Páginas

sábado, 20 de julho de 2019

MACARRÃO COM SARDINHA

MACARRÃO  COM  SARDINHA

Ingredientes:
200 g de espaguete cru
2 colheres (sopa) de azeite 
3 dentes de alho grandes cortados em lâminas  
2 colheres (sopa) de salsa picada 
1 lata de sardinhas com óleo 
1 colher (chá) de sal
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe o espaguete conforme recomendação da embalagem. Enquanto o espaguete cozinha, aqueça o azeite numa frigideira grande. Quando aquecer (não deixe aquecer muito para não queimar o alho) junte as lâminas de alho. Refogue até que comecem a dourar. Acrescente o óleo da sardinha. Envolva o espaguete cozido no refogado de azeite e alho. Junte a sardinhas e a salsa. Torne a envolver. Tempere com o sal e a pimenta. Sirva imediatamente.
Dica: Ao juntar o espaguete na frigideira, adicione meia concha de água de cozimento da massa. Isso ajuda a “soltar” o refogado da frigideira dando mais sabor a receita. Acrescente buquês de brócolis cozidos.

FAROFA DE BANANA COM SARDINHA

FAROFA  DE  BANANA  COM  SARDINHA

Ingredientes:
1 lata de sardinhas com óleo 
2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola média picada
1 banana da terra madura cortada em rodelas de cerca de 0,5 cm com casca
1 xícara (chá) de farinha de mandioca 
1  e 1/2 colher (sopa) de cheiro verde picado 
Sal a gosto

Modo de preparar:
Aqueça o óleo das sardinhas e a margarina, até derreter. Junte a cebola e refogue até começar a dourar. Acrescente a banana e continue refogando até começar a dourar. Acrescente a farinha. Misture bem até obter uma farofa úmida. No final junte a sardinhas e o cheiro verde. Tempere com sal a gosto. Sirva em seguida.
Dica: A banana deve estar madura e firme, para manter a textura e ficar macia sem desmanchar completamente. Substitua a farinha de mandioca por farinha de milho. Substitua a banana da terra por banana nanica.

BAIÃO DE DOIS COM SARDINHA

BAIÃO  DE  DOIS  COM  SARDINHA

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de feijão carioca, deixado de molho de véspera
3 xícaras (chá) de água quente
1 xícara (chá) de arroz
1 cebola cortada em gomos
1 tablete de caldo de galinha
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 lata de sardinha com óleo 
Sal a gosto

Modo de preparar:
Numa panela média, junte o feijão e 2 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo alto em panela tampada, até ferver. Quando iniciar a fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos ( o feijão está cozido “al dente”). Junte o arroz, a cebola e o tablete dissolvido na água fervente restante. Continue o cozimento em panela tampada, até o arroz cozinhar e a água secar. Retire do fogo e acrescente a salsinha e as sardinhas com seu molho. Tempere com sal se necessário. Misture bem. Sirva em seguida.
Dica: A técnica de preparo desta receita pede água suficiente para cozinhar o feijão e em seguida o arroz. O feijão pode pedir um pouco mais de água dependendo do tipo e da “idade”. Substitua a salsinha por coentro fresco picado.

MOQUECA DE ATUM E SARDINHA

MOQUECA  DE  ATUM  E  SARDINHA

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 cebola grande cortada em rodelas finas
2 tomates médios cortados em rodelas médias
2 berinjelas grandes
1/2 pimentão verde médio cortado em rodelas finas 
1 lata de atum sólido em óleo 
1 lata de sardinha com molho de tomate 
2 colheres (sopa) de coentro picado
Molho de pimenta e sal a gosto

Modo de preparar:
Berinjela: Corte a berinjela (com casca) em rodelas de cerca de 0,3 cm de espessura. Distribua numa peneira e salpique sal. Deixe descansando por cerca de 1 hora. Numa frigideira antiaderente doure as rodelas de berinjela dos dois lados. Reserve.
Molho de Tomate: Aqueça o azeite e doure o alho. Junte a cebola e refogue até ficar levemente dourada. Acrescente o tomate picado e cozinhe em fogo baixo, panela tampada, por cerca de 15 minutos ou até que os tomates comecem a desmanchar. Tempere com sal a gosto.
Montagem: Num refratário pequeno (quadrado com cerca de 16 cm) faça uma camada de berinjela, cubra com molho e queijo, berinjela, molho, sardinha, berinjela, molho e queijo. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até que o queijo esteja derretido e a preparação aquecida. Sirva em seguida.
Dica: A cebola e o pimentão devem ser cortados com a mesma espessura e o tomate ligeiramente mais grosso para que o cozimento seja uniforme. 

