Páginas

sábado, 4 de novembro de 2017

HAMBÚRGUER DE TOFU

HAMBÚRGUER  DE  TOFU

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (chá) de tofu macio amassado (cerca de 300 g)
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
2 dentes de alho bem picados
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
1 pitada de sal 

Modo de preparar:
Em uma vasilha, coloque o tofu, a salsinha, o alho e tempere com sal a gosto. Adicione a farinha de trigo aos poucos e vá misturando até conseguir modelar hambúrgueres. Unte as mãos com um fio de óleo ou azeite, para facilitar na hora de modelar, divida a massa em 4 partes e modele os hambúrgueres. Frite-os em uma frigideira antiaderente em fogo médio, com um fio de óleo espalhado, até dourar; vire para fritar do outro lado.
Dica: Para uma versão sem glúten: use farinha de arroz, coloque aos poucos até dar liga. Dá certo também com amido de milho. Para congelar: Modele os hambúrgueres, coloque em uma assadeira untada e leve ao freezer até congelar por completo, o que vai levar cerca de 2 horas. Retire com cuidado, coloque em uma vasilha fechada ou em saquinhos plásticos e deixe no congelador por até 2 meses.

SALSICHA DE TOFU

SALSICHA  DE  TOFU

Ingredientes:
100 g tofu fresco
100 g tofu defumado
1/2 pimentão vermelho
1/2 cebola
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (chá) de orégano
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada
2 colheres (sopa) de farinha de mandioca crua
1 colher (chá) de cominho
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Corte o pimentão, descartando as sementes, em pedaços grosseiros. Pique a cebola e o alho, grosseiramente. Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue o pimentão. Em seguida adicione a cebola e depois o alho, até cozinharem bem. Adicione o orégano, o cominho, o sal e a pimenta do reino. Reserve. Num liquidificador ou moedor de grãos, triture a semente de linhaça até virar uma farinha (você deve colocar uma quantidade maior do que a utilizada nesta receita para conseguir triturar bem). Separe 1 colher (sopa) e reserve. Em um multiprocessador de alimentos, bata o tofu fresco e o tofu defumado com os legumes refogados e com as farinhas de linhaça e de mandioca, até virar uma pasta bem lisa e homogênea. Numa bancada, abra um pedaço retangular de dois palmos de comprimento de plástico filme. Coloque 3 colheres (sopa cheias) da pasta de tofu no centro. Enrole cuidadosamente, como se fosse uma salsicha, moldando o formato com as mãos. Feche as pontas com nós bem apertados. Cozinhe as “salsichas” numa panela funda, com água fervendo, por 20 minutos. Deixe esfriar um pouco e coloque na geladeira por algumas horas para firmar bem. Quando gelar e firmar bem, desenrole do plástico filme e sirva.

RISOTO NA PANELA DE PRESSÃO COM ABÓBORA ASSADA

RISOTO  NA  PANELA  DE  PRESSÃO  COM  ABÓBORA  ASSADA

Ingredientes:
Abóbora assada:
600 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
1/2 maço de sálvia
6 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Risoto:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão com as folhas
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 litro de água
1 folha de louro
2 cravos da índia
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
2 colheres (sopa) de manteiga
Noz moscada ralada na hora a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Abóbora: Preaqueça o forno a 240°C (temperatura alta). Corte as pontas e amasse os dentes de alho com a lateral da lâmina da faca para descascar. Numa assadeira grande, junte os cubos de abóbora, os dentes de alho e as folhas de sálvia. Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto e misture bem para envolver todos os pedaços com o azeite. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a abóbora ficar dourada – na metade do tempo, vire os cubos com uma espátula para dourar por igual. Enquanto isso, aproveite para fazer o pré preparo do risoto.
Risoto: Descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos e pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe a cenoura na parte fina do ralador. Lave o salsão, reserve uma folha e pique o talo em cubinhos. Leve ao fogo médio uma panela de pressão sem a tampa. Quando aquecer, regue com 1 e 1/2 colher (sopa) de azeite e adicione a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 2 minutos. Regue com mais ½ colher (sopa) de azeite, adicione o arroz e misture bem, para envolver todos os grãos com o azeite. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, a folha de salsão e a cebola cravejada. Tempere com sal e pimenta, misture bem, tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos, nem mais nem menos, esse é o tempo exato para o risoto ficar no ponto. Desligue o fogo imediatamente e, com um garfo, levante a válvula para tirar a pressão. Depois que todo o vapor sair, abra a tampa da panela. Com uma pinça, pesque e descarte a folha de salsão e a cebola cravejada. Acrescente a manteiga, o queijo parmesão ralado e metade da abóbora assada. Tempere com noz-moscada a gosto e misture bem. Transfira o risoto para os pratos e sirva com o restante da abóbora assada e lascas de parmesão a gosto.

