Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

TORTA DE CHOCOLATE COM CARAMELO SALGADO

TORTA  DE  CHOCOLATE  COM  CARAMELO  SALGADO

Ingredientes:
Massa:
225 g de farinha de trigo
125 g de manteiga gelada
30 g de açúcar cristal
20 g de cacau em pó
2 colheres (sopa) de água gelada
1 ovo

Caramelo salgado:
200 g de açúcar cristal
130 g de creme de leite
50 g de manteiga
6 g de flor de sal

Ganache:
220 g de chocolate em barra
160 g de creme de leite
6 g de flor de sal

Montagem:
Flor de sal a gosto

Modo de preparar:
Massa: Em um bowl, misture os ingredientes secos e peneirados. Adicione a manteiga gelada e, com as pontas dos dedos, misture-a aos secos, formando uma farofa. Adicione o ovo, a água gelada e misture bem até obter uma  massa homogênea. Faça uma bola, cubra com plástico filme e deixe descansar na geladeira, por 15 minutos. Abra a massa com um rolo e cubra uma forma de fundo falso. A massa deve ser furada com garfo, para que não infle ao assar. Pré asse a massa, coberta com papel alumínio, por 20 minutos, a 180ºC. Ela deve estar gelada ao entrar no forno. Retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutos, para terminar de secar. Retire do forno e deixe esfriar.
Caramelo salgado: Derreta o açúcar em fogo baixo, para não queimar. Quando estiver completamente líquido, ou seja, transformado em caramelo, adicione o creme de leite, com cuidado, e mexa, para não formar blocos de açúcar. Adicione a manteiga e a flor de sal. Reserve.
Ganache: Derreta o chocolate em barra em banho maria. Quando estiver derretido, retire do fogo e adicione o creme de leite e a flor de sal.
Montagem: Cubra a massa com uma primeira camada de caramelo. Quando ele estiver estabilizado, mais rígido, faça uma segunda camada com a ganache de chocolate. Finalize com um toque de flor de sal.

CANNOLI DI CAPRINO

CANNOLI  DI  CAPRINO

Ingredientes:
Massa:
250 g farinha de trigo
30 g beterraba em pó
30 g manteiga
30 g de vinho do porto ou vinho tinto
5 pitada de sal
1 ovo

Recheio:
150 g de queijo de cabra
150 g de ricota

Cobertura:
Brotos de beterraba à gosto
Pistache à gosto

Modo de preparar:
Massa: Misture todos os ingredientes da massa de cannoli até virar uma pasta. Tampe a massa com papel filme e deixe na geladeira por 3 horas. Retire da geladeira e passe na máquina de macarrão na espessura que preferir. Corte com uma forma redonda e coloque na forma de cannoli. Com um pincel, passe o ovo batido para fechar as duas extremidades da massa. Frite em óleo quente e reserve até esfriar.
Recheio e cobertura: Misture o queijo de cabra e a ricota. Passe o pistache nas duas pontas do recheio e finalize com brotos de beterraba.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

SORVETE DE MAMÃO PAPAYA, BANANA E IOGURTE

SORVETE  DE  MAMÃO  PAPAYA,  BANANA  E  IOGURTE

Ingredientes:
1 mamão papaia de tamanho médio, descascado, sem sementes e cortado em pedaços
2 bananas, descascadas e fatiadas
2 xícaras (chá) de iogurte natural puro
3 a 4 colheres (sopa) de mel 
Suco de 1 laranja média
Frutas frescas para decorar

Modo de preparar:
Na sorveteira: Coloque o purê de mamão papaia e banana na sorveteira e ajuste o aparelho de acordo com as instruções do equipamento. Assim que estiver pronto, coloque o sorvete em um recipiente que possa ir ao congelador e deixe gelar por 1 a 2 horas antes de servir.
Na batedeira: Coloque a mistura de mamão papaia, banana e iogurte em um recipiente de plástico ou metal que possa ir ao congelador e deixe gelar por 1 hora. Deve ficar semi congelada (com uma consistência um tanto macia). Retire do congelador e bata a mistura usando uma batedeira. 
No liquidificador: Coloque a mistura de mamão papaia, banana e iogurte em um recipiente de plástico ou metal que possa ir ao congelador e deixe gelar por 1 hora. O aparelho deve ser potente o bastante para misturar alimentos congelados. Leve de volta ao congelador e deixe descansar por mais 1 hora, e então repita o processo entre 3 a 4 vezes ou até obter a consistência desejada. Deixe o sorvete no congelador por cerca de 2 horas antes de servir. Sirva o sorvete de mamão papaia e banana com fatias de frutas frescas.

