Páginas

sexta-feira, 5 de maio de 2017

TORTA MEXICANA

TORTA  MEXICANA

Ingredientes:
Massa:
1 pacote de biscoito salgado de milho (100 g) moído e peneirado (reserve o que ficou na peneira para jogar sobre a torta pronta)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
75 g de manteiga gelada
1 ovo
1/2 colher (sopa) de molho de pimenta

Carne moída:
1 fio de azeite
300 g de carne moída
3/4 de xícara (chá) de cebola picadinha
1 colher (sopa) de alho picadinho
1 e 1/2 xícara (chá) de tomate sem pele e sem sementes picado
1 colher (chá) de pimenta caiena
150 g de queijo prato ralado no ralo fino
1/2 xícara (chá) de cheddar cremoso misturado com 1/2 xícara (chá) de requeijão
Sal e salsinha a gosto

Creme azedo:
150 g de cream cheese
1 copo de iogurte natural

Guacamole:
1 abacate descascado
1/4 xícara (chá) de cebola picadinha
1/2 xícara (chá) de suco de limão
1/2 xícara (chá) de tomate sem pele e sem sementes picadinho
1/2 colher (sopa) de azeite
Coentro, sal e pimenta do reino a gosto

Montagem:
Folhas de alface americana e tomate cereja cortado

Modo de preparar:
 Massa: Numa tigela coloque o biscoito salgado de milho moído e peneirado, adicione a farinha de trigo, a manteiga gelada, o ovo e o molho de pimenta e misture até formar uma massa. Transfira a massa para uma assadeira canelada (25 cm diâmetro x 2 cm altura) de fundo falso, aperte com a ponta dos dedos até cobrir o fundo e as laterais da forma. Faça furos com um garfo em toda a massa e leve ao forno pré aquecido a 180° C por 20 minutos. Retire do forno e reserve.
Carne moída: Numa panela em fogo médio coloque o azeite, a carne moída e doure bem a carne. Acrescente a cebola picadinha, o alho picadinho e mexa. Junte o tomate sem pele e sem sementes picado, a pimenta caiena, o sal e a salsinha a gosto e refogue até a carne ficar bem sequinha. Apague o fogo, deixe esfriar e misture com o queijo prato ralado no ralo fino. Reserve.
Creme azedo: Misture numa tigela o cream cheese e  o iogurte natural. Reserve.
Guacamole: Numa tigela coloque o abacate descascado e amasse com um garfo, junte a cebola picadinha, o suco de limão, o tomate sem pele e sem sementes picadinho, o azeite, tempere com coentro, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
Montagem: Coloque sobre a massa assada a carne moída misturada com queijo prato, depois distribua ½ xícara (chá) de cheddar cremoso misturado com ½ xícara (chá) de requeijão. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 10 minutos. Retire do forno e cubra a torta com a guacamole, em seguida coloque o creme azedo e finalize com folhas de alface americana, o tomate cereja cortado e o que ficou na peneira do biscoito salgado triturado. Sirva em seguida.

ACARAJÉ DE PORCO

ACARAJÉ  DE  PORCO

Ingredientes:
Pernil:
1 fio de azeite
500 g de cebola cortada em meia lua (Julinne)
2 talos de alho poró cortados em meia lua
1 kg pernil suíno cortado em cubos grandes
1 colher (sopa) de páprica picante
2 colheres (sopa) de cominho em pó
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Bolinho de feijão branco:
500 g de feijão branco
2 cebolas médias
2 dentes de alho
2 ovos
Sal e pimenta do reino branca moída a gosto

Vatapá de torresmo e castanha do pará:
600 ml de água filtrada
250 g de castanha do pará
500 g de torresmo
150 g de castanha do pará
100 g de amendoim torrado sem pele
2 cebolas grandes em cubos pequenos
100 g de gengibre
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Molho lambão:
2 tomates sem sementes e em cubinhos
1 cebola roxa picada
1/2 pimentão amarelo
1 pimenta dedo de moça sem sementes picadas
1 pimenta de cheiro picadas
1/4 de xícara (chá) de água
1/4 de xícara (chá) de azeite
1/4 de xícara (chá) de folhas de coentro
Suco de 1 limão siciliano
Sal a gosto