PASTA DE TOFU COM MANJERICÃO

PASTA  DE  TOFU  COM  MANJERICÃO

Ingredientes:
250 g tofu fresco
1 maço de manjericão
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de azeite
Gotinhas de limão a gosto
Sal a gosto

Modo de preparar:
Pique o tofu fresco em pedaços grosseiros. Lave o manjericão e separe as folhinhas do talo Junte todos os ingredientes no multiprocessador de alimentos e bata bem até ficar homogêneo.

SALADA DE TRIGO COM ABÓBORA ASSADA

SALADA  DE  TRIGO  COM  ABÓBORA  ASSADA

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de trigo para quibe
3 xícaras (chá) de água
600 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
6 dentes de alho
1/4 de xícara (chá) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de molho de romã (tempero árabe comprado pronto)
1/2 colher (chá) de coentro em pó
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1/4 de colher (chá) de pimenta da jamaica em pó
1 xícara (chá) de nozes tostadas e picadas
1/2 maço de salsinha fresca picada grosseiramente
Caldo de 1 limão
Azeite, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Iogurte cremoso (ou coalhada) a gosto para servir
Folhas de mini agrião a gosto para servir

Modo de preparar:
Numa tigela média, coloque o trigo, cubra com a água e deixe hidratar por 30 minutos.
Passado os 30 minutos, forre uma peneira com um pano de prato limpo e escorra a água do trigo. Una as pontas do pano, fazendo uma trouxinha, e torça para escorrer bem o excesso de água do trigo hidratado. Numa tigela grande, junte o extrato de tomate, 1/2 xícara (chá) de azeite, o molho de romã, o caldo de limão, o coentro, o cominho e a pimenta da jamaica em pó. Tempere com 1 colher (chá) de sal e misture bem com um batedor de arame.Junte o trigo à tigela com o molho e misture bem com uma espátula. Cubra com um prato e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir, quanto mais tempo o trigo ficar na geladeira absorvendo os sabores do molho, mais gostoso fica. Enquanto isso, prepare a abóbora assada. Preaqueça o forno a 240ºC (temperatura alta). Corte as pontas e amasse os dentes de alho com a lateral da lâmina da faca para descascar. Numa assadeira grande, junte os cubos de abóbora e os dentes de alho, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a abóbora ficar dourada, na metade do tempo, vire os cubos com uma espátula para assar por igual. Na hora de servir, misture as nozes e a salsinha picada no trigo temperado. Junte metade dos cubos de abóbora e alho assados e misture delicadamente. Sirva a salada de trigo com o iogurte cremoso, folhas de mini agrião e o restante da abóbora assada.

SALPICÃO DE FRANGO COM PERA

SALPICÃO  DE  FRANGO  COM  PERA

Ingredientes:
Frango:
1 frango defumado
4 cebolas roxas
3 peras
1 colher (sopa) de hortelã picada

Molho:
200 ml de iogurte
200 ml de maionese
50 ml de vinagre branco
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de curry em pó

Modo de preparar:
Molho: Misture os ingredientes do molho e reserve na geladeira. 
Salpicão: Desfie o frango defumado, corte a cebola em rodelas e as peras em pequenos pedaços. Misture tudo e sirva.