CREME DE MAMÃO PAPAYA

CREME  DE  MAMÃO  PAPAYA

Resultado de imagem para CREME DE MAMÃO PAPAYA

Ingredientes:
1/2 mamão papaya
1 copo de iogurte desnatado e consistente 
1 colher (chá) de geléia de frutas vermelhas.

Modo de preparar:
Bata o iogurte com o mamão no mixer, liquidificador ou batedeira. Coloque na geladeira para resfriar bem ou sirva em seguida  em uma bela taça e coloque por cima a geléia de frutas. Sirva.

CANJICA COM CAFÉ

CANJICA  COM  CAFÉ

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de milho para canjica
2 xícaras (chá) de café coado bem forte
4 xícaras (chá) de água
1 canela em pau
3 cravos da índia
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de coco ralado fresco
2 xícara (chá) de leite

Modo de preparar:
Coloque o milho para canjica, o café coado, a água, a canela em pau e os cravos da índia em uma panela de pressão e leve para cozinhar por aproximadamente 45 minutos em fogo baixo após a panela começar a ciar. Espere esfriar um pouco e verifique se o milho ficou molinho.Acrescente o leite de coco, o leite condensado, o coco ralado e o leite. Deixe ferver e engrossar um pouco. Espere esfriar. Sirva quente ou gelado.

PÃO DE INHAME COM SEMENTES DE CHIA E GERGELIM

PÃO  DE  INHAME  COM  SEMENTES  DE  CHIA  E  GERGELIM

Ingredientes:
600 g de inhame cru 
1 e 1/2 xícara (chá) de água quente
4 colheres (sopa) de sementes de chia 
4 colheres (sopa) de sementes de gergelim
1 colher (sopa) de açúcar mascavo 
1 colher (sopa bem cheia) de fermento biológico seco
3 ovos
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal 
1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã
150 g de farinha de arroz
150 g de farinha de polvilho doce
150 g de farinha de fécula de batata

Modo de preparar:
Misture os 3 últimos ingredientes, para formar uma “farinha sem glúten”, e reserve. Descasque e corte o inhame em cubos pequenos e leve ao liquidificador junto com as sementes para bater com a água quente (mas não é fervendo). Despeje a mistura em uma tigela funda, acrescente o açúcar, e verifique se a massa está apenas morna; nesta fase a água não pode estar quente demais, para não “desandar o fermento”. Adicione o fermento biológico seco, mexa bem, e deixe descansar por 10 minutos. Após os 10 minutos, mexa bem e acrescente os ovos, o sal, o vinagre e o azeite. Misture tudo muito bem e, aos poucos, adicione a “farinha sem glúten”. Bata, vigorosamente, utilizando uma colher grande até formar uma espécie de “massa de bolo consistente”. Despeje em uma forma para pão, untada e enfarinhada, e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume. Aqui, vale lembrar que, caso o dia esteja muito frio, basta aquecer o forno (para criar um “clima de estufa”) e deixe o pão descansar, ali. Após esse tempo, leve o pão ao forno quente (cerca de 200ºC) e asse por 30 a 40 minutos, aproximadamente, ou até dourar. Você pode servir ainda quente, acompanhado por um bom patê de berinjela e uma xícara de café, por exemplo. 

OVOS COZIDOS NO MOLHO

OVOS  COZIDOS  NO  MOLHO

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 cubos de caldo de carne
1 xícara (chá) de ervilha congelada
2 latas de tomate pelado em cubos
4 ovos
Sal, pimenta do reino e cebolinha picada a gosto para decorar
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparar: 
Em uma frigideira grande antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 4 minutos. Junte o caldo de carne e as ervilhas. Refogue por 3 minutos. Junte os tomates e deixe levantar fervura. Tempere com sal e pimenta. Abaixe o fogo e com uma colher faça 4 cavidades no molho. Quebre os ovos, um a um em uma tigela e coloque 1 em cada cavidade. Tempere com sal e cubra com uma tampa. Deixe cozinhar por 10 minutos. Polvilhe com queijo parmesão e cebolinha e sirva.

