Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2019

MINI HAMBÚRGUER NO PALITO

MINI  HAMBÚRGUER  NO  PALITO

Ingredientes:
12 mini pães de hambúrguer 
6 fatias de queijo cheddar  
6 tomates cerejas cortados ao meio 
Alface e maionese a gosto 
Óleo para fritar 

Hambúrguer: 
1 kg de carne moída 
1 ovo 
1 pacotinho de pó para creme de cebola 
Sal a gosto 

Modo de preparar:
Hambúrguer: Misture todos os ingredientes e modele mini hambúrgueres. Frite em óleo quente e escorra em papel toalha. 
Montagem: Corte os pães ao meio e as fatias de queijo cheddar em 4 partes. Espete a base do pão em um palito para churrasco, coloque um pedaço de alface, o hambúrguer, passe um pouco da maionese na outra parte do pão e espete no palito sobre o hambúrguer. Finalize com uma metade do tomate cereja. Repita o procedimento até terminar os ingredientes. Sirva. 

BALA DE LIMÃO SICILIANO

BALA  DE  LIMÃO  SICILIANO

Ingredientes:
1 lata de leite condensado (395 g) 
3 colheres (sopa) de leite em pó 
3 colheres (sopa) de chocolate branco picado 
2 colheres (sopa) de glucose de milho amarelo 
4 colheres (chá) de suco de limão siciliano coado 
1/2 xícara (chá) de açúcar
Raspas de 2 limões siciliano 

Modo de preparar: 
Em uma panela fora do fogo coloque 1 lata de leite condensado, 3 colheres (sopa) de leite em pó, 3 colheres (sopa) de chocolate branco picado, 2 colheres (sopa) de glucose de milho amarelo, misture e leve ao fogo baixo mexendo por 20 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Depois desse tempo, apague o fogo e incorpore 4 colheres (chá) de suco de limão siciliano coado, raspas de 2 limões siciliano. Transfira para um prato forrado com plástico filme, cubra com o plástico e deixe esfriar por 3 horas. Quando estiver fria a massa, o plástico filme e com uma tesoura untada com óleo, corte a massa ao meio. Com as mãos enrole formando 2 rolinhos (cada um com 2 cm de espessura e 20 cm de comprimento). Corte pedacinhos com 4 g, modele e passe em 1/2 xícara (chá) de açúcar. Sirva. 
Dica: Pegue a massa da bala de brigadeiro e coloque entre 2 sacos plásticos. Abra com um rolo um retângulo, descarte o saco plástico de cima e coloque o rolinho de brigadeiro de limão siciliano na borda do retângulo. Enrole até juntar as pontas, pressione com as mãos e leve ao freezer por 20 minutos. Retire do freezer e corte as balinhas recheadas com uma tesoura untada com óleo. 

BOLACHA DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE HORTELÃ

BOLACHA  DE  CHOCOLATE  COM  RECHEIO  DE  HORTELÃ

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
5 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de extrato de hortelã
3 xícaras (chá) de gotas (ou uma barra de chocolate meio amargo ou ao leite)

Modo de preparar:
Adicione o leite condensado, 2 xícaras (chá) de açúcar e extrato de hortelã em uma tigela grande. Misture tudo com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Adicionar mais açúcar, 1/2 xícara (chá) de cada vez, até que a massa fique dura, mas ainda fique maleável. Faça bolinhas com uma colher de sopa de massa com as mãos e amasse, formando pequenos discos. Coloque os discos de hortelã na geladeira por aproximadamente 30 minutos. Enquanto os discos resfriam, tempere a cobertura de chocolate. Remova os discos da geladeira. Espete uma de cada vez com o garfo e mergulhe no chocolate, cobrindo todo o disco. Coloque as bolachas em cima de um recipiente forrado com papel manteiga e leve a geladeira. Eles estarão prontos quando o chocolate estiver totalmente seco.

TRUFAS DE GANACHE COM HORTELÃ

TRUFAS  DE  GANACHE  COM  HORTELÃ

Ingredientes:
1 xícara (chá) de creme de leite fresco  
1 xícara (chá) de folhas frescas de hortelã, picadas  
350 g de chocolate meio amargo picado  
2 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 
Cacau em pó o quanto baste para empanar as trufas. 

Modo de preparar: 
Coloque o chocolate picado em uma tigela e reserve. Cubra uma forma de pão com papel manteiga. Reserve. Em uma panela média, leve o creme para ferver. Acrescente as folhas de hortelã e a manteiga. Mantenha nesta infusão por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Leve à geladeira por algumas horas. Retire da geladeira e leve ao fogo novamente para ferver. Apague o fogo e coe este creme, pressionando bem as folhas para retirar todo o líquido e sabor. Com o creme ainda bem quente, junte o chocolate e mexa até derreter e obter uma mistura homogênea. Transfira para a forma forrada com papel manteiga e deixe esfriar à temperatura ambiente. Coloque na geladeira para endurecer. Isso leva de 3 a 5 horas. Uma vez endurecido, remova bloco de chocolate e corte em quadradinhos. Passe-os então pelo cacau em pó. Transfira para para uma embalagem totalmente hermética e conserve na geladeira. Lembre-se que o chocolate detesta água. 

