Páginas

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

COMO PREPARAR HORTALIÇAS FERMENTADAS

COMO  PREPARAR  HORTALIÇAS  FERMENTADAS


Os alimentos fermentados são incrivelmente benéficos para nossa saúde e, pela introdução desses alimentos na nossa dieta diária podemos melhorar nossa flora intestinal, equilibrando-a, e estimulando a imunidade.

Os benefícios dos alimentos fermentados: 
Outro benefício dos fermentados é que, melhorando diretamente a saúde do intestino e, consequentemente, a absorção dos nutrientes, este, o intestino, que é o maior produtor de serotonina que temos no corpo, produzirá mais e melhor. Por esse último efeito é que os alimentos fermentados atuam nos problemas psicológicos também. Por outro lado, como diz o Dr. Mercola, “os alimentos fermentados também são alguns dos melhores quelantes e agentes de desintoxicação disponíveis, o que significa que eles podem ajudar a eliminar uma ampla variedade de toxinas do seu corpo, inclusive metais pesados”.

Quantidade de fermentados a consumir:
As recomendações de consumo dos alimentos fermentados, segundo Caroline, são de “um quarto a meia xícara (56 a 113 g) de hortaliças fermentadas ou outros alimentos em conserva, como iogurte cru, em uma a três refeições por dia”. E, veja bem, é preciso ter um certo cuidado para não exagerar na quantidade pois, os alimentos fermentados, como eficientes desintoxicantes, poderão provocar o que se conhece por “crise de cura”, que é um processo de limpeza acentuada (com diarreia e vômitos) que poderá não ser tão agradável assim.Por isso, vá devagar, para seu corpo se habituar à novidade - comece acrescentando pequenas porções de alimentos fermentados à sua alimentação diária e vá aumentando, aos poucos, até atingir a quantidade indicada de um quarto a meia xícara.

Como fermentar suas próprias hortaliças:
Prepare porções pequenas, em potes de vidro individuais pois, se você preparar tudo junto em uma panela grande poderá ocorrer a contaminação com fermentos (leveduras) alheias ao processo que lhe darão um sabor esquisito de queijo ao seu preparado. Essas leveduras extra não são ruins mas são desagradáveis ao paladar.

● Escolha as hortaliças que vai usar, separe-as e corte-as em pedaços.

● Prepare uma boa quantidade de suco de aipo que será usado como salmoura (o aipo tem sódio natural o que elimina a necessidade de se acrescentar sal marinho).

● Cubra totalmente suas hortaliças cortadas com esse suco de aipo criando um ambiente anaeróbio, sem oxigênio, que evitará o crescimento de bactérias patogênicas.

● Como inoculante inicial (para dar o start ao processo) você vai usar grãos de kefir ou soro de leite, ou algum inoculante em pó).

● Guarde as hortaliças em suco de aipo e o inoculante escolhido em um pote de boca grande de 1 litro. Use um amassador (de madeira ou plástico, nunca de metal) para apertar bem o material e eliminar o ar.

● Tampe tudo com uma folha grande de repolho, empurrando bem para baixo e para os lados. As hortaliças cortadas precisam ficar totalmente cobertas pelo suco de aipo e este deverá ser completado até o topo do pote, para eliminar qualquer bolha de ar.

● Vede bem a tampa. Deixe o pote em repouso, em lugar quente (de 20 a 23ºC é o ideal, 29ºC é a temperatura máxima) e úmido por um período que vai variar de 24 a 96 horas (depende do que estiver fermentando, cada hortaliça tem seu tempo bom).
● Guarde na geladeira (o frio desacelera o processo de fermentação).

