Páginas

sábado, 25 de novembro de 2017

GELEIA DE MAÇÃ

GELEIA  DE  MAÇÃ

Ingredientes:
1 kg de maçã 
2 xícaras (chá) de açúcar 
1 envelope de gelatina incolor sem sabor

Modo de preparar:
Pique as maçãs em pequenos pedaços e leve em uma vasilha tampada ao microondas por 10 minutos em potência alta. Bata no liquidificador as maçãs junto com o líquido formado no cozimento. Após batido, passe pela peneira, caso tenha cozido com casca. Coloque em uma vasilha, junte o açúcar e a gelatina em pó, mexendo bem para não empelotar. Leve ao microondas, sem tampar, por mais 10 minutos em potência alta. O açúcar pode ser substituído por 3/4 de xícara (chá) de adoçante para forno e fogão. Esta geléia pode ser feita da mesma forma com qualquer outra fruta carnuda.

GELEIA DE CAJU

GELEIA  DE  CAJU

Ingredientes:
20 cajus médios
2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de preparar:
Retire as castanhas, lave bem os cajus, corte cada um em 4 partes e bata-os por 3 minutos no liquidificador Importante: não coloque todos de uma vez. Coloque um pouco e bata e, enquanto bate, acrescente aos poucos as demais partes. Não adicione água. Coe bem usando uma peneira de orifícios médios (se for muito fina será difícil coar), acrescente o açúcar, mexa bem e leve ao fogo alto. Mexa constantemente. Quando começar a ferver, baixe o fogo e continue mexendo por cerca de 30 minutos ou até que o líquido torne-se bem pastoso e denso. Coloque a mistura em um recipiente de vidro e deixe esfriar. Só tampe depois que estiver frio. Conserve sempre na geladeira. Sirva com pães ou torradinhas no café da manhã ou para o chá da tarde.

COMPOTA DE CEBOLA ROXA

COMPOTA  DE  CEBOLA  ROXA

Ingredientes:
850 g de cebola roxa
100 ml de azeite 
2 folhas de louro 
200 g de açúcar mascavo
150 ml de vinagre balsâmico
100 ml de vinagre de vinho tinto

Modo de preparar:
Descasque e corte as cebolas em fatias finas. Leve as cebolas ao fogo brando com o azeite até estarem bem tenras (cerca de 20 a 25 minutos). Junte o açúcar, os vinagres e cozinhe em fogo médio até estar bem caramelizadas (cerca de 30 a 40 minutos) no fim se ainda houver muito líquido no fundo, passar para fogo forte e vá mexendo para evaporar um pouco. Retire as folhas de louro e guardar em frascos hermeticamente fechados.
Dica: Guarde os frascos durante um mês, antes de consumir, para intensificar os sabores. 

GELEIA DE CEBOLA

GELEIA  DE  CEBOLA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de cidra de maçã
1 xícara (chá) de vinagre de maçã
2 colheres (sopa) de adoçante culinário
2 cebolas médias descascadas e cortadas em tiras finas

Modo de preparar:
Misture a cidra, o vinagre e o adoçante numa panela. Acrescente as cebolas. Deixe cozinhar em fogo médio baixo, sem tampar. Mexa ocasionalmente, por cerca de 1 hora e 30 minutos, até que o líquido evapore e as cebolas estejam macias e cor de caramelo. Sirva em torradinhas ou como acompanhamento para carnes e aves.

GELEIA DE BANANA

GELEIA  DE  BANANA

Ingredientes:
1 kg de bananas descascadas
250 g de açúcar 
3 colheres (chá) de suco de limão 

Modo de preparar:
Descasque as bananas e corte em pedaços. Coloque numa panela, juntamente com o açúcar e o suco de limão. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que a banana esteja desmanchada e obtenha uma coloração marrom avermelhada. Depois de pronto, espere esfriar bem. Coloque a geléia pronta e fria em um pote de vidro bem limpo e esterilizado com água fervente. Mantenha refrigerada.

