Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

14 ALIMENTOS VEGANOS E VEGETARIANOS RICOS EM PROTEÍNAS

14  ALIMENTOS  VEGANOS  E  VEGETARIANOS  RICOS  EM  PROTEÍNAS

Veganos e vegetarianos não comem produtos de origem animal, isso você já sabe. Mas, talvez não saiba é quais alimentos são bons substitutos para a proteína animal, tão necessária à boa saúde e desenvolvimento, tanto físico quanto intelectual, do ser humano. Veja aqui algumas boas dicas de alimentos ricos em proteína, e algumas receitas pois, tudo tem a ver, também, com a maneira como os alimentos são preparados.
As proteínas são necessárias à alimentação humana pois são os blocos, tijolos, de construção do nosso organismo. No nosso corpo as proteínas ingeridas se quebram em aminoácidos, os quais são indispensáveis ao crescimento celular e renovação. Por outro lado, as proteínas têm um tempo de digestão mais longo do que os hidratos de carbono, nos ajudando a sentir saciedade por mais tempo contra menor ingestão de calorias. Você sabe que os produtos de origem animal são boas fontes de proteína para nós, humanos - estou falando de carne, ovos e laticínios, claro! Mas, também sabe que estas fontes são saturadas de colesterol e gordura trans, de cadeias complexas, que se acumulam no organismo, engordando quando se come muito.
Porém, existem alimentos de origem vegetal que podem te fornecer proteínas de boa qualidade em quantidade suficiente. É sobre estes que as alimentações vegetariana e vegana se fundamentam. Uma informação básica é você saber que as mulheres adultas precisam de ingerir 46 gramas de proteína por dia, e os homens precisam de cerca de 56. Com esta informação você conseguirá decidir o que comer, sem medo de sofrer escassez de proteínas.

1. Feijão verde ou ervilhas: As leguminosas são boas fontes de proteína vegetal. Veja, uma xícara de ervilhas verdes contêm aproximadamente 7,9 gramos de proteína, tanto quanto um copo de leite de vaca. Se você não gosta de ervilhas puras, ou não suporta feijão verde ou vagem, tente misturá-las com um molho pesto. Você poderá misturar ervilhas congeladas, pinhões torrados, hortelã fresca, azeite de oliva e queijo parmesão e comer com frutos do mar, por exemplo.

2. Quinoa e outros grãos integrais: A maioria dos grãos integrais contêm uma pequena quantidade de proteína mas, a quinoa é super-rica neste nutriente. Um copo de quinoa contêm mais de 8 gramos de proteína de boa qualidade, fora os nove aminoácidos essenciais que o corpo necessita diariamente para ser saudável. Mas, note bem, este benefício tão grande você só obtém com a quinoa - outros cereais são bem mais pobres. A quinoa é muito versátil - pode ser adicionada a qualquer tipo de sopa, salada, arroz, torta ou mistura de vegetais. Durante o inverno, você poderá consumir quinoa cozida com açúcar mascavo e frutas, como um mingau. No verão, você poderá espalhar quinoa torrada sobre as saladas vegetais, ou bater junto com frutas para fazer uma bebida refrescante.

3. Manteiga de nozes e amendoim: Todos os tipos de nozes e castanhas contêm gorduras e proteínas saudáveis sendo uma parte valiosa de uma dieta baseada em vegetais. Mas,  também são ricos em calorias - 28 a 29 gr de amêndoas, castanha de caju ou pistaches contém 160 calorias e 5 ou 6 gramas de proteína, isso corresponde a, mais ou menos, um punhado pequeno - se você escolher comer essas delícias assadas, se beneficiará muito pois, cruas muitas vezes são indigestas ou tóxicas. As manteigas preparadas com amendoim, nozes, amêndoas são uma boa opção mas cuidado com o excesso e também com os aditivos, prefira sempre as que são puras.

4. Feijões: Há muitas variedades diferentes de feijão - preto, branco, vermelho, rosado, etc., mas uma coisa que todos eles têm em comum, são ricos em proteína. Duas xícaras de feijão, por exemplo, contém cerca de 26 gramas (quase o mesmo que um Big Mac, que tem 25 gramas!). Os feijões você deverá deixar de molho durante, no mínimo, 12 h para prepará-los com segurança e digestibilidade. Mais uma vez, não use nada com aditivos.

