Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

BRIGADEIRO DE MILHO VERDE DE COLHER

BRIGADEIRO  DE  MILHO  VERDE  DE  COLHER


Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 latas de milho verde
1 colher (sopa) de margarina
Coco ralado a gosto

Modo de preparar:
No liquidificador, bata o milho verde com a água e coe. Coloque a mistura em uma panela  e junte o leite condensado e a margarina. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Continue mexendo até soltar do fundo da panela. Sirva em copinhos e decore com canela ou coco ralado.

BRIGADEIRO DE CASTANHA DO PARÁ

BRIGADEIRO  DE  CASTANHA  DO  PARÁ

Ingredientes:
Leite de castanha do pará:
1/2 litro de leite integral
250 g de castanha do pará

Brigadeiro de castanha do pará:
1 lata de leite condensado
40 g de chocolate branco
230 ml de leite de castanha do pará
80 g de castanha do pará

Modo de preparar:
Leite de castanha do pará: Em uma panela, ferva a castanha do pará. Transfira para o liquidificador e bata até homogenizar. Coe e reserve o líquido.
Brigadeiro de castanha do pará: Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite de castanha do pará e a castanha. Cozinhe até o ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo e acrescente o chocolate branco. Misture até homogeneizar. Coloque em copínhos e leve à geladeira.

O PODER DOS CONDIMENTOS

O  PODER  DOS  CONDIMENTOS


Alho: Tem muitos nutrientes, mata bactérias, absorve colesterol, tem propriedades benéficas ao coração e de combate ao câncer. A lista de doenças para as quais o alho tem sido receitado e´ bastante extensa. As doenças tratadas vão desde acne, asma,  artrite, bronquite, distúrbios intestinais, dores de dente, picadas de insetos, parasitas, problemas digestivos, problemas de rins, reumatismo, pressão arterial elevada, coqueluche, tuberculose e verrugas, entre outras. Sabe-se que o alho contém vitaminas B1, B2, C e a provitamina  A, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e ingredientes controladores do colesterol. Use alho fresco e não guarde na geladeira.

Pimenta: Fonte de vitaminas B e C, tem propriedades anti-inflamatória e já existem estudos relacionando o consumo à prevenção de câncer de pele, próstata e artrite.

Cebola: Excelente fonte de vitamina C. Possui ainda efeitos anti oxidantes e nutrientes anti-câncer. Aumenta a densidade óssea e previne osteoporose. A cebola é usada principalmente como condimento, realçando o sabor dos alimentos. Entretanto, também pode ser utilizada crua em saladas e entradas e no preparo de sopas, patês, pães, biscoitos, ou frita à milanesa,assada com casca, no espeto, é um excelente acompanhamento para churrasco. A cebola conserva-se por tempo prolongado, 3 a 5 semanas, sem necessidade de refrigeração. Mantenha os bulbos em local seco, fresco, escuro e bem ventilado. A cebola é uma boa aliada para melhorar o funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. E mais, promove o bom funcionamento do aparelho circulatório, renal e reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago.O uso exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinais, principalmente se ela for consumida crua. Depois de cozida ou escaldada as suas propriedades fermentativas reduzem e elas já ficam mais suaves. Por outro lado o consumo da cebola crua melhora o equilíbrio da flora intestinal e reduz o risco do aparecimento do câncer do colo retal.

Alecrim: A erva facilita a longevidade, tem ação anti oxidante e inibe o crescimento de bactérias. Além de temperar saladas, pode ser usada em aves, peixes, arroz e sopas. Pode ser consumido como chá, fica muito bom. Pode ser empregado para aromatizar vinagres. Não perde seu sabor no cozimento, como outras folhas fazem. As folhas frescas possuem aroma mais puro, sendo preferidas. Ramos de alecrim, pode-se também ser colocados sobre carvão em brasa em churrasqueiras.

Coentro: Fonte de ferro, magnésio e manganês. Estudos indicam que o coentro diminui o índice de açúcar no sangue, o colesterol ruim e facilita a digestão. Pode ser usado no peixe, aves e legumes.

Salsa ou salsinha: O tempero mais comum da culinária brasileira junto com a cebolinha formando o cheiro verde tem propriedades medicinais, além de diurética, ela pode combater um dos males mais comuns da humanidade, as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo. Componentes químicos da salsa agem na circulação, eles impedem a formação de coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.  Pode ser usado em quase todos os tipos de  pratos, carnes, legumes, saladas, sopas...etc.

