Páginas

sábado, 26 de maio de 2018

SALADA DE COUVE COM FRANGO E MOLHO DE AMENDOIM

SALADA DE COUVE COM FRANGO E MOLHO DE AMENDOIM

Ingredientes:
1 maço de couve
2 filés de frango
2 cebolas
1/4 de xícara (chá) de pasta de amendoim sem açúcar
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1/4 de xícara (chá) de água
Óleo, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Molho de amendoim: Numa tigela coloque a pasta de amendoim, o vinagre e 2 colheres (sopa) de óleo. Misture bem com um batedor de arame pequeno (ou garfo), até ficar liso. Junte a água, aos poucos, até atingir a consistência desejada (mais fluido ou mais encorpado, funciona bem dos dois jeitos). 
Salada: Lave, seque e rasgue as folhas de couve com as mãos. Descasque e fatie as cebolas em meias luas finas. Corte os filés de frango em fatias de cerca de 1 cm na diagonal. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de óleo e acrescente metade das fatias de frango. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para um prato e repita com o restante. Reserve. Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 1/4 de xícara (chá) de óleo. Acrescente a cebola e deixe fritar por cerca de 10 minutos até ficar dourada e crocante, mexa de vez em quando para não queimar. Desligue o fogo e transfira para um prato forrado com papel toalha. 
Montagem: Numa travessa, misture as folhas de couve rasgadas com as fatias de frango douradas. Cubra com a cebola frita e sirva a seguir com o molho de amendoim.

SALADA DE COUVE COM VINAGRETE DE LARANJA

SALADA  DE  COUVE  COM  VINAGRETE  DE  LARANJA

Ingredientes:
1 maço de couve
1/2 cebola roxa
1/2 colher (chá) de azeite
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
1 colher (chá) de mel
Raspas e caldo de 1 laranja
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Salada: Lave e seque as folhas de couve. Faça um corte em "V" rente à base do talo de cada folha e descarte os talos. Na tábua, sobreponha uma folha na outra e corte no meio, no sentido do comprimento. Fatie as metades grosseiramente e reserve. 
Vinagrete de laranja: Descasque e pique fino a cebola, transfira para uma tigela e misture com o azeite, o mel, o vinagre, as raspas e o caldo de laranja. 
Montagem: Numa travessa, coloque a couve picada e misture com o vinagrete apenas na hora de servir. Tempere com sal pimenta do reino moída na hora a gosto.

BOLO GELADO DE FIGO COM CREME INGLÊS

BOLO  GELADO  DE  FIGO  COM  CREME  INGLÊS

Ingredientes:
Bolo:
24 figos maduros

Creme inglês:
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite
4 gemas
2/3 de xícara (chá) de açúcar
1/2 fava de baunilha

Modo de preparar:
Com uma faca de legumes, descasque cuidadosamente os figos para manter o formato da fruta, sem desperdiçar a polpa. Corte cada um em rodelas finas, de cerca de 0,5 cm, no sentido da largura. Numa forma para pudim com furo no meio, de 22 cm de diâmetro, disponha as rodelas de figo, uma sobre a outra, formando camadas bem prensadas, aperte delicadamente as fatias com as mãos para não deixar buracos entre as camadas e o bolo desenformar certinho. Cubra a forma com filme e leve ao congelador por 45 minutos para firmar. Atenção: não deixe congelar por mais tempo, os figos perdem a textura e soltam muita água quando descongelados. Passados os 45 minutos, transfira a forma para a geladeira e deixe por, no mínimo, 1 hora e 30 minutos antes de servir. Para desenformar, passe uma faca de ponta redonda na lateral da forma, cubra com um prato e vire de uma só vez. Sirva o bolo gelado com o creme inglês frio.
Creme inglês: Numa tigela, coloque as gemas, junte 1/3 de xícara (chá) de açúcar e misture bem com o batedor de arame até formar um creme claro. Numa panela média, misture o leite, o creme de leite e o restante do açúcar. Com a ponta da faca, corte a fava de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, raspe e junte as sementes à panela. Reserve a fava de baunilha raspada, você pode armazenar junto com o açúcar dentro de um pote e, assim, ter seu próprio açúcar de baunilha aromatizado. Leve a panela ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para aquecer por igual e não formar nata. Assim que surgirem as primeiras bolhas retire do fogo, não deixe ferver! Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do líquido quente na gemada, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem, esse processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem no leite e o creme talhe. Volte a mistura de gemas com leite para a panela e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo delicadamente com uma espátula até engrossar, por cerca de 10 minutos, para saber se o creme está no ponto, cubra as costas da espátula com creme e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não deve escorrer. Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme, isso evita a formação de uma película grossa na superfície. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora e 30 minutos para ficar bem gelado até a hora de servir.

