Páginas

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

CARPACCIO DE PUPUNHA COM VINAGRETE DE CAMBUCI E FLORES

CARPACCIO  DE  PUPUNHA  COM  VINAGRETE  DE  CAMBUCI  E  FLORES

Ingredientes:
1 coração de pupunha laminado tipo carpaccio
1 fruta cambuci
6 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (sopa) de mostarda de dijon
2 colheres (sopa) de melaço de cana
Sal, pimenta do reino, raspas de queijo parmesão e tomilho fresco a gosto
Flores comestíveis para decorar

Modo de preparar:
Bata no liquidificador o cambuci com azeite, a mostarda, o sal, o tomilho e a pimenta. Reserve. Em uma panela com água quente, coloque as lâminas de pupunha e retire-as rapidamente. Dê um choque térmico em água fria. Coloque as fatias de pupunha sobre uma tábua de madeira, regue com o molho de cambuci e decore com raspas de parmesão e as flores. Sirva em seguida com pães.

BRUSCHETTA SELADO COM AIOLI RÁPIDO

BRUSCHETTA  SELADO  COM  AIOLI  RÁPIDO

Ingredientes:
1 baguete grande, cortada em fatias finas
300 g de filé mignon, no formato mais cilíndrico possível
2 colheres (sopa) de azeite, mais 1 colher (chá)
125 ml de maionese
1 colher (sopa) de sumo de limão
2 colheres (chá) de mostarda de dijon
2 dentes de alho descascados e esmagados
1 colher (chá) de azeite
1 punhado de mini rúcula
Sal e pimenta do reino a gosto
Lascas de parmesão

Modo de preparar:
Acomode as fatias de pão numa assadeira grande e leve ao forno preaquecido para dourar ligeiramente dos dois lados (você pode fazer isso com antecedência e armazenar as torradinhas num recipiente hermético). Numa travessa, faça uma mistura de sal e pimenta do reino moída na hora. Role o filé mignon na mistura até cobrir bem a carne. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite numa frigideira antiaderente em fogo alto e sele rapidamente todos os lados do filé (cerca de 3 minutos no total). Retire e deixe esfriar. Envolva o filé com filme plástico e deixe no congelador por 1 hora. Se quiser preparar com antecedência, reserve na geladeira e passe para o freezer 1 hora antes de começar a fatiar a carne. Isso ajuda a fazer fatias bem finas. 
Aioli: Misture num bowl a maionese, o suco de limão, a mostarda, os alhos e 1 colher (chá) de azeite. Acerte o sal e pimenta a gosto. Reserve. Tire o filé do congelador e corte-o em fatias finíssimas. Espalhe uma camada de aïoli sobre as torradas, coloque uma folhinha de rúcula sobre cada uma delas, acrescente uma fatia de filé e finalize com uma lasca de parmesão. Tempere com sal e pimenta e sirva.

CARPACCIO DE ROSBIFE DE LAGARTO E ERVAS

CARPACCIO  DE  ROSBIFE  DE  LAGARTO  E  ERVAS

Ingredientes:
Aïoli:
2 gemas
1/2 colher (sobremesa) de mostarda de dijon
1 colher (sopa cheia) de batata cozida e amassada como purê
2 colheres (sopa) de água
100 ml de azeite extravirgem
2 dentes de alho, sem o embrião
1 colher (sobremesa) de suco de limão siciliano
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Lagarto:
1 kg de lagarto bovino limpo
30 ml de azeite mais 1 fio para dourar
1 colher (sopa) de açúcar
2 dentes de alho, sem o embrião
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Tomilho fresco, sálvia e alecrim a gosto