BOLINHAS DE CREAM CHEESE EMPANADAS COM NOZ PECAN

 BOLINHAS  DE  CREAM  CHEESE  EMPANADAS  COM  NOZ  PECAN


Ingredientes:
200 g de cream cheese, em temperatura ambiente 
3/4 de xícara (chá) de queijo  gorgonzola 
3/4 de xícara (chá) de uva passa sem semente, finamente picado 
1 e 1/2 xícaras (chá) de nozes pecan 
Palitos salgados. 

Modo de preparar: 
Em um bowl, bata o cream cheese, o gorgonzola e as uvas passas até ficar homogêneo. Umedeça as mãos para evitar que  a mistura de queijo grude e faça cerca de 24 bolas do tamanho de uma jabuticaba. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou até ficar firme. Nesse meio tempo, espalhe as nozes em uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 7 a 10 minutos. Deixe esfriar e pique-as finamente. Retire as bolinhas de queijo da geladeira e role-as sobre as nozes picadas, apertando-as para aderir bem. Mantenha as bolinhas de queijo refrigeradas até na hora de servir. Pouco antes de servir, espete cada bola de queijo com um palitinho salgado. 

TORTINHAS DE AÇÚCAR MASCAVO

TORTINHAS  DE  AÇÚCAR  MASCAVO

Ingredientes:
Massa:
1 pacote de massa folhada congelada 
100 g de açúcar mascavo 
2 colheres (chá) de canela em pó 
1 colher (sopa) de farinha de trigo 
1 ovo grande 
2 colheres (chá) de leite 

Cobertura: 
90 g de açúcar de confeiteiro, peneirado 
15 ml de leite, ou mais, se necessário 
1/2 colher (chá) de canela em pó 
1/4 de colher (chá) de essência de baunilha. 

Modo de preparar: 
Massa: Descongele a massa folhada conforme as instruções do fabricante. Abra a massa em uma mesa levemente enfarinhada e corte em 4 partes e cada quarto em quartos novamente. Você vai acabar com 16 quadrados. Use uma régua para ajudar a tornar esse processo mais fácil. Coloque cada um dos 16 quadrados em uma assadeira forrada com papel manteiga. Coloque a assadeira na geladeira. Misture o açúcar mascavo, a canela e a farinha em uma tigela pequena. Reserve. Bata o ovo e o leite em uma tigela pequena até misturar bem. Remova a assadeira da geladeira, pincele com o ovo, coloque uma colher do recheio de açúcar mascavo preparado no centro de cada retângulo. Cubra com outro pedaço de massa. Use a ponta dos dedos para pressionar firmemente em torno do recheio para selar bem. Faça furos no topo de cada massa recheada para permitir que o vapor saia. Sele as bordas com um garfo, para evitar que os lados abram ao assar. Leve à geladeira por pelo menos 20 minutos e até 1 hora. Preaqueça o forno a 180°C. Retire da geladeira e pincele ovo nas superfície das tortinhas restante. Asse por cerca de 22 a 28 minutos ou até que estejam douradas. Deixe as tortinhas esfriarem na assadeira por cerca de 5 minutos, em seguida, transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente antes de servir. 
Cobertura: Misture todos os ingredientes da cobertura em uma tigela média e bata com um fouet até atingir uma textura não muito grossa, para não ficar difícil de espalhar. Adicione outra colher de chá ou dois de leite, se necessário. Cubra as tortinha com esta mistura e sirva. 

BOLINHO DE BACON COM PROVOLONE

BOLINHO  DE  BACON  COM  PROVOLONE

Ingredientes:
150 g de bacon em cubos 
2 cubos de caldo de bacon 
2 xícaras (chá) de água 
5 colheres (sopa) de azeite 
1/2 xícara (chá) de fécula de batata 
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
40 cubos de queijo provolone para rechear 
2 ovos para empanar 
1 xícara (chá) de farinha de rosca para empanar 
Óleo para fritar 

Modo de preparar: 
Em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura, mexendo até dourar. Escorra sobre papel toalha e reserve. No liquidificador, bata o caldo, a água, o azeite, a fécula e a farinha. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até desgrudar do fundo. Transfira para uma superfície de mármore e deixe amornar. Adicione bacon e sove até esfriar. Abra uma pequena porção na palma da mão e coloque um cubo de provolone. Feche modelando a bolinha. Passe pelos ovos batidos com um pouco de água e pela farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente, até dourar. Escorra sobre papel toalha e sirva em seguida. 