MARMELADA DE MARMELO E MAÇÃ

MARMELADA  DE  MARMELO  E  MAÇÃ

Ingredientes:
2 kg de marmelos limpos e cortados aos bocados
1/2 kg de maças cortadas mas com casca
2 kg de açúcar
Sumo de 2 limões grandes

Modo de preparar:
Coloque todos os ingredientes pela ordem acima descrita dentro da panela de pressão, e mexa bem, depois de pegar a pressão, deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Bata tudo no liquidificador até ficar uma mistura homogênea. Leve ao fogo novamente e deixe ferver mais um pouco até atingir o ponto de geleia. Coloque em tacinhas e espere esfriar antes de tampar os vidros.

MARMELADA

MARMELADA

Ingredientes:
1 kg de marmelos sem sementes mas com casca
1 kg de açúcar branco (reduzir 10 a 20% relativo ao peso do fruto)
2 colheres (sopa) de água
Sumo de 1 limão

Modo de preparar:
Lave os marmelos, corte em 4 e retire as sementes (reserve). Divida cada quarto de marmelo em 2 a 3 pedaços e coloque na panela de pressão, juntamente com o açúcar, o sumo de limão e a água. Leve ao fogo alto, mexendo com a colher de pau, até que se crie umidade no fundo e o açúcar comece a derreter. Mexa bem, tape a panela e deixe levantar fervura. Ferva por 5 minutos em fogo médio e desligue o fogo. Deixe repousar 5 minutos. e retire a pressão. Triture a marmelada a gosto. Com uma concha coloque a marmelada em taças.
Dica: Para que a marmelada fique rija, de cortar à fatia, sigo algumas ideias: alguns marmelos têm de ser verdes, não usar todos os marmelos maduros; devem ferver na panela de pressão apenas 5 minutos e repousar no máximo outros 5 minutos; adicione sumo de limão ou similar para acidificar a marmelada permitindo a gelificação da pectina e a posterior conservação. Para a marmelada de espalhar com a faca, tipo doce de marmelo, deixar cozinhar na panela de pressão cerca de 15 minutos. Quanto mais cozinhar mais escura ficará.

MARMELADA DE LARANJA

MARMELADA  DE  LARANJA

Ingredientes:
750 g de laranjas muito doces
1 e 1/2 litro de água
1 e 1/2 kg de açúcar
Sumo de 1/2 limão

Modo de preparar:
Lavar bem as laranjas, corta-las em 1/4 de luas e em fatias muito finas. Coloque em uma vasilha, cubra com a água e deixar descansar durante 8 horas. Depois desse tempo, leve ao fogo e leve ao fogo para ferver ate as cascas estarem quase moles. Acrescente o açúcar e o sumo do limão. Deixe ferver lentamente durante pelo menos 1 hora e meia. Ao fim deste tempo, para testar a consistência do doce, coloque um pouco num pratinho, deixe esfriar e passe o dedo no meio. Se ficar uma estrada esta pronto. Caso contrario, deixe ferver mais um pouco ate obter a consistência desejada.  Quando isso acontecer, retire do fogo e, com o doce ainda quente, coloque em frascos devidamente esterilizados. tampe e vire ao contrario, com a tampa para baixo e deixar nesta posição ate o doce esfriar. Desta forma formara vácuo o que ajudara a conservar o doce durante mais tempo sem necessitar de frio. Este doce e muito saboroso e tanto se pode usar em pão torrado, brioches, scones  ou em recheios de bolos e tortas.

