Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PÃO DE ERVA MATE

PÃO  DE  ERVA  MATE

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico seco
100 g de erva mate
50 ml de azeite
1 pitada de açúcar
Sal e água morna, o quanto baste

Modo de preparar:
Misture o fermento com uma colher de farinha de trigo, o açúcar e água morna. Forme uma pasta e deixe descansar até criar bolhas e dobrar de volume. Misture a erva-mate com o dobro de seu volume de água fria. Deixe 5 minutos e coe. Em uma vasilha, misture toda a farinha e o fermento crescido, o sal e, aos poucos, vá acrescentando a infusão de erva mate. Sove a massa até não grudar mais nas mãos. Por fim, coloque o azeite e sove mais um pouco. Deixe a massa descansar por 1 hora. Divida a massa em quatro partes, molde-a no formato desejado e deixe fermentar novamente, até dobrar de tamanho. Preaqueça o forno a 220°C e asse os pães por aproximadamente 40 minutos. Sirva com uma boa manteiga ou azeite temperado com sal e pimenta do reino. Para o pão ficar com uma casquinha crocante, ponha junto no forno uma fôrma com água. O vapor ajuda a criar aquela casquinha gostosa.

BOLINHO DE MAÇÃ COM ESPECIARIAS

BOLINHO  DE  MAÇÃ  COM  ESPECIARIAS

Ingredientes:
220 g de açúcar cristal
110 g de açúcar mascavo
330 g de manteiga
6 ovos
330 g de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de baunilha
540 g de maçã fuji picada sem casca
1 pitada de sal
210 g de nozes quebradas
Especiarias moídas a gosto: cravo, canela, cardamomo, anis estrelado, noz moscada

Modo de preparar:
Bata os ovos e reserve. Misture o açúcar mascavo com o cristal e a manteiga e bata suavemente. Acrescente os ovos batidos e a farinha de trigo peneirada, misturando suavemente, sem bater. Em seguida, faça o mesmo com o fermento, o sal, as nozes, a maçã e as especiarias. Despeje 150 g da massa em cada forminha de mini panetone. Decore com nozes picadas e junte uma pitada de especiarias. Leve ao forno preaquecido a 175ºC e asse por 18 a 25 minutos. 

PÃO PIQUENIQUE DE MILHO

PÃO  PIQUENIQUE  DE  MILHO

Ingredientes:
25 g de manteiga
1 cebola pequena em cubinhos
1 xícara (chá) de milho verde em conserva já escorrido ou congelado
1/3 de xícara (chá) de pimentão verde (ou pimentãozinho cambuci) em cubinhos
2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (chá) de sal
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 de xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
2 ovos

Modo de preparar:
Aqueça o forno a 180°C (médio), unte com manteiga e polvilhe com fubá uma fôrma média para bolo inglês. Numa panela média, aqueça a manteiga e nela doure a cebola. Junte o milho, o pimentão, sal, espere aquecer, acrescente as ervas e passe para uma tigela. Numa outra tigela, misture o fubá, o açúcar, o queijo, o sal e o fermento, depois junte o óleo, o leite, por fim os ovos e mexa até conseguir uma massa homogênea. Junte o refogadinho de milho e coloque na fôrma. Asse por uns 40 minutos, até que o bolo esteja crescido, bem dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Deixe esfriar antes de desenformar, de fatiar e de sair para o piquenique.

BROA DE MILHO COM QUEIJO E COCO

BROA  DE  MILHO  COM  QUEIJO  E  COCO

Ingredientes:
4 ovos

1 copo (americano de óleo

2 copos (americano) de coalhada (ou leite)

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de milho em flocos
1 xícara (chá) de coco ralado
1/4 de queijo minas frescal picadinho
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparar:
Bata no liquidificador os ovos com o óleo, a coalhada (ou leite) e o açúcar. Despeje a mistura numa vasilha e acrescente a farinha de milho, o queijo e, por último, o fermento. Misture bem para incorporar os ingredientes. Unte uma assadeira quadrada com manteiga, polvilhe açúcar, despeje a massa e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Corte em quadradinhos antes de servir.

