Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2019

TORTA DE ABOBRINHA E QUEIJO DE CABRA

TORTA  DE  ABOBRINHA  E  QUEIJO  DE  CABRA

Ingredientes:
1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino
10 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em tablete e gelada; corte em cubos de 1,25 cm
1/2 colher (chá) de vinagre de vinho branco
5 colheres (sopa) de água gelada
680 g de abobrinha, sem casca e cortada em fatias de 0,3 cm de espessura
2 colheres (sopa) de azeite de boa qualidade, dividido
230 g de queijo de cabra cremoso integral, à temperatura ambiente 
1 colher (chá) de folhas de tomilho fresco, picadas em pedaços bem pequenos
1/4 de colher de chá de raspas de limão siciliano

Modo de preparar:
Na tigela de um processador de alimentos equipado com uma lâmina de aço, coloque a farinha, 3/4 de colher (chá) de sal, a manteiga e aperte a tecla “pulse” por 12 a 14 vezes, até que a manteiga fique do tamanho de ervilhas. Com o processador de alimento em funcionamento, despeje o vinagre e a água gelada através do tubo de alimentação e continue a processar até que a massa se aproxime. Despeje a mistura em uma bancada de trabalho enfarinhada, molde no formato de um disco, em seguida enrole em um saco plástico e coloque na geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, coloque a abobrinha em uma peneira e coloque em um prato. Acrescente 2 colheres (chá) de sal e reserve por 30 minutos. Espalhe a abobrinha em um pano de prato limpo, enrole e esprema delicadamente para remover um pouco do líquido. Coloque as fatias de abobrinha em uma tigela e misture com 1 colher de sopa de azeite. Acrescente o queijo de cabra, o tomilho, as raspas de limão, 1/2 colher de chá de sal, 1/4 de colher (chá) de pimenta e reserve. Preaqueça o forno a 200ºC. Em uma bancada de trabalho, enfarinhada, abra a massa em um círculo de 28cm e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Espalhe a mistura de queijo de cabra por cima da massa, deixando uma borda de 1,2 cm. Coloque as fatias de abobrinha em círculos sobrepostos, começando na borda da massa (a abobrinha vai encolher quando for assada). Continue sobrepondo as fatias de abobrinha até que toda a torta esteja coberta. Regue a colher de sopa restante de azeite e polvilhe a pimenta. Asse, por 40 a 50 minutos, até que a massa esteja dourada. Corte em fatias e sirva quente, morno ou à temperatura ambiente.

CARPACCIO DE TOMATE E PEPINO

CARPACCIO  DE  TOMATE  E  PEPINO

Ingredientes:
2 tomates médios cortados em rodelas finas
 1 pepino médio cortado em rodelas finas
 1 colher (sopa) de mostarda
 1 colher (sopa) de azeite de oliva
 1/2 colher (sopa) de suco de limão
 1 colher (sopa) de água
 2 colheres (sopa) de alcaparras picadas
 2 pitadas de sal

Modo de preparar:
Em uma travessa de servir redonda, disponha camadas de tomate intercaladas com camadas de pepino. À parte, misture a mostarda, o azeite, o suco de limão, a água, as alcaparras e o sal. Sirva a salada com o molho à parte.

SALADA DE CARPACCIO DE TOMATE

SALADA  DE  CARPACCIO  DE  TOMATE

Ingredientes:
2 gemas de ovos (extra grandes), em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de mostarda dijon, em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de alho picado 
2 filés de anchova, escorra todo o líquido
1/2 xícara (chá) de suco de limão siciliano espremido na hora
3/4 de xícara (chá) de azeite de oliva, de boa qualidade
1/4 de xícara (chá) de óleo de canola
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão, ralado na hora 
4 a 5 tomates vermelhos grandes e firmes, porém maduros
1/2 colher (chá) de flor de sal
2 colheres (sopa) de alcaparras, se estiver na salmoura escorra
1/4 de folhas frescas de manjericão, cortadas em tiras
60 g de queijo parmesão italiano, corte em lascas usando um descascador de legumes
Sal e pimenta do reino, moída na hora

Modo de preparar:
Em um processador de alimentos, usando uma lâmina de aço, coloque as gemas, a mostarda, o alho, as anchovas, o suco de limão, 2 e 1/2 colheres (chá) de sal, 1 colher (chá) de pimenta e processe por 15 segundos. Em um copo de medidas de vidro, coloque o óleo e o azeite. Com o processador de alimentos funcionando, despeje lentamente a mistura de óleos em um fluxo fino e contínuo no tubo de alimentação, faça da mesma forma que você faria uma maionese. Adicione o parmesão ralado e processe novamente para combinar. Você ficará com um molho fino o suficiente para regar os tomates. Despeje bastante molho no meio de cada um dos 4 pratos. Retire as sementes dos tomates e corte-os em fatias com cerca de 1 cm de espessura (no sentido transversal); use uma faca serrilhada. Arrume as fatias de tomate sobrepostas nos pratos, de uma forma decorativa. Polvilhe com a flor de sal e, usando uma colher de sopa, regue com um pouco mais de molho por cima dos tomates. Polvilhe com as alcaparras, o manjericão, o queijo parmesão e a pimenta. Sirva à temperatura ambiente com uma pequena tigela de molho extra, como acompanhamento.

CARAMELO DE CHOCOLATE, AMÊNDOA E CEREJA

CARAMELO  DE  CHOCOLATE,  AMÊNDOA  E  CEREJA

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de amêndoas cruas, tostadas e picadas
1/2 xícara (chá) de gotas de chocolate meio amargo 60%
1/2 xícara (chá) de cerejas secas, grosseiramente picadas
3 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água 
Raspas de 1 laranja
Óleo vegetal para untar a assadeira

Modo de preparar:
Unte uma assadeira com a lateral baixa com óleo vegetal. Acrescente as amêndoas, as gotas de chocolate, as raspas de laranja e as cerejas em uma tigela pequena e misture, em seguida, espalhe todos os ingredientes em uma camada uniforme até cobrir toda a assadeira. Em uma panela média, misture o açúcar juntamente com 1/2 xícara (chá) de água e cozinhe, em fogo médio alto, mexendo sempre até dissolver o açúcar. Uma vez que o açúcar se dissolva, pare de mexer e, utilizando um pincel de pastelaria mergulhado em água, pincele os lados da panela algumas vezes para incorporar qualquer açúcar que tenha ficado preso na lateral da panela. Continue cozinhando, por mais 15 a 20 minutos, até que o xarope de açúcar fique com uma cor caramelo dourada. Com cuidado, despeje o açúcar caramelizado sobre a mistura de amêndoas que está na assadeira. Tenha cuidado para não mover a assadeira, pois estará muito quente. Deixe esfriar por pelo menos 2 horas. Quebre o caramelo em pedaços e coloque em saquinhos para “gostosuras ou travessuras” do halloween.