Modo de preparar:
Pernil: Em uma panela de pressão, em fogo médio aqueça o azeite e refogue as cebolas e o alho poró, caramelizando completamente. Acrescente o pernil suíno cortado em cubos grandes mais ou menos 2,5 cm de espessura, a páprica picante, o cominho em pó, sal e a pimenta do reino moída a gosto. Mexa muito bem. Feche a panela e cozinhe na pressão por 40 minutos após pegar pressão. Depois deste tempo retire a pressão, destampe a panela e desfie a carne. Reserve.
Bolinho de feijão branco: Em uma tigela deixe o feijão de molho em água fria por 4 horas (de preferência de um dia para o outro). Depois deste tempo retire a casca do feijão. Num processador coloque os feijões descascados, as cebolas, os dentes de alho, sal e pimenta do reino branca moída a gosto e os 2 ovos e processe muito bem.
Dica: Se achar necessário adicione 1 ou 2 colheres (sopa) de água para deixar a massa mais cremosa). Retire do processador e com 1 colher de pau bata a massa mais um pouco para que fique macia e aerada. Pegue pequenas porções da massa com 2 colheres formando bolinhos e coloque numa panela com óleo quente e deixe fritar em fogo baixo. Deixe dourar bem de um lado e vire em seguida para dourar igual do outro lado. Retire os bolinhos e deixe que escorram em papel toalha.
Vatapá de torresmo: Num liquidificador coloque a água e as castanhas e bata bem, o máximo que puder. Depois coe com uma peneira (reserve o bagaço e o leite). Num liquidificador coloque o leite de castanha (mais ou menos 1 litro), o torresmo, as castanhas do pará, o amendoim, as cebolas, o gengibre até formar um creme. Transfira para uma panela em fogo baixo e deixe cozinhando até encorpar. O vatapá deve ficar cremoso.
Molho lambão: Numa tigela coloque os tomates, a cebola, o pimentão amarelo, as pimentas, o suco de limão e o azeite. Reserve. Num liquidificador bata a água, as folhas de coentro e sal a gosto. Despeje na tigela dos tomates e misture bem.
Montagem: Corte os bolinhos de feijão branco ao meio, mas deixando uma parte pequena sem cortar para poder rechear. Coloque um pouco da carne de porco refogada, cubra com um pouco do vatapá de torresmo e um pouco do molho lambão.

PALITINHOS DE MUSSARELA

PALITINHOS  DE  MUSSARELA

Ingredientes:
1 xícara (chá rasa) de polvilho doce (100 g)
3 ovos levemente batidos
4 e 1/2 xícaras (chá) de mussarela ralada no ralo grosso (500 g)
Sal, pimenta do reino moída e orégano a gosto

Modo de preparar:
Numa tigela misture bem o polvilho doce, os ovos levemente batidos, a mussarela ralada no ralo grosso, o sal, a pimenta do reino e o orégano a gosto. Cubra a tigela com um filme plástico e leve à geladeira por mais ou menos 1 hora. Retire a tigela da geladeira e sove com as mãos até ficar uma massa firme. Transfira para uma forma retangular (33 cm de comprimento X 26 cm de largura X 2 cm de altura) forrada com plástico, espalhe a massa uniformemente fazendo uma camada com mais ou menos 1,5 cm de altura. Leve novamente à geladeira até ficar firme, mais ou menos 1 hora. Retire da geladeira e com uma faca corte a massa em palitos com mais ou menos 7 cm de comprimento. Frite os palitos em óleo quente até dourar. Retire, escorra em papel absorvente e sirva em seguida.