SALPICÃO DE PEITO DE PERU DEFUMADO

SALPICÃO  DE  PEITO  DE  PERU  DEFUMADO

Ingredientes:
1 talo de salsão fatiado em lâminas finas
1 cenoura ralada
1 cebola roxa em lâminas finas
200 g de peito de peru defumado cortado em cubos pequenos
600 g de cream cheese 
10 ml de azeite
Sal a gosto

Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes até que fiquem incorporados ao cream cheese. Sirva gelado com salada verde.

MOQUECA DE PINTADO COM PIRÃO DE TUCUPI

MOQUECA  DE  PINTADO  COM  PIRÃO  DE  TUCUPI

Ingredientes:
6 postas de pintado
1 cabeça e 1 rabo de peixe
300 ml de caldo de tucupi
2 cebolas
4 tomates
1 dente de alho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1/2 maço de cheiro verde
1 maço de coentro
30 ml de azeite de dendê
1 caixinha de leite de coco
1/2 copo de farinha de mandioca para o pirão
Pimenta do reino e colorau à gosto

Modo de preparar:
Moqueca: Em uma panela de barro, coloque o azeite, o alho, 1/2 cebola picada e dois tomates. Refogue. Em seguida, faça uma camada com a metade de cada pimentão. Lave o pintado com sal e limão e deixe por 3 minutos. Depois tire tudo, tempere o peixe e jogue no refogado. Em seguida, outra camada de cebola, o restante dos tomates e os pimentões. Coloque por cima o cheiro verde e o coentro. Tempere com pimenta, colorau e jogue o leite de coco. Tampe a panela. Depois de 10 minutos, vire o peixe e jogue mais coentro por cima. Após o peixe ficar cozido, coloque o dendê e mantenha a panela fechada.
Pirão: Pegue o caldo do peixe, acrescente a farinha de mandioca até ficar cremoso.

PÃO DE QUEIJO COM CREME DE RICOTA

PÃO  DE  QUEIJO  COM  CREME  DE  RICOTA

Ingredientes:
170 g de polvilho azedo
115 g de polvilho doce
1 colher (chá) de sal 
1 xícara (chá) de leite desnatado 
2 colheres (sopa) de margarina light 
1 pote de creme de ricota light (150 g)
4 a 5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 ovo 

Modo de preparar:
Numa tigela junte os polvilhos e o sal. Reserve. Leve ao fogo o leite e a margarina até ferver. Despeje a mistura fervente sobre os polvilhos reservados e misture com uma colher até o líquido ser totalmente absorvido. Acrescente o creme de ricota e o queijo parmesão. Misture bem, inicialmente com uma colher e depois com as mãos, até obter uma massa lisa e homogênea. Espere esfriar completamente. Junte o ovo e misture a massa de maneira que o ovo fique bem envolvido e a massa solte das mãos. Divida a massa (unidades com cerca de 1 colher sopa cheia). Unte as mãos com um pouco de óleo e modele a massa, formando bolinhas. Distribua as bolinhas de pão de queijo numa assadeira untada, deixando cerca de 2 cm entre elas. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até a base começar a dourar.

SALADA DE COGUMELOS FRESCOS COM SALSÃO

SALADA  DE  COGUMELOS  FRESCOS  COM  SALSÃO

Ingredientes:
250 g de cogumelos paris frescos
2 talos de salsão
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
3 colheres (sopa) de azeite
Caldo de 1 limão
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Lave, seque, descarte as folhas e corte o salsão em fatias finas, reserve. Limpe os cogumelos com um pano úmido, não lave em água corrente nem deixe de molho, eles são como esponjas e isso acabaria com a textura e o sabor da salada. Corte cada um em 4 fatias, no sentido do comprimento; os menores corte ao meio. Numa tigela misture bem o queijo parmesão ralado, o caldo de limão e o azeite para formar um molho. Junte as fatias de cogumelo e de salsão e misture delicadamente. Tempere com pimenta a gosto e prove antes de temperar com sal, alguns queijos são mais salgados que outros. Sirva a seguir com torradinhas de pão italiano.