CHUTNEY DE MAÇÃ VERDE

CHUTNEY  DE  MAÇà VERDE

Ingredientes:
6 maçãs verdes
1 cebola roxa pequena
1 pimentão vermelho
1/2 pimenta dedo de moça (opcional)
1 dente de alho
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de curry em pó
3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de uvas passas brancas
1 pitada de sal
Caldo de 1 limão

Modo de preparar:
Numa tábua, corte o pimentão ao meio, retire as sementes e corte em cubinhos. Pique fino a cebola, o dente de alho e a pimenta dedo de moça. Reserve num prato. Corte as maçãs em metades, retire as sementes e os cabos e corte as metades em cubos de 1 cm. Transfira para uma tigela e regue com o caldo de limão. Numa panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola, o alho, a pimenta e o gengibre. Mexa bem por 3 minutos. Acrescente o curry, o pimentão, as maçãs com o caldo de limão e o açúcar mascavo. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Adicione as uvas passas e tempere com sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que todo o líquido tenha evaporado (cerca de 30 minutos). Retire do fogo e sirva a seguir. Pode ser servido à temperatura ambiente.

CHUTNEY DE ABÓBORA

CHUTNEY  DE  ABÓBORA

Ingredientes:
500 g abóbora japonesa, descascada
1/2 cebola
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1 pimenta dedo de moça
1 xícara (chá) de água
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços de 3 cm. Transfira para uma panela média, cubra com 1/2 xícara (chá) de água e leve ao fogo médio. Assim que ferver, diminua o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos até a abóbora ficar macia. Enquanto isso, descasque e pique fino a cebola. Lave, seque e corte a pimenta dedo de moça ao meio, descarte as sementes e pique em cubinhos. Assim que estiver cozida, escorra a água da abóbora numa peneira. Coloque a manteiga na mesma panela (nem precisa lavar) e volte ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola e a pimenta dedo de moça, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente a abóbora e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando e pressionando com a espátula até desmanchar e formar um purê. Acrescente o açúcar mascavo, o vinagre, o restante da água e misture bem para incorporar. Tempere com sal e transfira para um pote de vidro com tampa. Deixe amornar em temperatura ambiente, tampe e leve para esfriar na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.

CHUTNEY DE MANGA

CHUTNEY  DE  MANGA

Ingredientes:
2 mangas maduras
1 maçã fuji
1 cebola
1 dente de alho
1/2 pimentão vermelho
1 e 1/2 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1/4 de xícara (chá) uvas passas brancas
1/4 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 canela em rama
1/4 de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1/4 de xícara (chá) de água

Modo de preparar:
Faça o pré preparo: descasque e corte em cubos de 1 cm as mangas e a maçã; descasque e pique fino a cebola e o dente de alho; corte o pimentão, sem as sementes, em cubinhos, descasque e rale o gengibre fresco (se preferir, pique bem fininho). Transfira todos os ingredientes para um panela, junte as uvas passas, o açúcar, o sal, a canela, o vinagre e a água e misture. Leve para cozinhar em fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Se começar a grudar no fundo da panela, regue com um pouco mais de água e misture, o chutney ainda deve ficar com um pouco de caldo, pois irá endurecer quando esfriar. Passados os 40 minutos, desligue o fogo. Transfira o chutney para potes de vidro esterilizados, com fechamento hermético, e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de frios, tampe e conserve na geladeira por até 3 semanas.