ROSTIE DE PÃO DORMIDO

ROSTIE  DE  PÃO  DORMIDO

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de pães franceses dormidos e ralados no ralo grosso (ou levemente processados)
3/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino
3 colheres (sopa) de manteiga derretida

Recheio:
Presunto picado a gosto
Queijo minas padrão ralado no ralo grosso a gosto
Banana dourada na manteiga a gosto
Frango desfiado a gosto
Requeijão cremoso a gosto

Modo de preparar:
Numa tigela misture os pães franceses dormidos, o queijo parmesão ralado e a manteiga derretida. Espalhe numa frigideira (11,5 cm de diâmetro) antiaderente 1/4 da mistura de pão, coloque o recheio de sua preferência, cubra com mais 1/4 da mistura de pão. Modele com a ajuda de uma espátula, tampe com uma outra frigideira antiaderente de tamanho igual e, em fogo bem baixo, deixe por mais ou menos 5 minutos ou até dourar. Vire a frigideira e deixe dourar por mais ou menos 5 minutos. Retire do fogo, transfira para um prato e sirva em seguida.

LASANHA DESENFORMADA

LASANHA  DESENFORMADA

Ingredientes:
Recheio:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 lata de molho de tomate
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1/2 kg de peito de frango cozido e desfiado
250 g de queijo cremoso
Sal, orégano, pimenta vermelha e ervas a gosto

Molho branco:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de alho picado
1 colher (sopa) de cebola picada
1 ramo de alecrim picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
500 ml de leite
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de pimenta calabresa
1/2 colher (café) de noz-moscada
Sal a gosto

Montagem:
300 g de massa de lasanha cozida e escorrida
300 g de queijo mussarela ralado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Farinha de rosca para polvilhar

Modo de preparar:
Recheio: Numa panela, coloque a manteiga e refogue a cebola picada, os dentes de alho amassados, pimenta vermelha e ervas a gosto (sálvia, tomilho e manjericão). Junte a de farinha de trigo. Mexa vigorosamente. Acrescente o molho de tomate e os tomates sem pele e sem sementes picados. Mexa bem. Junte o peito de frango cozido e desfiado e cozinhe por 5 min em fogo baixo. Acrescente o queijo cremoso e orégano a gosto. Acerte o sal e deixe esfriar.
Molho branco: Numa panela, coloque a manteiga, refogue o alho picado, a cebola picada e o alecrim picado. Junte a farinha de trigo e mexa bem. Acrescente o leite, a pimenta do reino, a pimenta calabresa e a noz-moscada. Acerte o sal e cozinhe por 10 min em fogo baixo.
Montagem: Numa forma de abrir de 26,5 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca, arrume as folhas de lasanha cozidas, uma sobreposta à outra, deixando a massa cair pelas beiradas da forma. Recheie com a metade do recheio de frango. Por cima, coloque metade do queijo mussarela ralado e cubra com molho branco. Repita o processo mais uma vez. Leve ao forno quente (200ºC) pré aquecido por 50 minutos, coberta com papel alumínio. Sirva quente.

LASANHA DE REPOLHO II

LASANHA  DE  REPOLHO  II

Ingredientes:
Molho à bolonhesa:
1 fio de óleo
1 cebola grande picada
5 dentes de alho picados
1 kg de carne moída
1/2 tablete de caldo de carne
1 xícara (chá) de linguiça calabresa picada
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 xícaras (chá) de água fervente
2 latas de extrato de tomate
1/2 colher (chá) de açúcar e sal a gosto dissolvidos em 1/2 xícara (chá) de leite
1 tablete de caldo de carne
Folhas de 1 repolho
Sal, pimenta do reino moída e coentro a gosto

Montagem:
1 e 1/2 pacote de pão de forma sem casca
400 g de presunto fatiado
500 g de mussarela fatiada