RISOTO DE FRANGO NO MICO ONDAS

RISOTO  DE  FRANGO  NO  MICO  ONDAS

Ingredientes:
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada
1 xícara (chá) de arroz
1 xícara (chá) de peito de frango cortado em pedaços
2 xícaras (chá) de água fervendo
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Cheiro verde e sal a gosto

Modo de preparar:
Tempere os pedaços de peito de frango com sal ou tempero de sua preferência. Coloque o frango em uma vasilha própria para micro ondas. Leve apenas o frango para cozimento. Após o alarme sonoro, acrescente os demais ingredientes. Mexa a cada alarme sonoro. Acrescente o cheiro verde apenas na hora de servir.

LAGARTO RECHEADO COM FAROFA E BATATAS SALTEADAS

LAGARTO  RECHEADO  COM  FAROFA  E  BATATAS  SALTEADAS

Ingredientes:
1 peça de lagarto
1  cenoura em cubinhos
1/2 pimentão vermelho sem sementes, em cubos
5 batata pré cozidas
1 colher (sopa) de sal
1 colher (café) de orégano
1/3 de xícara (chá) de vinho tinto ou branco
2 colheres (sopa) de vinagre branco
1 folha de louro
1 envelope de caldo de bacon
2 cebola grande picada
5 fatias de bacon em cubinhos
3 dentes de alho
1 cenoura em tiras
1 linguiça calabresa defumada
1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
Pimenta do reino branca, colorau, coentro e cheiro verde picado a gosto

Modo de preparar:
Espete todo o lagarto com um garfo. Com uma faca grande e afiada faça, um corte no meio e o suficiente para caber dois dedos, de ponta a ponta da carne. Introduza a linguiça inteira, empurrando com os dedos. Coloque as lâminas de cenoura ao redor da linguiça. Acomode a carne em uma assadeira. Passe o caldo de bacon e o alho por toda a peça. Acrescente os demais ingredientes da marinada. Feche com papel filme e deixe em repouso por 2 horas. Numa panela de pressão, leve a margarina para aquecer. Separe bem a carne dos temperos e leve para fritar, em fogo médio, de todos os lados para que doure. Se necessário pingue, de vez em quando, um pouco de água quente para terminar a fritura. Retire a carne, frite o bacon, acrescente os temperos da marinada e frite bem. Recoloque a carne, cubra com água fervente, tampe a panela e leve para cozinhar em fogo médio por cerca de 40 minutos. À parte prepare a farofa, refogando a cebola e o pimentão na margarina bem aquecida. Junte a cenoura e refogue só um pouco. Acrescente a farinha de mandioca, frite-a bem, tempere a gosto. Em uma frigideira bem aquecida e adicionada da margarina restante leve as batatas pré cozidas para dourar. Sirva em seguida.

MAÇÃ DO AMOR COM CHOCOLATE BRANCO E CARAMELO

MAÇà DO  AMOR  COM  CHOCOLATE  BRANCO  E  CARAMELO

Ingredientes:
6 maçãs pequenas, esfregue e lave cada maçã cuidadosamente 
2 sacos de balas de caramelo macias (cerca de 80 balas de caramelos)
310 g de gotas de chocolate branco
1 xícara (chá) de gotas de chocolate meio amargo
Óleo Vegetal, para untar (óleo vegetal em spray)

Modo de preparar:
Borrife levemente uma assadeira com spray antiaderente. Seque bem as maçãs e insira um palito de pirulito, na extremidade do caule de cada maçã. Coloque os caramelos e 1/4 de xícara (chá) de água, em uma panela média. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau ou espátula, até o caramelo derreter, ficar liso e homogêneo.
Segurando as maçãs pelos palitos de pirulito, mergulhe-as no caramelo; role-as para conseguir um revestimento uniforme. Sacuda, levemente, o excesso do caramelo e coloque na assadeira preparada, com o lado grudento das maçãs para baixo. Leve à geladeira, por cerca de 15 minutos, para firmar o caramelo. Coloque o chocolate branco, em uma tigela de metal ou vidro, e derreta em banho maria, mexendo ocasionalmente, até derreter e ficar homogêneo. Mergulhe cada maçã de caramelo no chocolate branco, role-a em torno do caramelo com o chocolate branco. Sacuda, levemente, o excesso do chocolate branco e coloque na assadeira preparada, com o lado grudento das maçãs para baixo. Leve à geladeira por mais, 30 minutos para firmar o chocolate branco. Derreta as gotas de chocolate meio amargo em um segundo banho maria. Usando uma colher, coloque o chocolate derretido em um saco de confeitar equipado com um bico arredondado pequeno. Retire as maçãs da geladeira e confeite um fantasma ou rostos de esqueleto nas maçãs. Leve à geladeira por 15 minutos, ou até que endureça. Mantenha refrigerado até a hora de servir.