Modo de preparar:
Aïoli: Soque o alho picado no pilão e misture-o com a mostarda e as gemas. Adicione a batata, a água e o azeite aos poucos, batendo bem na batedeira ou no liquidificador (aos trancos) até dar o ponto de maionese. Tempere a gosto com o sal, a pimenta e o limão. Reserve em geladeira.
Lagarto: Esfregue sal e pimenta do reino na carne e enfie os dentes de alho nela. Salpique o açúcar e regue com azeite. Com um barbante, amarre as ervas na carne. Doure o lagarto na frigideira (ou chapa bem quente) em um fio de azeite. Asse em forno preaquecido a 200°C por 15 a 20 minutos. A carne ficará rosada por dentro. Embrulhe o lagarto em papel alumínio e espere esfriar. Gele por pelo menos 2 horas. Corte o lagarto em fatias bem finas e distribua num prato, como carpaccio. Regue com o aïoli.
Dica: Sirva com parmesão, alcaparras, salsa e pimenta moída na hora, acompanhado de pão tostado, cebola roxa, rabanetes e mini agrião.

CARPACCIO DE SALMÃO COM MOLHO DE MARACUJÁ

CARPACCIO  DE  SALMÃO  COM  MOLHO  DE  MARACUJÁ

Ingredientes:
120 g de salmão em cortes bem finos
50 ml de suco de laranja
50 ml de suco de limão
50 ml de shoyu light
1 pitada de ajinomoto
1 colher (sobremesa) de açúcar
Polpa de maracujá a gosto  

Modo de preparar:
Corte o salmão em tiras finas de 8 cm de comprimento por 2 cm de largura. 
Molho: Reserve todo o suco de laranja, limão e shoyu em uma vasilha, adicione o ajinomoto e as sementes de maracujá. Finalize com uma colher de sobremesa de açúcar e sirva bem gelado. Adicione o molho gelado e finalize com as sementes de maracujá.

SALMÃO NO PAPEL ALUMÍNIO COM PURÊ DE BATATA E MANDIOQUINHA

SALMÃO  NO  PAPEL  ALUMÍNIO  COM  PURÊ  DE  BATATA  E  MANDIOQUINHA

Ingredientes:
14 cubos grandes de filé de salmão
14 folhas de manjericão
7 tomates cerejas cortados ao meio, sem sementes
1 e 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 limão
Sal grosso a gosto

Purê de batata e mandioquinha:
3 batatas
2 mandioquinhas
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 colher (sopa rasa) de sal
1 copo de leite

Modo de preparar:
Salmão: Preaqueça o forno a 220ºC. Lave o salmão com água. Coloque água em uma vasilha, esprema o sumo do limão, adicione o salmão e reserve por 5 minutos. Escorra o líquido e lave os cubos rapidamente com água. Abra uma folha de papel alumínio numa travessa refratária, deixando sobrar cerca de 20 cm em cada borda (para fechar). Cubra o papel alumínio com azeite e acomode os cubos de salmão, as folhas de manjericão e meio tomate sobre cada um deles. Regue com o azeite restante e salpique sal grosso sobre tudo. Dobre as bordas do papel alumínio para formar um pacote bem vedado. Leve ao forno médio por 20 a 30 minutos (depende da altura do filé de salmão).
Purê de batata e mandioquinha: Lave e descasque as batatas e mandioquinhas. Corte cada uma delas em 3 ou 4 pedaços. Coloque os pedaços numa panela, cubra com água, acrescente o sal e deixe no fogo por aproximadamente 30 minutos, até que fiquem completamente cozidos. Passe os pedaços aos poucos por um multiprocessador manual ou um espremedor de batatas. Deixe só um pouquinho da água do cozimento na panela e coloque os tubérculos amassados dentro dela novamente. Fora do fogo, acrescente a manteiga e o leite e misture bem. Se desejar, adicione uma colher (café) de noz moscada ao purê.
Dica: Se preferir, você pode fazer esse prato com postas ou com o salmão inteiro. Basta redimensionar a quantidade dos ingredientes.