VIRADO DE LENTILHA

VIRADO  DE  LENTILHA

Ingredientes:
500 g de lentilha
2 colheres (sopa) de óleo
150 g de bacon
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de farinha de milho em flocos pequenos
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta dedo de moça picada a gosto

Modo de preparar: 
Coloque a lentilha na panela de pressão e cubra com água. Tempere com o sal, tampe e cozinhe por 15 minutos ou até ficar macia. Deixe sair a pressão, escorra e reserve a água do cozimento. Numa frigideira, aqueça o óleo e doure o bacon picado. Acrescente a cebola, o alho, a pimenta e a lentilha. Refogue por 5 minutos. Desligue o fogo e misture a farinha e a salsa. Se ficar seco, ponha um pouco de água reservada e sirva. 

MIL FOLHAS DE MAÇÃ VERDE

MIL  FOLHAS  DE  MAÇà VERDE

Ingredientes:
5 fatias finas (2 mm de espessura) de maçã verde
10 folhas  de brotos de beterraba 
10 folhas de brotos de rúcula 
2 colheres (chá) de queijo de cabra 
1 colher (chá cheia) de mel de laranjeira
1/4 de xícara (chá) de nozes quebradas
2 pitadas de sal com pimenta do reino
Suco de 1 limão

Modo de preparar:
Mergulhe as fatias de maçã no suco de limão para que não escureçam. Monte o mil folhas intercalando camadas de maçã e o queijo, com o cuidado para começar e terminar com a fruta. Sirva com uma salada verde, salpicadas com sal, pimenta e as nozes quebradas.

CROCANTES DE PEITO DE PERU FLAMBADO COM CONHAQUE

CROCANTES  DE  PEITO  DE  PERU  FLAMBADO  COM  CONHAQUE

Ingredientes:
1 pacote de massa filo congelada (300 g)
150 g de cogumelos paris
1/2 kg de peito de peru
2 colheres (sopa) de manteiga
2 dentes de alho picados
1 dose de conhaque
1/2 xícara (chá) de creme de leite (fresco, de preferência)
1 colher (chá) de páprica
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de azeite trufado
4 colheres (sopa) de açúcar demerara
Folhas de salada e sal a gosto

Modo de preparar:
Retire a massa filo do freezer. Pique os cogumelos na faca ou triture no processador. Faça o mesmo com a carne. Numa frigideira, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e coloque o alho. Quando dourar, acrescente o cogumelo e a carne. Cozinhe por 15 minutos em fogo médio. Derrame a dose de conhaque em círculo, para espalhar, aumente o fogo e incline a frigideira para que ele comece a flambar. Quando a chama baixar, coloque o creme de leite, a páprica e salgue a gosto. Deixe cozinhar por mais 5 minutos e misture a salsinha e o azeite trufado. Em seguida, o ideal é passar essa preparação no processador. Caso não tenha, amasse bem com um garfo. Deixe esfriar. Corte a massa em quadrados de 20 cm por 20 cm. Pincele cada folha com o restante da manteiga derretida e preencha o meio com uma ou duas colheres da preparação. Feche da maneira que achar melhor, dobrando sucessivamente. Coloque-as numa assadeira e leve ao forno por mais ou menos 10 minutos, até ficarem douradas e crocantes. Sirva os crocantes mornos, com salada temperada ao seu modo e, de preferência, com um filete de azeite trufado. 

BRUSCHETTA DE TOMATE COM ANCHOVAS

BRUSCHETTA  DE  TOMATE  COM  ANCHOVAS

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva 
6 fatias de pão italiano 
3 tomate italiano bem vermelhos 
2 dentes de alho picados 
6 azeitona preta picadas 
6 filés de anchova em conserva 
Pimenta do reino, sal e manjericão a gosto 

Modo de preparar:
Use metade do azeite e espalhe sobre as fatias de pão. Coloque-as numa assadeira e leve ao forno médio (170°C a 190°C), preaquecido, para dourar. Corte os tomates ao meio e tire as sementes. Pique em cubinhos pequenos e misture com o alho e a azeitona. Tempere com sal e pimenta do reino. Distribua o tomate temperado sobre as fatias de pão grelhadas e, sobre cada uma, coloque um filé de anchova e as folhas de manjericão, num arranjo harmônico. Sirva em seguida.