QUINDIM DE CHOCOLATE

QUINDIM  DE  CHOCOLATE

Ingredientes:
50 g de coco ralado seco, hidratado em 60 ml de leite 
2 colheres (sopa) de margarina derretida
1 xícara (chá) de açúcar 
9 gemas passadas pela peneira
100 g de chocolate meio amargo derretido

Modo de preparar:
Numa tigela coloque coco ralado seco hidratado no leite, margarina derretida, açúcar e gemas passadas pela peneira; misture bem. Adicione o chocolate meio amargo derretido e misture. Coloque esta massa em forminhas untadas e polvilhadas com açúcar. Leve ao forno alto a 200°C em banho-maria por 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

QUINDIM II

QUINDIM  II

Ingredientes:
350 g de coco ralado seco fino
1 e 1/3  de copo (americano) de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
16 gemas
100 g de manteiga
Glucose de milho (karo) derretida para untar

Modo de preparar:
Misture a manteiga, o coco, o leite e o açúcar. Adicione as gemas passadas antes por uma peneira. Unte com glucose derretida 15 forminhas. Coloque a massa e asse em banho maria, a 150ºC, por 40 minutos. Desenforme os quindins ainda quentes.
Dica: É a glucose que dá brilho ao quindim, basta aquecê-la por 30 segundos no micro ondas e untar as forminhas.

BEM CASADO

BEM  CASADO

Ingredientes:
Pão de ló:
8 ovos 
1 e 1/3 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de amido de milho (maisena)
Doce de leite pastoso, a gosto, para o recheio

Calda de açúcar:
700 g de açúcar
350 ml de água quente

Modo de preparar:
Bata os ovos com o açúcar na batedeira até obter um creme fofo. Adicione a farinha e o amido de milho e misture com uma colher. Com uma espátula, espalhe uma camada de massa com 1/2 cm de espessura sobre um silpat (tapete de silicone) ou sobre uma folha de papel-manteiga untada, apoiada no fundo de uma assadeira. Leve ao forno por 5 minutos, a 160ºC. Deixe esfriar. Corte a placa de massa ao meio e cubra uma delas com doce de leite. Ponha a outra por cima e leve à geladeira. Para a calda, misture a água quente com o açúcar e espalhe sobre o bolo recheado. Deixe açucarar naturalmente e corte em quadradinhos de 4 centímetros, usando uma faca umedecida em água quente.

BRIGADEIRO COM CROSTA DE CEREAIS

BRIGADEIRO  COM  CROSTA  DE  CEREAIS


Ingredientes:
2 latas de leite condensado
150 g de manteiga
1/3 de xícara (chá) de cacau em pó
350 g de cereal de milho (tipo corn flakes)
400 g de chocolate meio amargo

Modo de preparar:
Misture os três primeiros ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Mexa sem parar até que a massa se desprenda do fundo da panela.  Passe o brigadeiro para uma vasilha plástica e leve à geladeira para esfriar. Derreta o chocolate e junte com o cereal. Estique essa mistura sobre um silpat (tapete de silicone) e leve à geladeira. Quando estiver fria, retire da geladeira, assim como a massa de brigadeiro. Enrole então os brigadeiros e finalize com uma camada da mistura de chocolate com cereal.

PUDIM DE LEITE

PUDIM  DE  LEITE

Ingredientes
5 latas de leite condensado
1/2 litro de leite
10 gemas peneiradas
1/2 kg de açúcar
2 colheres (sopa bem cheias) de glucose de milho (karo)
350 ml de água

Modo de preparar:
Coloque o açúcar, a glucose e metade da água para ferver. Quando atingir a cor de caramelo, coloque a segunda metade da água (cuidado, pois costuma espirrar). Mexa bem e apague o fogo antes de ferver, para que a segunda água não evapore. Coloque a calda em uma forma retangular de 25 X 10 cm. Deixe esfriar completamente. Misture manualmente o leite condensado, o leite e as gemas. Ponha a mistura na forma. Cubra a forma com papel-alumínio e asse por 1 hora em banho-maria em forno preaquecido a 100ºC. Tire do forno e leve diretamente à geladeira. Deixe gelar por 24 horas. Corte em quadradinhos na hora de servir.