CHUTNEY DE ABACAXI

CHUTNEY  DE  ABACAXI

Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola roxa
1 dente de alho
1/2 colher (chá) de pimenta dedo de moça
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
1/2 colher (chá) de curry em pó
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
2 maçãs do tipo fuji
1 abacaxi
3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de uvas passas
1 pitada de sal
Caldo de 1 limão

Modo de preparar:
Numa tábua, pique a cebola, o dente de alho e a pimenta dedo de moça. Descasque as maçãs e o abacaxi e corte-os em cubinhos. Corte os pimentões ao meio, retire as sementes e pique-os em cubinhos. Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola, o alho, a pimenta e o gengibre. Mexa bem por 3 minutos. Acrescente o curry, o suco de limão, os pimentões, as maçãs, o abacaxi e o açúcar mascavo. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo baixo. Adicione as uvas passas e o sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que todo o líquido tenha evaporado. Retire do fogo e sirva a seguir. Pode ser servido à temperatura ambiente.

SANDUÍCHE DE ABACATE, BACON E OVO

SANDUÍCHE  DE  ABACATE,  BACON  E  OVO

Ingredientes:
4 fatias de pão de forma
2 ovos
1 avocado (abacate)
3 colheres (sopa) de maionese 
4 fatias de bacon
Caldo de 1/2 limão
Sal, pimenta do reino moída na hora e folhas de coentro a gosto

Modo de preparar:
Numa panela pequena, coloque os ovos e cubra com água - coloque o ovo para cozinhar na água fria, assim ele não racha. Assim que a água começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 9 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Para fazer o crocante de bacon: forre um prato com duas camadas de papel toalha; coloque as fatias de bacon sobre o papel, uma ao lado da outra, sem encostar e cubra com mais duas camadas de papel toalha, leve ao micro ondas por cerca de 2 minutos, em potência alta, até ficar dourado; retire as folhas de papel toalha do prato para o bacon não grudar ao esfriar. Reserve. Leve ao fogo médio uma frigideira. Quando aquecer, coloque duas fatias de pão de cada vez e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado (se preferir, utilize uma torradeira). Reserve. Assim que estiverem cozidos, retire os ovos da panela com uma escumadeira e passe sob água corrente para esfriar. Sobre a tábua, role delicadamente para rachar a casca e descasque os ovos. Transfira para uma tigela e amasse bem com um garfo. Junte a maionese, tempere com sal e misture bem para formar uma pastinha. Corte o avocado ao meio, no sentido do comprimento. Despreze o caroço e descasque delicadamente com as mãos para manter o formato da fruta. Apoie a parte plana de cada metade na tábua e fatie no sentido do comprimento, deixe cerca de 1 cm da ponta sem cortar para as fatias não se soltarem. Aperte levemente para abrir cada metade em formato de leque e regue com o caldo de limão para não escurecer. Assim que as fatias de bacon estiverem frias e crocantes, transfira para a tábua e pique grosseiramente para fazer uma farofinha (se preferir bata num pilão). Reserve. 
Montagem dos sanduíches: Espalhe uma camada generosa de pasta de ovos em 2 fatias de pão. Numa das pontas de cada fatia, coloque folhas de coentro a gosto e disponha um leque de avocado sobre a pasta de ovos. Polvilhe com a farofinha de bacon, tempere com pimenta do reino moída na hora a gosto e cubra com a outra fatia de pão. Sirva a seguir. 
Dica: Se preferir, não tampe com a outra fatia de pão e sirva o sanduíche aberto.