GELEIA DE MARMELO

GELEIA  DE  MARMELO

Ingredientes:
1 litro de água do cozimento dos marmelos
750 g de açúcar

Modo de preparar:
Coloque num tacho as cascas e os caroços, que ficaram de descascar os marmelos para fazer a marmelada, e cubra-as com a água que reservou da cozedura dos mesmos. Deve colocar água até fazer nível com as cascas e os caroços. Leve o tacho ao lume para ferver até a água reduzir para metade. Nessa altura passe a água por um pano ou por um passador de rede muito fino para que esta fique sem resíduos. Depois de realizar esta operação, meça 1 litro de líquido, coloque-o num tacho limpo e junte as 750 g de açúcar. Mexa bem e leve ao lume até fazer ponto pérola leve, isto é quando a “pérola” se forma na ponta da colher de pau mas a geleia ainda escorre ligeiramente. Nessa altura a geleia de marmelo está pronta. Deve colocar a geleia nos frascos de imediato, enquanto ainda está quente. Feche-os muito bem e coloque-os com a tampa virada para baixo durante 24 horas. 
Dica: É importante que os frascos estejam muito bem limpos, deve por isso esterilizá-los. Lave os frascos e as tampas com água e detergente da loiça, depois mergulhe os frascos abertos e as tampas em água a ferver durante 10 minutos. Retire-os e coloque a escorrer sobre um pano de cozinha até estarem bem secos. Não os limpe com o pano para não ficarem fibras agarradas aos frascos.

MARMELADA DE TRAVESSA

MARMELADA  DE  TRAVESSA

Ingredientes:
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
1 xícara (chá) de água
1 lata de marmelada (600 g)
1 litro de refrigerante de guaraná
Chantilly pronto para acompanhar

Modo de preparar:
Polvilhe a gelatina na água, dissolva em banho maria e bata no liquidificador com a marmelada picada e o guaraná. Coloque em um refratário médio e leve à geladeira por 3 horas. Sirva acompanhada de chantilly pronto a gosto.

MARMELADA DE BANANA

MARMELADA  DE  BANANA

Ingredientes:
2 bananas da terra maduras
1 xícara (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de água
1 colher (café) de limão

Modo de preparar:
Lave e descasque as bananas. Amasse bem. Passe por uma peneira ou coador, adicione a colherinha de limão. Cozinhe em fogo moderado, coloque o açúcar, mexendo constantemente até que fique grosso. Pode-se saber se está pronto, quando ao mexê-lo poder ver o fundo da panela onde está cozinhando (fica com aspecto transparente). Deixe esfriar e sirva com pão.

SAGU COM LEITE DE COCO

SAGU  COM  LEITE  DE  COCO



Ingredientes:
500 ml de água
125 g de sagu
200 ml de leite de coco
1/2 xícara (chá) de açúcar de coco
1 colher (chá) de baunilha
1 pitada de sal

Modo de preparar:
Comece colocando a água para ferver. Assim que ferver acrescente o sagu e abaixe o fogo. Cozinhe por mais ou menos 20 minutos mexendo sempre sempre sempre. Ele fica bem grudentinho e começa as bolinhas transparentes. Nesse ponto coloque o açúcar de coco, o sal, o leite de coco e a baunilha. Cozinhe mexendo sempre por mais 5 minutos e está pronto. Sirva quentinho que fica bem mais gostoso.

SAGU DE COCO COM KIWI

SAGU  DE  COCO  COM  KIWI

Ingredientes:
1/3 de xícara (chá) de sagu
200 ml de leite de coco
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1/4 de xícara (chá) de açúcar
4 cravos
3 colheres (sopa) de coco ralado
4 kiwis dourados
Canela em pó a gosto

Modo de preparar:
Deixe o sagu de molho no leite de coco por, pelo menos, 6 horas. Ferva o leite, o cravo e o açúcar com o sagu hidratada mais o leite de coco, mexa por 10 minutos em fogo médio até engrossar. Adicione o coco ralado e deixe esfriar. Sirva com o kiwi picado e canela em pó a gosto.