CALDA FUDGE DE CHOCOLATE, CARAMELO E FLOR DE SAL

CALDA  FUDGE  DE  CHOCOLATE,  CARAMELO  E  FLOR  DE  SAL

Ingredientes:
100 g de açúcar
540 g de creme de leite fresco em temperatura ambiente
180 g de chocolate amargo ou meio amargo
2 colheres (chá) de flor de sal (ou a gosto)
100 ml de leite

Modo de preparar:
Caramelize o açúcar até obter um tom bonito de guaraná. Adicione 300 g de creme de leite (cuidado, pois irá espirrar) e misture bem para desfazer os grumos de caramelo. Adicione a flor de sal, desligue o fogo e reserve. À parte, derreta o chocolate em banho maria ou na potência média do microondas e agregue o resto do creme de leite. Verta esta mistura de chocolate sobre o caramelo e misture até obter uma calda homogênea. Afine com o leite. Sirva aquecida sobre o sorvete. A calda pode ser guardada em geladeira por uma semana, ou congelada por até 30 dias.

BOLO DUAS CARAS

BOLO  DUAS  CARAS

Ingredientes:
4 ovos
3 xícaras de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparar:
Bata os ovos com a margarina e o açúcar, junte a farinha intercalando com o leite e o creme de leite e, por último, o fermento. Despeje dois terços da massa em forma tipo pudim, untada e enfarinhada e reserve. Ao restante da massa, misture o chocolate em pó e despeje a massa com chocolate sobre a massa reservada, em toda a volta, deixando que vá para o fundo da forma. Asse em forno quente até ver que parou de crescer. Baixe então o fogo até terminar de assar. 

SEQUILHOS DE PALITO

SEQUILHOS  DE  PALITO


Ingredientes:
500 g de amido de milho (maisena)
250 g de manteiga
2 gemas grandes (se for pequena coloque 3)
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparar:
Coloque metade do amido de milho em uma tigela. Acrescente o açúcar, a manteiga e as gemas e misture. Vá dando o ponto com o restante do amido de milho até ficar uma massa homogênea e que solte das mãos. Depois vá pegando pequenas porções de massa e formando bolinhas ou palitinhos como os da foto. Coloque em uma assadeira untada com manteiga ou forrada com papel manteiga (eu faço assim). Marque as bolinhas, apertando-as com um garfo. Leve para assar por uns 10 a 15 minutos. Assim que os biscoitos dourarem embaixo já pode tirar. Deixe esfriar e retire da assadeira. Depois de frio guarde em um pote com tampa. Talvez a quantidade de amido de milho varie um pouco (para mais ou para menos), dependendo do tamanho das gemas. Deixe os biscoitos branquinhos, então tire do forno quando começar a dourar na parte debaixo dos biscoitos.

BISCOITINHOS MINEIRO

BISCOITINHOS  MINEIRO

Ingredientes:
6 ovos
6 colheres de açúcar
6 colheres de queijo parmesão
300 g de margarina
1 colher de fermento em pó
1 kg de farinha de trigo


Calda:
2 copos de água
700 g de açúcar 
Coco para finalizar

Modo de preparar:
Bata as claras em neve. Adicione as gemas, o açúcar e bata. Junte o queijo, o fermento e a margarina. Junte uma boa quantidade de farinha e comesse a amassar com as mãos. Vá acrescentando a farinha até desgrudar das mãos. Enrole em formato de nhoque e corte em pedaços pequenos. No forno já pré aquecido, coloque para assar até corar, mais ou menos 15 minutos. Prepare a calda: no fogo, água e açúcar ate engrossar. Tire do forno e jogue a calda. Passe no coco. Rende uma vasilha pequena.

MANJAR DE LARANJA

MANJAR  DE  LARANJA

Ingrediente:
6 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)
1 litro de suco de laranja natural
1 lata de leite condensado
200 ml de leite de coco
50 g de coco ralado

Calda:
1 colher (sobremesa) de amido de milho (maisena)
2 xícaras (chá) de suco de laranja natural
1/2 xícara (chá) de açúcar
Gomos de laranja e frutas para decorar

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque o amido de milho dissolvido no suco de laranja, o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Coloque em uma fôrma, umedecida com água. Deixe esfriar e leve a geladeira até firmar. Calda Em uma panela coloque o amido de milho dissolvido no suco de laranja, o açúcar e leve ao fogo brando mexendo sem parar até incorporar. Deixe esfriar. Desenforme o manjar, decore com as frutas e sirva com a calda. 
Dica: Faça essa sobremesa no mesmo dia em que for servir.