BRUSCHETTA DE ANCHOVAS

BRUSCHETTA  DE  ANCHOVAS

Ingredientes:
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) manteiga
1 pão italiano
1 lata de creme de leite
50 g de parmesão
3 anchovas em conserva

Modo de preparar:
Misture 3 dentes de alho picados com 2 colheres (sopa) de manteiga. Passe a pasta em fatias de pão italiano e leve ao forno até corar. Misture 1 lata de creme de leite com 50 g de parmesão e 3 anchovas em conserva picadas e espalhe essa mistura nas fatias. Leve ao forno por mais 10 minutos e decore com salsinha picada. Sirva.

BRUSCHETTA DE LINGUIÇA E ALHO NEGRO

BRUSCHETTA  DE  LINGUIÇA  E  ALHO  NEGRO

Ingredientes:
250 g de linguiça toscana
200 g de tomates sem pele e sem sementes
2 colheres (sobremesa) de cebola picada
2 colheres (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sobremesa) de salsão picado
1 colher (sobremesa) de cenoura picada
1/2 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de folhas de manjericão
6 dentes de alho negro
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque o azeite e doure a linguiça desmanchada. Adicione a cebola, a cenoura, o salsão e o açúcar e cozinhe por cerca de 10 minutos, em fogo baixo. Coloque o tomate picado, cubra com água, mexa e deixe cozinhar por 45 minutos, com a panela semi tampada. Retire e reserve. Doure as fatias de pão e sirva com o ragu, o alho negro picado e as folhas de manjericão.  
Dica: O alho negro é um alho que passa por um processo de fermentação e envelhecimento e adquire um sabor mais adocicado. Pode ser encontrado em alguns empórios gourmet.

CALDO DE CARNE COM COGUMELOS

CALDO  DE  CARNE  COM  COGUMELOS

Ingredientes:
500 g de carne moída de costela
1 ovo
1 cenoura média
1 cebola média
1 talo de salsão
1 alho poró pequeno
2 dentes de alho
5 ramos de tomilho
1 folha de louro
1 e 1/2 litro de água
50 g de cogumelo paris
50 g de shimeji
50 g de eringi (cogumelo de talo grosso)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Corte a cebola, a cenoura, o alho poró e o salsão em tiras finas. Junte os vegetais com a carne moída e o ovo, tempere com sal e pimenta do reino e misture muito bem. Modele a carne como um hambúrguer e coloque-a em uma panela funda e não muito larga. Adicione os ramos de tomilho, os alhos descascados, o louro e a água e leve ao fogo alto até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. À parte, corte os cogumelos eringi em lâminas, os cogumelo-de-paris em cubinhos e separe os shimeji em pedaços menores. Reserve. Passado o tempo de cozimento do caldo, coe com muito cuidado com a ajuda de um coador de café descartável. Acerte o tempero e reserve. Para servir, arrume os cogumelos sobre um prato fundo e despeje cuidadosamente o caldo. Se desejar, decore com pétalas de flores comestíveis.

TOSTEX DE LINGUIÇA E QUEIJO COM GELEIA

 TOSTEX  DE  LINGUIÇA  E  QUEIJO  COM  GELEIA




Ingredientes:
2 fatias de pão de forma
1 linguiça calabresa pequena
3 fatias de queijo prato
1 colher(sopa) de geleia de sua preferência

Modo de preparar:
Toste a linguiça em fatias na frigideira. Recheie o pão com o queijo e a linguiça tostada. Coloque no tostex e leve ao fogo baixo, virando até os dois lados estarem dourados. Sirva com a geleia à parte.