SAGU COM ABACAXI E COCO

SAGU  COM  ABACAXI  E  COCO

Ingredientes:
Sagu:
1 xícara (chá) de sagu cru
2 litros de água
1 lata de leite condensado
200 ml de leite integral
50 g de coco ralado 

Doce de abacaxi:
2 xícaras (chá) de abacaxi em cubos
2 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de água
1 pau de canela

Montagem:
Fitas de coco 

Modo de preparar:
Sagu: Misture o coco no leite e deixe hidratando por 15 minutos. Reserve. Em uma panela, ferva a água e adicione o sagu. Com o fogo baixo, deixe que as bolinhas cozinhem, mexendo de vez em quando, até ficarem quase transparentes. Este processo demora mais ou menos uns 30 minutos. Em uma peneira, despeje o sagu para escorrer o excesso de água e transfira para outro recipiente. Adicione o leite condensado e o leite com o  coco, misture. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
Doce de abacaxi: Em uma panela, junte todos os ingredientes em fogo baixo e deixe ferver até que o abacaxi esteja macio. Se precisar, coloque mais um pouco de água. O doce deve ficar com apenas um pouco de calda. Depois de pronto leve à geladeira até ficar frio.
Montagem: Em uma taça, disponha o sagu até a metade, coloque um pouco do doce de abacaxi e decore com as fitas de coco. Sirva gelado.

DOCE DE SAGU COM MANGA

DOCE  DE  SAGU  COM  MANGA

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de sagu
200 ml de leite sem lactose ou vegetal
200 ml de leite de coco light
15 g de coco ralado grosso sem açúcar
15 g de coco ralado fino sem açúcar
1/2 manga bem madura
1/2 maracujá pequeno
1 carambola pequena
Stevia a gosto

Modo de preparar:
Misture o leite de coco e a tapioca flocada. Deixe hidratar por 2 horas. Em uma panela, coloque o leite sem lactose, deixe ferver, adicione a mistura de tapioca com leite de coco (depois de ter hidratado por 2 horas), misture e coloque o stévia a gosto. Mexa um pouco, aproximadamente 3 minutos, desligue o fogo e reserve. Em um processador bata a manga e a carambola até obter um creme. Com o processador desligado adicione a polpa do maracujá, misture com uma colher e reserve. Coloque o coco em um frigideira e deixe dourar.
Montagem: No fundo de um potinho coloque a tapioca, depois coco queimado, outra camada de tapioca e finalize com a mistura de frutas. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

SAGU AO LEITE

SAGU  AO  LEITE

Ingredientes:
1 litro de leite desnatado 
4 colheres (sopa) de açúcar 
1 xícara (chá) de sagu 
Canela em pau e em pó a gosto

Modo de preparar:
Misture o leite com o açúcar. Junte o sagu e a canela em pó e mexa devagar. Despeje em um refratário e leve ao forno médio (170ºC a 190ºC), preaquecido, mexendo de vez em quando enquanto cozinha. Deixe no forno até o sagu ficar macio. Retire e deixe esfriar. Decore com canela em pau e, se desejar, polvilhe a canela em pó.

BOLO DE SAGU COM COCO

BOLO  DE  SAGU  COM  COCO

Ingredientes:
Massa:
1 xícara (chá) de sagu triturado
1 litro de leite
2 xícaras (chá) de amido de milho (maisena)
3 ovos
2 colher (sopa) de margarina sem sal
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pacote de coco ralado grande
1 vidro de leite de coco
1 pitada de sal 
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
1/2 lata de leite condensado
1/2 pacote de coco ralado

Modo de preparar:
Deixe o sagu triturado de molho de um dia para o outro numa vasilha com 3 xícaras (chá) de leite para amaciar e dobrar o volume. Bata 3 claras em neve e reserve. Bata o açúcar com a margarina até formar uma farinha, acrescente as 3 gemas e bata novamente até formar um creme. Acrescente o amido de milho à mistura; colocando também aos poucos 1 xícara (chá) de leite. Despeje o sagu, junto com o leite de coco e o coco ralado. Bata a mistura até formar uma massa homogênea. Ascenda o forno e deixe preaquecer a 180° por uns 15 minutos. Unte a forma com margarina e polvilhe com açúcar e ponha a massa. Leve a mistura ao forno em uma forma nº 3 por 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, desinforme e besunte com o leite condensado e salpique com coco ralado.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