SANDUÍCHE NATURAL II

SANDUÍCHE  NATURAL  II

Ingredientes:
1/4 de xícara (chá) de cenoura ralada
1/4 de xícara (chá) de beterraba ralada
1 colher (chá) de cebola picada
3 colheres (sopa) de queijo cottage
2 fatias de pão de forma
Sal e pimenta do reino moída na hora moída a gosto

Modo de preparar:
Com uma escovinha limpa, lave muito bem a cenoura e a beterraba sob água corrente. 
Descasque a cenoura e a beterraba, usando uma faquinha. Na parte grossa do ralador, rale as duas e reserve em tigelas separadas. Com uma faca, descasque e pique a cebola em pedaços pequenos. Reserve. Numa tigela pequena, junte o queijo cottage e tempere com sal e pimenta do reino moída a gosto. Coloque as fatias de pão na torradeira ou leve ao forno para tostar. Com o auxílio de uma colher, distribua o queijo cottage sobre uma das fatias de pão. Em seguida, cubra o queijo com a cenoura, a beterraba e a cebola. Cubra o recheio com a outra fatia de pão, formando um sanduíche. Sirva a seguir.

SANDUÍCHE FRIO DE PEIXE

SANDUÍCHE  FRIO  DE  PEIXE

Ingredientes:
4 fatias de pão de forma sem casca (branco ou integral)
1/2 posta de cação cozida e desfiada
2 colheres (sopa) de creme de ricota
1/2 rabanete
1/4 de de pepino
1/2 beterraba pequena
1/4 de xícara (chá) de broto de alfafa
1 ramo de endro (dill)

Modo de preparar:
Faça o pré preparo: lave e seque o rabanete, o pepino, a beterraba, o broto de alfafa e o endro; mantenha as cascas do rabanete e pepino e, com um fatiador de legumes, corte em rodelas bem finas; descasque a beterraba e passe pela parte grossa do ralador. Para montar o primeiro sanduíche (peixe com beterraba e endro): espalhe uma camada fina do creme de ricota em um dos lados de duas fatias de pão; espalhe metade do cação desfiado sobre o creme de ricota; disponha as fatias de pepino, uma sobreposta a outra; cubra com a beterraba ralada e finalize com endro; feche o sanduíche com a outra fatia de pão. Para montar o segundo sanduíche (peixe com rabanete e broto de alfafa): espalhe uma camada fina do creme de ricota em um dos lados de duas fatias de pão; espalhe metade do cação desfiado sobre o creme de ricota; coloque as fatias de rabanete uma sobreposta a outra; cubra com o broto de alfafa; feche o sanduíche com a outra fatia de pão. Sirva a seguir. Se quiser levar de marmita para comer no trabalho, embale cada sanduíche com um pedaço retangular de papel manteiga e amarre com um barbante de algodão. Transfira para um recipiente com tampa e deixe na geladeira até a hora de consumir.

SANDUÍCHE CAPRESE

SANDUÍCHE  CAPRESE

Ingredientes:
2 fatias de pão italiano
5 tomates cereja
5 bolinhas de de mussarela de búfala
4 folhas de manjericão
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Em uma tábua, corte ao meio os tomates e as mussarelinhas de búfala. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, coloque as fatias de pão para dourar dos dois lados. Retire o pão e coloque o azeite na frigideira. Acrescente os tomates cereja e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Segure firme o cabo da frigideira e faça movimentos de vaivém por um minuto, para misturar bem os ingredientes. Adicione as metades de mussarela de búfala, deixe esquentar por 30 segundos e desligue o fogo. Sobre uma fatia de pão, disponha os ingredientes quentes e cubra com as folhas de manjericão. Feche com a outra fatia de pão e sirva imediatamente.

SANDUÍCHE DE PASTA DE OVOS

SANDUÍCHE  DE  PASTA  DE  OVOS

Ingredientes:
2 fatias de pão de forma
2 ovos
1/2 xícara (chá) de maionese ou cream cheese
1/2 cebola pequena
1/4 de xícara (chá) de salsinha
Noz moscada, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Numa panela, coloque os ovos e cubra com água. Leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 7 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e deixe os ovos esfriarem até conseguir manuseá-los para descascar. Numa tábua, descasque e pique bem fino a cebola. Sob água corrente, lave a salsinha e seque com papel-toalha ou um pano de prato limpo. Retire as folhas e pique fino. Numa tigela, aperte os ovos descascados com um garfo, até formar uma pasta. Em seguida, acrescente todos os outros ingredientes e misture bem. Com uma colher ou espátula, espalhe a pasta de ovos sobre uma fatia de pão e tampe o sanduíche com a outra metade. Sirva frio.