PURÊ DE BATATA COM ALHO PORÓ

PURÊ  DE  BATATA  COM  ALHO  PORÓ

Ingredientes:
1 alho poró cortado em rodelas fininhas
1 colher (sopa) de azeite
2 e 1/2 colheres (chá) de sal
1/2 colher (café) de pimenta do reino moída na hora
1 e 1/2 kg de batatas
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparar:
Descasque, cozinhe, escorra e esprema as batatas. Reserve. Aqueça o azeite numa frigideira e refogue o alho poró, temperando com o sal e a pimenta. Reserve. Coloque a manteiga em uma panela e junte a batata espremida, mexendo sempre, até formar uma massa bem homogênea e sem grumos. Junte o sal, o creme de leite e o leite aos poucos, misturando bem. Sirva como alho poró ao lado ou sobre o purê.

POLENTA DE ABÓBORA

POLENTA  DE  ABÓBORA

Ingredientes:
250 g de abóbora cabotiá 
4 xícaras (chá) de água
2 xícara (chá) do caldo do cozimento da abóbora
1 cebola bem picadinha 
1 xícara (chá) de salsinha picada 
1 xícara (chá) de polenta instantânea 
Azeite extra virgem a gosto

Modo de preparar: 
Cozinhe a abóbora em 3 xícaras (chá) de água, a cebola e a salsinha. Quando estiver cozida e bem macia, retire da água, mas reserve esse líquido. Amasse bastante a abóbora com um garfo. Em uma panela, misture a polenta com 1 xícara (chá) água e mais 2 xícaras (chá) do caldo do cozimento da abóbora. Mexa sem parar, de preferência com o fuê, aquele batedor de mão, para que dissolva bem. E só então leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe a chama e deixe cozinhar nesse fogo baixo por cerca de 10 minutos. No minuto final desse cozimento, vá acrescentando a abóbora amassada aos pontos. Mexa sem parar para que dê o ponto e, se necessário, coloque um pingo a mais da água do cozimento reservada. Na hora de servir, derrame um fio de azeite em cada porção e cubra com o molho de sua preferência. Por exemplo, um ragu de tomate.

SUCO DE FRUTAS VERMELHAS COM FARINHA DE BERINJELA

SUCO  DE  FRUTAS  VERMELHAS  COM  FARINHA  DE  BERINJELA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de uvas vermelhas 
3 morangos 
3 amoras 
1 colher (sopa rasa) de farinha de berinjela 
250 ml de água
Gelo a gosto

Modo de preparar:
Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, sem coar. Se preferir, adoce com mel ou açúcar mascavo. 

SUCO DE MORANGO COM IOGURTE E FARINHA DE BERINJELA

SUCO  DE  MORANGO  COM  IOGURTE  E  FARINHA  DE  BERINJELA





Ingredientes:
1 litro de leite desnatado 
1 pote de iogurte natural 
10 morangos 
1 colher (sopa) de farinha de berinjela
Suco puro de 2 laranjas peras
Gelo a gosto

Modo de preparar:
Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, sem coar. Se preferir, adoce com mel ou açúcar mascavo. 

TORTA DE ESPINAFRE, MUSSARELA DE BÚFALA E FARINHA DE BERINJELA

TORTA  DE  ESPINAFRE,  MUSSARELA  DE  BÚFALA  E  FARINHA  DE  BERINJELA

IIngredientes:
1/2 xícara (chá) de farinha de berinjela
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 maços de espinafre
200 ml de leite de soja
4 bolas de mussarela de búfala
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 cebola
2 dentes de alho
Azeite, pimenta e sal a gosto

Modo de preparar:
No liquidificador, bata os ingredientes da massa: a farinha de trigo, a farinha de berinjela, o leite de soja, o fermento, uma pitada de sal e 1/2 xícara (chá) de azeite. Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite. Quando estiverem ficando dourados, adicione o espinafre picado e mexa bem. Coloque a massa que foi batida no liquidificador em um refratário untado. Coloque o espinafre refogado e as bolas de mussarela de búfala picadas por cima. Leve ao forno pré aquecido a 180°C e deixe assar por 30 minutos. 