BOLINHOS DE ARROZ COM SARDINHA

BOLINHOS  DE  ARROZ  COM  SARDINHA

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cozido 
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de rosca  
3 colheres (sopa) de queijo ralado 
2 colheres (sopa) de salsinha picada 
1/2 colher (chá) de fermento em pó 
1 lata de sardinhas com óleo 
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Amasse com um garfo metade do arroz cozido com o óleo das sardinhas. Junte o arroz cozido, os ovos, a farinha de rosca, o queijo ralado,  a salsa e o fermento. Misture bem até obter uma mistura homogênea. Acrescente as sardinhas e misture a massa. Tempere com o sal e a pimenta do reino. Com a ajuda de 2 colheres, molde os bolinhos e frite-os em óleo quente abundante até ficarem dourados. Retire do óleo, escorra em papel absorvente. Sirva quente.
Dica: Não coloque muitos bolinhos ao mesmo tempo para fritar. Como a temperatura do óleo baixa os bolinhos podem ficar encharcados. Se preferir croquetes, bata o arroz no liquidificador e mole os bolinhos em formato cilíndrico.

BRUSCHETTA DE SARDINHA

BRUSCHETTA  DE  SARDINHA

Ingredientes:
1 mini baguete com cerca de 20 cm de comprimento
1 dente de alho cortado ao meio 
1 lata de sardinha em óleo 
2 tomates cortados em fatias
Manjericão fresco, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Torradas: Corte a mini baguete em fatias de 1 cm de espessura. Esfregue o dente de alho sobre a superfície de cada fatia de pão. Distribua os pães numa assadeira. Regue os pães com o óleo da sardinha e leve ao forno médio (180ºC) preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até os pães ficarem ligeiramente dourados. 
Montagem: Sobre cada fatia distribua fatias de tomate e a sardinha. Salpique sal e pimenta do reino moída na hora. Enfeite com o manjericão fresco. Sirva em seguida.
Dica: Aplique uma camada de coalhada nas fatias antes de montar as bruschettas.

TORTA DE SARDINHA

TORTA  DE  SARDINHA 

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
4 colheres (sopa) de pimentão verde picado
1 batata média cozida e picada 
1 lata de sardinha ao molho de tomate picante 
3 colheres (sopa) de cheiro verde picado
4 ovos
Sal a gosto
Rodelas de tomate, cebola e azeitonas verde para decorar

Modo de preparar:
Aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o pimentão e refogue até começar a murchar. Acrescente a batata e refogue por mais alguns minutos ou até ficar bem envolvida pelo refogado. Junte a sardinha com seu molho e o cheiro verde. Tempere com sal a gosto. Retire do fogo e reserve. Bata na batedeira em velocidade alta, os ovos inteiros temperados com sal até obter uma espuma clara e fofa. Misture metade dos ovos no refogado. Distribua a preparação numa forma redonda ou refratário com cerca de 20 cm de diâmetro e cubra com o restante dos ovos. Enfeite a superfície com as rodelas de tomate, de cebola e as azeitonas. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a preparação esteja dourada e com a superfície ligeiramente rachada. Sirva na própria forma.