SALMÃO CRU E MELANCIA COM GENGIBRE E LARANJA

SALMÃO  CRU  E  MELANCIA  COM  GENGIBRE  E  LARANJA

Ingredientes:
Melancia:
250 g de melancia (cubos de 3 cm)
80 g de gengibre
250 ml de vinagre tinto
250 ml de azeite
150 ml de shoyu

Gengibre confit:
250 g de açúcar
80 g de gengibre em juliana
125 ml de água
15 ml de vinagre

Montagem:
260 g de salmão
2 g de sal negro
raspas de 1/4 de laranja
Norir em tiras de 2 x 5 cm
Brotos de ervas e flores variadas

Modo de preparar:
Melancia: Embale a fruta a vácuo, na pressão máxima, sem soldar a embalagem. Abra o saco. Repita o procedimento mais duas vezes. Isso vai deixar a melancia mais firme. No liquidificador, bata o azeite, o shoyu, o vinagre e o gengibre. Peneire a mistura e junte-a à melancia. Deixe marinar por 2 dias na geladeira. Se não tiver equipamento para embalar a vácuo, deixe a melancia marinar num saco plástico bem vedado por 3 dias. 
Gengibre confit: Ferva o gengibre por 5 minutos, escorra e descarte a água. Ferva os 125 ml de água como açúcar e o vinagre. Retire do fogo, junte o gengibre e deixe marinar por 3 dias na geladeira.
Montagem: Coloque duas tiras de nori no lado esquerdo do prato. À direita, forme uma linha vertical de gengibre, raspas de laranja, pétalas de flores e brotos. Sobre o norir, coloque 2 cubos de salmão intercalados com 2 cubos de melancia. Finalize com sal negro sobre o salmão e um fio de azeite sobre a melancia.
Dica: Escalde e resfrie as raspas de laranja três vezes. Ferva 100 ml de água com 100 g de açúcar até formar um xarope, adicione as raspas e ferva por 3 minutos.

CIABATTA DE SALMÃO DEFUMADO

CIABATTA  DE  SALMÃO  DEFUMADO

Ingredientes:
4 pães ciabattas médias (para lanches individuais)
600 g de salmão defumado fatiado
180 g de cream cheese
30 g de cebolinha picada
30 g de manjericão vermelho picado
120 g de berinjela confitada ou antepasto de berinjela
4 g de pimenta rosa
15 folhas de mini rúcula
20 g de mix de brotos
20 ml de azeite de oliva extravirgem
Sal a gosto

Modo de preparar:
Abra as ciabattas em duas partes. Deixe-as em uma torradeira por 4 minutos ou até elas ficarem levemente crocantes. Incorpore a cebolinha e o manjericão ao cream cheese. Acrescente o azeite e tempere a gosto. Reserve. Passe o cream cheese temperado nas ciabattas. Espalhe o salmão sobre uma fatia de pão, formando uma camada. Acrescente os pedaços de berinjela confitada, a pimenta rosa e o mix de brotos. Cubra com a outra fatia de pão e sirva.  
Dica: Para preparar uma berinjela confitada caseira, coloque 500 ml de azeite extravirgem numa panelinha e adicione 10 g de tomilho, 2 g de pimenta rosa, 2 dentes de alho e sal e pimenta do reino a gosto. Aqueça por 5 minutos em fogo brando, sem deixar ferver, e deixe descansar por 1 hora. Tire as pontas de duas berinjelas médias, de preferência orgânicas, e corte-as em fatias de 1 cm, na diagonal. Tempere as fatias com sal e pimenta e grelhe-as dos dois lados, numa grelha listrada. Coloque a berinjela no azeite e deixe descansar por 1 hora. Dura três dias na geladeira. Antes de usar, passe as fatias por um papel absorvente para tirar o excesso de gordura.