5. Grão de bico: O grão de bico é uma leguminosa muito versátil, podendo ser consumida cozida, assada, torrada, em saladas ou purê, como o homus, por exemplo. Ela contém 7,3 gramas de proteína em apenas metade de um copo, e também é rica em fibras e pobre em calorias. Como os feijões, o grão de bico seco precisa ficar longo tempo de molho antes de cozinhar. Tempere as leguminosas com ervas finas, como folhas de louro, sálvia, alecrim, que ajudam na digestão.

6. Tempeh e tofu: Os alimentos feitos a partir da soja fermentada são algumas das mais altas fontes vegetarianas de proteínas: tempeh e tofu, por exemplo, contém cerca de 15 e 20 gramas por meia xícara, respectivamente. São alimentos muito nutritivos, equilibradores das funções orgânicas e que, por terem sabor neutro, podem ser misturados com uma enorme variedade de alimentos, tanto cozidos quanto crus.

7. Edamame: É como se chama o cozido da soja em vagem, ou seja, a soja jovem e fresca. É um substituto poderoso pela quantidade de proteínas que contêm: o Edamame fervido, contém 8,4 gramas de proteína por meia xícara, pode ser servido quente ou frio e polvilhada com sal. É muito versátil podendo ser consumido em um lanche, aperitivo ou adicionado em saladas e massas.

8. Folhas verdes: Vegetais não têm tanta proteína quanto as que existem em leguminosas e nozes mas, são ricos em antioxidantes e fibras, portanto, necessários à saúde do coração e do organismo em geral.

9. Semente de Cânhamo: A semente de cânhamo é rica em óleos vegetais de boa qualidade e em proteínas  (10 gramas de proteína em 3 colheres de sopa) e você poderá adicioná-las a sopas, batidos ou molhos, no tempero de outros pratos, ou cozinhá-las junto com os legumes, ou na mistura de cereais. Da semente de cânhamo também se pode extrair o leite vegetal, muito suave e nutritivo.

10. Sementes de chia: As sementes de chia são ricas em proteínas (4,7 gramas para duas colheres de sopa) e fibra vegetal solúvel. Também são altamente mucilaginosas o que quer dizer que você deverá tomar muita água junto com elas. Mas, é muito saudável, e gostoso, juntar sementes de chia às saladas, ao iogurte ou ao mingau de aveia, à granola ou aos sucos de frutas, ou deixá-las um tempo em algum líquido, inchando, até que assumam a textura gelatinosa de um delicioso pudim.

11. Semente de gergelim, girassol e papoula: Em geral as sementes são ricas em proteínas e gorduras saudáveis mas, essas que menciono, de gergelim, girassol e papoula, são especiais. Para o mesmo volume, as sementes de girassol contêm mais proteínas do que as de gergelim e as de papoula, respectivamente 7,3 gr. para o girassol e 5,4 gr. para as outras duas. Misture as sementes em cada pão que fizer, tanto na massa quanto na cobertura. Também acrescente sementes à granola, ao mingau de cereais, às sopas, às saladas e mais onde quiser. As sementes são gostosas e saudáveis tostadas, salgadas ou cruas.

12. Seitan: O seitan é um excelente substituto da carne animal para aqueles que gostariam de deixar de comer carne mas que ao mesmo tempo sentem muito a sua falta. É feito com glúten de trigo, temperado com sal e ervas e contêm cerca de 36 gr. de proteína por cada meia xícara, mais do que qualquer tofu ou tempeh. Tem aparência de carne de pato e gosto de carne de frango e pode ser usado como substituto da carne em qualquer receita clássica de aves.

13. Leite vegetal: Os leites vegetais são importantes alternativas para todos os que são intolerantes à lactose ou que não comem produtos de origem animal. Podem ser incorporados a qualquer tipo de dieta e podem ser feitos com uma infinidade de alimentos e sementes. Alguns têm sabor neutro podendo ser misturados com cacau ou frutas e outros têm sabor próprio sendo deliciosos puros. Não precisam ser adoçados.