Modo de preparar:
Molho à bolonhesa: Numa panela em fogo médio aqueça o óleo e refogue a cebola picada com o alho picados. Depois coloque a carne moída e o caldo de carne e refogue por 10 minutos. Adicione a linguiça calabresa picada, tempere com sal, pimenta do reino moída e coentro a gosto, o suco de limão, a água fervente, o extrato de tomate, o açúcar e sal a gosto dissolvidos em 1/2 xícara (chá) de leite e deixe cozinhar por 30 minutos até encorpar e formar um molho à bolonhesa. Apague o fogo e reserve. Em outra panela em fogo médio com bastante água fervente e 1 tablete de caldo de carne cozinhe as folhas do repolho até que fiquem bem macias. Escorra e reserve.
Montagem: Num refratário retangular (36 cm de comprimento X 28 cm de largura X 7 cm de altura) coloque uma camada fina de molho à bolonhesa em seguida uma camada de pão de forma sem casca, uma de molho à bolonhesa, depois as folhas de repolho abertas, uma camada de presunto fatiado, por cima uma camada de queijo. Faça novamente as camadas nessa ordem, o queijo tem que ficar por último. Leve ao forno pré aquecido a 180°C até derreter o queijo. Retire do forno e sirva.

FRANGO AO VINHO

FRANGO  AO  VINHO

Ingredientes:
Frango:
2 filés de frango
1 colher (sopa) de manteiga clarificada
2 dentes de alho cortados ao meio
4 pedaços de 5 cm cada de alho poró
100 g de cenoura baby
1 ramo de alecrim
1 xícara (chá) de vinho branco
2 colheres (sopa) de mostarda amarela
Sal e pimenta caiena em pó a gosto

Manteiga clarificada:
200 g de manteiga sem sal

Modo de preparar:
Frango: Coloque os filés de frango entre 2 folhas de papel manteiga e com as mãos fechadas dê socos na parte mais grossa do frango para nivelar cada filé. Em seguida, tempere com sal e pimenta caiena em pó a gosto e reserve. Em uma frigideira em fogo médio coloque a manteiga clarificada, o alho cortado ao meio e deixe derreter a manteiga. Assim que os dentes de alho dourarem, retire-os da frigideira e despreze-os, aumente o fogo, adicione os filés de frango temperados e deixe que dourem dos dois lados (mais ou menos 6 minutos). Transfira os filés de frango para um prato, cubra com papel filme e reserve. Na mesma frigideira em fogo alto coloque a manteiga clarificada, adicione o alho poró, a cenoura baby e o ramo de alecrim e deixe dourar, mexendo sempre. Abaixe o fogo, junte o vinho branco, tempere com sal a gosto, tampe a frigideira e deixe cozinhar até os legumes ficarem al dente (mais ou menos 5 minutos). Retire os legumes da frigideira e reserve. Adicione na frigideira a mostarda, o liquido escorrido dos filés de frango e deixe em fogo baixo por 1 minuto. Em pratos de servir coloque uma porção de legumes grelhados, um filé de frango cortado em fatias, regue o molho da frigideira e sirva a seguir.
Manteiga clarificada: Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo e deixe derreter lentamente, por cerca de 20 minutos. Durante o cozimento vai se formar na superfície uma camada de espuma (sólidos). Vá retirando esta espuma com uma escumadeira e desprezando. 
Dica: Dependendo da qualidade da manteiga, a quantidade de sólidos pode ser grande.

FRANGO GRELHADO COM SALADA DE CHUCHU

FRANGO  GRELHADO  COM  SALADA  DE  CHUCHU

Ingredientes:
Frango:
1 kg de chuchu descascado e fatiado finamente
50 g de bacon picadinho
3 rodelas de abacaxi (mais ou menos 2 cm) sem o miolo, cortadas em cubos pequenos
100 g de manteiga
2 colheres (sopa) de tempero de limão com pimenta
1 fio de azeite
800 g de filé de frango (4 peitos) temperado com sal e azeite
200 ml de água aproximadamente
Sal, azeite e hortelã picadinha a gosto
Pimenta dedo de moça sem sementes e picadinha a gosto

Tempero de limão com pimenta:
1 colher (sopa) de raspas da casca de limão
1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída
1 colher (chá) de glutamato monossódico
1 colher (café) de cúrcuma