TORTA DE ABÓBORA

TORTA  DE  ABÓBORA

Ingredientes:
500 g de abóbora madura cortada em cubos
1 folha de louro
1 tablete de caldo de legumes ou de galinha
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
150 g de queijo fresco em fatias 
1 colher (chá) de orégano
Pimenta do reino e noz moscada à gosto

Modo de preparar:
Em uma panela de pressão, coloque os cubos de abóbora e cubra-os com água. Acrescente  a folha de louro, o tablete de caldo e deixe cozinhar durante 5 minutos após o início da pressão. Passado o tempo de cozimento, você vai obter uma abóbora quase desmanchando. Escorra a água e amasse  a abóbora com o garfo. Reserve. No liquidificador, bata o óleo, o leite, os ovos, a farinha de trigo e o sal. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente a abóbora amassada. Adicione o fermento e misture bem. Em uma forma redonda média, untada e polvilhada com farinha de trigo, distribua metade da massa. Cubra com as fatias de queijo, salpique o orégano e despeje o restante da massa. Leve ao forno médio, pré aquecido, por 30 minutos. 
Dica: Dependendo do tamanho da sua forma, a torta vai ficar mais baixa ou mais alta. A abóbora não interfere tanto no sabor da torta e ainda deixa essa cor bonita. Você pode acrescentar salsinha à massa, colocar pedacinhos de azeitona.

CHIPS DE ABÓBORA

CHIPS  DE  ABÓBORA








Ingredientes:
1 abóbora pequena
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 pitada de sal marinho integral

Modo de preparar:
Descasque e corte a abóbora em fatias finas, com uma espessura de poucos milímetros. Tempere com sal e azeite. Cozinhe em uma assadeira forrada com papel manteiga no forno a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até ficarem crocantes.

SOPA FRIA DE ABÓBORA

SOPA  FRIA  DE  ABÓBORA

Ingredientes:
800 g de polpa de abóbora cozida
2 tomates maduros
2 pimentões vermelhos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 fatia de pão
1 punhado de salsa fresca
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe a polpa da abóbora a vapor ou em panela tampada no fogo bem baixo. Deixe-a esfriar e bata a abóbora com o tomate, a cebola e o alho. Adicione uma fatia de pão velho amolecido em água, o azeite de oliva. Tempere com sal e pimenta. Deixe repousar o gaspacho de abóbora por pelo menos 2 horas antes de servir. Decore cada prato com salsinha, croutons e alguns cubinhos de pimentão vermelho.

RISOTO DE ABÓBORA

RISOTO  DE  ABÓBORA

Ingredientes:
320 g de arroz especial para risoto
500 g de abóbora, só a polpa, limpa, descascada e cortada em pedaços bem pequenos
1 cebola cortada finamente
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 punhado de salsa
1 pitada de noz moscada
1 litro de água salgada ou caldo de legumes
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparar:
Coloque a água para ferver com 1 colher (chá) de sal ou um caldo de legumes e quando ferver abaixe o fogo e comece a fazer o risoto. Primeiro coloque a cebola para dourar em uma panela tipo work. Junte o arroz e deixe-o tostar bem, mexendo sempre. Uma vez tostado, junte a abóbora e vá acionando a água fervendo em fogo baixo, aos poucos, com uma concha, e mexendo sempre, em fogo médio. Quando a água estiver quase secando, junte outra concha d'água e vá procedendo assim até que o arroz esteja cozido al dente. Nesse ponto desligue o fogo, junte a salsa, a noz moscada, o parmesão ralado e sirva. 
Dica: Se a abóbora estiver cortada grande o arroz vai cozinhar e abóbora não. Então, uma outra opção é dar uma leve cozida na abóbora antes de levá-la ao fogo com o arroz, uns 10 minutos. A abóbora não deve desaparecer e virar uma sopa. Deve ficar uns pedacinhos pequenos.

