BARRINHAS DE AVEIA RECHEADAS COM TÂMARAS E CHOCOLATE AMARGO
Ingredientes:
Recheio:
35 tâmaras gigantes sem caroço ou cerca de 230 g de tâmaras normais sem caroço
1 xícara (xícara) de água quente
2 colheres (chá) de café instantâneo em pó
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Barrinhas de aveia:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia sem glúten
1 xícara (chá) de aveia em flocos sem glúten
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2/3 de xícara (chá) de açúcar de coco, mascavo ou demerara
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1/2 xícara (chá) de óleo de coco, derretido/líquido
90 g de chocolate amargo vegano (pelo menos 70% cacau), picadinho grosseiramente
Modo de preparar:
Pré aqueça o forno a 180°C. Forre uma forma quadrada de 20 cm com papel manteiga para facilitar a remoção das barrinhas depois. Unte adicionalmente o papel manteiga, isso é importante.
Recheio: Primeiro: coloque as tâmaras, a água quente e o café instantâneo em um processador e bata até que vire uma pasta lisa, cerca de 2 minutos. Aguarde a pasta resfriar e engrossar por cinco minutos e enquanto isso prepare a base.
Barrinhas de aveia: Em uma tigela grande, misture a farinha de aveia, a aveia em flocos, o bicarbonato, o açúcar, a canela, o sal e a baunilha. Adicione então o óleo de coco e misture até virar uma massa crocante. Separe uma xícara da mistura, ela será usada para a cobertura. Pressione o restante da mistura na forma forrada/untada. Faça bastante pressão para que fique bem compacta e firme. Em seguida, espalhe a mistura de tâmaras por cima da base crocante. Salpique o chocolate picadinho e então por cima a cobertura que você separou na etapa acima. Asse por 30 a 35 minutos ou até que a parte de cima esteja levemente escurecida. Transfira a fôrma para uma grade e deixe em temperatura ambiente por pelo menos uma hora. Em seguida, remova da fôrma, deixando a massa por inteiro resfriar por completo (NÃO fatie enquanto a massa estiver quente/morna! Sugiro colocar na geladeira e deixar gelar antes de cortar em quadradinhos porque elas ficam mais firmes).