14. Cacau em pó sem açúcar: A semente do cacau é rica é proteína de ótima qualidade e fácil absorção portanto, o chocolate em pó, puro, sem açúcar (contêm 1 gr de proteína por colher de sopa) é uma opção muito boa para introduzir proteínas saudáveis à sua alimentação diária. O cacau em pó pode ser adicionado ao leite vegetal, adoçado com açúcar mascavo e tomado quente ou frio. Também pode ser acrescentado às receitas de pães e bolos e, veja só, à pipoca (pipoca polvilhada de cacau e pimenta).

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

SALADA DE FRUTAS E VERDURAS

SALADA  DE  FRUTAS  E  VERDURAS

Ingredientes:
1 xícara (chá) alface
1 xícara (chá) de agrião
1 xícara (chá) de rúcula
1 xícara (chá) de acelga
1/2 xícara (chá) de uva sem caroço
1/2 xícara (chá) de morangos
1/2 xícara (chá) de mamão papaia picado
1/2 xícara (chá) de abacaxi picado
2 colheres (sopa) de noz picada
2 colheres (sopa) de semente de linhaça
Hortelã picada

Molho:
1/4 de xícara (chá) de suco de abacaxi
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de preparar:
Arrume as folhas em um prato e as frutas por cima.
Molho: Misture todos os ingredientes. Na hora de servir, regue a salada com o molho e salpique com a hortelã, a noz e semente de linhaça.

CALDO DE MANDIOQUINHA CREMOSO

CALDO  DE  MANDIOQUINHA  CREMOSO



Ingredientes:
1 kg de mandioquinha
1 e 1/2 litros de água
1 tablete de caldo de carne
1 copo de requeijão
2 copos (a mesma medida) de leite

Modo de preparar:
Cozinhe a mandioquinha sem casca na água com o caldo de carne. Depois de cozido, amasse um pouco. Acrescente o copo de requeijão e os 2 de leite. Deixe ferver e desligue o fogo.

SOPA CREME DE MANDIOQUINHA II

SOPA  CREME  DE  MANDIOQUINHA  II

Ingredientes:
1 kg de mandioquinha
2 litros de água morna
3 tabletes de caldo de legumes
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de azeite
2 tomates picadinhos
Sal e salsinha a gosto

Modo de preparar:
Descasque as mandioquinhas, refogue no azeite já na panela de pressão, acrescente a água e os tabletes de caldo de legumes. Tampe a panela e assim que começar a ferver (chiar) conte de 8 a 10 minutos dependendo do seu fogão e do tamanho das mandioquinhas. Tire a pressão da panela, bata no liquidificador as mandioquinhas com um pouco da água do cozimento, só o suficiente para bater. Volte para a panela, acrescente o leite, acerte o sal e deixe ferver. Sirva bem quente. Enquanto ferve, frite os tomates com um pouquinho de azeite. Quando for servir a sopa, coloque uma colher dos tomates por cima.

BOLINHO DE REQUEIJÃO

BOLINHO  DE  REQUEIJÃO

Ingredientes:
Massa:
1 bisnaga de requeijão cremoso (400 g)

Empanar:
3 ovos
300 g de farinha de rosca
3 colheres (sopa) de leite
1 pitada de sal

Recheio:
1 peito de frango cozido e desfiado
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
temperos a gosto

Modo de preparar:
Recheio: Em uma panela refogue o alho e a cebola com o azeite. Coloque o peito de frango e o tempero de sua escolha. Não deixe criar caldo. O recheio tem que ser bem sequinho se não abre a massa. Reserve.
Massa: Coloque o requeijão cremoso na geladeira antes de usar para ficar bem consistente. Abra pequenas porções na mão untada com manteiga, recheie com o frango e modele bolinhas (como quem vai fazer coxinha). Bata os ovos ligeiramente com o leite e o sal. Passe os bolinhos no ovo e depois na farinha de rosca, repita 3 vezes para ficar bem firme. Deixe por 5 minutos na geladeira e depois frite em gordura bem quente. Não deixe muito tempo na gordura para não estourar.