SOPA CREME DE ABÓBORA

SOPA  CREME  DE  ABÓBORA

Ingredientes:
1 kg de abóbora
200 g de batata
1 cebola branca grande
Azeite extra virgem de oliva a gosto
Sal e temperos a gosto (noz moscada, pimenta do reino ou alecrim combinam demais com abóbora e também com a batata)

Modo de preparar:
Faça dourar a cebola cortada em pedacinhos no azeite extra virgem. Junte a abóbora, sem casca e sem sementes, cortada em pedaços pequenos e também as batatas, cortadas e descascadas. Deixe que cozinhem em fogo bem baixinho. Junte pouco a pouco de água, somente para que não grudem no fundo da panela. O próprio vegetal solta sua água por isso, não precisa acrescentar muita água. Acrescente um pouco de alecrim e sal a gosto. Se não gostar de alecrim (mas vai por mim que é bom), deixe para temperar a sopa no final com noz moscada e ou pimenta do reino em pó. Depois que a abóbora e a batata estiverem cozidas, bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva quente.

ABÓBORA AO FORNO

ABÓBORA  AO  FORNO

Ingredientes:
1 k de abóbora
30 g de farinha de rosca
80 de parmesão ralado
Azeite extra virgem de oliva a gosto
sal a gosto.

Modo de preparar:
Depois de lavada, descascada e limpa, corte a abóbora em fatias de 1,5 cm de espessura. Cozinhe-as ao vapor por uns 10 minutos e disponha os pedaços cozidos, um ao lado do outro, em uma travessa untada de azeite. Polvilhe por cima dos pedaços, uma pitada de sal, o queijo e por último a farinha de rosca. Leve a travessa ao forno pré aquecido a 200°C por 15 minutos. Sirva quente.

SALADA DE ABÓBORA

SALADA  DE  ABÓBORA


Ingredientes:
700 g de abóbora cozida
1 cebola roxa
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de manteiga clarificada
200 g de amêndoas fatiadas
Pimenta jamaica e coentro a gosto

Modo de  preparar:
Corte a abóbora em cubos. Cozinhe a abóbora até que amoleça e reserve em um refratário. Em uma frigideira, coloque a cebola roxa fatiada. Acrescente a manteiga clarificada e a pimenta jamaica. Refogue a cebola até ficar bem dourada e misture as amêndoas no refogado; Coloque o refogado de amêndoas e cebola por cima da abóbora. Finalize com o coentro a gosto.

MACARRÃO DE FORNO COM ABÓBORA ASSADA

MACARRÃO  DE  FORNO  COM  ABÓBORA  ASSADA

Ingredientes:
Abóbora:
500 g de abóbora japonesa (descascada e cortada em cubos)
3 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
3 ramos de alecrim
Sal e pimenta do reino (moídos na hora)

Macarrão de forno e o molho:
4 xícaras (chá) de macarrão do tipo caracol
1 ovo
3 xícaras (chá) de leite
3/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de licor de amêndoa (opcional)
Noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta do reino moídos na hora

Modo de preparar:
Abóbora: Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média alta). Numa assadeira retangular antiaderente de cerca de 30 cm X 40 cm, coloque os cubos de abóbora, deixando que haja espaço entre eles. Descasque e amasse os dentes de alho e junte na assadeira. Debulhe e polvilhe com as folhinhas dos ramos de alecrim e regue com o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino, a gosto, e leve ao forno para assar por 30 minutos. Na metade do tempo, vire os cubos de abóbora com a ajuda de uma pinça. Retire do forno com cuidado e mantenha ele em temperatura média a 180ºC. 
Macarrão de forno e o molho: Após 10 minutos que a abóbora estiver no forno, leve ao fogo alto uma panela grande com três litros de água e dois colheres (sopa) de sal. Quando ferver, isso leva cerca de 15 minutos, coloque o macarrão e deixe cozinhar a metade do tempo sugerido na embalagem. Na receita, ele ficou na panela por 4 minutos e 1/2. Desligue o fogo, escorra a água e volte com o macarrão à panela. Enquanto o macarrão cozinha, faça o molho numa tigela: misture o ovo com o leite e 1/2 xícara (chá) do queijo parmesão. Junte o licor de amêndoas, caso esteja usando. Mexa bem e tempere com noz-moscada, sal e pimenta do reino, a gosto. Misture o molho ao macarrão escorrido e coloque os pedaços de abóbora assados. Se quiser, reserve alguns para decoração. Transfira o macarrão para um refratário grande ou seis individuais e decore com os cubos de abóbora. Polvilhe o restante do queijo parmesão e disponha os potinhos na assadeira, caso esteja usando recipientes individuais, e leve ao forno preaquecido a 180ºC (temperatura média) para terminar de cozinhar e gratinar. Retire do forno e sirva imediatamente.