Dica: Coloque o cheiro verde na finalização do prato, coloque quando for desligar o fogo. Compre a salsinha fresca, lave, e congele.

Orégano: indicado no tratamento de tosse, dor-de-cabeça de origem nervosa e irritação.
O chá pode ser usado para aliviar enjoo do mar. O sabor característico da pizza vem da utilização do orégano, mas ainda pode ser utilizado em pratos a base de queijos, molhos, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos. A culinária italiana e grega conta com o orégano em suas receitas.

Manjericão: Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo frequentemente utilizadas no tratamento de enjoos, vômitos e dores de estômago. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos. É também usado na culinária popular, em saladas, recheio, molhos, sopas, sendo o principal ingrediente do pesto, um molho típico italiano.

Louro: Alivia azia, mau hálito e indisposição estomacal,  faça um chá com três folhas bastante açúcar adicionando suco de limão. A parte usada são as folhas e são encontradas fresca, seca ou desidratada. Combate a tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia. Na cozinha é usado para carnes, feijão, legumes, carnes cozidas.

Cominho: A medicina caseira aconselha uma xícara de chá de folhas de cominho contra a má digestão, é tonificante de órgãos digestivos, age no sistema imunitário e previne cancros. Este condimento vai bem com qualquer tipo de prato salgado, desde que bem dosado, apesar da pequena semente de cominho ter uma aparência bastante modesta, é bastante forte no que toca ao sabor, que pode ser descrito como penetrante e apimentado, com ligeiros indícios de citrinos. Seu uso é adequado em pratos que exigem cozimento longo, pois seu óleo essencial é liberado lentamente. O cominho está disponível tanto como semente inteira como em pó. Na culinária usam-se do cominho as folhas,os grãos  e os pós. Pode ser usado nos preparos de molhos para carnes e peixes, legumes, ovos, queijos e sopas. No Brasil não é muito conhecido, sendo mais usado no nordeste brasileiro.

Urucum de cor vermelha: No Brasil, a tintura de urucum em pó é conhecida como colorau, e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos,  usa-se muito no nordeste. Açafrão: De cor amarela, é digestivo, anti espasmódico. É utilizado para dar uma coloração amarelada ao arroz e em sopas e massas e na indústria alimentícia como condimento, corante natural e aromatizante. Usada principalmente na elaboração de risotos, paella, sopa de peixe e bacalhau à espanhola.

CUCA DE BANANA

CUCA  DE  BANANA

Ingredientes:
8 bananas nanicas bem maduras
2 xícaras (chá) de trigo
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1/4 de xícara (chá) de açúcar
200 g de margarina
1 pote de doce de leite (200 g)

Modo de preparar:
Corte as bananas ao meio no sentido horizontal. Em uma tigela, misture o trigo, a aveia, o açúcar e a margarina até formar uma farofa bem úmida. Em uma forma com aro removível, coloque uma camada de farofa, por cima distribua as bananas e o doce de leite em colheradas. Repita a operação. Coloque o restante da farofa e asse em forno pré aquecido a 200ºC por 35 minutos ou até dourar bem. Deixe esfriar e desenforme.Se preferir, substitua a banana por maçã e o doce de leite por goiabada.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

PATÊ DE QUEIJO

PATÊ  DE  QUEIJO

Ingredientes:
1 cebola média ralada
1 dente de alho picadinho
1 pacote de queijo ralado
1 pote de maionese
1 caixinhe de creme de leite
2 colheres (sopa) de margarina
Cheiro verde e cebolinha picada a gosto

Modo de preparar:
Em uma vasilha, junte todos os ingredientes e misture bem. Se quiser adicione azeitonas picadas. Sirva a seguir.

SALADA DE SOJA

SALADA  DE  SOJA

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de grãos de soja cozidos
3 tomates sem sementes e picados
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
1 cebola média picada
1 pepino pequeno picado
3 palmitos picados
1 cenoura pequena ralada
1 beterraba pequena cozida e picada
Sal, cheiro verde picado, azeite e suco de limão a gosto

Modo de preparar:
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes muito bem e leve à geladeira. Sirva fria acompanhada de folhas.