ROCAMBOLE PRÁTICO DE DOCE DE LEITE

ROCAMBOLE  PRÁTICO  DE  DOCE  DE  LEITE

Ingredientes:
Massa:
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4  de xícara (chá) de canela em pó

Modo de preparar:
Recheio: Cozinhar a lata de leite condensado numa panela de pressão por aproximadamente 50 minutos.
Massa: Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga, em seguida a farinha e o fermento. Unte uma forma com bastante manteiga, colocar a massa batida na forma, e levar ao forno pré aquecido por 5 a 8 minutos (não deixar a massa dourar). O leite condensado já deve estar cozido e frio. Tirar a massa do forno e colocar sobre um pano molhado. Espalhe o doce de leite sobre a massa. Enrole a massa com o doce de leite, e polvilhe açúcar e canela.

CALDO DE ABÓBORA COM FRANGO

CALDO  DE  ABÓBORA  COM  FRANGO

Ingredientes:
1 peito de frango
1 cubo de caldo de galinha
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de óleo
500 g de abóbora cabotiá
500 g de abóbora de leite ou outra qualidade de abóbora
3 colheres (sopa) de cebolinha de cheiro picada
3 colheres (sopa) de manjericão
1/2 alho poró picado (só a parte branca)
Sal, pimenta calabresa e queijo parmesão a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe por 15 minutos na pressão o peito de frango. Deixe esfriar e desfie. Reserve. Cozinhe as 2 qualidades de abóbora com água até que fiquem macias. Frite no óleo a cebola picada e acrescente o frango desfiado. Deixe refogar um pouco o frango. Enquanto isso, coloque os temperos (manjericão, cebolinha e alho poró) no liquidificador com um pouco da abóbora cozida e a água do cozimento. Bata bem para misturar e acrescente à panela onde está refogando o frango. Bata o restante da abóbora no liquidificador e despeje tudo na mesma panela. Acrescente o caldo de galinha, sal e pimenta. Deixe cozinhar tudo no fogo baixo por 15 minutos mexendo de vez em quando. Salpique no prato queijo ralado para dar mais sabor.

PÃOZINHO DE BATATA RECHEADO COM FRANGO E CATUPIRY

PÃOZINHO  DE  BATATA  RECHEADO  COM  FRANGO  E  CATUPIRY

Ingredientes:
Massa:
300 g de batata cozida e amassada
2 tabletes de fermento biológico
100 g de margarina
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
2 ovos
1/2 colher (sobremesa) de sal
Farinha de trigo até dar ponto

Recheio:
500 g de peito de frango cozido e desfiado
1 cebola grande picadinha
2 tomates sem pele e sem sementes picadinhos
1 dente de alho
Salsinha, sal, pimenta e azeitonas a gosto
Catupiry e creme de leite a gosto

Modo de preparar:
Coloque em uma tigela o açúcar, o sal e os tabletes de fermento. Amasse até que se dissolvam no açúcar.  Acrescente o leite morno, a margarina, o azeite, a batata e aos poucos a farinha de trigo, até dar o ponto. Faça pequenas bolas, tamanho de um limão mais ou menos. Recheie cada uma delas com catupiry e o frango. Modele bem e pincele com gema. Espere crescer um pouco e leve para assar em forno médio por 30 a 40 minutos em média.
Recheio: Cozinhe o peito de frango em água e sal até ficar macio, desfie e reserve. Frite a cebola e o alho em um pouco de azeite, junte os tomates deixando refogar um pouco. Acrescente o frango desfiado, as azeitonas, a salsinha e um pouco de creme de leite só para deixar mais cremoso, sem exageros, 1/2 caixinha é suficiente. 

PUDIM DE CENOURA

PUDIM  DE  CENOURA


Ingredientes:
1 leite condensado
1 lata de leite a mesma de leite condensado
2 ovos inteiros
1 cenoura média
1 xícara (chá média) de açúcar

Modo de preparar:
Coloque os ingredientes em um liquidificador e bata por cerca de cinco minutos. Derreta o açúcar e espalhe pela forma. Em seguida coloque a massa e leve para assar em banho maria por cerca de 40 minutos. Espere esfriar e desenforme.