SIDRA DE MAÇÃ COM LARANJA E ESPECIARIAS

SIDRA  DE  MAÇà COM  LARANJA  E  ESPECIARIAS


Ingredientes:
4 xícaras (chá) de sidra de maçã
1 laranja média, cortada em rodelas de 1,5 cm de espessura
2 paus de canela
2 colheres (chá) de cravos, inteiros
1 colher (chá) de grãos de pimenta do reino, inteiros

Modo de preparar:
Em uma panela grande, coloque a sidra, as rodelas de laranja, os paus de canela, os cravos e os grãos de pimenta. Cozinhe, em fogo médio, até um pouco antes de levantar fervura. Reduza o fogo para baixo e cozinhe, cerca de 20 minutos, até que a sidra comece a exalar o seu perfume. Sirva ainda quente.

BRIGADEIRO DE GUARANÁ NO POTE

BRIGADEIRO  DE  GUARANÁ  NO  POTE

Ingredientes:
Brigadeiro de guaraná:
1 lata de leite condensado (395 g)
100 g de creme de leite UHT
1 colher (chá) de pó de guaraná
80 ml de refrigerante de guaraná
1 colher (sopa) de manteiga

Crocante:
120 g de amendoim torrado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (café) de flor de sal

Modo de preparar:
Brigadeiro de guaraná: Misture o leite condensado, a manteiga, o pó de guaraná e o refrigerante e leve ao fogo baixo mexendo sempre até desgrudar da panela. Adicione o creme de leite gelado e espere esfriar para servir.
Crocante: Aqueça a manteiga, coloque os amendoins e por último, adicione a flor de sal. Pique o amendoim na ponta da faca e intercale o brigadeiro com o crocante.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

POLENTA COM RAGU DE CHÁ DE HIBISCO

POLENTA  COM  RAGU  DE  CHÁ  DE  HIBISCO

Ingredientes:
Polenta:
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá de milho
1 e 1/2 litros de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de sal

Ragu de chá de hibisco:
500 g de pernil suíno cortado em pedaços pequenos
1 cebola em picada
1 cenoura em cubos pequenos
1 tomate italiano em cubos pequenos
3 dentes de alho picado
50 g de bacon
1/4 de xícara (chá) de vinho tinto
2 xícaras (chá) de chá de hibisco
1 folha de louro
4 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Polenta: Em uma panela, coloque a água e o fubá, leve ao fogo alto para ferver. Quando começar a ferver, mexa sempre. Adicione o sal e diminua o fogo. Mexa até a polenta engrossar e cozinhar. Desligue o fogo, adicione a manteiga, sal, pimenta do reino e o azeite. Finalize com o queijo ralado.
Ragu de chá de hibisco: Sele a carne na metade do azeite, junte a cebola e o alho, adicione o chá de hibisco para deglacear esse refogado. Junte a cenoura, o louro, o tomate, o vinho e os outros ingredientes, deixe ferver até reduzir. Sirva quente por cima da polenta. Corte o bacon em brunoise e doure no restante do azeite, sirva por cima da polenta e do ragu.
Dica: Quando for adicionar a manteiga e o azeite, faça por último para a polenta ficar ainda mais cremosa.

CROCANTE DE CARAMELO, WHISKY E CHOCOLATE

CROCANTE  DE  CARAMELO,  WHISKY  E  CHOCOLATE

Ingredientes:
Crocante:
200 g de bolacha de amido de milho (maisena)
100 g de castanha de caju
120 g de manteiga
1/2 xícara (chá) de açúcar de coco

Caramelo:
1 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga
300 g de leite condensado
3 g de flor de sal

Ganache de whisky:
250 g de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite fresco
50 ml de whisky

Modo de preparar:
Caramelo: Processe a bolacha e a castanha, adicione o açúcar e a manteiga gelada. Forre a forma de fundo removível com a massa e asse no forno a 180ºC por 15 minutos ou até dourar.
Caramelo: Faça um caramelo com o açúcar, adicione a manteiga e mexa bem. Adicione o leite condensado e mexa sempre em fogo baixo, até virar um caramelo. Por último adicione a flor de sal. Coloque o caramelo sobre a massa assada.
Ganache de whisky: Ferva o creme de leite fresco, adicione o chocolate cortado em pedaços pequenos e por último o whisky. Adicione a ganache sobre o caramelo, (tanto o caramelo quanto a ganache devem estar em temperatura ambiente). Leve a geladeira por pelo menos 2 horas, retire da geladeira um pouco antes de servir.
Dica: Para o caramelo ficar puxa-puxa, adicione a manteiga em temperatura ambiente no caramelo de açúcar e mexa bem. Depois adicione o leite condensado, e volte para o fogo. Trabalhe com ele ainda quente para não endurecer.