SANDUÍCHE VERDE

SANDUÍCHE  VERDE

Ingredientes:
2 fatias de pão de forma
1 filé de peito de frango
1 colher (sopa) de caldo de limão
2 colheres (sopa) de azeite
5 folhas de manjericão
2 colheres (sopa) de maionese caseira
1 punhado de mini agrião
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Numa tigela, coloque o filé de peito de frango, apenas 1/2 colher (sopa) de suco de limão e 1 colher (sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta do reino, misture bem e deixe na geladeira por 15 minutos. Pique com as mãos as folhas de manjericão e coloque numa tigela. Junte a metade do azeite restante (1/2 colher (sopa) e o suco de limão restante. Tempere com sal e pimenta do reino e, com um garfo, misture a maionese até obter um creme homogêneo. Leve uma frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite restante e, quando estiver bem quente, coloque o filé de frango para dourar por 4 minutos de cada lado. Transfira o frango para uma tábua. 
Montagem: Na frigideira ainda quente, coloque as fatias de pão de forma para dourar dos dois lados. Enquanto isso, com uma faca, corte o filé de frango em tiras. Nas duas fatias de pão, espalhe bem a pasta de maionese. Sobre uma fatia de pão, coloque metade das folhas de mini agrião e distribua as tiras de frango. Coloque o restante do mini agrião e feche com a outra fatia de pão.

HAMBÚRGUER DE ABÓBORA COM AMENDOIM

HAMBURGUER  DE  ABÓBORA  COM  AMENDOIM

Ingredientes:
Hambúrguer:
3 xícaras (chá) de abóbora cabotiá
1 e 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado
2 inhames pequenos cozidos
1 dente de alho
1/2 bandeja de cogumelo tipo shimeji
Sal e pimenta a gosto

Molho de ameixa:
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
1/2 xícara (chá) de ameixa seca sem caroço

Modo de preparar:
Hambúrguer: Corte a abóbora em fatias finas e refogue em frigideira até ficar al dente, desligue e reserve. Acrescente a abóbora, o inhame cozido, o alho e o amendoim torrado em um processador de alimentos e processe até ficar em ponto que consiga moldar os hambúrgueres. Molde-os e reserve em geladeira por no mínimo 2 horas antes de preparar. Corte os cogumelos e refogue em frigideira, tempere com sal e pimenta e reserve. 
Molho de ameixa: Pique as ameixas e cozinhe no vinho tinto até ficar bem cozido, processe em mixer e resfrie para servir. Pode-se fritar, assar até ficar dourado ou fazer na churrasqueira (neste caso, acrescente 2 colheres (sopa) de óleo de coco na receita. 
Molho de couve: Corte-a em fatias finas, refogue e bata em mixer com azeite de oliva e sal.

SANDUÍCHE DE TENDER NO PÃO SÍRIO

SANDUÍCHE  DE  TENDER  NO  PÃO  SÍRIO


Ingredientes:
5 fatias de tender
1 e 1/2 colher (sopa) de chutney de abacaxi
1 fatia de pão sírio

Modo de preparar:
Apoie o tender sobre uma tábua e, com uma faca afiada, corte fatias bem finas. Separe o pão sírio em duas fatias. Cubra a metade do pão com as fatias de tender. Com a ajuda de uma colher, espalhe o chutney de abacaxi sobre a outra metade do pão. Junte as fatias de pão, formando um sanduíche. Se preferir, corte o pão ao meio e cada metade ao meio novamente. Distribua sobre um prato e sirva a seguir.