Dicas:
"Basta pôr os potes em um cooler (portátil) e colocá-lo LONGE do chão (o chão é geralmente muito frio devido ao calor que emana). Enrole os potes em uma toalha velha dentro do cooler e coloque um pote adicional de água QUENTE dentro dele para deixar o ambiente quente. Você pode trocar o pote de água quente quando "lembrar" dele, não é preciso ficar obcecado”. “Você também pode colocar os potes em um prato refratário ou prato de assar e enrolá-los com uma toalha e colocá-los no forno com o forno desligado, é claro, mas com a luz do forno acesa. O calor emitido pela lâmpada manterá as hortaliças quentes”. “Outra opção é colocar o máximo de potes possível em um desidratador e ajustá-lo para a temperatura mais baixa, mas a maioria dos desidratadores só acomoda dois potes no máximo. É melhor preparar muitos potes de uma só vez devido ao fato de que fazer hortaliças é um processo intenso. Eu prefiro os processos de incubação no cooler ou no forno. Eles funcionam bem sempre".

O que deve ir nessas conservas de hortaliças:

● Repolho - pelo menos 80% da sua mistura de hortaliças deverá conter repolho.

● Cenoura, batata-doce, beterraba, nabo e outras hortaliças de raiz dura também são uma boa base.

● Pimentão vermelho, amarelo ou laranja, abóbora, endro, salsa, couve-de-folhas, couve-manteiga e beterraba vermelha ou dourada.

● USE SEMPRE HORTALIÇAS ORGÂNICAS

● Retire as peles e cascas pois estas dão um sabor amargo.

● Use bem pouca cebola, alho e gengibre pois, a fermentação aumenta em várias vezes o sabor. O mesmo vale para o pimentão e a pimenta.

● Se for acrescentar ervas - coentro, orégano, manjericão, sálvia, alecrim, tomilho - prefira as frescas e não abuse da quantidade pois, como aromáticas (como a cebola, o alho e o gengibre) elas tomarão conta do sabor.

● Algas marinhas são um bom acréscimo, se você gostar delas, pois acrescenta em minerais, vitaminas e fibras.

● No clima brasileiro, todo o processo de fermentação deve ocorrer entre 3 a 5 dias, variando assim no verão e inverno.

FONDUE DE CHOCOLATE LIGHT COM CREME DE RICOTA

FONDUE  DE  CHOCOLATE  LIGHT  COM  CREME  DE  RICOTA





Ingredientes:
4 colheres (sopa) de leite em pó integral
4 colheres (sopa) de água
1 embalagem (150 g) de creme de ricota
75 g de chocolate meio amargo ou ao leite picado

Modo de preparar:
Dissolva o leite em pó na água. Junte o creme de ricota e misture até obter um creme homogêneo. Coloque o chocolate numa tigela refratária e leve ao banho maria. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando até o chocolate dissolver por completo. Junte o creme reservado ao chocolate e misture bem.

BOLINHOS DE QUINOA COM BRÓCOLIS

BOLINHOS  DE  QUINOA  COM  BRÓCOLIS

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de brócolis cozidos e picados
4 colheres (sopa) de farinha de linhaça
12 colheres (sopa) de água quente
2 colheres (sopa) de farinha de quinoa
1 colher (chá) de alho em pó ou 1 dente de alho picadinho
1 colher (chá) de missô
2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral

Modo de preparar:
Misture a farinha de linhaça e água quente e reserve. Coloque o brócolis numa tigela grande. Adicione os ingredientes restantes, incluindo a mistura da linhaça. Comece a adicionar farinha. Mexa até formar uma massa. Se a mistura parecer muito úmida, adicione mais um pouco de farinha. Coloque numa assadeira, papel manteiga e forme bolinhos com a massa. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Quando estiver pronto para assar, pré aqueça o forno a 200°C. Asse por 18 a 20 minutos, virando no meio do tempo. Deixe esfriar por 10 a 15 minutos antes de transferir para um prato e servir. Se quiser, podem ser fritos, também.

PUDIM DE QUINOA

PUDIM  DE  QUINOA

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de quinoa cozida
3 xícaras (chá) de leite vegetal
1 xícara (chá) de açúcar demerara
3 ovos
1 xícara (chá) de amêndoa
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de cacau em pó
1 colher (sopa) de óleo de girassol
1 colher(chá) de baunilha
1 xícara (chá) de coco ralado.

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes na batedeira, coloque em uma forma untada e leve ao forno médio até dourar, por aproximadamente 45 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva gelado.