DOCE DE MAMÃO MADURO

DOCE  DE  MAMÃO  MADURO

Ingredientes:
1 mamão grande e maduro
200 g de coco ralado
500 g de açúcar cristal
3 cravos
1 pedaço de canela em pau

Modo de preparar:
Descasque o mamão e retire as sementes. Bata no liquidificador. Numa panela, junte o mamão batido, o coco, o açúcar, o cravo e a canela. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Espere esfriar e sirva com sorvete ou use como recheio de crepes.

PATÊ DE SARDINHA

PATÊ  DE  SARDINHA


Ingredientes:
1 lata de sardinha com óleo
1 cebola média ralada
1 dente de alho picadinho
1 lata de creme de leite
Sal e cheiro verde picado a gosto

Modo de preparar:
Numa vasilha, amasse bem a sardinha com um garfo. Junte os demais ingredientes e misture bem. Leve à geladeira por 1 hora. Sirva com torradas e biscoitos.

BISCOITINHO DA VOVÓ

BISCOITINHO  DA  VOVÓ

Ingredientes:
1 e 1/3 de xícara (chá) de polvilho doce
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo inteiro
1 colher (café) de fermento em pó

Modo de preparar:
Em uma tigela, misture todos os ingredientes muito bem até a massa ficar homogênea. Pegue pequenas porções da massa, faça bolinhas com as mãos e coloque numa assadeira untada. Com os dentes de um garfo pressione cada bolinha até ficarem achatadas e com marquinhas do garfo. Leve ao forno mádio pré aquecido (180º C) por 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva em seguida.

ARROZ DE POLVO

ARROZ  DE  POLVO

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de alho picado
1 cebola média picada
2 xícaras (chá) de arroz branco
400 g de tentáculos de polvo cozido e fatiado
1/2 lata de tomate pelati
4 xícaras (chá) de água do cozimento do polvo
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
1 maço de brócolis cozido e picado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho com a cebola. Assim que dourar, junte o arroz, os tentáculos de polvo e o tomate e refogue bem. Acrescente a água do cozimento do polvo, o vinho, o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar até que a água seque. Adicione o brócolis, misture bem e desligue o fogo. Sirva a seguir.

QUIBE DE MANDIOCA COM CARNE MOÍDA

QUIBE  DE  MANDIOCA  COM  CARNE  MOÍDA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de trigo para quibe
1 xícara (chá) de água quente
1/2 cebola grande ralada
1 dente de alho picado
1/4 de xícara (chá) de hortelã picada
1 e 1/2 xícara (chá) de mandioca cozida e espremida
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de pimenta síria
2 colheres (sopa) de trigo
500 g de carne moída e refogada
Sal a gosto

Modo de preparar:
Numa tigela coloque o trigo para quibe e a água quente e deixe de molho por 1 hora.Em outra tigela, coloque a cebola ralada, o alho, a hortelã, a mandioca, a manteiga, a pimenta, o sal, e o trigo para quibe e misture muito bem. Acrescente o trigo aos poucos, misturando com as mãos até dar o ponto de enrolar. Pegue pequenas porções da massa, abra com a palma da mão formando um disco, coloque uma porção de carne moída, feche e modele no formato de quibe. Frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

DOCE DE GOIABA

DOCE  DE  GOIABA



Ingredientes:
1 kg de goiaba madura
500 g de açúcar cristal
1/2 litro de água
Canela em pau a gosto

Modo de preparar:
Lave e descasque as goiabas. Corte-as ao meio e retire as sementes. Em uma panela grande, dissolva o açúcar na água. Junte a canela e leve ao fogo. Deixe a calda engrossar ligeiramente. Junte as goiabas e deixe cozinhar por 15 minutos, cuidando para que a fruta não desmanche. Retire do fogo e deixe esfriar.

DOCE DE MANGA VERDE

DOCE  DE  MANGA  VERDE

Ingredientes:
8 mangas verdes
700 g de açúcar cristal
2 litros de água

Modo de preparar:
Descasque as manga e corte em cubinhos. Em uma panela, coloque as mangas e metade da água. Leve ao fogo e assim que levantar fervura retire do fogo e troque a água pela outra metade e leve novamente ao fogo por cerca de 1 hora, mexendo até a manga ficar mole. Acrescente o açúcar e misture bem, vá mexendo por cerca de mais 1 hora ou até que o doce comece a soltar do fundo da panela. Retire do fogo e despeje em uma vasilha e espere esfriar.