HAMBÚRGUER DE PEIXE

HAMBÚRGUER  DE  PEIXE

Ingredientes:
4 pães caseiros ou massa de focaccia
4 postas médias de bacalhau
1 ovo
1 colher (sopa) de páprica
150 g de cereal de milho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 fatia de queijo cheddar, prato ou emental
Rúcula ou folhas verdes a gosto

Modo de preparar: 
Bata o ovo num prato fundo e adicione sal, pimenta e a páprica. Vire os cereais num pano limpo e faça um nó para fechá-los, como uma bolsinha. Quebre os flocos batendo a trouxinha sobre uma superfície plana até ficarem com um aspecto de farinha de rosca. Mergulhe as postas no ovo batido, depois na farinha de corn flakes e repita o processo mais uma vez. Numa panela com um fio de azeite, frite o peixe por 3 minutos de cada lado. Reserve. Corte o pão ou a focaccia em dois e passe o molho sobre a superfície dos dois lados. Coloque a posta de peixe frito, uma fatia de queijo e sirva com rúcula.

BACON BURGUER

BACON  BURGUER

Ingredientes:
4 pães de hambúrguer
500 g de patinho moído
4 colheres (sopa) de ketchup
8 tiras de bacon
2 tomates
1 cebola
2 picles
200 g de queijo cheddar
Orégano, sal e alface americana a gosto

Modo de preparar:
Corte os tomates, a cebola e os pepinos em pedaços pequenos e reserve em recipientes separados. Grelhe o bacon em uma frigideira. Quando ele estiver bem tostado, adicione o tomate e o orégano. Deixe fritar mais 2 minutos e depois reserve. Corte o cheddar tiras, coloque-as numa tigela com 100 ml de água e aqueça no micro ondas por 20 segundos. Mexa o queijo, que deve estar derretido, mas não líquido. Adicione o conteúdo da frigideira e, em seguida, a cebola e os picles picados. Misture para que a massa fique uniforme e consistente. Molde a carne moída crua em formato de hambúrguer. Em uma frigideira quente, em fogo alto, frite os hambúrgueres por 3 minutos de cada lado. Corte o pão e deixe tostar no forno e em seguida, passe ketchup nos dois lados. Coloque a carne sobre o pão de baixo e depois a mistura de cheddar por cima. Em seguida, vão as folhas de alface e a parte superior do pão.

CHEESEBURGER

CHEESEBURGER

Ingredientes:
720 g de fraldinha moída com gordura
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de azeite
4 fatias de queijo prato ou o queijo da sua preferência
4 pães de hambúrguer
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Corte os pães ao meio, transfira para 4 pratos e reserve. Se preferir, leve ao forno baixinho para aquecer. Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior que o diâmetro do pão. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne - quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria. Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. (Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou faça em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno, sobre o pão. Assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois). Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta do reino moída na hora. Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. No último minuto, coloque o queijo prato e regue com uma colherinha de água no meio da frigideira para deixar o queijo puxa puxa. Tampe novamente. Atenção: nem pense em apertar o hambúrguer contra a frigideira enquanto ele estiver grelhando. Com uma espátula, coloque os hambúrgueres nos pães e sirva a seguir. Deixe a carne descansar por um minutinho antes de comer, ela fica mais saborosa, pois os líquidos internos se acomodam.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

FRANGO COM BRÓCOLIS

FRANGO  COM  BRÓCOLIS

Ingredientes:
1 dente de alho picado
2 colheres (chá) de margarina sem sal
1/2 kg de peito de frango, sem pele e cortado em cubos
2 xícaras (chá) de buquês de brócolis
1 xícara (chá) de salsão picado
1 colher (chá) de molho de soja (shoyu)
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Refogue o alho na margarina. Junte o frango, tempere com sal e pimenta do reino e deixe em fogo médio até dourar por igual. Adicione os brócolis, o salsão, o shoyu e metade da água. Tampe a panela e cozinhe por alguns minutos, até que os ingredientes estejam macios. Dilua o amido de milho na água restante e despeje na panela. Tampe e espere o molho engrossar um pouco. Sirva em seguida.