SUCO DE MELANCIA COM QUINOA E GENGIBRE

SUCO  DE  MELANCIA  COM  QUINOA  E  GENGIBRE



Ingredientes:
1 fatia grande de melancia
1 colher (café) de gengibre picado
1 colher (sopa) de flocos de quinoa
100 ml de água de coco
1 pequeno ramo de hortelã

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador com gelo e consuma na hora.

TORTA DE QUINOA COM BRÓCOLIS

TORTA  DE  QUINOA  COM  BRÓCOLIS

Ingredientes:
Massa:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de quinoa
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de manteiga gelada
5 colheres (sopa) de água gelada.

Recheio:
1 tofu pequeno
1 colher (sopa) de linhaça
1 maço de brócolis pré cozido
2 cebolas
1 colher (sopa) de semente de girassol sem casca
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de cebolinha
1/2 copo de leite vegetal
1 colher (chá) de páprica picante
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Massa: Misture a farinha, a manteiga e o sal. Amasse bem, adicione água e sove rapidamente. Faça uma bola com a massa e deixe descansar, enrolado em filme plástico. Leve à geladeira por 30 minutos. Forre o fundo e as laterais da assadeira com a massa.
Recheio: Pique todos os ingredientes em pedaços pequenos e misture bem. Despeje sobre a massa na assadeira e leve ao forno médio por 30 minutos.

HAMBÚRGUER DE QUINOA

HAMBÚRGUER  DE  QUINOA

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de quinoa branca
1/2 cenoura ralada
1 abobrinha verde ralada com a casca
1/2 xícara (chá) de brócolis
2 colheres (sopa) de gergelim
1 cebola picada
1 colher (sopa) de amido de arroz ou milho
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
1 tomate

Modo de preparar:
Cozinhe a quinoa em dois copos de água. Reserve. Corte a cebola em rodelas finas, coloque em uma frigideira com um pouco de azeite e deixe dourar, na sequencia coloque todos os legumes. Mexa constantemente com o fogo baixo, para deixa-los al dente. Coloque a quinoa já cozida, acrescente o amido (em um pouco de água) mexendo sempre até criar liga, adicione também o gergelim. Espere esfriar e faça hambúrgueres do tamanho de um pires de xícara de café. Grelhe em uma frigideira untada e sirva com tomates.

SOPA DE QUINOA COM LEGUMES

SOPA  DE  QUINOA  COM  LEGUMES

Ingredientes:
2 cenouras médias
2 abobrinhas médias
4 ramos de couve flor
4 colheres (sobremesa) de alho poró
3 folhas de couve
1 cebola pequena
200 ml de água
1 colher (chá) de sal
3 colher (sopa) de quinoa em flocos
1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 colher (sopa) de cebolinha crua picada

Modo de preparar:
Lave e corte os vegetais. Coloque-os para cozinhar com água e sal. Quando estiverem quase cozidos, acrescente os flocos de quinoa e retire do fogo. Acrescente o azeite e a cebolinha. Sirva em seguida.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

MASSA DE PIZZA COM FARINHA DE MANDIOCA

MASSA  DE  PIZZA  COM  FARINHA  DE  MANDIOCA

Ingredientes:
2 ovos grandes
2 xícaras (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de amido de milho (maisena)
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada 
3 e 1/2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje a massa em uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido a 120°C por 20 minutos. Retire, coloque a cobertura desejada e leve ao forno por mais 5 minutos. 

AMENDOIM JAPONÊS

AMENDOIM  JAPONÊS  

Ingredientes:
1/2 kg de amendoim descascado e cru
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto

Modo de preparar:
Umedeça os amendoins com um pouco de água, mas cuidado para não encharcá-los. Coloque-os em uma travessa e polvilhe, com a ajuda de uma peneira pequena, um pouco da mistura de farinha de trigo com sal em todo amendoim. Com a ajuda de um borrifador, espirre mais um pouco de água nos amendoins e peneire mais uma vez a farinha sobre eles. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias até que o amendoim esteja todo coberto. Leve os amendoins ao forno pré aquecido a 120°C e fique de olho para não queimar, mexendo sempre com a ajuda de uma espátula para que todos os lados do amendoim fiquem iguais. Assim que a casquinha dourar retire-os do forno, coloque em outro recipiente e espere esfriar antes de servir. Se você quiser incrementar a receita, pode colocar outros temperos na mistura da farinha com sal, como ervas e outras especiarias.