PURÊ DE BATATA AO FORNO COM SARDINHA

PURÊ  DE  BATATA  AO  FORNO  COM  SARDINHA

Ingredientes:
1 kg de batata
1 copo de requeijão (200 g)
1 caixa de creme de leite (200 g)
1 pacote pequeno de queijo parmesão ralado (50 g)
1/2 xícara (chá) de leite 
2 latas de sardinha ao molho de tomate
1 xícara (chá) de queijo provolone ralado
2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralada na parte grossa do ralador 
Queijo parmesão ralado e sal a gosto
Margarina para untar

Modo de preparar:
Purê de batatas: Descasque as batatas e cozinhe em água fervente temperada com sal a gosto, até ficarem macias. Passe pelo espremedor ou amasse com um garfo. Junte metade do requeijão, metade do creme de leite e metade do queijo parmesão, o leite e misture bem. Reserve.
Recheio: Numa tigela junte a sardinha com seu molho, o requeijão, o creme de leite e o queijo parmesão restantes e o queijo provolone. 
Montagem: Num refratário médio (com cerca de 20 x 30 cm) untado com a margarina distribua metade da quantidade do purê de batata, o recheio, cubra com metade do queijo mussarela e finalize com o restante do purê. Salpique por toda a superfície o restante do queijo mussarela e polvilhe queijo parmesão ralado a gosto. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até o queijo derreter e a superfície começar a dourar. Sirva em seguida.

TORTA DE BATATA E SARDINHA

TORTA  DE  BATATA  E  SARDINHA

Ingredientes:
3 batata médias 
1 lata de sardinha ralada com molho de tomate picante 
1 ovo
1 colher (sopa) de cheiro verde picado
2 colheres (sopa) de margarina
Sal a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe as batatas em água fervente temperada com sal. Escorra, descasque e amasse ainda quente. Junte o molho da sardinha e misture bem. Acrescente o ovo, o cheiro verde e a sardinha. Misture após cada adição. Leve a massa à geladeira por cerca de 30 minutos ou até ficar firme. Numa frigideira média (cerca de 20 cm) antiaderente, aqueça metade da margarina. Distribua o purê de sardinha de modo a preencher toda a frigideira. Alise o purê com as costas de uma colher para moldar. Cozinhe em fogo brando por 10 minutos, até as bordas dourarem. Ponha um prato grande ou tampa de panela sobre a frigideira, vire a frigideira de modo que a torta passe para o prato. Aqueça o restante da margarina e em seguida deixe a torta escorregar, com o lado dourado para cima para dentro da frigideira.
Cozinhe por mais 10 minutos do outro lado. Desenforme e sirva quente.

SARDINHA DE FORNO À MODA DA CASA

SARDINHA  DE  FORNO  À  MODA  DA  CASA

Ingredientes:
1 pote de requeijão cremoso (200 g)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
5 xícaras (chá) de arroz cozido 
1 lata de sardinha ralada com molho de tomate 
2 ovos cozidos picados
3 colheres (sopa) de azeitona verde picada
1/2 pacote de batata palha (70 g)
Orégano, sal, se necessário a gosto

Modo de preparar:
Numa tigela junte o requeijão e o parmesão. Misture até obter uma pasta. Acrescente o arroz e volte a misturar. Junte a sardinha com seu molho, os ovos cozidos, a azeitona e o orégano. Mistura a cada adição. Acerte o sal se necessário. Coloque a mistura num refratário e espalhe a batata pela superfície. Leve ao forno médio (180ºC) pré aquecido por cerca de 20 minutos ou até aquecer. Sirva em seguida.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

ARROZ DE CARANGUEJO

ARROZ  DE  CARANGUEJO

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de carne de caranguejo
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho amassados
2 tomates grandes sem sementes, picados
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de manteiga
2 e 1/2 xícaras (chá) de arroz limpo, lavado e escorrido
5 xícaras (chá) de água quente.
Sal a gosto

Modo de preparar: 
Em uma tigela, coloque carne de caranguejo, tempere com cebola, alho, tomates, extrato de tomate e sal. Coloque manteiga em uma panela, aqueça em fogo alto, junte a mistura de caranguejo e refogue, mexendo de vez em quando, até o molho ficar espesso. Tire o refogado do fogo e reserve. Em outra panela, coloque arroz, cubra com água, tempere com sal, misture, cozinhe em fogo alto até começar a secar, junte o refogado de carne de caranguejo, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até o arroz ficar macio e terminar de secar. Tire do fogo, coloque em um prato de servir e leve imediatamente à mesa.