Modo de preparar:
Frango:  Em uma peneira coloque o chuchu descascado e fatiado finamente, sal a gosto e deixe por pelo menos 30 minutos para desidratar. Em seguida transfira o chuchu para um pano e seque bem. Coloque numa tigela e tempere com azeite, hortelã picadinha e pimenta dedo de moça sem sementes e picadinha a gosto. Reserve. Em uma frigideira antiaderente refogue o bacon picadinho e quando estiver dourado retire e reserve. Na mesma frigideira, doure o abacaxi, junte o bacon frito, hortelã picadinha a gosto e reserve. Em uma tigela misture a manteiga e o tempero seco de limão com pimenta. Reserve na geladeira. Na mesma frigideira aqueça 1 fio de azeite e os filé de frango temperado com sal e azeite, pingando água se necessário para não queimar. Quando o filé estiver cozido, retire da frigideira e jogue água para soltar o "agarradinho" do fundo da frigideira. Despeje, aos poucos, esse caldo sobre a manteiga temperada e reservada, misturando bem até obter um molho cremoso. Fatie na diagonal os filés de frango grelhados e despeje o molho sobre eles. Sirva com o abacaxi refogado com bacon e a salada de chuchu.
Tempero de limão com pimenta: Coloque sobre uma assadeira, 1 folha de papel alumínio e 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão. Leve ao forno baixo pré aquecido a 100°C por mais ou menos 15 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do forno. Em uma tigela, coloque a pimenta do reino moída, o glutamato monossódico, a cúrcuma, as raspas de limão reservada, misture e utilize em seguida.

TORTA DE QUIBE

TORTA  DE  QUIBE


Ingredientes:
Massa:
2 xícaras (chá) de trigo para quibe
4 xícaras (chá) de caldo de legumes (3 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 4 xícaras de chá de água morna)
1 xícara (chá) de margarina derretida
1 xícara (chá) de iogurte natural
3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
4 tomates sem pele e sem sementes em cubos
1/2 xícara (chá) de ervas frescas picadas (salsa, cebolinha e hortelã)
Sal e pimenta síria a gosto

Molho de Iogurte:
1 xícara (chá) de iogurte natural
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de hortelã picada
Sal a gosto

Modo de preparar:
Massa: Num liquidificador coloque o trigo para quibe, o caldo de legumes, a i, o iogurte natural e bata bem até incorporar. Transfira para uma tigela e deixe descansar por 15 minutos. Adicione o frango cozido e desfiado, os tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos, as ervas frescas picadas, o sal e pimenta síria a gosto. Despeje em uma fôrma de aro removível (22 cm de diâmetro) untada e leve ao forno médio (180º C) pré aquecido por mais ou menos 40 minutos ou até dourar. Desenforme quente ou fria e sirva com molho de iogurte e folhas de hortelã.
Molho de iogurte: Numa tigela misture o iogurte natural, o alho picado, a hortelã picada e o sal a gosto e reserve.

CANJIQUIBE - QUIBE DE FORNO DE QUIRELA

CANJIQUIBE  -  QUIBE  DE  FORNO  DE  QUIRELA

Ingredientes:
3 litros de água
250 g de canjiquinha lavada (quirela de milho)
500 g de costelinha de porco sem osso e moída
1 sachê de caldo de carne em pó
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
2 tomates sem sementes cortados em cubinhos
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
1 pimenta vermelha bem picada
1 maço grande de hortelã picadinho
1 xícara (chá) de cheiro verde picado
4 colheres (sopa) de azeite
Suco de 1 limão
Pimenta síria e sal a gosto

Modo de preparar:
Numa panela coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Quando estiver fervendo acrescente a canjiquinha lavada (quirela de milho) e cozinhe, mexendo sempre, por 3 minutos. Retire do fogo, escorra sobre uma peneira de malha fina e lave em água corrente para parar o cozimento. Esprema bem na própria peneira para retirar o excesso de liquido. Transfira a canjiquinha para uma tigela grande e adicione as costelinha de porco sem osso e moída, o caldo de carne em pó, o pimentão vermelho cortado em cubinhos, os tomates sem sementes cortados em cubinhos, a cebola picadinha, o alho picados, a pimenta vermelha bem picada, o suco de limão, o maço grande de hortelã picadinho, o cheiro verde picado, o azeite, a pimenta síria, o sal a gosto e misture muito bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Numa assadeira (30 cm X 23 cm) untada com manteiga coloque a massa de canjiquinha (feita acima), alise bem a superfície e com uma faca faça riscos até o fundo da fôrma no formato de losangos. Leve ao forno médio pré aquecido a 180ºC por mais ou menos 1 hora. Retire do forno e sirva em seguida com salada de couve crua.