BISCOITO DE CEBOLA

BISCOITO  DE  CEBOLA

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de manteiga amolecida
1 envelope de creme de cebola
1 ovo inteiro
1 gema misturada com 1 colher (sopa) de azeite para pincelar

Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira por 1 hora. Abra a massa em uma superfície polvilhada com trigo. Corte a massa no formato desejado. Pincele os biscoitos com a gema . Leve ao forno médio (180º) em assadeira untada por aproximadamente 40 minutos. Guarde em recipiente bem fechado.

ALGUNS ALIMENTOS FUNCIONAIS

Conheça o que esses alimentos podem favorecer a sua saúde

AVEIA: Diminui o colesterol ruim. É aconselhável digerir 40 g por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.

ALHO: Baixa a pressão arterial, combate o colesterol ruim equilibra os níveis do colesterol bom. É aconselhável digerir um dente por dia.

AZEITE DE OLIVA: Ajuda muito na redução do colesterol ruim. Utilizar o azeite no lugar do óleo, margarina ou manteiga é possível reduzir em até 40% o risco de doenças do coração. É aconselhável digerir 15 mililitros por dia ou uma colher (sopa rasa).

CASTANHA DO PARÁ: Também como a noz, pistache e amêndoa, a castanha previne problemas cardíacos. É aconselhável digerir 30 g por dia ou de cinco a seis unidades.

CHÁ VERDE: É possível prevenir tumores malignos, é eficaz em tratamento de obesidade e pedras nos rins . Alem que ainda pode diminuir as doenças do coração. É aconselhável digerir de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).

MAÇÃ: Auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata. É aconselhável digerir cinco porções de frutas por dia.

PEIXES: Os peixes são ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Ainda é possível reduzem dores de artrite, melhorar a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer. É aconselhável digerir pelo menos 180 gramas por semana.

SOJA: Reduz o risco de doenças cardiovasculares. Seu consumo regular pode diminuir os níveis do colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon. É aconselhável digerir 150 g de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá.

TOMATE: É um aliado na prevenção do câncer de próstata. É aconselhável digerir uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

VINHO TINTO: A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração. É aconselhável digerir dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.

BALAS TOFFEE CASEIRA

BALAS  TOFFEE  CASEIRA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite
1/4 de xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de açúcar granulado
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Modo de preparar:
Em uma panela, misture todos os ingredientes, menos o bicarbonato de sódio. Leve ao fogo, mexendo até derreter o açúcar. Pare de mexer e deixe engrossar bem. Retire do fogo, adicione o bicarbonato e bata na batedeira, até o ponto de bala dura. Despeje na pedra de mármore untada e corte em tirinhas e depois em pedaços, como bala de coco.

BOLINHO DE ARROZ RECHEADO

BOLINHO  DE  ARROZ  RECHEADO

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cozido
2 batatas grandes cozidas e amassadas
1 ovo inteiro
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Sal, pimenta e salsinha a gosto

Recheio:
150 g de mussarela em cubinhos

Modo de preparar:
Em um recipiente, misture a batata com o arroz. Acrescente o ovo e o queijo e misture bem. Acrescente o sal, a pimenta, a salsinha e o fermento continue misturando muito bem. Faça as bolinhas com a massa e recheie. Frite em óleo bem quente até ficarem dourados. Escorra em papel toalha e sirva.

PATÊ DE MILHO VERDE

PATÊ  DE  MILHO  VERDE

Ingredientes:
1 lata de milho verde, escorrido
1 cebola pequena
1/2 pote de maionese
Salsinha picada

Modo de preparar:
No liquidificador, bata o milho, a cebola e a salsinha. Coloque o creme batido em um recipiente a acrescente a maionese e misture bem. Conserve na geladeira.

SALSICHA EMPANADA

SALSICHA  EMPANADA

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de água
2 e 1/2 xícaras (chá) de trigo
2 colheres (sopa) de óleo
1 sachê de tempero completo
1 kg de salsicha
Sal a gosto
Farinha de rosca para empanar

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque as salsichas e leve ao fogo por 5 minutos. Retire do fogo, escora e reserve. Em outra panela, misture a água, o trigo, o óleo, o tempero e o sal. Leve ao fogo mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Retire do fogo e reserve. Corte todas as salsichas pela metade. Com as mãos untada de óleo enrole cada salsicha em um pouco da massa, passe na farinha de rosca e frite em óleo bem quente. Coloque em papel toalha para retirar o excesso de óleo.