PESTO DE ABOBRINHA

PESTO  DE  ABOBRINHA

Ingredientes:
3 abobrinhas grandes
20 g pinolis
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 dente pequeno de alho e sem o fio de dentro 
Azeite, sal, pimenta do reino em pó e manjericão ou hortelã a gosto

Modo de preparar:
Corte as extremidades e lave as abobrinhas. Corte-as em 4 pedaços no sentido horizontal e retire suas partes brancas em excesso. Coloque-as para ferver em água salgada por 1 a 2 minutos, não as deixe mole. Escorra as abobrinhas e coloque-as em uma tigela com água fria para interromper o cozimento. Seque as abobrinhas e coloque-as em um liquidificador ou mixer. Adicione as folhas de manjericão ou de hortelã lavadas, o alho, pinolis, sal e um fio de azeite e bata tudo. Quem adora alho pode colocar mais um dente. Lembre-se de retirar a parte interna do alho que pode dar má digestão. Quando a mistura começar a ficar homogênea, é hora de juntar o queijo, a pimenta do reino, mais azeite se precisar. Ajuste o sal e dê mais uma batida até que a mistura fique lisa. Guarde o pesto na geladeira até a hora de servir e use-o normalmente. Dura no máximo 2 dias na geladeira.

LASANHA VEGETARIANA AO FUNGHI

LASANHA  VEGETARIANA  AO  FUNGHI

Ingredientes:
200 g de lasanha fresca
1 pitada de noz moscada ralada
600 g de funghi frescos
1 colher (chá) de salsinha picada
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
100 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Limpe os funghi com um pano úmido, fatie-os e leve-os ao fogo médio por 10 minutos em uma panela com azeite e alho. Se você não encontrar funghi frescos pode substituí-los com secos, cerca de 350 g que você deve deixar de molho em água quente antes de cozinhar. Adicione aos funghi, o sal, a pimenta e salsinha picada, cozinhe por 5 minutos, retire do fogo. Faça o molho bechamel. Cozinhe a lasanha em água fervente com sal por 3 a 4 minutos, retire da água e coloque-as em uma toalha enxuta. Em um refratário coloque no fundo de molho bechamel, cubra com a massa de lasanha, uma camada de molho, cerca de 2 colheres (sopa) de funghi e polvilhe um pouco de parmesão ralado. Continue com as camadas de massas e molho até que todos os ingredientes sejam usados, você terá cerca de 2 camadas de massa. Por último cubra com o molho, funghi e uma polvilhada generosa de queijo parmesão ralado. Cozinhe durante uns 20 minutos a 180ºC, até que na superfície da lasanha se forme uma camada crocante e dourada. 

SALADA DE FEIJÃO BRANCO COM PIMENTÃO

SALADA  DE  FEIJÃO  BRANCO  COM  PIMENTÃO

Ingredientes:
300 g de feijão branco cozido
6 a 8 mini tomates
1/2 cebola roxa
1 pimentão pequeno vermelho assado
Vinagre de maçã, azeite, sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparar:
Higienize o pimentão vermelho e coloque na chama da boca do fogão e vá virando com cuidado até toda a pele ficar totalmente queimada. Retire do fogo e deixe esfriar. Remova a pele queimada do pimentão, tire a tampa e as sementes. Lave em água corrente para remover todo o chamuscado que ficar. Corte em fatias finas de mais ou menos 3 centímetros. Fatie o mini tomate (usei tomates doce) em rodelas. Fatie a cebola em meia lua. Pique o cheiro verde. Em uma tigela coloque o feijão branco cozido, a cebola fatiada, o pimentão assado fatiado, o tomate em rodelas, tempere a gosto com o vinagre de maçã, sal, azeite, misture bem e junte o cheiro verde. 
Dica: O pimentão vermelho pode ser trocado pelo pimentão amarelo ou verde depende da sua disponibilidade e preferência. Particularmente gosto da combinação do sabor do pimentão vermelho com grãos como o feijão branco ou grão de bico mas não deixe de preparar uma salada assim caso não tenha o pimentão vermelho em casa. O mini tomate pode ser substituído pelo tomate italiano ou débora ou qual estiver a disposição no momento do preparo da receita. A cebola roxa também pode ser substituída pela cebola branca.