CAMARÃO AO MOLHO DE WHISKY

CAMARÃO  AO  MOLHO  DE  WHISKY

Ingredientes:
Camarão:
6 camarões grandes limpos com rabo
1 dente de alho
50 ml de whisky
20 ml de azeite
Salsinha, hortelã, sal, pimenta do reino e raspas de limão siciliano a gosto

Molho de whisky:
1 cebola pequena
20 ml de whisky
2 colheres (sopa) de molho de tomate
1 colher (chá) de mostarda dijon
200 ml de creme de leite fresco
10 ml de azeite
Tomilho a gosto

Modo de preparar:
Camarão: Tempere o camarão com sal, pimenta e raspas de limão. Sele o camarão no azeite, corte o alho em lâminas e adicione. Flambe com o whisky e  pulverize as ervas picadas.
Molho de whisky: Corte a cebola em tirinhas, doure no azeite, adicione o molho de tomate, a mostarda e o whisky. Adicione o creme de leite fresco e deixe engrossar, adicione o tomilho e acerte o sal. Sirva o camarão com o molho.
Dica: Para sentir todos os sabores, não exagere nas ervas.

MERENGUE ITALIANO COM CALDA DE CHÁ PRETO

MERENGUE  ITALIANO  COM  CALDA  DE  CHÁ  PRETO

Ingredientes:
Merengue italiano:
6 claras
400 g de açúcar
Zimbro em pó a gosto

Calda de chá preto:
6 gemas
300 ml de leite
300 g de açúcar
200 ml de chá preto

Modo de preparar:
Merengue italiano: Misture as claras no açúcar e só então leve essa mistura no banho maria. Se você não tiver um termômetro, para sentir os 71ºC coloque o dedo na mistura e tente segurar por 5 segundos. O açúcar dissolve totalmente nas claras, sem cozinhar. Em banho maria, aqueça a clara e o açúcar até atingir a temperatura de 71ºC mexendo sempre com um fouet. Transfira para uma batedeira e bata em velocidade baixa até esfriar.
Calda de chá preto: Em um bowl, misture o leite, a gema, o chá preto e o açúcar. Deixe ferver em fogo baixo mexendo sempre para a gema não cozinhar. Emulsione, retire do fogo e resfrie. Depois de resfriado, sirva com o merengue italiano. Finalize com zimbro em pó.
Dica: No merengue, as claras podem estar em temperatura ambiente ou geladas, não faz diferença na hora do banho maria, o que importa nessa hora é mexer sem parar para que as claras não cozinhem e solidifiquem.

BOLO SALGADO DE COGUMELOS, ESPINAFRE E BACON

BOLO  SALGADO  DE  COGUMELOS,  ESPINAFRE  E  BACON

Ingredientes:
Recheio:
100 g de bacon em cubinhos
25 g de manteiga
1 cebola pequena em cubinhos 
1 dente de alho picadinho
250 g de cogumelos frescos (paris, shimeji, portobelo ou uma mistura)
2 xícaras (chá) de folhas e talos pequenos de espinafre
Sal e pimenta do reino a gosto

Massa:
2 ovos
1 xícara (chá) de leite 
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal 
1 xícara (chá) de farinha de trigo 
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado 
1 colher (chá) de sal
Manteiga pra untar
Farinha de rosca pra polvilhar

Modo de preparar:
Aqueça o forno a 180ºC (médio alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca 1 forma média para bolo inglês. Aqueça o bacon numa frigideira média e mantenha no fogo até que os cubinhos estejam dourados. Retire o bacon com uma escumadeira e escorra sobre papel. Descarte a gordura, ou guarde pra fazer uma farofa. Na mesma frigideira, aqueça a manteiga e doure a cebola. Junte o alho e, quando perfumar, misture os cogumelos e umas pitadas de sal. Mantenha em fogo baixo até que estejam macios e dourados, então junte o espinafre e mantenha no fogo por uns 5 minutos, até murchar. Misture o bacon, acerte o sal e a pimenta e deixe amornar. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o óleo, a farinha, o fermento, o queijo e o sal até conseguir uma massa lisa. Despeje metade da massa na forma, espalhe por cima o recheio e cubra com a massa restante. Asse por uns 30 minutos, até que o bolo esteja firme, crescido e dourado (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). Deixe amornar por uns 15 minutos, desenforme e sirva em fatias com uma salada.

BROINHAS DE TRIGO

BROINHAS  DE  TRIGO

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite 
1 xícara (chá) de água 
50 g de manteiga em cubinhos
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
6 ovos
Manteiga pra untar
Farinha pra polvilhar

Modo de preparar:
Aqueça o leite, a água, a manteiga, o açúcar e o sal numa panela grande e aqueça. Quando ferver, junte a farinha de uma só vez e misture bem rápido com uma espátula até conseguir uma massa firme que vire uma bola que se solte da panela. Retire do fogo, coloque a massa na tigela da batedeira e deixe amornar por 10 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio alto). Unte com manteiga 2 assadeiras médias, reserve. Comece a bater a massa e junte os ovos 1 a 1, só colocando o ovo seguinte quando o anterior estiver totalmente incorporado à massa. Coloque um pouco de farinha no fundo de uma xícara de chá. Coloque uma colher de sopa cheia de massa na xícara e chacoalhe pra girar a massa e dar um formato arredondado à broinha, depois coloque na assadeira mantendo um espaço livre entre elas. Asse as broinhas por uns 30 minutos, até que estejam bem crescidas e douradas. Aguarde uns 5 minutos, solte as broinhas da assadeira e sirva com manteiga, mel, geleia, queijo fresco ou requeijão.