PANQUECA DE ABOBRINHA COM FARINHA DE BERINJELA

PANQUECA  DE  ABOBRINHA  COM  FARINHA  DE  BERINJELA

Ingredientes:
1 colher (sopa) de farinha de berinjela
2 abobrinhas
3 ovos
1 colher (sopa) de parmesão ralado light
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (chá) de alho picado
Pimenta e sal a gosto

Modo de preparar:
Rale as abobrinhas, misture com sal e deixe-as escorrendo em uma peneira, para secar bem. Em um recipiente misture o alho com os ovos. Acrescente a cebola, o parmesão ralado, uma pitada de pimenta e a farinha. Misture bem e depois adicione a abobrinha. Misture o máximo que puder a massa e coloque-a em uma frigideira untada e aquecida, uma colher da massa por vez, para fazer as panquecas. Quando as bordas começarem a desgrudar da frigideira, vire a panqueca e espere até que os dois lados estejam igualmente dourados. Repita até acabar a massa. 

MUFFINS DE BANANA COM FARINHA DE BERINJELA

MUFFINS  DE  BANANA  COM  FARINHA  DE  BERINJELA

Ingredientes:
2 bananas
1/2 xícara (chá) de farinha de berinjela
1/2 xícara (chá) de farelo de aveia
1 ovo
1 clara
1/2 copo de iogurte natural desnatado
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de adoçante culinário
1 colher (chá) de essência de baunilha
Chia e sal a gosto

Modo de preparar:
Junte o ovo inteiro com a clara e bata com um garfo. Amasse as bananas e misture com o iogurte desnatado. Adicione a farinha de berinjela, o farelo de aveia, sementes de chia, o adoçante, 1 pitada de sal e a essência de baunilha às bananas amassadas. Misture bem e depois junte essa mistura com o ovo e a clara batidos. Mexa bem e adicione o fermento. Despeje a massa em forminhas de muffins ou cupcakes, coloque mais um pouco de sementes de chia por cima. Leve ao forno por 20 minutos a uma temperatura de 180°C. 

SUCO DE BANANA COM FARINHA DE BERINJELA

SUCO  DE  BANANA  COM  FARINHA  DE  BERINJELA

Ingredientes:
2 xícaras de leite desnatado 
1 banana nanica 
4 ameixas sem caroços 
2 colheres (sopa) de farinha de berinjela
Gelo a gosto

Modo de preparar:
Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, sem coar. Se preferir, adoce com mel ou açúcar mascavo. 

BOLO DE LARANJA COM FARINHA DE BERINJELA

BOLO  DE  LARANJA  COM  FARINHA  DE  BERINJELA

Ingredientes:
50 ml de suco de laranja
1 colher (sopa) de farinha de berinjela
4 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de óleo de canola
2 colheres (sopa) de adoçante em pó
1 colher (chá) de raspas de laranja

Modo de preparar:
Misture o suco de laranja, os ovos, o óleo e o adoçante no liquidificador. Depois acrescente o amido de milho e a farinha de berinjela, bata bem. Adicione o fermento por último e misture delicadamente. Coloque a massa em uma forma untada e leve para assar a 180°C durante 30 a 40 minutos. Coloque as raspas da laranja por cima do bolo pronto. 

POLENTA COM FARINHA DE BERINJELA

POLENTA  COM  FARINHA  DE  BERINJELA


Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de berinjela
1 xícara (chá) de fubá fino
1 colher (chá) de tomilho fresco
3 xícaras (chá) de água
1 dente de alho
Manjericão, sal e molho de tomate a gosto

Modo de preparar:
Em um recipiente misture o fubá e a água, misture até dissolver bem. Adicione um pouco de sal, a farinha de berinjela, o alho e o tomilho picados. Coloque uma panela com água no fogo e, quando a água ferver, coloque o recipiente com a mistura de ingredientes para cozinhar em banho maria. Tampe e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo a cada 10 minutos. Enquanto a polenta cozinha, prepare o molho de tomate da maneira que preferir. Na hora de servir, coloque o molho de tomate por cima da polenta e polvilhe manjericão picado.

SUCO DE ABACAXI COM FARINHA DE BERINJELA

SUCO  DE  ABACAXI  COM  FARINHA  DE  BERINJELA

Ingredientes:
1 ameixa fresca sem caroço 
250 ml de água 
1 fatia de abacaxi 
1 colher (sobremesa) de farinha de berinjela
Gelo a gosto

Modo de preparar:
Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, sem coar. Se preferir, adoce com mel ou açúcar mascavo. 