CARNE DE PANELA AO CONHAQUE E LARANJA

CARNE  DE  PANELA  AO  CONHAQUE  E  LARANJA

Ingredientes:
800 g de carne de boi (usei alcatra) em cubos
150 g de bacon em cubinhos
6 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 dose (40 ml) de conhaque
1 colher (sopa cheia) de farinha de trigo
1 litro de caldo de carne
1 colher (sopa) de ervas de provence secas
4 tomates maduros sem pele nem sementes picados ou 1 lata de tomate pelado idem
3 cenouras médias em rodelas
1 laranja tipo bahia
2 colheres (sopa) de mostarda amarela (se puder usar tipo dijon, melhor)
1 colher (sopa) de mel
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Numa panela de fundo grosso, coloque o bacon e deixe dourar, junte o alho e a cebola e deixe mais 2 minutos. Acrescente os cubos de carne e doure por igual por alguns minutos, mexendo sempre. Quando a água da carne evaporar, flambe com o conhaque (esquente-o antes numa concha). Após a chama se extinguir, espalhe a farinha de trigo sobre a carne e misture bem, deixando mais 2 a 3 minutos. Junte o caldo de carne já quente e as ervas secas. Em fogo baixo, deixe cozinhando por cerca de 2 horas, com tampa. Mexa de vez em quando para não correr o risco de a carne grudar no fundo. Descasque a laranja com cuidado, sem pegar a parte branca, e esprema seu suco. Após o cozimento inicial de 2 horas, junte o tomate, a cenoura, o suco da laranja e sua casca em pequenos pedaços, a mostarda e o mel. Só então tempere com sal e pimenta do reino. Com a panela sem tampa, mexa de vez em quando e deixe mais meia hora, sempre em fogo baixo, ou até que a carne esteja macia. Desligue o fogo, coloque a salsinha e aguarde uns 10 a 15 minutos antes de servir ou reserve para o dia seguinte. Vai bem com arroz ou batatas gratinadas.

MACARRÃO COM ATUM

MACARRÃO  COM  ATUM

Ingredientes:
Massa:
350 g de farinha de trigo
180 g de sêmola de grão duro
 5 ovos

Recheio:
250 g de atum em lata (conservado em água)
100 g de azeitonas picadas
50 g de alcaparras picadas
1 colher (sopa) de aliche picado
1 colher (sopa) de parmesão ralado
1/2 colher (sopa) de mostarda de dijon
250 g de batata cozida e espremida
1 punhado de salsinha picada
1 colher (sobremesa) de tomilho
Miolo de 3 pães franceses
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Modo de preparar:
Massa: Misture as farinhas e faça um montinho com furo no meio, como um vulcão. Bata os ovos. Despeje-os sobre o furo e amasse os ingredientes até obter uma massa homogênea. A massa pode ser conservada em geladeira, em saco plástico, por até 2 dias.
Recheio: Misture todos os ingredientes do recheio, menos o atum. Acrescente o atum no final, mexendo delicadamente. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve em geladeira.
Montagem: Abra a massa e corte-a em quadrados coma carretilha. Coloque o recheio e feche no formato de uma balinha (plin), molhando as extremidades da massa com pano úmido. Cozinhe em água fervente com uma pitada de sal. Retire os plins quando subirem para a superfície da água. Reserve e leve para a geladeira até servir (sirva frio).
Dica: Sirva os plins com tomates cerejas cortados ao meio. Regue com azeite de manjericão e salpique cebolinha, manjericão e parmesão. Decore com folhas de rúcula.