TORTA DE ALHO COM BRÓCOLIS

TORTA  DE  ALHO  COM  BRÓCOLIS

Ingredientes:
Massa:
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de sal
13 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Margarina e farinha de trigo para untar

Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de alho picado
2 colheres (sopa) de óleo
300 g de brócolis congelado
1 xícara (chá) de azeitona preta picada
1 copo de requeijão (200 g)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos, o parmesão e o sal por 2 minutos. Acrescente a farinha, aos poucos, o fermento e bata. Refogue o alho no azeite e no óleo. Acrescente o brócolis e refogue por 5 minutos. Retire do fogo, misture a azeitona e tempere com sal e pimenta. Em um refratário de 34 cm x 20 cm untado e enfarinhado, despeje metade da massa e espalhe o recheio e o requeijão por cima. Cubra com a massa restante e leve ao forno médio, pré aquecido, por 30 minutos ou até dourar. Sirva.

BRÓCOLIS EM CONSERVA

BRÓCOLIS  EM  CONSERVA

Ingredientes:
500 g de brócolis
4 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de vinagre
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de sal

Modo de preparar:
Lave e corte os brócolis em pedaços. Em uma panela coloque a água, o vinagre, o açúcar e o sal. Leve ao fogo até ferver. Coloque os brócolis em uma taça e vá derramando a mistura da água em cimas dos brócolis. Coloque os brócolis juntamente com a água em frascos devidamente esterilizados. Para esterilizar os frascos, deverá fervê-los em água e depois, colocar os frascos a secar em cima de um pano limpo. Tampe bem os frascos, coloque-os virados ao contrário, durante pelo menos 1 hora e depois leve à geladeira. Deverá de consumir os brócolis, depois de dois dias, porque antes disso não deverá ter ganho gosto suficiente.

SALSICHA EM CONSERVA

SALSICHA  EM  CONSERVA

Ingredientes:
1 kg de salsicha tipo hot dog
10 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de vinagre branco
2 colheres (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de oréganos
2 colheres (sopa) de pimenta calabresa (opcional)

Modo de preparar:
Comece por cortar as salsichas em três partes. Leve ao fogo com o sal e metade da água, e deixe ferver até ficarem macias. Escorra a água e deixe as salsichas esfriar. Depois coloque-as em frascos de vidro esterilizados, acrescente os oréganos, a pimenta calabresa e cubra com o vinagre e a restante água. Feche bem com uma tampa, de preferência de metal.
Dica: As salsichas têm que ficar bem imersas em líquido; se isso não acontecer, adicione mais água. Pode ainda adicionar outros temperos e especiarias a gosto. Reserve as salsichas em conserva durante 4 dias, em um local escuro e seco. Ao fim desse tempo, estão prontas a servir. 

MUFFINS DE BRÓCOLIS

MUFFINS  DE  BRÓCOLIS

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
3/4 de xícara (chá) de óleo
1 brócolis cozido em buquês
2 ovos
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de fubá
50 g de queijo parmesão ralado
Orégano e sal a gosto

Modo de preparar:
Em um liquidificador, bata o leite, o óleo, o ovo, a farinha de trigo, o sal, o fermento e o fubá. Adicione o queijo e o orégano por último. Despeje a mistura em forminhas de muffin untadas e enfarinhadas. Coloque um buque de brócolis em cada forminha. Leve ao forno a 180ºC até que a massa esteja cozida e o palito saia limpo quando perfurá-la.

MUFFINS LOW CARB

MUFFINS  LOW  CARB

Ingredientes:
6 ovos 
30 g de queijo ralado de boa qualidade 
2 colheres (sopa) de farinha de amêndoas, ou de outra oleaginosa 
1 colher (sopa) de farinha de linhaça 
1 colher (chá) de fermento em pó 

Modo de preparar:
Bata os ovos, adicione os outros ingredientes e finalize com o fermento. essa receita é base, você pode rechear com o que quiser (também pode fazer de forma variada). Além disso, pode adicionar a massa ervas frescas, espinafre picadinho, cenoura ralada. O recheio pode ser frango, atum, legumes diversos, etc. Coloque um pouco de massa na forminha, recheie e cubra com um pouco de massa e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por, aproximadamente, 20 minutos.