QUICHE DE CARANGUEJO

QUICHE  DE  CARANGUEJO

Ingredientes:
Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá cheia) de manteiga sem sal
10 colheres (sopa) de creme de leite fresco
4 pitadas de sal
1 ovo e 2 gemas
Manteiga para untar

Recheio:
2 dentes de alho sem germe picados finos
1 xícara (chá) de cebola branca em cubos pequenos
1 xícara (chá) de cebolinha bem verde cortada em rodelas finas
1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho picado em cubos minúsculos
1/2 xícara (chá) de pimentão verde picado em cubos minúsculos
1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo picado em cubos minúsculos
2 colheres (sopa) de pimenta de cheiro, sem sementes, picada fino
2 colheres (sopa) de coentro picado fino
10 dúzias de patinhas de caranguejo
Sal a goto

Recheio cremoso:
2 ovos e 2 gemas
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de leite
Noz moscada ralada na hora, sal e pimenta do reino branca moída na hora (a gosto

Modo de preparar:
Massa: Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture até a massa desgrudar das mãos. Deixe a massa coberta com pano úmido, em refrigeração, por 12 horas. Abra a massa da quiche na forma de fundo removível untada com manteiga e reserve.
Recheio: Em uma frigideira bem grande, refogue todos os ingredientes no azeite, exceto as patinhas e o coentro. Comece com o alho e depois a cebola, deixando suar. Acrescente todos outros temperos.
Recheio cremoso: Misture bem todos os ingredientes e acrescente a noz moscada, o sal e a pimenta do reino a gosto.
Montagem: Inicialmente, aqueça o forno a 200°C. Salpique o fundo da forma com o coentro e deite as patinhas do caranguejo sem as unhas, bem juntinhas, até encher a forma. Espalhe o recheio refogado de temperos pela forma. Acrescente o recheio cremoso da quiche até um milímetro da borda. Cubra a quiche com papel vegetal redondo untado de manteiga. Enforne e baixe a temperatura para 160°C, por 40 minutos. Tire o papel vegetal e deixe cozinhar até fazer o teste do palito, que consiste em plantar um palito na massa da quiche e retira-lo limpo. Sirva 10 minutos depois de tirar do forno.

OMELETE COM QUEIJO E BACON

OMELETE  COM  QUEIJO  E  BACON

Ingredientes:
2 ovos
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
2 fatias de bacon
2 fatias de queijo picado
Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparar:
Bata, numa tigela, os ovos com o sal, a pimenta, o leite e a cebolinha. Frite as fatias de bacon. Tire o bacon e reserve. Coloque, na mesma frigideira com a gordura ainda quente, os ovos e salpique o queijo. Deixe fritar em fogo baixo até cozinhar. Coloque o bacon.
Dobre a omelete ao meio. Sirva quente.

FRITADA DE ARATU

FRITADA  DE  ARATU

Ingredientes:
1/2 kg de aratu
3 tomates picados
2 cebolas picadas
1 molho de coentro picado
1 pimentão picado
1/2 molho de salsa picado
6 colheres (sopa) de azeite
1 frasco pequeno de leite de coco
2 dentes de alho amassados
4 ovos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Limpe o aratu com limão e lave com água. Numa panela, aqueça o azeite, coloque os temperos e refogue. Acrescente o aratu e o leite de coco. Deixe ferver por 5 minutos. Bata as claras em ponto de neve em junte as gemas. Adicione a farinha de trigo e sal agosto e misture devagar. Junte algumas colheres do ovo batido ao aratu, misture e leve ao fogo por 1 minuto, mexendo sempre. Coloque a massa numa forma untada com margarina, por cima, espalhe o restante dos ovos batidos. Ponha no forno, temperatura média. Sirva com arroz.

FRITADA DE SIRI

 FRITADA  DE  SIRI

Ingredientes:
500 g de carne se siri
1 cebola
1 dente de alho
1 maço de coentro
1/2 xícara (chá) de massa de tomate
1 xícara (chá) de leite de coco
4 ovos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Suco de 1 limão
Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparar:
Tempere a carne do siri com o suco de limão, o sal e a pimenta do reino, e reserve. No liquidificador, bata a cebola, o alho, o coentro, meia xícara de massa de tomate e o leite de coco. Despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo. Deixe levantar uma fervura e junte a carne de siri já temperada. Abaixe o fogo e cozinhe mexendo de vez em quando até secar o caldo. Em seguida, coloque a mistura numa forma. À parte, bata a clara em ponto de neve, acrescente a gema e bata bem. Inclua a farinha de trigo e misture. Espalhe sobre o siri na forma e leve ao forno quente até dourar.