MACARRÃO COM ABÓBORA

MACARRÃO  COM  ABÓBORA

Ingredientes:
Massa:
50 g de macarrão tipo penne ou parafuso
1/2 colher (sopa) de sal

Molho:
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de abóbora em cubos
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
Sal a gosto

Modo de preparar:
Massa: Ferva 2 e 1/2 litros de água com o sal e cozinhe o macarrão até que fique al dente
Enquanto isso prepare o molho.
Molho: Em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola. Junte a abóbora, mexa, acrescente o sal e 1/2 xícara de chá de água fervente. Tampe a panela e cozinhe até que a abóbora fique macia. Amasse com um garfo e acrescente a cebolinha. Escorra o macarrão, coloque em um recipiente e acrescente o refogado. Misture e sirva a seguir

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

DOCE DE BANANA COM GENGIBRE

DOCE  DE  BANANA  COM  GENGIBRE

Ingredientes:
12 bananas prata amassadas
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de gengibre ralado

Modo de preparar:
Coloque as bananas, o açúcar e o gengibre em uma panela e leve ao fogo. Mexa de vez em quando, no final quando começar a grudar no fundo da panela, mexa mais vezes. Demora aproximadamente 1 hora para ficar pronto.

DOCE DE BANANA NA PALHA DE MILHO

DOCE  DE  BANANA  NA  PALHA  DE  MILHO

Ingredientes:
40 palhas de milho
24 bananas nanicas maduras
1 kg de açúcar
Suco de 1 limão
Açúcar cristal para polvilhar

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque água para ferver e mergulhe as palhas de milho por 1 minuto.
Retire, seque e reserve. Em uma panela, coloque as bananas cortadas, o suco de limão, o açúcar e leve ao fogo médio por 2 horas, mexendo até desprender do fundo da panela. Despeje em uma superfície lisa e alise com uma colher sem deixar muito fina a espessura. Deixe esfriar, corte em filme plástico, corte a palha em pedaços e embrulhe o doce. Sirva em seguida.

DOCINHO AFRICANO

DOCINHO  AFRICANO

Ingredientes:
2 pães duros (de preferência o miolo)
3 colheres (sopa) de leite
6 ovos
125 g de manteiga
250 g de coco ralado
500 g de açúcar
Chocolate em pó a gosto
Amendoim ou amêndoa picada a gosto

Modo de preparar:
Em primeiro coloque o pão de molho em leite, não muito leite para a massa não ficar muito mole, vá acrescentado até o pão ficar ensopado. Acrescente os ovos, o chocolate, o amendoim, o coco, o açúcar e a manteiga, amasse tudo muito bem com as mãos até ficar uma pasta homogênea sem pedaços de pão inteiros. Em seguida numa panela leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando, quando a pasta já tiver a soltar da panela já esta pronta. Deixe esfriar um pouco e, com as mãos untadas em óleo forme bolinhas que são passados por coco ralado. Sirva em forminhas de papel frisado. Se colocar algumas horas na geladeira fica melhor.
Dica: A pasta não pode ficar nem muito mole nem muito dura.

COCADA DE CASQUINHA

COCADA  DE  CASQUINHA

Ingredientes:
1 embalagem de coco ralado (100 g)
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de açúcar
2 claras

Modo de preparar:
Hidrate o coco no leite de coco por 5 minutos. Acrescente o açúcar, as claras e leve ao fogo médio, mexendo constantemente, até que comece a desgrudar da panela (cerca de 10 minutos). Passe para uma vasilha e espere esfriar. Preaqueça o forno a 170°C. Modele as cocadas com a ajuda de 2 colheres (sobremesa) e acomode-as em uma assadeira bem untada. Asse por 15 minutos ou até que as pontas da cocada comecem a dourar. Retire as cocadas cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula. Deixe-as esfriar sobre uma grade antes de servir. 
Dica: Para transformar essa receita em beijo de mulata, substitua a embalagem de coco ralado por uma de flocos de coco queimado.