SALMÃO AO VÔNGOLE COM LIMÃO SICILIANO E PESTO DE AGRIÃO

SALMÃO  AO  VÔNGOLE  COM  LIMÃO  SICILIANO  E  PESTO  DE  AGRIÃO

Ingredientes:
1 posta de salmão de 200 g, sem pele
250 g de batatas asterix descascadas
50 g de vôngoles frescos com casca e limpos
50 g de agrião limpo
1/2 dente de alho
125 ml de caldo de frango
15 ml de vinho branco
15 ml de azeite extravirgem
25 g de manteiga
1 limão siciliano
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparar:
Fatie as batatas em rodelas e cozinhe-as no caldo de frango por 15 minutos. Adicione o vinho branco e os vôngoles, acrescente a manteiga (reserve um pouco para untar a assadeira) e misture bem, para incorporá-la ao caldo. Adicione o suco e as raspas do limão, sal e pimenta do reino branca. Coloque o agrião em água fervente por 2 minutos e escorra. Bata o agrião (só as folhas) no liquidificador com o alho e o azeite e o tempere com sal e pimenta do reino branca. Tempere o salmão com sal e pimenta e coloque-o na assadeira untada com manteiga. Asse no forno quente por 12 minutos. Disponha as batatas cozidas no caldo de vôngole em um prato fundo e coloque o salmão sobre elas. Regue o prato com o pesto de agrião e finalize com os vôngoles, espalhando as conchas sobre e ao redor do peixe. 

TARTAR DE SALMÃO COM RAIZ FORTE E MOSTARDA DE DIJON COM MEL

TARTAR  DE  SALMÃO  COM  RAIZ  FORTE  E  MOSTARDA  DE  DIJON  COM  MEL

Ingredientes:
800 g de lombo de salmão
1 maço de dill (endro) picadinho
1 colher (sopa) de mostarda de dijon com mel
1 colher (sopa) de wasabi (pasta verde japonesa, bem picante)
1 colher (sopa) de vinho branco seco
Suco e raspas de limão siciliano

Modo de preparar:
Corte o salmão em cubinhos e reserve. Em outro recipiente, junte a mostarda, o wasabi, o vinho e mexa até ficar homogêneo. Misture o salmão com o molho, coloque o suco e as raspas de limão e, por último, adicione o dill. Se preferir, modele o tartar num anel metálico ou numa forminha antes de servir. 

QUEIJO DE CABRA EM CONSERVA COM ALECRIM E AZEITE PICANTE

QUEIJO  DE  CABRA  EM  CONSERVA  COM  ALECRIM  E  AZEITE  PICANTE

Ingredientes:
250 g de queijo feta (de cabra), em cubos
250 g de queijo de cabra do tipo buchette (fresco, em formato cilíndrico), em fatias
1 pimenta vermelha finamente fatiada
2 dentes de alho finamente fatiados
1/2 limão siciliano finamente fatiado
4 ramos de alecrim (só as folhas)
200 ml de azeite de oliva
1 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
Sal marinho grosso

Modo de preparar:
Escalde os potes com água fervente e deixe secar, com a boca para baixo, sobre um pano limpo. Distribua os dois tipos de queijo nos potes. Adicione a pimenta, o alho, o limão e o alecrim. Preencha os potes até a boca com azeite. Salpique um pouco de sal marinho e flocos de pimenta e vede bem. Deixe marinando num local frio e escuro por cerca de 1 semana.

TARTAR DE ATUM E SALMÃO COM BRUNOISE DE ABACATE

TARTAR  DE  ATUM  E  SALMÃO  COM  BRUNOISE  DE  ABACATE

Ingredientes:
150 g de atum fresco
150 g de salmão, sem pele e sem espinhas
1 cebola picada
1 colher (chá) de salsinha picada
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
1 colher (chá) de gengibre
1 abacate descascado
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparar:
Lave o atum e o salmão e corte-os com uma faca bem afiada em pequenos cubos. Coloque os peixes em um bowl, cubra com filme plástico e deixe na geladeira. Descasque a cebola e rale. Ponha em outro bowl com água gelada e alguns cubos de gelo. Deixe descansar por 15 minutos. Escorra a água e adicione os peixes, a salsinha, a cebolinha verde e o gengibre. Tempere com sal e pimenta do reino e misture até que tudo fique homogêneo. Corte o abacate em brunoise (em cubinhos). Com a ajuda de um aro, modele o tartare de peixes no prato e, por cima, faça uma camada de cubinhos de abacate. Decore a gosto e sirva imediatamente.