ATUM COM CROSTA DE ERVAS E LEGUMES GRELHADOS COM MOLHO DE VINHO MARSALA

ATUM  COM  CROSTA  DE  ERVAS  E  LEGUMES  GRELHADOS  COM  MOLHO  DE  VINHO MARSALA

Ingredientes:
Atum
400 g de lombo de atum cortado em dois bastões grossos
10 g de alecrim
10 g de salsinha (só as folhas)
10 g de sálvia
10 g de manjericão
10 g de pimenta rosa triturada
10 g de pimenta do reino preta triturada
10 g de gergelim branco
Óleo de milho e sal a gosto

Molho de vinho marsala:
10 g de cebola picada
30 ml de vinho marsala tinto seco
10 ml de caldo de peixe
5 ml de molho rôti
5 g de manteiga sem sal

Caldo de peixe:
1 kg de aparas de peixe branco
100 g de cenoura em pedaços
100 g de cebola em pedaços
100 g de salsão em pedaços
100 g de alho poró em pedaços
20 g de erva doce em pedaços
3 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 l de água fria
20 ml de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino a gosto

Legumes grelhados:
4 fatias de abobrinha italiana
2 fatias de berinjela
4 fatias de cenoura
1 endívia cortada em 4 partes
2 funghi porcini

Modo de preparar:
Atum: Tempere o atum com sal e pimenta do reino. Pique as ervas e misture com as pimentas trituradas e o gergelim. Passe o peixe nessa mistura e sele todos os lados do atum em uma chapa lisa com um pouco de óleo de milho. Tome cuidado para deixar o atum mal passado (deve ficar com o interior vermelho).
Caldo de peixe: Corte as aparas de peixe, lave-as e reserve. Refogue os legumes no azeite, junte a água, o vinho e as aparas de peixe. Ajuste o sal e a pimenta do reino e deixe ferver por 20 minutos. Retire do fogo e passe por uma peneira de malha fina.
Molho de vinho marsala: Doure a cebola na manteiga e adicione o vinho marsala. Adicione o caldo de peixe e, em seguida, o molho rôti. Deixe reduzir pela metade.
Legumes grelhados: Tempere todos os legumes com sal e pimenta do reino.  Grelhe os legumes (um por vez) com um pouco de óleo. Retire da chapa e reserve.
Montagem: Corte cada pedaço de atum em quatro fatias grossas e coloque nos pratos (se possível, use pratos quentes). Ajeite com cuidado os legumes grelhados ao lado esquerdo do peixe. Despeje o molho bem quente sobre o peixe. Regue os legumes grelhados com um fio de azeite e sirva em seguida.
Dica: O molho rôti tradicional é feito com ossos de boi assados e depois cozidos com legumes e vinho por várias horas. Em casa, uma alternativa mais prática é aproveitar para fazer um molho similar quando for preparar uma carne assada. Dissolva o resíduo que fica no fundo da assadeira com um pouco de vinho branco seco e caldo de carne. Deixe ferver até dissolver tudo e coe. Volte o molho ao fogo e deixe reduzir e encorpar.

ATUM AO MOLHO DE MOSTARDA DIJON E WASABI

ATUM  AO  MOLHO  DE  MOSTARDA DIJON  E  WASABI

Ingredientes:
Atum:
150 g de atum cortado em cubinhos
1 colher (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de azeite extravirgem
1/2 xícara (chá) de gergelim

Molho de mostarda:
1 copo de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de mostarda em grãos
2 colheres (sopa) de mostarda de dijon
2 xícaras  (chá) de creme de leite
2 colheres (chá) de molho de gengibre
Gotas de laranja ou lima da pérsia a gosto
Cebolinha picada a gosto

Mouseline de wasabi:
100 g de palmito macio bem picado
200 g de inhame descascado
wasabi (em pó ou em pasta) a gosto