COCADA COM CENOURA

COCADA  COM  CENOURA


Ingredientes:
1 pacote de coco ralado seco
3 cenouras médias raladas
4 xícaras (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de canela
3 cravos da índia

Modo de preparar:
Misture o coco com a cenoura ralada, acrescente o açúcar, o cravo e a canela. Leve ao fogo brando, mexendo bem com uma colher de pau, até soltar do fundo da panela. Despeje em uma compoteira e espere esfriar para servir. Conserve em geladeira.

PÃOZINHO DE TAPIOCA

PÃOZINHO  DE  TAPIOCA

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1/4 de xícara (chá) de óleo
3/4 de xícara (chá) de tapioca granulada
1 ovo
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (para a massa)
1/2 xícara (chá) de polvilho doce (tem que ser o doce)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (para finalizar o pãozinho)
Sal a gosto (não exagere porque nessa receita vamos usar queijo ralado, que é bem salgadinho por natureza)

Modo de preparar:
Leve uma panela ao fogo médio com 1 e 1/2 xícara (chá) de leite, 1/4 de xícara (chá) de óleo e sal a gosto e mexa até ferver. Reserve. Em uma tigela à parte, misture 3/4 de xícara (chá) de tapioca granulada com os ingredientes líquidos que fervemos. Deixe esfriar (aproximadamente 30 minutos). Depois que a mistura esfriar, acrescente o ovo, 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e 1/2 xícara (chá cheia) de polvilho doce e misture bem. Prepare-se pra colocar a mão na massa. Com as mãos, pegue pequenas porções de massa e faça bolinhas. Passe cada bolinha no queijo parmesão ralado (tipo um brigadeiro). Dica: se a sua massa ficar um tanto líquida, a ponto de não rolar de fazer bolinhas, coloque um tantinho mais de polvilho doce. Com a ajuda de duas colheres você conseguirá modelar os bolinhos. Coloque as bolinhas numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

BOLO DE TAPIOCA COM QUEIJO

BOLO  DE  TAPIOCA  COM  QUEIJO

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de tapioca
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de queijo minas ralado
1 pitada de sal

Modo de preparar:
Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, a tapioca, o queijo ralado, o sal e, por fim, o fermento. Unte uma forma, coloque a massa do bolo e asse em formo preaquecido. Desenforme e decore a gosto.

BOLO QUEIJADINHA

BOLO  QUEIJADINHA

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de margarina
50 g de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de coco fresco ralado
Margarina e farinha de trigo para untar

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno, preaquecido, por 35 minutos ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo. Deixe esfriar, desenforme e sirva.
Dica: Se desejar, polvilhe com coco ralado antes de servir.

QUEIJADINHA

QUEIJADINHA

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de margarina
1/2 xícara (chá) de leite
5 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
300 g de coco ralado
50 g de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Margarina para untar

Modo de preparar:
Misture o açúcar, a margarina, o leite, os ovos e a farinha de trigo. Aos poucos, junte o coco ralado, o queijo parmesão e o fermento em pó. Distribua a massa em forminhas individuais untadas e asse em forno médio, preaquecido, até dourar. Sirva em seguida.

QUEIJADINHA DE COCO

QUEIJADINHA  DE  COCO

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
3 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado (395 g)
10 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparar:
Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Bata no liquidificador o coco, os ovos, a manteiga e o leite condensado por 3 minutos. Junte a farinha de trigo e bata por 15 segundos. Distribua o creme em 10 forminhas de papel, próprias para muffins, e disponha numa assadeira. Leve ao forno por 20 minutos, até dourar a superfície, ou até que enfiando um palito nas queijadinhas ele saia limpo. Retire do forno, sirva quente ou fria. Se preferir, decore com coco em fitas ou coco queimado.