TARTAR DE SOROROCA E MAÇÃ VERDE

TARTAR  DE  SOROROCA  E  MAÇÃ  VERDE

Ingredientes:
120 g de carne de sororoca fresca (ou outro peixe branco fresco)
1/2 maçã verde
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
100 ml de creme de leite fresco
1 colher (café) de raiz forte em pasta
Raspas e sumo de 1/2 limão
Caramelo de tangerina a gosto
Ovas de peixe ou raspas de butarga (opcional)
Mini folhas para decorar
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Limpe o peixe e retire toda a pele e o “sangue pisado”, a parte mais escura de gosto muito forte. Corte-o em cubos bem pequenos e mantenha em geladeira até o momento de servir. Descasque a maçã, corte-a em pequenos cubos e conserve em água e sumo de limão na geladeira. À parte, misture o creme de leite fresco e a raiz forte e bata até formar um creme espesso como chantili. Misture o peixe e a maçã verde. No centro de um prato, com a ajuda de um aro de inox, monte uma porção de tartare. Sobre ele, disponha o creme de raiz forte e as ovas ou a butarga. Sirva com uma salada de mini folhas temperada com sal, limão, pimenta do reino e o azeite extravirgem.
Dica: Redução de tangerina com açúcar, no fogo, até virar um caramelo.

TARTAR DE SALMÃO COM ABACATE E LARANJA CONFIT

TARTAR  DE  SALMÃO  COM  ABACATE  E  LARANJA  CONFIT

Ingredientes:
Tartar:
200 g de salmão fresco picado em cubinhos
50 g de salmão defumado picado em cubinhos
20 ml de azeite de oliva
1 colher (chá) de mostarda dijon
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (chá) de laranja confit picadinha
Dill (endro), sal e pimenta do reino branca a gosto

Abacate:
1 abacate maduro
3 colheres (sobremesa) de suco de limão
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Laranja confit:
80 ml de água
50 g de açúcar
Casca de 1 laranja

Montagem:
100 g de creme azedo (ou coalhada seca, desde que esteja bem cremosa)
Dill ou cebolinha para decorar

Modo de preparar:
Tartar: Misture o salmão defumado com o fresco e, depois, todos os temperos. Reserve em local refrigerado.
Abacate: Bata no liquidificador o abacate com o suco de limão até obter um purê e tempere com sal e pimenta a gosto.
Laranja confit: Retire a parte branca da casca da laranja. Corte em tiras finas. Escalde-as em água fervente, escorra e esfrie em água fria. Repita essa operação três vezes. Numa panela, coloque os 80 ml de água e o açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver por 3 minutos, adicione as cascas e deixe cozinhar até que fiquem transparentes.
Montagem: Escolha copinhos para servir. Em cada um, coloque uma porção do purê abacate, depois uma porção do tartar de salmão e, por fim, um pouco do creme azedo (ou coalhada). Decore com um ramo de dill ou cebolinha.

SALMÃO COM CHÁ VERDE

SALMÃO  COM  CHÁ  VERDE

Ingredientes:
Salmão:
200 g de filé de salmão
4 colheres (chá) de chá verde japonês
1 fio de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto

Purê de edamame:
1 pacote de edamame congelado (sem casca)
1 colher (café) de pasta de wasabi
1 colher (café) de sal
1 fio de azeite
suco de 1 limão

Modo de preparar:
Salmão: Misture o chá com o sal e a pimenta. Salpique a mistura por cima do filé de salmão (somente do lado que não tem pele). Na frigideira quente, acrescente o fio de azeite e grelhe o salmão (primeiro com a pele para baixo, e depois os outros lados).
Purê de edamame: Coloque o edamame em água fervendo com uma pitada de sal por 5 minutos. Bata no processador até formar um purê. Acrescente o sal, o limão, o azeite e o wasabi (coloque este último aos poucos, até acertar o gosto). Se precisar, acrescente um pouco de água (filtrada) para atingir a consistência desejada do purê. Sirva o salmão em cima do purê.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CAMARÃO COM CREME DE PALMITO PUPUNHA, TAPIOCA, CASTANHA DO PARÁ E ARROZ DE COCO