MUFFINS DE QUINOA E LEGUMES

MUFFINS  DE  QUINOA  E  LEGUMES

Ingredientes:
1 xícacara (chá) de quinoa cozida
2 ovos
3 colheres (sopa) mussarela de búfala picada
2 colheres (sopa) parmesão ralado
1 colher (sopa) de legumes cozidos no vapor
1 colher (sopa) azeite
1 colher (café) fermento em pó
Salsinha picada e sal rosa a gosto

Modo de preparar:
Bata os ovos com um fouet ou um garfo. Misture com a quinoa, a mussarela, o azeite e acerte o sal. Divida a mistura em forminhas de muffin untadas. Coloque 1 pedaço de legume no meio de cada muffin (dessa forma a apresentação fica bonita ao parti-lo ao meio.) Finalize cobrindo com o parmesão ralado e a salsinha. Leve ao forno pré aquecido em temperatura média, por cerca de 25 minutos.

MUFFINS DE CENOURA E ABOBRINHA

MUFFINS  DE  CENOURA  E  ABOBRINHA

Ingredientes:
2 ovo 
3/4 de xícara (chá) de leite 
4 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 xícara (chá) de cenoura ralada grosso 
1/2 xícara (chá) de abobrinha ralada grosso 
1 xícara (chá) de farinha de trigo 
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral 
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparar:
Em uma tigela, junte os ovos, o leite e o azeite. Adicione os ingredientes restantes mexendo até a mistura ficar homogênea. Despeje a massa em 12 forminhas próprias para muffins até atingir cerca de 2/3 da altura. Leve ao forno, pré aquecido, em temperatura moderada (180ºC), sobre a grade posicionada no meio, por 20 minutos ou até que, enfiando um palito no centro dos bolinhos, ele saia limpo. Retire do forno e espere amornar de 5 a 10 minutos antes de desenformar.

MUFFINS DE ARROZ RECHEADO DE PRESUNTO E CATUPIRY

MUFFINS  DE  ARROZ  RECHEADO  DE  PRESUNTO  E  CATUPIRY

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cozido
2 caixinhas de creme de leite
2 ovos
1/2 cebola bem picadinha
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de farinha de arroz
1 colher (sopa) de fermento em pó
150 g de catupiry
150 g de presunto cortado grosso e picado em quadradinhos
Margarina e farinha de arroz para untar e enfarinhar as forminhas.

Modo de preparar:
Coloque o arroz numa tigela e vá acrescentando os ingredientes, aos poucos, menos o presunto e o catupiry, mexendo a cada adição. Feito isso, coloque 1 colher (sopa) dessa massa em forminhas de empada untadas e enfarinhadas. Recheie com uma porção de catupiry e um ou dois quadradinhos de presunto. Cubra com outra colher de massa e coloque um pouquinho de queijo ralado em cima de cada muffin. Leve para assar em forno pré aquecido até dourar.

MUFFINS DE ARROZ COM CARNE SECA

MUFFINS  DE  ARROZ  COM  CARNE  SECA

Ingredientes:
Massa:
2 ovos
2 xícaras (chá) de arroz cozido
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de azeite
Queijo parmesão para cobrir

Recheio:
500 g de carne seca dessalgada e desfiada
2 tomates picados
1 cebola pequena picada
1 dente de alho laminado
Azeite ou óleo para refogar

Modo de preparar:
Massa: Em um liquidificador, bata todos os ingredientes e reserve.
Recheio: Faça um refogado no azeite ou fio de óleo de alho e cebola, acrescente o tomate, refogue mais um pouco e coloque a carne desfiada mexa para misturar deixe mais um pouco no fogo para pegar bem o sabor do refogado e desligue.
Montagem: Distribua metade da massa de arroz em forminhas para empada untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Espalhe o recheio reservado e cubra com o restante da massa. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos ou até que fique dourado e com a superfície seca. Sirva a seguir.