HAMBÚRGUER COM GORGONZOLA, CEBOLAS CROCANTES E AGRIÃO

HAMBÚRGUER  COM  GORGONZOLA,  CEBOLAS  CROCANTES  E  AGRIÃO 

Ingredientes:
4 pães de hambúrguer
500 g de alcatra
100 g de gordura de picanha ou de bacon
150 g de gorgonzola
50 g de manteiga (temperatura ambiente)
150 g de cebola cortada em finas rodelas
3 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)
Óleo para fritar a cebola
Agrião, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Moa finamente a carne uma vez e a gordura duas vezes. Misture ambas e tempere com sal e pimenta apenas na hora de grelhar. Divida a carne em 4 partes e molde os hambúrgueres, firmando bem a carne com a mão. Amasse o gorgonzola com um garfo e misture-o com a manteiga. Reserve. Passe as rodelas de cebola na maisena e deixe-as por 30 minutos na geladeira. Aqueça o óleo e coloque a cebola, bem gelada e seca com papel absorvente, para fritar. Salpique com sal. Em uma frigideira preaquecida, grelhe cada hambúrguer até começar a sair sangue. Vire e repita a operação. Monte os sanduíches com hambúrguer, pasta de gorgonzola, cebola e agrião.

HAMBÚRGUER TERIYAKI

HAMBÚRGUER  TERIYAKI

Ingredientes:
200 g de picanha moída com a gordura, modelada no formato do hambúrguer
15 g de açúcar mascavo
10 g de gengibre
15 ml de saquê
45 ml de shoyu
60 ml de água
5 g de amido de milho (maisena)
50 g de cogumelos paris limpos, em lâminas finas
15 ml de azeite
1 pão de hambúrguer
1 fatia grossa de queijo minas ou tofu
Sal e pimenta do reino a gosto
Manteiga a gosto

Modo de preparar:
Molho teriyaki: Em uma panela, coloque o açúcar mascavo, o gengibre, o saquê, o shoyu, a água e o amido de milho. Leve ao fogo brando e deixe reduzir até formar um molho espesso. Reserve.
Cogumelos: Salteie os cogumelos com o azeite, em uma frigideira, e reserve.
Hambúrguer: Pincele o hambúrguer com o molho teriyaki e leve à grelha, temperado com sal e pimenta do reino. Enquanto isso, passe manteiga no pão e aqueça-o na chapa ou numa frigideira. Aqueça também na chapa ou numa frigideira a fatia de queijo. Sobre a base do pão, coloque o hambúrguer, o queijo derretido e os cogumelos puxados no azeite. Adicione mais 1 colher (sobremesa) de teriyaki sobre os cogumelos. Feche o sanduíche e sirva.

HAMBURGUINHO CASEIRO

HAMBURGUINHO  CASEIRO

Ingredientes:
75 g de patinho moído
1 colher (sopa) de água gelada
1 gema de ovo
1 colher (sopa) de cheddar
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Miolo de 1 pão hidratado na água
Pão orgânico para hambúrguer

Modo de preparar:
Misture a carne com a gema e com a água gelada. Quando a mistura ficar homogênea, acrescente o miolo, o sal e a pimenta e misture. Tente mexer o mínimo possível na carne. O calor da mão aquece a carne e a textura pode ficar pastosa. Com as mãos, primeiro modele o hamburguinho em formato de almôndega. Em seguida, achate-o na mão, deixando-o em formato de disco. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 15 minutos. Passe o cheddar no pão e monte o hambúrguer. Se quiser, adicione alface e tomate cereja.