BRIGADEIRO DE FORNO

BRIGADEIRO  DE  FORNO

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite ( a mesma medida do leite condensado)
1 colher (sopa) de maisena
3 gemas
1 colher (sopa) de margarina
10 colheres (sopa) de achocolatado em pó
Chocolate granulado para decorar

Modo de preparar:
No liquidificador, bata todos os ingredientes. Unte um refratário e coloque a mistura. Leve ao forno médio até que fique com a consistência de creme. Retire do forno e deixe esfriar. Decore com o chocolate granulado ou em raspas. Conserve na geladeira.

GELADO DE CAFÉ

GELADO  DE  CAFÉ

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1 e 1/2 colheres (sopa) de café solúvel
1 colher (sopa) de margarina
1 e 1/2 pacotes de biscoito de amido de milho (maisena)
1 barra de chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite

Modo de preparar:
Em uma panela, misture as duas latas de leite condensado, o café e a margarina, coloque em fogo baixo e mexa até que adquira uma consintência de brigadeiro, em outra panela, derreta o chocolate e misture o creme de leite. Em um refratário, monte a sobremesa intercalando as camadas do brigadeiro de café, as bolachas maisena e por último o chocolate derretido. Jogue chocolate picado por cima e sirva bem gelado.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PICOLÉ DE LEITE EM PÓ

PICOLÉ  DE  LEITE  EM  PÓ




Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de leite em pó
1/2 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no mixer ou no liquidificador, coloque em forminhas de picolé ou copinhos com palito de soverte e leve para o freezer até gelar.

ARROZ COMPLETÃO NA PANELA DE PRESSÃO

ARROZ  COMPLETÃO  NA  PANELA  DE  PRESSÃO

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cru
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
4 batatas cortadas em rodelas grossas
2 gomos de linguiça calabresa defumada e cortada em rodelas
4 xícaras (chá) de água fria
2 cubos de caldo de galinha
1 tomate sem pele e sem sementes picado
2 colheres (sopa) de óleo
Sal, salsinha, cebolinha e orégano a gosto
Queijo ralado para polvilhar

Modo de preparar:
Coloque na panela de pressão, o óleo, a cebola, e o alho e refogue até que a cebola fique transparente. Retire do fogo e coloque por cima desse refogado os ingredientes na seguinte ordem, formando camadas: a batata, a linguiça, o arroz, o tomate, os temperos, o caldo de galinha esfarelado, o sal e por último a água fria. Tampe a panela e leve ao fogo. Quando a panela começa a chiar, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Apague o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Não force a saída da pressão, pois, esse tempo com a pressão na panela desligada é necessário para o preparo da receita. Abra a panela e coloque o arroz em um refratário. Polvilhe o queijo ralado e sirva em seguida, acompanhado de um salada verde.

BRÓCOLIS EMPANADO

BRÓCOLIS  EMPANADO

Ingredientes:
1 maço de brócolis cortados em buquês
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos inteiros
1/2 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque a água e o sal. Quando ferver, junte os brócolis lavados e afervente por 1 minuto. Escorra e em seguida passe na água fria para encerrar o cozimento. Em uma tigela, misture o trigo, os ovos, o leite, o sal, a pimenta, o queijo e o fermento. Empane os buquês de brócolis nesta mistura e frite no óleo quente até dourar. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.

QUIABO COM LINGUIÇA

QUIABO  COM  LINGUIÇA

Ingredientes:
1 kg de quiabo cortado em rodelas
1/2 kg de linguiça cortada em rodelas
500 ml de água
2 tomates grandes picados
1 cebola grande picada em rodelas
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de vinagre
1 xícara (chá rasa) de óleo
Sal, salsa e cebolinha a gosto

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque o óleo e o alho e deixe dourar. Em seguida coloque o quiabo. Acrescente o vinagre para retirar a babá do quiabo. Acrescente a linguiça, o tomate, a água e o sal. Deixe cozinhar por alguns minutos. Para finalizar, coloque a salsa, a cebola e a cebolinha e sirva.