Montagem:
2 colheres (chá) de ovas de salmão

Modo de preparar:
Coloque o atum dentro de um recipiente e tempere com o limão e o sal. Passe os cubos no gergelim e grelhe-os dos dois lados no azeite. Reserve. Faça o molho colocando o creme de leite e o vinho em uma panela. Leve ao fogo para ferver. Adicione as duas mostardas e deixe reduzir um pouco. Retire do fogo e acrescente o molho de gengibre, a laranja (ou lima da pérsia) e a cebolinha. Mexa até misturar bem. Reserve. Prepare a mouseline cozinhando bem o palmito com o inhame. Bata no processador e junte o wasabi ao poucos, misturando bem, até formar uma massa homogênea. Ajuste o sal. Para servir, use um prato grande e redondo. De um lado, coloque três pequenas porções de molho de mostarda e, sobre elas, ajeite o atum. Coloque um pouco de ovas de salmão sobre os cubos de atum. Na outra extremidade, arrume duas porções de mouseline. Se desejar, sirva com beiju de tapioca em canoas.

LOMBO SUÍNO COM MAÇÃ E SIDRA

LOMBO  SUÍNO  COM  MAÇà E  CIDRA

Ingredientes:
800 g de lombo suíno
2 colheres (sopa) de manteiga
2 maçãs cortadas em quatro
1 ramo de alecrim
1/2 garrafa de sidra do tipo seco
350 ml de creme de leite (de preferência, fresco)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Tempere o lombo com sal e pimenta. Numa frigideira, coloque a manteiga e doure o lombo de todos os lados. Retire, coloque numa travessa e leve ao forno médio por cerca de 30-35 minutos. Na mesma frigideira, coloque as fatias de maçã e doure de ambos os lados, por cerca de 3 a 4 minutos. Retire e mantenha as fatias aquecidas. Coloque a sidra e o alecrim na frigideira e deixe o líquido evaporar à metade. Coloque o creme de leite, mexa bem e deixe reduzir até ficar com consistência cremosa. Verifique o tempero. Retire o alecrim. Sirva o lombo com as fatias de maçã e o creme em uma travessa ou monte pratos individuais. Se desejar, finalize com pimenta vermelha finamente fatiada e folhas de agrião.

LINGUINI COM PESTO, MUSSARELA E TOMATES

LINGUINI  COM  PESTO,  MUSSARELA  E  TOMATES

Ingredientes:
60 ml de azeite de oliva
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho picados
400 g de tomates cereja
125 g de molho pesto pronto
500 g de linguini (ou alguma massa seca longa, como fettuccine)
4 colheres (sopa) de manteiga
5 fatias de pão, esmigalhadas
150 g de mussarela em pedaços
1 punhado de manjericão fresco
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Modo de preparar:
Aqueça o azeite de oliva numa panela média. Em seguida, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente os tomates e deixe fritar por 5 minutos, até que eles comecem a se romper. Adicione o pesto e misture bem. Retire do fogo e acerte os temperos. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Numa frigideira, aqueça a manteiga e adicione o pão esmigalhado. Deixe fritar por 3 minutos. Misture o linguini cozido ao molho refogado de tomate. Espalhe os pedaços de mussarela sobre o macarrão, assim como o manjericão, e misture. Leve a massa a uma travessa de servir e salpique o pão esmigalhado por cima.

GELEIA DE TOMATE E MORANGO

GELEIA  DE  TOMATE  E  MORANGO

Ingredientes:
1 kg de tomate sem pele e sem sementes
500 g de morango
1 kg e 250 g de açúcar
3 litros de água

Modo de preparar:
Corte os tomates e os morangos aos cubos de 3 cm. Polvilhe com o açúcar e deixe repousar na geladeira por cerca de 24 horas. Coloque em uma panela para cozinhar com 3 litros de água. Deixe levantar fervura e com uma espumadeira, vá tirando a espuma que se acumular. Cozinhe por cerca de 40 minutos. Para ter a certeza do ponto ideal da geleia, ponha um prato na geladeira, depois de frio, ponha um pouco de geleia no prato, se solidificar rapidamente, esta no ponto certo. Lave os potes de geleia e esterilize com água fervente, depois de lavados, vire-os de cabeça para baixa ate secar. Depois de secos, encha os potes com a geleia e tape bem.