QUIBE CRU MILAGROSO

QUIBE  CRU  MILAGROSO

Ingredientes:
1/2 kg de trigo fino para quibe
1 colher (sobremesa) de pimenta árabe
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de sal
1 kg de alcatra limpa e moída (ou patinho)
2 cebolas cortadas em 4 partes
1 maço de hortelã
16 pedras de gelo

Modo de preparar:
Numa tigela coloque o trigo fino para quibe e lave bem trocando a água 10 vezes. Cubra com água até ficar com 2 dedos acima do trigo. Deixe de molho por mais ou menos 20 minutos. Escorra o trigo e com as mãos, esprema o trigo para retirar bem toda água. Coloque o trigo numa tigela, adicione a pimenta árabe, a canela em pó, o sal e misture bem. Reserve. Numa máquina de moer carne passe a alcatra limpa moendo bem. Adicione a cebolas cortadas em 4 partes, a hortelã e o gelo, misture e passe novamente no moedor de carne. Adicione a carne moída no trigo para quibe (reservado acima) e misture bem com as mãos até formar uma mistura homogênea. Coloque a mistura numa travessa espalhando bem e leve a geladeira para gelar. Sirva em seguida com pão sírio cortado em 4 partes e cebola bem picadinha.

QUIBE DE FORNOP DE ARROZ E BERINJELA

QUIBE  DE  FORNO  DE  ARROZ  E  BERINJELA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz branco cru
1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente
5 berinjelas médias inteiras 
500 g de carne moída
4 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cebola ralada
1/4 de xícara (chá) de manteiga com sal
Suco e as raspas da casca de 1 limão
Pimenta síria e sal a gosto

Modo de preparar:
No liquidificador coloque o arroz branco cru e bata até triturar os grãos. Transfira para uma tigela, adicione a água em temperatura ambiente e deixe descansar por 3 horas. Coloque as berinjelas médias inteiras diretamente na chama do fogão e com a ajuda de um pegador, vá virando até que toda a casca esteja queimada por igual. Deixe esfriar e com uma colher retire toda a casca. Escorra a água do arroz e junte a berinjela descascada, a carne moída, o azeite, a cebola ralada, o suco e as raspas da casca de limão, a pimenta síria e o sal a gosto, misture bem com as mãos. Em uma assadeira (32 cm de comprimento X 20 cm de largura X 4 cm de altura) untada com azeite (fundo e laterais), espalhe a massa. Com uma faca faça cortes na massa formando quadrados até o fundo da assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 200° C por 20 minutos. Retire a assadeira do forno, remova o papel alumínio e no meio de cada quadrado coloque 1 colher (café) de manteiga com sal. Leve novamente ao forno (sem o papel alumínio), aumente a temperatura para 250°C e deixe por mais 30 minutos. Retire do forno e sirva em seguida com coalhada temperada e cebola crua em fatias com hortelã e gotas de limão.

QUIBE DE FORNO DE RICOTA E BERINJELA

QUIBE  DE  FORNO  DE  RICOTA  E  BERINJELA

Ingredientes:
Quibe:
250 g de trigo para quibe
3 xícaras (chá) de água quente (720 ml)
1/4 de xícara (chá) de azeite (60 ml)
2 colheres (sopa) de alho picado
1 e 1/2 xícara (chá) de cebola picada (200 g)
500 g de ricota ralada no ralo fino
1/2 xícara (chá) de folhas de hortelã picadas
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
1/4 de xícara (chá) de casca de berinjela queimada
1 xícara (chá) da polpa da berinjela queimada e picada
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 e 1/2 colher (chá) de pimenta síria moída
1 e 1/2 colher (chá) de zaatar
2 ovos levemente batidos
1 colher (sopa) de sal
40 g de manteiga gelada em 20 cubos
20 amêndoas