SOPA DE FRANGO E GRÃO DE BICO

SOPA  DE  FRANGO  E  GRÃO  DE  BICO

Ingredientes:
1/2 cebola grande picada
1 dente de alho amassado
4 filés finos de frango cortados em cubos
1 cenoura sem casca cortada em cubos
1 xícara (chá) de nabo cortado em cubos
1 xícara (chá) de vagem picada (ou ervilha fresca)
1/4 de repolho cortado em tiras (ou 4 folhas de couve)
1/2 tomate sem pele cortado em cubos
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1/2 talo de salsão picado
1 xícara (chá) de grão de bico cozido al dente
1 litro de água fervente
Sal, pimenta do reino, curry e salsa picada a gosto

Modo de preparar:
Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho com 2 colheres (sopa) de água. Coloque o frango, um pouco de sal e pimenta e refogue até o frango ficar branco. Adicione a cenoura, o nabo, a vagem e o repolho e refogue. Junte o tomate e refogue por mais alguns minutos. Acrescente o grão de bico, o salsão, os temperos e a água fervente aos poucos. Tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Ajuste o sal e sirva com a salsa.

SOPA DE MAÇÃ VERDE E ABÓBORA

SOPA  DE  MAÇÃ  VERDE  E  ABÓBORA

Ingredientes:
e dentes de alho amassado
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 maçã verde grande sem casca e picada
4 xícara (chá) de abóbora japonesa em cubos
1 rodela fina de gengibre ralado
1 litro de água fervente
1 pitada de sal e de pimenta do reino
Semente de abóbora ou girassol e salsa para decorar

Modo de preparar:
Em uma panela funda, refogue o alho e a cebola no azeite. Junte a maçã e refogue até dourar. Adicione a abóbora e o gengibre. Acrescente a água aos poucos (2 conchas a cada 2 minutos, até terminar a água). Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Deixe amornar e bata no liquidificador. Volte para panela e ajuste o sal. Sirva com as sementes de abóbora e decore com salsa.

PANQUECA DE ABÓBORA E CANELA

PANQUECA  DE  ABÓBORA  E  CANELA

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de abóbora cozida e amassada
1 colher (café) de fermento em pó
2 claras de ovo
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de aveia
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1/2 colher (café) de canela em pó
Óleo para untar a forma

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque 1/2 concha da massa em uma frigideira untada e aquecida. Doure dos dois lados. Repita o processo com o restante da massa. Recheie como preferir.

DOCE DE ABÓBORA LIGHT

DOCE  DE  ABÓBORA  LIGHT

Ingredientes:
1 kg de abóbora moranga sem a casca e cortada em pedaços
1/2 xícara (chá) de adoçante culinário
2 canelas em pau
5 cravos da índia
5 colheres (sopa) de água

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar até a abóbora ficar bem macia e acrescente mais água se necessário. Amasse com um garfo os pedaços que não se desmancharem. Sirva geladinho.

ESCONDIDINHO DE ABÓBORA E CARNE

ESCONDIDINHO  DE  ABÓBORA  E  CARNE

Ingredientes:
200 g de carne magra moída (alcatra, patinho)
1 tomate sem pele e sem sementes, picado
1 colher (sopa) de requeijão 
3 cebolas médias, picadas
6 dentes de alho, picados
2 envelopes de caldo de galinha
1/2 abóbora japonesa sem casca, cortada em cubos

Modo de preparar:
Refogue 2/3 da cebola e 4 dentes de alho em 1 colher (sopa) do caldo dissolvido de acordo com as instruções do fabricante. Junte a abóbora e o restante do caldo. Deixe cozinhar até a abóbora amolecer. Espere amornar e passe no processador ou bata no liquidificador e reserve. Refogue a carne com o restante da cebola e do alho. Acrescente o tomate e o requeijão. Sirva em tigelas individuais, com a carne no fundo e o purê de abóbora por cima.

SOPA DE ABÓBORA E GENGIBRE

SOPA  DE  ABÓBORA  E  GENGIBRE

Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 cebola média picada
4 xícaras (chá) de abóbora sem casca e em pedaços
1 colher (café) de raspas de gengibre
1 litro de água
1 pitada de orégano
Sal e salsinha a gosto

Modo de preparar:
Aqueça o azeite, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora. Junte o gengibre, o sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte ao fogo, acrescente o orégano e sirva com a salsinha.