HAMBÚRGUER COM FARINHA DE BERINJELA

HAMBÚRGUER  COM  FARINHA  DE  BERINJELA

Ingredientes:
20 colheres (sopa) de carne moída magra
3 colheres (sopa) de farinha de berinjela
2 dentes de alho
1 cebola
1 colher (sopa) de orégano

Modo de preparar:
Refogue e cozinhe a carne moída com os temperos de sua escolha. Pique a cebola e o alho e bata no liquidificador com a carne cozida, a farinha de berinjela e o orégano. Bata bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Pegue um punhado de massa e vá modelando os hambúrgueres com as mãos. Grelhe ou frite em uma frigideira com um pouquinho de azeite. 

HAMBÚRGUER DE BERINJELA II

HAMBÚRGUER  DE  BERINJELA  II

Ingredientes:
1 berinjela picada
1 colher (sopa) de farinha de arroz
1 colher (sopa) de polvilho azedo
1 colher (sopa) de gergelim torrado
2 colheres (sopa) salsinha e cebolinha picadas
1 colher (café) de pimenta do reino
3 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparar:
Preaqueça o forno a 180ºC. Cozinhe a berinjela na água com 2 colheres (sopa) de shoyu. Deixe cozinhar até ficar bem macia. Escorra a água e coloque a berinjela em um bowl. Junte o gergelim, salsinha e pimenta do reino e mexa bem. Incorpore o polvilho azedo e a farinha de arroz (a massa deve ficar um pouco mole). Com um aro, modele os hambúrgueres. Distribua-os em uma assadeira. Leve ao forno por 10 minutos. Misture o restante do shoyu com o azeite e reserve. Após o tempo destinado, retire os hambúrgueres. Pincele-os com a mistura de shoyu e azeite. Retorne ao forno por mais 10 minutos, ou até dourar. Retire e sirva em seguida.

SUCO DE LARANJA, MAMÃO E FARINHA DE BERINJELA

SUCO  DE  LARANJA,  MAMÃO  E  FARINHA  DE  BERINJELA


Resultado de imagem para SUCO DE LARANJA, MAMÃO E FARINHA DE BERINJELAIngredientes:
1/4 de mamão sem sementes  
1 colher (sopa) de farinha de berinjela 
Suco puro de 2 laranjas 
Gengibre a gosto
Gelo a gosto

Modo de preparar:
Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, sem coar. Se preferir, adoce com mel ou açúcar mascavo. 

PATÊ DE FARINHA DE BERINJELA

PATÊ  DE  FARINHA  DE  BERINJELA


Ingredientes:
1 colher (sopa) de farinha de berinjela
2 colheres (sopa) de maionese light
1/2 cebola;
Salsinha, cebolinha e sal a gosto

Modo de preparar:
Pique ou rale a cebola. Misture com a maionese e a farinha de berinjela. Adicione a salsinha e a cebolinha picadas. Misture bem e adicione sal a gosto. O patê tem validade de 2 dias se guardado na geladeira.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

PRINCIPAIS TIPO DE MASA DISPONÍVEIS NO MERCADO

PRINCIPAIS  TIPO  DE  MASA  DISPONÍVEIS  NO  MERCADO


espagueti

Espaguete: A massa espaguete, que é uma das mais conhecidas no Brasil, tem a característica de ser longa, fina e redonda. Tradicionalmente essa massa é preparada com molho de tomate.

farfalle



Farfalle: A massa farfalhe também conhecida como gravatinha ou borboleta, possui um formato de laço. Normalmente suas extremidades são plissadas e o meio estreito. Ela pode ser servida com molho à base de manteiga, queijo ou óleo.



fusillimenor



Fusili: Apelidada oportunamente de “parafuso”, a massa fusili é conhecida por seu formato espiral. Devido às suas curvas e cavidades ela pode ser acompanhada com molhos encorpados.





argola
Argolinha: A argolinha é evidenciada por sua característica fina, pequena e em formato de anel. Esse tipo de massa costuma ser útil ao preparo de sopas, podendo acompanhar também molho de tomate leve ou saladas.





bucatini


Bucatini: A massa bucatini é fina e de formato alongado, o que acaba lembrando o tradicional espaguete. A diferença é que essa massa possui um furinho no meio do fio, o que a ajuda a absorver melhor o molho e a torna ideal para acompanhar o pesto.