FRITADA COM CEBOLA E QUEIJO

FRITADA  COM  CEBOLA  E  QUEIJO

Ingredientes:
300 g de cebola
2 colheres (sopa) de leite
80 g de toucinho defumado
150 g de queijo provolone
2 colheres (sopa) de queijo ralado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
8 ovos
Vinho branco seco a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Descasque as cebolas, corte-as em gomos e refogue em uma panela com o azeite de oliva. Adicione sal, pimenta do reino, um pouco de vinho e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Deixe esfriar. Corte o toucinho em tiras finas e o provolone em cubinhos. Em uma tigela, bata os ovos com 1 pitada de sal e 1 de pimenta do reino. Junte o queijo ralado, o leite, o toucinho, o provolone e a cebola e mexa bem. Unte bem com manteiga uma frigideira antiaderente e aqueça. Em seguida, despeje a mistura preparada, cubra e deixe cozinhar. Vire a fritada e cozinhe por mais 3 minutos. Retire do fogo e sirva a seguir.

FRITADA DE BATATA E CEBOLA

FRITADA  DE  BATATA  E  CEBOLA

Ingredientes:
2 batatas médias
1 cebola pequena
3 colheres (sopa) de óleo
5 ovos
Sal a gosto
Pimenta dedo de moça e salsa picadas a gosto

Modo de preparar:
Descasque as batatas e corte em rodelas. Pique a cebola. Em uma frigideira anti aderente, aqueça o óleo e ponha a cebola e a batata. Deixe fritar, mexendo de vez em quando até a batata ficar bem macia e a cebola dourada. Bata bem os ovos, tempere com sal, pimenta e salsa. Despeje a mistura sobre a batata, tampe a frigideira e deixe cozinhar no fogo baixo, até as bordas dourarem. Vire a fritada e deixe dourar do outro lado. Sirva em seguida.
Dica: Se preferir, junte aos ovos, uma colher (sopa) de queijo ralado.

FRITADA DE BATATA DOCE COM ATUM

FRITADA  DE  BATATA  DOCE  COM  ATUM

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de óleo
1 batata doce branca média cortada em rodelas finas
1 cebola pequena cortada em rodelas finas
4 ovos batidos
1/2 colher (chá) de sal
1 lata de atum sólido em água escorrido

Modo de preparar:
Em uma frigideira média e funda, aqueça o óleo em fogo médio e frite a batata doce, sem deixar dourar. Retire, coloque em uma tigela media e funda. Reserve. No mesmo óleo, coloque a cebola e frite por 2 minutos, apenas para amolecer. Retire e junte com a batata reservada. Junte os ovos batidos, a batata e cebola, adicione o sal, o atum e misture delicadamente até ficar bem homogêneo. Em uma frigideira pequena e funda, aqueça 2 colheres (sopa) do óleo utilizado na fritura, em fogo médio e adicione a mistura de ovos. Deixe dourar de um lado, com auxílio de um prato vire a fritada, abaixe o fogo tampe a frigideira e deixe cozinhar e dourar o outro lado. Sirva quente.

FRITADA DE TOMATE E ABOBRINHA

FRITADA  DE  TOMATE  E  ABOBRINHA

Ingredientes:
2 colheres (chá) de azeite
1 cebola cortada em cubos
1 e 1/2 xícara (chá) de abobrinhas cortada em cubos
2 tomates maduros cortados em cubos sem sementes
4 ovos grandes
4 claras
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão light ralado
Sal e pimenta a gosto
Rodelas de tomate e abobrinha (para decorar)

Modo de preparar:
Preaqueça o forno a 190ºC. Aqueça o azeite em frigideira que possa ir ao forno. Coloque a cebola e deixe dourar. Adicione os cubos de abobrinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe por 2 ou 3 minutos até a umidade secar mexendo de vez em quando. Em um bowl, junte os ovos com as claras. Acrescente o queijo, tempere com sal e pimenta e bata. Despeje os ovos batidos na frigideira até cobrir todos os vegetais. Disponha os tomates sobre a fritada. Tempere com sal e pimenta. Decore com rodelas de tomate e abobrinha. Quando as bordas começarem a firmar leve a frigideira ao forno. Asse por 16 a 18 minutos ou até que esteja completamente cozida. Sirva em seguida.