BISCOITO CREAM CRACKER COM FLOR DE SAL

BISCOITO  CREAM  CRACKER  COM  FLOR  DE  SAL

Ingredientes:
2120 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
50 g de manteiga gelada em cubinhos
1/2 xícara de creme de leite espesso (em lata ou em caixinha)
Flor de sal pra salpicar

Modo de preparar:
Forre 2 assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone (ou unte com manteiga). Numa tigela média, misture a farinha, o sal e o fermento, depois junte a manteiga e trabalhe com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa. Acrescente o creme de leite, misture até obter uma massa macia e que descole das mãos (se quiser, junte as raspas de limão ou o queijo). Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até ficar bem fininha, como uma casca de banana. Com uma faca afiada, divida em 30 quadrados de uns 3 cm, passe pras assadeiras, perfure cada quadrado em dois ou três lugares com um garfo e leve à geladeira por uns 10 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio alto). Salpique ligeiramente com o sal grosso ou a flor de sal e asse por uns 15 minutos, até que os crackers estejam dourados e crocantes. Deixe esfriar sobre uma grelha e guarde num pote bem fechado por até 3 dias.

ATUM FRESCO EM CONSERVA DE AZEITE DE OLIVA E ERVAS

ATUM  FRESCO  EM  CONSERVA  DE  AZEITE  DE  OLIVA  E  ERVAS

Ingredientes:
800 g de filé de atum fresco, bem limpo e sem pele, em cubos de uns 3 cm ou em tiras largas 
1 cebola grande em fatias finas
1 talo médio de salsão em fatias finas 
2 dentes de alho inteiros e com casca
2 folhas de louro
4 ramos de tomilho
8 ramos de salsinha
4 fios de cebolinha
1 colher (chá) de pimenta do reino em grão
1 colher (chá) de pimenta rosa 
2 colheres (chá) de sal
80 ml de vinho branco seco 
2 xícaras (chá) de azeite de oliva extra virgem 

Modo de preparar:
Numa panela média, coloque o atum, a cebola, o salsão, o alho, o louro, o tomilho, a salsinha, a cebolinha, as pimentas, umas 2 pitadas de sal, regue com o vinho e aqueça. Deixe ferver por 2 minutos, então junte azeite o bastante pra cobrir tudo. Diminua o fogo para evitar que o azeite ferva pra valer e cozinhe por 20 minutos, até que o peixe esteja macio e se soltando em lascas. Retire do fogo, deixe esfriar, transfira pra um pote com tampa e deixe repousar na geladeira por pelo menos 12 horas antes de servir, mas ela se conserva bem por até uns 5 dias na geladeira. Sirva com pão, salada ou massa.

CARNE DE PANELA COM PINHÃO

CARNE  DE  PANELA  COM  PINHÃO

Ingredientes:
200 g de bacon em cubos pequenos
700 g de maminha bem limpa em cubos de uns 2 cm (normalmente 1 peça)
1 cebola grande em cubos pequenos
2 dentes de alho bem picadinhos
1 colher (sopa) de açúcar 
1 xícara (chá) de vinho branco
4 tomates, sem pele e sem sementes, em cubos pequenos 
1 litro de água fervente (aproximadamente)
1 folha de louro
2 xícaras (chá) de pinhão cozido e sem casca (400 g ainda cru)
3 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas
Óleo vegetal, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Numa panela grande, doure o bacon na própria gordura. Descarte metade da gordura (guarde para outra preparação, como uma farofa), acrescente a carne, doure de todos os lado e passe pra uma tigela. Regue o fundo da mesma panela com um fio de óleo, junte a cebola, espere murchar, misture o alho e deixe perfumar. Misture o açúcar, deixe começar a caramelizar, acrescente e acrescente o vinho e mexa pra soltar o que estiver colado no fundo da panela. Junte o tomate, a carne com os sucos que estiverem na tigela, o louro, cubra com a água e acrescente umas 2 colheres (chá) de sal. Diminua o fogo quando ferver e cozinhe por mais ou menos 2 horas, até que a carne esteja macia (espete com um garfo pra testar e, se perceber que o caldo começa a secar, junte água de meia em meia xícara). Junte o pinhão e deixe no fogo por mais uns 30 minutos, até que tudo esteja macio. Ajuste o sal e a pimenta, misture as ervas, passe pra uma travessa funda e sirva com arroz, farofa ou com polenta cremosa.