cabelodeanjo


Cabelo de anjo: A massa “cabelo de anjo” ou “aletria”, como também é chamada, possui formato alongado e tiras finíssimas, o que a torna particularmente especial para o preparo de sopas.





caneloni

Canelone: A canelone, além das paredes grossas tem um formato tubular bem espesso, o que a torna única. Em função de sua abertura larga a massa pode ser recheada com carne ou queijo, o resultado é excelente.




capeletti


Capeletti: Confundida por vezes com a ravióli, a massa capeletti funciona muito bem quando recheada com carne, queijo ou frango. Vale ressaltar que ela se apresenta em formato de trouxinha, enquanto o ravióli é achatado como um pequeno pastel.



gemelli


Gemelli: A massa gemelli possui esse nome por possuir suas tiras de massa enroladas umas nas outras.





lasanha


Lasanha: A massa de lasanha é larga e pode ser tanto lisa quanto com pequenas estrias nas extremidades. Ela é excelente para acompanhar diferentes tipos de molhos, especialmente aqueles com base de queijo, tomate e carne.



nhoque


Nhoque: A massa nhoque é aquela curta e arredondada. Ela é usada geralmente para acompanhar o preparo de batatas e molhos encorpados.



penne
Penne: A massa penne se apresenta em tamanho mediano, possuindo paredes grossas, formato de tubo e extremidades cortadas na diagonal. Ela pode ser encontrada em dois tipos, sendo eles o de superfície lisa, que é indicado para acompanhar molhos cremosos, e o de superfície riscada, que é indicado para acompanhar molhos à base de óleo.


AS VARIAÇÕES ENTRE CADA TIPO DE ARROZ

AS  VARIAÇÕES  ENTRE  CADA  TIPO  DE  ARROZ

Tipos de arroz

Arroz carolino:
O arroz carolino é muito usado em Portugal, sendo esse o tipo ideal para absorver o sabor dos condimentos e também o preparo de pratos caldosos. Esse arroz possui um grão de comprimento superior a 6,0 mm e é muito indicado para preparo de pratos portugueses, como arroz de polvo, arroz de marisco, arroz de grelos, arroz de cenoura, arroz de tomate, arroz de peixe, etc.

Arroz vaporizado:
O arroz vaporizado, que também é muito usado em Portugal, é do tipo firme e dourado, sendo ele muito rico em minerais e fibra. Mesmo após o preparo ele permanece solto, pelo que, não demanda sequer de atenção especial durante o preparo.

Arroz agulha:
O arroz agulha é o mais utilizado no Brasil, sendo ele adequado ao consumo habitual pela boa relação custo x benefício e também por ser mais fácil de se cozinhar. O alimento também possui uma textura solta e sabor agradável ao paladar, sendo ideal para o preparo de guarnições ou pratos com cenoura e/ou ervilha.

Arroz selvagem:
O arroz selvagem é rico em nutrientes, pouco calórico e normalmente usado misturas com arroz branco. Ele que também é conhecido como zizania, ou grão de água, foi por séculos o alimento básico dos índios Chippewa. O grão do arroz selvagem possui um comprimento maior que o agulha e coloração escura, além disso, como o próprio nome sugere, ele cresce de forma natural e selvagem em pequenas produções às margens dos grandes lagos da América do norte.

Arroz bastami:
O arroz bastami, que significa “aromático excelente”, é cultivado nos vales do Himalaia, sendo regado por água pura e fresca. Ele é considerado pelos especialistas como um dos mais seletos e agradáveis existentes ao redor do mundo, principalmente em função de seu aroma intenso durante o preparo.

Arroz integral:
O arroz integral é um arroz descascado e limpo, mas não é branqueado. Ele conserva a maior parte de seu farelo, proporcionando assim uma maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais (em comparação com o arroz branco agulha). Além disso, o arroz integral pode enriquecer todos os tipos de pratos por possuir um sabor peculiar.

Arroz thai:
O arroz Thai ou Jasmin, como também é conhecido, vem da cultura tailandesa e também é visto como um dos mais aromáticos e agradáveis do mundo. Além disso ele possui um sabor único que traz prazer ao palato.