ALMÔNDEGA DE TOMATE E QUEIJO

ALMÔNDEGA  DE  TOMATE  E  QUEIJO

Ingredientes:
500 g de carne moída
1 xícara (chá) de maionese de leite
5 tomates cereja em rodelas
150 g de queijo minas
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de cebola picada
4 colheres (sopa) de catchup
5 colheres (sopa) de vinho branco

Modo de preparar:
Em uma tigela, misture a carne e 4 colheres (sopa) de maionese até ficar homogêneo. Reserve.Em uma tigela, coloque os tomates, o queijo e 2 colheres (sopa) de maionese e misture até ficar homogêneo. Reserve. Unte uma assadeira (40 cm x 28 cm). Preaqueça o forno em temperatura de 180º C.Divida a massa de carne em 12 porções e abra cada porção na palma da mão, formando discos com 6 cm de diâmetro. Coloque 6 discos na assadeira, deixando espaço entre eles. Distribua o recheio por cima dos discos e cubra com os discos restantes, apertando toda a lateral, para não sair o recheio. Leve ao forno por 30 minutos ou até dourar levemente e a base estar seca. Reserve. Em uma panela, aqueça a margarina em fogo médio e doure a cebola. Junte o catchup e o vinho e deixe ferver por 3 minutos. Acrescente a maionese restante e misture até ficar cremoso. Arrume as almôndegas em uma travessa e cubra com o molho. Sirva em seguida.

FRANGO COM GENGIBRE, SALSÃO E MAÇÃ

FRANGO  COM  GENGIBRE,  SALSÃO  E  MAÇÃ

Ingredientes:
1 colher (sopa) de creme vegetal 
1/2 cebola picada
2 colheres (chá) de gengibre ralado
1/2 kg de filé de frango cortado em cubos médios
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de salsão picado
1 maçã verde grande, com casca picada
1 xícara (chá) de maionese

Modo de preparar:
Em uma panela média, derreta o creme vegetal e refogue a cebola e o gengibre por 1 minuto. Acrescente o frango e refogue até dourar. Junte o vinho branco e a água. Cozinhe em fogo médio por 10 minutos ou até ficar macio. Adicione o salsão e a maçã. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione a maionese e misture. Sirva em seguida.

CAFÉ GELADO COM SORVETE

CAFÉ  GELADO  COM  SORVETE


Ingredientes:
4 colheres (sopa) de sorvete de creme
1 xícara (chá) de café bem forte e gelado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1/2 litro de leite
Canela em pó
Açúcar ou adoçante
Cobertura de chocolate

Modo de preparar:
Bata tudo no liquidificador.  Passe calda de chocolate em toda a taça. Despeje o café batido, polvilhe com canela e sirva.

PÃO DE ESCAROLA E LINGUIÇA

PÃO  DE  ESCAROLA  E  LINGUIÇA

Ingredientes:
Massa:
3 tabletes de fermento biológico 
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente
1 ovo
1 lata de creme de leite
100 g de manteiga derretida
1 pitada de sal

Recheio:
1/2 kg de linguiça fresca picada
1/2 xícara (chá) de cebola picada
3 xícaras (chá) de escarola picada
3 colheres (sopa) de salsa picada
1 gema para pincelar

Modo de preparar:
Massa: Em uma tigela dissolva o fermento no açúcar até ficar líquido. Acrescente o leite, junte duas colheres (sopa) de farinha e misture muito bem. Coloque a farinha de trigo em uma travessa grande, abra uma cavidade e despeje a mistura de fermento. Junte o ovo, o Creme de Leite, a manteiga e o sal. Misture os ingredientes, incorporando a farinha de trigo aos poucos. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Deixe descansar até dobrar de tamanho.
Recheio: Aqueça uma frigideira e doure a linguiça, junte a cebola e deixe fritar mais um pouco. Adicione a escarola picada e refogue. Desligue o fogo e adicione a salsa.
Montagem: Divida a massa em seis partes. Abra cada parte em formato de retângulo com 0,5 cm de espessura, em superfície enfarinhada. Espalhe o recheio e enrole uidadosamente para não rasgar. Coloque os pães em assadeiras untadas e enfarinhadas e deixe crescer por cerca de 20 minutos. Faça cortes profundos com a uma faca na superfície. Pincele com a gema e asse em forno médio alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que fique dourado.