AMBROSIA DE MEXERICA

AMBROSIA  DE  MEXERICA

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar 
1 xícara (chá) de água 
10 gemas de ovo 
5 claras de ovo 
1 xícara (chá) de suco de tangerina ou mexerica

Modo de preparar:
Dilua o açúcar e a água e leve ao fogo. Cozinhe até formar uma calda em ponto de fio fino. À parte misture as gemas e as claras ligeiramente batidas e o suco de mexerica e mexa até ficar homogêneo. Despeje essa mistura na calda, com cuidado para não espirrar. Sem mexer, cozinhe até formar pequenas pelotas e a calda voltar novamente ao ponto. Retire da panela com o auxílio de uma escumadeira com cuidado para manter os grumos intactos. Sirva em compoteira, quente ou frio.

AMBROSIA DE DOCE DE LEITE

AMBROSIA  DE  DOCE  DE  LEITE

Ingredientes:
1 litro de leite integral
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pedaço pequeno de canela em pau
6 ovos ligeiramente batidos com um garfo
Canela em pó pra polvilhar

Modo de preparar:
Aqueça o leite numa panela média, de uns 20 cm de diâmetro e fundo grosso (as de inox são perfeitas). Quando ferver, junte o açúcar e mexa até dissolver. Acrescente a canela, coloque um pires virado pra baixo no fundo da panela pra evitar que o leite borbulhe muito, suba e derrame, reduza o fogo e cozinhe o doce por mais ou menos 1 hora e 30 minutos, mexendo de 5 em 5 minutos, até ficar com cor de leite condensado, cremoso e cobrindo o dorso da colher. Junte os ovos, dê só umas mexidas pra separar em pedaços grandes, sem esmigalhar, deixe ferver por no máximo uns 2 minutos pra evitar que os ovos endureçam e retire do fogo. Passe pra uma tigela e deixe esfriar. Se quiser guarde na geladeira por até 1 semana. Polvilhe com canela na hora de servir.

AMBROSIA DE LARANJA

AMBROSIA  DE  LARANJA

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de suco de laranja 
1 xícara (chá) de açúcar 
2 cravos
6 ovos ligeiramente batidos com um garfo

Modo de preparar:
Numa panela média, aqueça o suco de laranja e o açúcar, mexendo só até dissolver. Deixe em fogo alto até o suco reduzir e cobrir o dorso da colher. Junte os ovos, dê só umas mexidas pra separar em pedaços grandes, sem esmigalhar, deixe ferver por no máximo uns 2 minutos pra evitar que os ovos endureçam e retire do fogo. Passe pra uma tigela e deixe esfriar. Se quiser guarde na geladeira por até 1 semana.

ANGU DE MILHO VERDE E QUEIJO

ANGU  DE  MILHO  VERDE  E  QUEIJO

Ingredientes:
25 g de manteiga
1 cebola pequena picada
1 xícara (chá) de grãos de milho verde cru ralado grosso grandes
1 xícara (chá) de fubá 
1 litro de caldo de galinha ou de legumes ou água em temperatura ambiente
100 g de queijo mineiro meia cura em cubinhos
2 colheres (sopa) de cebolinha em rodelas finas
Sal a gosto

Modo de preparar:
Numa panela média, aqueça a manteiga e doure ligeiramente a cebola. Junte o milho e misture por 2 minutos, até que ele comece a grudar no fundo da panela e a perfumar. Adicione o fubá, o caldo e mexa com uma espátula ou com um batedor de arame até conseguir um creme homogêneo. Quando ferver, diminua o fogo, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos, mexendo de 5 em 5 minutos, até o angu perder totalmente o sabor de milho cru. Misture o queijo, acerte o sal, acrescente a cebolinha e sirva.

MOUSSE DE CARAMBOLA

MOUSSE  DE  CARAMBOLA

Ingredientes:
10 carambolas sem sementes picadas
4 colheres (sopa) de água
6 colheres (sopa) de açúcar
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
5 colheres (sopa) de água fria
1 lata de água quente
1 lata de leite condensado
2 latas de creme de leite
1 carambola pequena em fatias para enfeitar

Modo de preparar: 
Bata no liquidificador a carambola com as 4 colheres de água até misturar bem. Em uma panela, leve ao fogo baixo com o açúcar, por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando até obter ponto de quase geleia. Reserve 6 colheres (sopa) para cobrir. No liquidificador, coloque a gelatina em pó e a água fria, deixando hidratar por 5 minutos. Junte a água quente e bata por 30 segundos, ou até misturar bem. Adicione a geleia de carambola, o leite condensado, o creme de leite e bata bem até obter um creme homogêneo. Distribua em tacinhas, leve à geladeira por 1 hora, cubra com o doce de carambolas e enfeite com as fatias da fruta.