FRITADA DE BACON E QUEIJO

FRITADA  DE  BACON  E  QUEIJO

Ingredientes:
3 fatias de bacon
4 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo prato cortado em cubinhos
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Pique o bacon e coloque numa frigideira. Frite sem óleo até dourar em fogo brando. Retire do fogo. Mexa os ovos com um garfo e acrescente o queijo, a salsa e a cebolinha. Tempere a gosto, tomando cuidado com o sal, pois o bacon já é salgado. Despeje esta mistura sobre o bacon na frigideira e leve de volta ao fogo brando para fritar, furando sempre com uma espátula para que o ovo cru possa ir para o fundo da frigideira. Quando a fritada estiver dourada de um lado, deixe escorregar para um prato e vire de volta para a frigideira para fritar do outro lado. Deslize para um prato e sirva.

FRITADA DE CARANGUEJO

FRITADA  DE  CARANGUEJO

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande bem ralada
500 g de carne de caranguejo limpa e bem lavada
1 chuchu grande ralado fino
1/2 pimentão vermelho sem sementes, picado
1 colher (sopa) de salsa bem picada
1 colher (sopa) de coentro bem picado
Sal e pimenta do reino a gosto
6 ovos

Modo de preparar:
Coloque azeite em uma panela, aqueça em fogo alto. Junte cebola, frite até dourar levemente, abaixe o fogo. Acrescente a carne de caranguejo, chuchu, cozinhe mexendo de vez em quando, por 3 a 5 minutos ou até a mistura secar um pouco. Junte pimentão, salsa, coentro, tempere a gosto. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e retire do fogo. Enquanto isto, bata as claras em neve, junte as gemas e continue batendo até a mistura ficar homogênea. Despeje metade dos ovos batidos em uma frigideira previamente aquecida e untada com azeite. Leve ao fogo médio e deixe começar a firmar. Cubra com o refogado de carne, por cima despeje o restante dos ovos batidos. Cozinhe até o fundo da fritada ficar bem firme, vire a fritada em outra frigideira, também aquecida e untada, leve novamente ao fogo e continue o cozimento até a fritada ficar bem firme.

FRITADA À ITALIANA

FRITADA  À  ITALIANA

Ingredientes:
4 ovos batidos
2 colheres (sopa) de pimentão vermelho em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de pimentão amarelo em cubos pequenos
5 tomates cereja cortados ao meio
1/2 xícara (chá) de espinafre picado
1/2 xícara (chá) de queijo mussarela picado
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar: 
Em uma tigela, misture os ovos, os pimentões, o tomate, o espinafre e o queijo. Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira antiaderente média, derreta a manteiga e espalhe a mistura. Deixe cozinhar por 5 minutos de cada lado ou até não estar mais crua. Sirva em seguida.

FRITADA DE TOMATE

FRITADA  DE  TOMATE

Ingredientes:
6 ovos grandes e bem frescos
2 colheres (sopa) de manjericão picado
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
2 tomates maduros e firmes, sem sementes, cortados em fatias finas
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Salada de folhas verdes para acompanhar

Modo de preparar:
Em uma tigela, bata os ovos e tempere com sal e pimenta e o manjericão. Aqueça a metade do azeite em uma frigideira antiaderente e refogue a cebola até murchar, sem dourar. Junte a cebola ao ovo batido e passe um papel toalha na frigideira. Volte ao fogo com o azeite restante e despeje a mistura de ovos com o tomate. Cozinhe em fogo moderado, por 5 a 6 minutos, mexendo a frigideira, de vez em quando, para que o ovo que fica no centro, espalhe para as bordas e fique cozido. Vire a fritada sobre um prato e rapidamente, escorregue novamente para a frigideira, para dourar do outro lado. Cozinhe por mais 3 a 4 minutos ou até dourar o lado inferior. Vire sobre um prato, sirva quente ou em temperatura ambiente, acompanhada de salada de folhas verdes.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