BISCOITO DE NATA FÁCIL

BISCOITO  DE  NATA  FÁCIL

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de óleo ou 1 colher (sopa) de margarina
6 colheres (sopa) de açúcar
1 pote de nata (300 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Açúcar cristal ou granulado para decorar

Modo de preparar:
Misture tudo em uma bacia até parecer uma massa de pão. Caso fique grudenta, pode adicionar um pouco mais de farinha. Unte uma forma grande e faça o formato do biscoito que quiser. Coloque-os na forma enfileirados de modo que um não grude no outro. O tempo em que eles ficarão no forno assando depende do tamanho dos biscoitos. Pode variar de 25 a 35 minutos. A temperatura do forno vai depender da sua pressa, pode ser em fogo alto (aproximadamente 200ºC). Retire os biscoitos quando estiverem dourados. Espere esfriar e é só servir com cafezinho ou chocolate.

BOLINHO DE CARNE MOÍDA COM HORTELÃ

BOLINHO  DE  CARNE  MOÍDA  COM  HORTELÃ




Ingredientes:
1/2 kg de carne moída
1 pacote de sopa de cebola
1 ovo
1 punhado de hortelã
Óleo para fritar

Modo de preparar:
Misturar muito bem com as mãos os 4 primeiros ingredientes. Enrolar em bolinhas. Fritar em óleo quente. Escorrer em papel absorvente e serva. É uma receitinha prática e rápida.

FILÉ DE MERLUZA COM BATATAS AO FORNO

FILÉ  DE  MERLUZA  COM  BATATAS  AO  FORNO

Ingredientes:
8 filés de merluza
4 batatas cruas (em rodelas, sem casca)
1 pimentão (cortado em rodelas)
2 tomates (cortados em rodelas)
1 cebola (cortada em rodelas)
Molho de tomate de boa qualidade e orégano a gosto
Azeite para untar

Modo de preparar:
Tempere os filés à seu gosto e reserve por 10 minutos. Unta um refratário com azeite e faça uma camada de batata, em seguida arrume os filés sobre a batata. Acrescente a cebola, o tomate, o pimentão, orégano a gosto, regue com o molho de tomate (1/2 lata). Cubra com o restante das batatas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto até que as batatas fiquem macias.

BOLO DE CAQUI

BOLO  DE  CAQUI

Ingredientes:
Massa:
2 caquis rama forte médios
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:
2 caquis rama forte médios
2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de preparar:
Massa: Primeiro corte os caquis em quatro Acrescente o óleo, o leite condensado, os ovos e bata por alguns minutos no liquidificador Coloque numa vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexendo sempre até a massa ficar homogênea Numa forma untada com margarina, coloque a massa Leve ao forno pré aquecido por 40 minutos em temperatura média.
Calda: Numa panela coloque os caquis picados (não é preciso descascar a fruta), acrescente o açúcar e leve ao fogo É só mexer para que o próprio caqui solte um caldo e deixar cozinhar por uns 10 minutos Deixe levantar fervura e , quando a calda engrossar, estará pronta para cobrir o bolo.

PICANHA AO FORNO COM SAL GROSSO

PICANHA  AO  FORNO  COM  SAL  GROSSO

Ingredientes:
1 peça de Picanha com aproximadamente 1 kg
3 kg de sal grosso

Molho:
4 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola (picada)

Modo de Preparar:
Cubra o fundo de uma assadeira com 1 kg do sal grosso. Coloque a picanha com a parte da gordura virada para cima. Cubra a carne com o restante do sal, não deixando nenhuma parte da carne exposta. Leve a assadeira para o forno a 200 graus Retire a camada do sal e corte em fatias colocando o molho sobre a carne.
Molho: Aqueça a manteiga junto com o azeite em uma frigideira, frite a cebola por alguns instantes e derrame sobre a picanha preparada.
Dica: A picanha pode ser colocada para assar congelada.