Recheio de berinjela queimada:
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (sopa) de alho picado
1/2 xícara (chá) de cebola picada
350 g de polpa de berinjela queimada e picada
1 colher (chá) de pimenta síria moída
1 colher (chá) de zaatar
1 colher (chá) de sal

Modo de preparar:
Quibe: Numa tigela coloque 250 g de trigo para quibe e 3 xícaras (chá) de água quente. Cuba a tigela com um prato e deixe por mais ou menos 20 minutos. Depois deste tempo escorra o trigo hidratado numa peneira e aperte para escorrer o excesso de água. Reserve. Coloque numa frigideira em fogo médio o azeite e refogue o alho picado e a cebola picada até começar a dourar, mais ou menos 10 minutos. Quando dourar, apague o fogo. Transfira o refogado para uma tigela e acrescente a ricota ralada no ralo fino, as folhas de hortelã picadas, a salsinha picadinha, a casca de berinjela queimada, a polpa da berinjela queimada e picada, o suco de limão, a pimenta síria moída, o zaatar, os ovos levemente batidos, o sal, o trigo espremido e misture bem. Espalhe a metade da massa num refratário untado com manteiga, apertando bem. Coloque o recheio de berinjela e cubra com o restante da massa, apertando bem. Faça cortes profundos com uma faca umedecida formando 20 quadrados. Em cima de cada quadrado coloque 1 pedaço de manteiga e 1 amêndoa, leve para assar em forno pré aquecido a 200°C por mais ou menos 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.
Recheio: Coloque numa frigideira em fogo médio, o azeite, o alho picado e cebola picada. Refogue até começar a dourar, mais ou menos 5 minutos. Junte a polpa de berinjela queimada e picada, refogue rapidamente, apague o fogo e tempere com a pimenta síria moída, o zaatar e o sal. Reserve.

BOLO FOFINHO

BOLO  FOFINHO

Ingredientes:
8 gemas
2 xícaras (chá cheia) de manteiga sem sal 
3 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar refinado 
1 e 1/2 xícara (chá) de leite 
8 claras batidas em neve
3 e 3/4 de xícaras (chá) de farinha de trigo 
2 e 1/2 colheres (sopa) de fermento em pó 

Modo de preparar:
Numa batedeira, coloque 8 gemas, a manteiga sem sal e bata até formar um creme claro, mais ou menos 6 minutos. Acrescente o açúcar refinado e bata mais um pouco, mais ou menos 5 minutos. Coloque o leite numa tigela, junte o creme da batedeira e bata com um batedor de arame (fouet) até misturar tudo. Incorpore, delicadamente, 8 claras batidas em neve. Acrescente aos poucos a farinha de trigo sem parar de mexer. Em seguida adicione o fermento em pó e misture. Despeje a massa numa assadeira retangular (27 cm de largura x 39 cm de comprimento x 5 cm de altura), untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180°C por mais ou menos 40 minutos. Retire do forno e sirva.
Variações do bolo:
Bolo de maracujá: Substitua o leite pela mesma quantidade de suco de maracujá.
Bolo de laranja: Substitua o leite pela mesma quantidade de suco de laranja.
Bolo de chocolate: Acrescente na massa 1 xícara (chá) de chocolate em pó.
Bolo de coco: Substitua o leite pela mesma quantidade de leite de coco e acrescente na massa 1/2 xícara (chá) de coco ralado.
Coberturas:
Chocolate: Faça um brigadeiro com 1 lata de leite condensado, 1 colher (chá) de manteiga com sal e 50 g de chocolate em pó. Quando estiver frio acrescente 1/2 caixinha de creme de leite e misture bem. Cubra o bolo.
Coco: Faça um creme no fogo médio com 1 lata de leite condensado, 1 colher (chá) de manteiga com sal, 2 colheres (sopa) de leite em pó e 1/2 caixinha de creme de leite. Vá misturando por 10 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Cubra o bolo e salpique coco ralado.