BACON CASEIRO

BACON  CASEIRO

Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar mascavo 
1 e 1/2 xícara (chá) de sal
1 kg de barriga de porco bem carnuda e com o couro e num só pedaço

Modo de preparar:
Numa tigela média, misture o açúcar e o sal. Abra um retângulo de papel alumínio de uns 80 cm, coloque a barriga no centro, espalhe metade da mistura de açúcar e sal por de um lado, vire e por cima espalhe o restante, cuidando pra que não fique sequer um pedaço de carne sem um pouco da mistura. Dobre o papel pra fechar bem o pacote, corte mais um retângulo de papel alumínio e embrulhe no outro sentido pra garantir que o pacote fique bem fechado (se achar necessário, embrulhe mais uma vez e termine com uma camada de filme plástico pra vedar). Coloque o pacote numa assadeira e deixe repousar na geladeira por uns 5 ou 6 dias, virando de 12 em 12 horas. Ao final do tempo, desembrulhe o bacon e aperte com a ponta do dedo indicador de todos os lados pra verificar se já está totalmente firme e, se ainda estiver ainda que ligeiramente macio, embrulhe novamente e deixe repousar na geladeira por mais 1 ou 2 dias (é difícil prever o tempo exato, pois a espessura da manta, o quanto é permeada de carne e de gordura influenciam a cura). Coloque o bacon numa assadeira e leve ao forno a 160ºC (médio) por 2 a 3 horas, até que esteja bem dourado, o couro brilhante e translúcido e a gordura bem transparente.

SUFLÉ DE FRAMBOESA

SUFLÉ  DE  FRAMBOESA

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (chá) de framboesa congelada (250 g)
1/2 xícara (chá) de açúcar 
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
60 ml de água
2 claras
1 pitada de sal
Manteiga pra untar
Açúcar pra polvilhar os potinhos
Açúcar de confeiteiro pra polvilhar

Modo de preparar:
Numa panela pequena, aqueça a framboesa, metade do açúcar e o limão. Quando ferver, passe por uma peneira para descartar as sementinhas e volte com a pasta para a panela. Dissolva a maisena na água, coloque na panela da framboesa, aqueça e, sempre mexendo, deixe no fogo só até ferver e engrossar. Coloque numa tigela média e deixe amornar. Aqueça o forno a 180ºC (médio alto). Unte com manteiga e polvilhe com açúcar 4 refratários individuais para suflés. Coloque as claras numa tigela e bata com a batedeira até esbranquiçar. Sempre batendo, junte o sal e, aos poucos, acrescente o açúcar restante. Bata até que estejam em neve, em picos firmes. Com uma espátula, junte 1/3 das claras ao creme e mexa até conseguir uma mistura homogênea. Com muita delicadeza, incorpore o restante das claras. Preencha os potinhos até 3/4 da altura e limpe o excedente de açúcar das bordas. Asse os suflés por 10 a 12 minutos, até que estejam crescidos, firmes e bem dourados. Retire do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente.

GELATINA DE CARAMBOLA

 GELATINA  DE  CARAMBOLA

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de água gelada 
8 carambolas maduras (aproximadamente)
1/3 de xícara (chá) de açúcar 
1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12 g)
1/2 xícara (chá) de água fervente 

Modo de preparar:
Bata metade da água gelada e as carambolas no liquidificador até obter um suco grosso. Passe pela peneira deixando cair numa tigela média e verifique se conseguiu 2 xícaras (chá) de suco. Se não for suficiente, complete com um pouco de água, ou descarte o excedente. Volte com o suco pra tigela, misture o açúcar e experimente (a quantidade de açúcar depende da doçura da fruta). Reserve. Coloque a gelatina numa tigelinha, regue com a outra metade da água gelada e deixe hidratar por uns 2 minutos. Junte a água fervente, mexa até dissolver completamente e passe pra tigela da carambola. Despeje a preparação numa assadeira ou num refratário pequeno molhado com água (ou em 6 potinhos) e leve à geladeira pra firmar por umas 2 horas pra firmar. Na hora de servir, corte a gelatina em cubinhos e sirva (se quiser, decore com fatias de carambola).

CREME GELADO DE BACURI

CREME  GELADO  DE  BACURI


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de polpa de bacuri (500 g)
1 lata de leite condensado (395 g)
1 lata de creme de leite espesso (300 g)
50 g de chocolate intenso ralado

Modo de preparar:
Numa tigela média, coloque a polpa de bacuri, o leite condensado e o creme de leite e misture até obter um creme homogêneo, mas cheio de textura, pois a polpa do bacuri tem pedacinhos, inclusive uns mais escuros. Transfira o creme pra tigela de servir, ou pra potinhos individuais e leve à geladeira por pelo menos 2 horas pra firmar (continua perfeito por 3 dias na geladeira). Na hora de servir, espalhe as raspas de chocolate na superfície.