CEVICHE DE COGUMELOS

CEVICHE  DE  COGUMELOS

Ingredientes:
1 bandeja de cogumelos paris
1 pimentão
1/2 cebola roxa picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 pimenta dedo de moça picada e sem as sementes
Suco de 4 limões
Sal a gosto

Modo de preparar:
Em uma forma, asse o pimentão em forno bem quente de todos os lados até que a casca fique escura. Coloque ainda quente em um saco plástico. Esfregue o saco contra a casca do pimentão, isso ajudará a removê-la. Lave o pimentão em água corrente e retire o restante da pele com a ajuda de uma faca. Abra o pimentão e retire as sementes e a parte branca, picando em pedaços bem pequenos. Reserve. Limpe os cogumelos com um guardanapo de papel e pique-os em pedaços bem pequenos. Reserve. Em uma tigela, misture todos os ingredientes, adicionando o suco de limão e o azeite de oliva. Deixe marinar por 20 minutos e sirva.

CREME DE BATATA DOCE COM BERGAMOTA

CREME  DE  BATATA  DOCE  COM  BERGAMOTA

Ingredientes:
500 g de batata doce 
1 alho poró
1 cebola roxa pequena
1 talo de salsão
1 ramo de alecrim fresco
1 ramo de tomilho fresco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 bergamota
2 e 1/2 litros de água

Modo de preparar:
Em uma panela grande, refogue todos os ingredientes (menos a água e a bergamota) no azeite de oliva. Acrescente a água e deixe cozinhar até que a batata fique macia. Em seguida, bata a mistura no liquidificador, colocando primeiro os ingredientes sólidos e depois o caldo. Vá batendo e acrescentando o caldo até adquirir a consistência desejada. Na hora de servir, extraia o suco de metade da bergamota e acrescente no prato algumas gotas.

BOLO DE BERGAMOTA

BOLO  DE  BERGAMOTA

Ingredientes:
3 ovos
270 g de farinha de trigo
240 g de açúcar
2 bergamotas grandes
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
120 ml de óleo de girassol
3 colheres (sopa) de licor de laranja (opcional)
Manteiga ou óleo para untar a forma
Farinha para polvilhar a forma

Modo de preparar:
Bata no liquidificador os ovos, açúcar, as bergamota e o óleo, deixe até ficar tudo homogêneo. Em um tigela coloque a farinha e misture o batido, mexendo bem para de unir tudo. Coloque o fermento e misture devagar. Coloque a mistura em uma forma untada e enfarinhada, leve ao forno pré aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até estar bem assado. Deixe esfriar para desenformar e sirva.

DRINK DE BERGAMOTA

DRINK  DE  BERGAMOTA

Ingredientes:
40 ml de gim
40 ml de suco de bergamota
20 ml de campari
120 ml de água tônica
1 gomo de bergamota
1 ramo de sálvia
Cubos de gelo a gosto

Modo de preparar:
Encha de gelo um copo longo e adicione todos os ingredientes, deixando a água tônica por último para preservar o gás. Mexa apenas o suficiente para misturar as camadas. Finalize com o gomo de bergamota levemente tostado por cima junto do ramo de sálvia. Eles servirão como guarnição do drink. 

RAVIÓLI DE BERGAMOTA

RAVIÓLI  DE  BERGAMOTA

Ingredientes:
Massa:
250 g de sêmola de grano duro
125 ml de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar refinado
Açúcar de confeiteiro a gosto

Recheio:
150 g de ricota
75 g de creme de ricota
Raspas e suco de 2 bergamotas

Modo de preparar:
Massa: Disponha todos os ingredientes secos em uma batedeira. Misture tudo. Adicione a água e bata até que forme uma mistura homogênea. Reserve por no mínimo meia hora. Com a ajuda de um rolo, abra a massa e divida dois retângulos. Disponha um retângulo sobre uma bancada enfarinhada. Coloque bolinhas de recheio com uma distância de 2 centímetros entre elas. A medida do recheio pode ser de uma colher de sopa. Pincele os vãos entre os recheios com água. Sobreponha o segundo retângulo por cima e aperte uma massa contra a outra. Corte os quadradinhos de recheio em formato de raviólis. Leve os raviólis para cozinhar em uma panela grande com água fervente até que fiquem al dente. Coloque-os em um refratário e cubra-os com uma fina camada de açúcar de confeiteiro. Leve-os ao forno para caramelar até que estejam dourados. Vire-os de lado e polvilhe mais uma camada de açúcar, volte ao forno para caramelar mais um pouco. Sirva com o acompanhamento da sua preferência.
Recheio: Em uma tigela, misture todos os ingredientes do recheio.