SALADA DE QUINOA

SALADA  DE  QUINOA

Ingredientes:
80 g de quinoa vermelha cozida
80 g de quinoa branca cozida
5 tomates cereja vermelhos picados
5 tomates cereja amarelos picados
1/4 de cebola roxa picada
1 colher (sopa) de mostarda
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto
Minicenouras e brotos para decorar

Modo de Preparar:
Em uma vasilha junte os dois tipos de quinoa. Acrescente os tomates e a cebola. Tempere com sal, limão e mostarda. Sirva em seguida.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ASINHA DE FRANGO COM CALDO DE CASCA DE BATATA

ASINHA  DE  FRANGO  COM  CALDO  DE  CASCA  DE  BATATA

Ingredientes:
500 g de casca de batata
16 asinhas de frango (a parte do meio, chamada de tulipa)
500 g de caldo de aparas de legumes
2 dentes de alho inteirois e descascados
Azeite extravirgem a gosto
Talo de salsinha picado a gosto
Tomilho fresco e sal a gosto

Modo de preparar:
Coloque as cascas de batata no forno com um pouco de azeite até ficarem levemente douradas. Ainda quentes, coloque as cascas numa panela com o caldo de legumes e tampe. Deixar cozinhar por 25 minutos. Coe e dispense as cascas. Volte o caldo para a panela e corrija o sal. Adicione o alho e o tomilho. Lave as asinhas e seque-as bem. Coloque o caldo em fervura baixa e adicione as asinhas. Cozinhe até começarem a soltar do osso. Retire os alhos. Coloque em pratos fundos e sirva com azeite e talos de salsinha.  
Aparas de legumes: Numa panela de pressão, coloque 500 g de aparas de legumes (cenoura, cebola, alho poró, salsão, cogumelos e ervas, por exemplo) e 750 ml de água. Assim que a panela começar a apitar, desligue o fogo e deixe esfriar. Quando perder a pressão, abra a panela e coe o caldo. Dura até três dias na geladeira ou até 2 meses no freezer. 

ALHO PORÓ COM VINAGRETE DE TALO DE AGRIÃO

ALHO  PORÓ  COM  VINAGRETE  DE  TALO  DE  AGRIÃO

Ingredientes:
4 alhos porós (a parte branca, inteira)
400 g de talos de agrião (todas as partes, até as mais grossas)
10 ml de suco de limão
100 ml de azeite extravirgem
Sal a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe o alho poró em água fervente abundante até ficar bem macio, começando a derreter ao toque de um garfo (cerca de 15 minutos). Escorra e seque bem, deixando esfriar em temperatura ambiente. Usando uma centrífuga, processe como suco os talos de agrião. Numa tigela gelada (deixar no freezer 5 minutos antes), coloque o azeite, o suco de agrião, o suco de limão, ajuste o sal e guarde na geladeira. No momento de servir, corte os talos de alho-poró em 4, coloque num prato frio e regue com o vinagrete.

CANJIQUINHA COM TALOS DE SALSINHA

CANJIQUINHA  COM  TALOS  DE  SALSINHA



Ingredientes:
200 g de canjiquinha (quirera)
100 g de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado
400 ml de caldo de aparas de legumes
Azeite extravirgem e sal a gosto
Talos de salsinha a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe a canjiquinha no caldo fervente até ficar macia. Se necessário, acrescente mais caldo durante o cozimento. Escorra o excesso, se houver, deixando a canjiquinha levemente úmida. Adicione a manteiga e o queijo, mexendo com uma colher, e acerte o sal. Lave e seque os talos de salsinha. Pique-os bem. Adicione os talos na canjiquinha e misture. Coloque um fio de azeite e sirva em seguida. Pode ser servida como entrada ou acompanhamento para carnes e aves.

CASCA DE MANDIOQUINHA FRITA

CASCA  DE  MANDIOQUINHA  FRITA








Ingredientes:
400 g de casca de mandioquinha bem fina, tirada com descascador
200 ml de óleo de girassol
Sal a gosto

Modo de preparar: 
Lave bem as cascas da mandioquinha e seque-as no papel toalha. Frite no óleo preaquecido a 180 °C, até ficarem douradas e crocantes (cerca de 5 a 7 minutos). Seque em papel toalha, tempere com sal e sirva. 