MOLHO TAILANDÊS DE AMENDOIM E GENGIBRE

MOLHO  TAILANDÊS  DE  AMENDOIM  E  GENGIBRE

Ingredientes:
1 pedaço de 1 cm ou a gosto de gengibre ralado
1 dente de alho
1/3 de xícara (chá) de manteiga de amendoim cremosa sem açúcar ou 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado sem sal
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de molho de pimenta
1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado
4 colheres (sopa) de água (se necessário, adicione água aos pouquinhos até a consistência desejada)
1 pitada de sal
Suco de 1/2 limão

Modo de preparar:
Em um processador de alimentos ou liquidificador, misture todos os ingredientes. Bata até obter uma consistência lisa e cremosa.

MOLHO DE GENGIBRE E AMÊNDOAS COM CENOURAS

MOLHO  DE  GENGIBRE  E  AMÊNDOAS  COM  CENOURAS







Ingredientes:
1 xícara (chá) de cenouras orgânicas
1 xícara (chá) de manteiga de amêndoa orgânica
1 colher (chá) de suco de limão orgânico
1 colher (chá) de mel orgânico
1 colher (chá) de raiz de gengibre fresco ralado

Modo de preparar:
Descasque, lave e corte as cenouras em tiras de tamanho de batatas fritas. Misture o suco de limão, manteiga de amêndoa, mel e gengibre em uma tigela. Mergulhe as cenouras na mistura de amêndoa. Armazene em um recipiente hermético na geladeira.

GELEIA DE GENGIBRE

GELEIA  DE  GENGIBRE




Ingredientes:
100 g de açúcar granulado
150 ml de água fervente
50 g de gengibre ralado
1 pimenta de cheiro ou malagueta picadinha
Suco e raspas de 1 limão
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:
Derreta o açúcar em fogo baixo, sem deixar queimar, junte a água fervendo e acompanhe até o caramelo estar homogêneo. Junte os outros ingredientes e mexa até dar ponto de geleia.

MOLHO DE MANGA COM GENGIBGRE

MOLHO  DE  MANGA  COM  GENGIBRE

Ingredientes:
1 xícara de (chá) de manga madura picada 
1/2 xícara (chá) de gengibre cru descascado e picado
100 ml de água
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de mostarda amarela
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Sal a gosto

Modo de preparar:
Coloque no liquidificador água, a manga e o gengibre, e bata até ficar homogêneo, cerca de 1 minuto apenas é o suficiente. Coloque em uma panela juntamente com os outros ingredientes e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Deixe esfriar e sirva com um bom peixe ou frango frito.

MOLHO DE CENOURA E GENGIBRE

MOLHO  DE  CENOURA  E  GENGIBRE

Ingredientes:
1 cenoura média ralada
2 colheres (sopa) de gengibre descascado e em pedaços
1 colher (chá) de adoçante culinário
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (chá) de molho shoyu light
Sal a gosto, mas não exagere.

Modo de preparar:
Em uma panela pequena você vai ferver a cenoura média ralada com uma xícara (chá) de água. Deixe cozinhar essa mistura por cerca de uns 15 minutos ou até a cenoura ficar macia. Separe meia xícara do líquido e escorra a cenoura. Bata no liquidificador a cenoura cozida e o restante do líquido do cozimento, até formar um purê de cenoura. Adicione o restante dos ingredientes da lista. Misture até tudo ficar bem homogêneo. Pode servir em seguida.