ARROZ FRITO COM CARNE DESFIADA E CASTANHA DE CAJU

ARROZ  FRITO  COM  CARNE  DESFIADA  E  CASTANHA  DE  CAJU

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz (já pronto)
300 g de carne
1/2 lata de molho pelati
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão verde
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
Temperinho verde, sal, pimenta e castanha de caju a gosto

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque a metade da cebola e um alho. Depois, acrescente a carne e deixe por um momento. Coloque o molho de tomate e deixe a carne cozinhar até ficar bem macia. Se necessário, adicione uma xícara de água, aos poucos, para auxiliar no cozimento. A carne estará pronta quando você passar o garfo e ela estiver soltinha. Quando estiver pronta, desfie e reserve. Em outra panela, coloque a outra metade da cebola, o alho e os pimentões. misture bem e acrescente o arroz. Misture e deixe fritar um pouco, acrescente a carne e a castanha de caju. Mexa, corrija o tempero e finalize com o temperinho verde a gosto.

CANAPÉS DE PARMESÃO COM TOMATE E RICOTA

CANAPÉS  DE  PARMESÃO  COM  TOMATE  E  RICOTA

Ingredientes:
30 tomates cereja cortados ao meio
2 dentes de alho
200 g de manteiga amolecida
1 e 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada 
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
1 pitada de tomilho desidratado
1 e 3/4 de xícara (chá) de parmesão ralado 
100 g de ricota fresca
4 colheres (sopa) de iogurte integral
1 colher (sopa) de azeite (para hidratar a ricota)
Azeite (o suficiente para cobrir os tomates e cozinha-los)
Sal e pimenta do reino moída na hora

Tomilho fresco para finalizar

Modo de preparar:
Tomatinhos assados: Em uma assadeira grande, acomode os tomates já cortados ao meio, deixando o interior voltado para cima. Regue com bastante azeite. Tempere bastante com sal e pimenta do reino, levando ao forno por 20 a 25 minutos. Em paralelo, vamos assar o alho regado com azeite por 40 minutos. Retire do forno e espere esfriar para, então, espremer a polpa descartando a casca. Reserve os tomates e o alho espremido. Diminua a temperatura do forno para 160ºC.
Biscoitos assados: Em uma batedeira, usando o batedor de massa, misture a farinha de trigo com a manteiga. Você vai obter uma mistura granulada. Acrescente o creme de leite, o alho assado, tomilho, parmesão, uma pitada de sal e pimenta do reino. Continue batendo até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada. O ponto da massa nesse momento é um pouco mole. Cubra-a com uma dose generosa de farinha de trigo, enrole em plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Retire a massa da geladeira e enfarinhe uma superfície para trabalharmos a mesma. Abra a massa com um rolo até ficar com 5 mm de espessura. Se achar necessário acrescentar mais farinha, coloque alguns punhados aos poucos. Com um cortador de arame (pode usar círculo, quadradinho, estrelinha…) faça cortes na massa e transfira cada um deles para as assadeiras já preparadas. Polvilhe sobre cada biscoito um pouco de parmesão e asse por 25 a 30 minutos ou até que as superfícies estejam douradas. Deixe esfriar completamente.
Creme de ricota: Esfarele a ricota fresca acrescentando o iogurte e o azeite, se a sua ricota for daquelas bem secas. Misture e tempere com sal.
Montagem dos canapés: Coloque sobre cada biscoito 1/2 colher (chá) da pasta de ricota, cobrindo com o tomate assado. Finalize com um fio de azeite e um raminho de tomilho fresco. Se preferir, pode acrescentar um pouco mais de parmesão ralado.