ou na chapa. Coloque todos eles em uma panela alta, cubra com água e deixe cozinhar por 3 horas. Coe o caldo. Reserve as batatas, o inhame e o cará e processe os demais legumes no processador.
Molho romesco: No forno bem alto, a 250ºC, asse os legumes rapidamente, por cerca de 10 minutos. Reserve. Toste as castanhas em uma panela, até ficarem douradas e crocantes. Reserve. Remova a pele dos pimentões, junte as castanhas e o azeite e processe, até obter uma pasta. Reserve.
Arroz: Em uma panela que vá ao forno, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Junte um pouco do molho romesco, o arroz e refogue por mais alguns minutos. Adicione três conchas cheias de caldo de legumes e, em fogo médio, deixe cozinhar por 10 minutos, acrescente mais caldo se necessário. Ajuste o sal. Leve o arroz ao forno bem preaquecido, a 250ºC, por 6 minutos. Enquanto isso, toste os legumes na churrasqueira ou na chapa. Retire o arroz do forno, adicione um pouco mais de molho romesco e junte os legumes tostados. Regue com azeite, decore com rabanetes laminados e sirva.

BOLINHO DE FEIJOADA

BOLINHO  DE  FEIJOADA

Ingredientes:
Massa:
250 g de feijão preto, anteriormente colocado de molho em água por 4 horas
1 cebola picada miudinha
4 dentes de alho amassados
100 g de bacon triturado
100 g de paio triturado
2 folhas de louro
1 litro de água
1 pimenta dedo de moça bem picadinha
1 kg de farinha de trigo para dar liga
100 g de manteiga com sal
Sal a gosto

Recheio:
500 g de carne seca
1 maço de couve cortada fininha
Manteiga com sal para refogar a carne
Azeite suficiente para refogar a couve
Farinha de mandioca fininha para empanar

Modo de preparar:
Massa: Coloque em uma panela de pressão todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo e a manteiga. Deixe cozinhar por 30 minutos. Depois de cozida, triture a mistura no processador. Leve ao fogo a mistura com a manteiga e vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo sempre, até atingir o ponto de liga. Deixe esfriar.
Recheio: Cozinhe a carne seca em panela de pressão somente com água por cerca de 30 minutos. Desfie a carne e refogue-a na manteiga. Reserve. Refogue a couve no azeite e reserve.
Montagem: Com a massa, molde bolinhos pequenos. Abra espaço para colocar o recheio de carne seca e couve. Feche cada bolinho cuidadosamente. Em uma assadeira, coloque farinha de mandioca suficiente para empanar os bolinhos. Encha uma vasilha com água e, nela, mergulhe-os rapidamente; depois, passe-os pela farinha. Frite-os e sirva-os bem quentes com molho de pimenta caseiro.

BOLINHOS DE CAMARÃO

BOLINHOS  DE  CAMARÃO

Ingredientes:
400 g de camarões médios limpos, com o rabo
80 g de vagens frescas
1 colher (sopa) de talos de coentro fresco (sem as folhas)
1 colher (chá) de alho picado
2 colheres (sopa) de molho de peixe ou shoyu
1 litro de óleo para fritar
Folhas de bambu

Modo de preparar:
Pique os camarões bem miúdos. Branqueie as vagens por 1 minuto em água fervente, retire e mergulhe imediatamente em água gelada para interromper o cozimento. Escorra as vagens e corte em rodelas bem finas. Pique bem os talos de coentro e o alho. Coloque os camarões sobre uma tábua de corte e pique-os muito bem, até que se tornem uma pasta homogênea. Transfira essa pasta para um recipiente e misture com os rabos de camarão picados, o coentro, o alho, as vagens e o molho. Mexa até obter uma massa fácil de trabalhar. Unte as palmas das mãos com óleo e pegue pequenas porções da massa para formar bolinhas do tamanho de uma noz. Se necessário, entre uma bolinha e outra unte as mãos novamente. Coloque as bolinhas já modeladas sobre uma travessa ou tábua de corte. Aqueça o óleo em uma frigideira. Frite as bolinhas por uns 3 a 4 minutos, até que a carne dos camarões esteja cozida. Sirva sobre as folhas de bambu, acompanhado de shoyu.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

SOPA DE MANÍ

SOPA  DE  MANÍ

Ingredientes:
1/2 kg de amendoim cru descascado
5 litros de água filtrada
1 costela de vaca de 2 kg, bem limpa
1 tomate médio picado
3 cebolas médias picadas
3 cenouras médias raladas
5 dentes de alho picados
1 colher (chá) de cominho
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de açafrão da terra
2 xícaras (chá) de arroz
1 maço de salsinha fresca picadinha
1 colher (chá) de orégano
6 batatas médias picadas como batata palha
Óleo para fritar

Modo de preparar:
Deixe o amendoim de molho por pelo menos 4 horas. Leve o amendoim para bater no liquidificador, com a água do demolho, até alcançar a consistência de um creme homogêneo, levemente espesso. Se precisar, adicione mais água. Ferva a água filtrada. Coloque nessa água a costela, o tomate, a cebola, a cenoura, o alho, o cominho, o creme de amendoim e sal a gosto. Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por no mínimo 1 hora e meia. Retire a costela assim que der o ponto de uma carne macia e corte-a em pedaços. Meia hora antes de completar o tempo total de cozimento da sopa, dilua o açafrão-da-terra em água fria e coloque na panela junto com o arroz já lavado e um pouco da salsinha picada. Acrescente o orégano, esfregando entre as mãos para pegar melhor o sabor.  Frite as batatas em óleo quente até ficarem douradas. Sirva a sopa em prato fundo com um pedaço de costela, acrescente batata frita por cima e também o restante da salsinha picada.