LASANHA DE ALCACHOFRA

LASANHA  DE  ALCACHOFRA

Ingredientes:
Molho bechamel:
1 litro de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 e 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
150 ml de creme de leite
1 pitada de noz moscada
Sal a gosto

Alcachofra:
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
2 dentes grandes de alho picado
50 ml de vinho branco
1/2 xícara (café) de salsinha picada
1/2 limão espremido
Sal a gosto

Lasanha:
5 fatias de massa para lasanha fresca ou seca, cozidas
1 litro de molho bechamel
500 ml de molho de tomate
500 g de fundos de alcachofra fresca cortados em tiras
250 g de mussarela fatiada
150 g de mussarela de búfala ralada ou amassada
1 maço pequeno de manjericão (apenas as folhas)
100 g de parmesão ralado

Modo de preparar:
Molho bechamel: Esquente o leite e reserve. Derreta a manteiga numa panela, sem dourar muito. Acrescente a farinha de trigo e o leite, sempre mexendo. Adicione sal e uma pitada de noz moscada. Finalize com creme de leite, para aumentar a cremosidade.
Alcachofra: Refogue as tiras de alcachofra com o azeite, a cebola e o alho. Adicione o vinho e deixe evaporar pela metade. Finalize com a salsa picada e sal a gosto. Misture o suco de meio limão para não escurecer a alcachofra.
Lasanha: Espalhe o molho de tomate no fundo de uma assadeira de 35 x 20 cm e coloque os seguintes ingredientes, alternadamente: massa, molho bechamel, alcachofra fatiada, manjericão desfolhado, mussarela bovina fatiada, molho de tomate, massa... Na terceira camada, substitua a mussarela bovina pela de búfala. Cubra com molho bechamel e parmesão e fure a massa. Asse por 20 minutos a 180°C, aumente a temperatura para 200ºC e deixe gratinar por mais 10 minutos.  

HAMBÚRGUER DE FEIJÃO

HAMBÚRGUER  DE  FEIJÃO

Ingredientes:
Hambúrguer:
2 xícaras (chá) de feijão vermelho cozido
1 xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de alho picado
1/2 xícara (chá) de beterraba ralada
1/2 xícara (chá) de cenoura ralada
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de limão
3/4 de xícara (chá) de fubá
1 pitada de pimenta caiena
Sal e azeite a gosto

Cheddar vegano: (opção de acompanhamento)
1 xícara (chá) de castanha de caju crua
2 colheres (sopa) de cúrcuma
1 colher (sopa) de suco de limão
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de água
Sal a gosto

Cebola no limão: (opção de acompanhamento)
1 xícara (chá) de cebola roxa fatiada
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Hambúrguer: Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte a cenoura, a beterraba, o shoyu, o limão, a pimenta caiena e o sal. Processe o feijão com o refogado de vegetais. Acrescente o fubá aos poucos e reserve um pouco para formar. Forme o hambúrguer envolvendo com o restante do fubá. Asse por 10 minutos de cada lado.
Cheddar vegano: Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Cebola no limão: Misture todos os ingredientes e levar à geladeira.

COZIDO SUÍNO COM FEIJÃO E VINHO TINTO

COZIDO  SUÍNO  COM  FEIJÃO  E  VINHO  TINTO

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
1 kg de costelinhas de porco, desossadas e cortadas em cubos de 2,5 cm
1/2 colher (sopa) de sal
2 ou 3 dentes de alho descascados e ligeiramente esmagados
1 colher (sopa) de sálvia picada
500 g de feijão branco miúdo (ou feijão branco normal), deixado de molho e escorrido
1/2 colher (chá) de noz moscada em pó
1 colher (chá) de açúcar
125 ml de vinho tinto seco, aquecido
1 colher (sopa) de suco de limão
200 ml de purê de tomate
125 ml de caldo de carne aquecido
8 cebolas pérolas
250 g de linguiça portuguesa defumada, cortada em fatias grossas
Pimenta do reino preta moída na hora

Modo de preparar:
Aqueça o óleo numa panela de ferro e frite a carne de porco até dourar bem. Tempere com sal e pimenta do reino. Acrescente o alho e a sálvia e refogue até que amoleçam. Adicione os feijões escorridos. Tempere com a noz moscada. Acrescente o açúcar, o vinho aquecido, o suco de limão, o purê de tomate e o caldo de carne. Adicione água até cobrir todos os ingredientes, tampe e cozinhe em fervura branda por cerca de 50 minutos, ou até que a carne esteja quase macia. Adicione mais caldo ou água, se necessário. Coloque as cebolas pérolas na panela, juntamente coma linguiça, e cozinhe por mais 20 a 30 minutos.