CAMARÃO  COM  CREME  DE  PALMITO  PUPUNHA,  TAPIOCA,  CASTANHA  DO  PARÁ  E  ARROZ  DE  COCO

Ingredientes:
Camarão:
200 g de camarões (médios) com rabo
5 g de gengibre
5 g de pimenta dedo de moça
1/2 limão taiti
1/2 limão siciliano
1/2 limão cravo
30 ml de azeite
5 g de alho
25 g de cebola
100 g de palmito pupunha
20 g de xerém de tapioca (tapioca granulada)
250 ml de leite de coco
1/2 coco fresco (polpa e água)
30 ml de azeite
5 g de alho picado
25 g de cebola picada
10 g de castanha do pará
Sal, pimenta do reino, manjericão e salsinha picadinha a gosto

Arroz:
100 g de arroz cozido
25 g de coco ralado fresco
100 ml de leite de coco
5 g de salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Camarão: Tempere o camarão com gengibre picado, a pimenta picada, as raspas e o suco dos limões, o manjericão picado e sal a gosto. Reserve. Doure a metade do alho em um pouco de azeite, acrescente e refogue a metade da cebola e tempere com sal e pimenta-do-reino. Agregue o palmito pupunha em cubos, acrescente um pouco de água e cozinhe até o palmito amolecer. Bata no liquidificador (se necessário, adicione um pouco do leite de coco). Reserve. Umedeça o xerém de tapioca com leite de coco (os grãozinhos devem ficar submersos). Reserve. Doure o restante do alho no azeite, agregue e refogue a cebola e acrescente os camarões. Adicione o creme de palmito, a tapioca umedecida, a água e polpa do coco, o restante do leite de coco e cozinhe por alguns minutos. Acerte o sal e a pimenta do reino. Finalize com a castanha do pará em lascas e a salsinha.
Arroz: Numa panela, com o fogo ligado, agregue o arroz, o coco fresco ralado, o leite de coco e a salsinha. Acerte o sal e a pimenta do reino.  

PAELLA SELVAGEM - JAMBALAYA

PAELLA  SELVAGEM  -  JAMBALAYA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz cateto integral cozido
100 g de shiitake
1 dente de alho picado
1 fio de azeite
1 colher (sopa) de requeijão
1 colher (chá) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de vinho branco
1 pitada de ervas de provance (alecrim, tomilho, manjerona e sálvia)
1 colher (sopa) de mussarela ralada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Refogue o shiitake cortado em lâminas com o azeite e o alho. Adicione 1 colher (sopa) de vinho e deixe os cogumelos ficarem macios e suculentos. Acrescente as ervas de provance. Adicione o arroz cozido, 1 pitada de sal e misture. Envolva bem os ingredientes e adicione mais 1 colher (sopa) de vinho branco. Deixe evaporar. Acrescente o requeijão e envolva tudo. Desligue e misture a mussarela e a salsinha. Coloque no prato e sirva.  
Dica: Para cozinhar o arroz cateto, utilize a proporção de 1 xícara (chá) de arroz para 3 xícaras (chá) de água.

CHEESECAKE DIET COM CALDA DE DAMASCO

CHEESECAKE  DIET  COM  CALDA  DE  DAMASCO

Ingredientes:fi
155 g de bolacha de baunilha (ou outro sabor) diet, sem recheio
80 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
6 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)
1 e 1/2 xícara (chá) de adoçante culinário
875 g de cream cheese
4 ovos
1 gema de ovo
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de raspas de limão
115 g de creme de leite fresco
300 g de geleia diet de damasco ou outro sabor de sua preferência
150 ml de água

Modo de preparar:
Triture as bolachas no liquidificador ou processador. Transfira para um bowl, acrescente a manteiga amolecida e misture até que consiga moldar a massa no fundo de uma fôrma de fundo falso. Forre a fôrma com essa massa, apertando com os dedos. Preaqueça o forno a 180°C. Misture o amido de milho com o adoçante. Numa batedeira, misture o cream cheese com o amido de milho adoçado e bata por 10 minutos, até que o creme fique bem fofo. Reduza a velocidade da batedeira ao mínimo e adicione aos poucos os ovos, a gema, o extrato de baunilha, as raspas de limão e o creme de leite, parando sempre para raspar o fundo da tigela. Despeje a mistura na assadeira, sobre a massa. Asse em banho-maria a 160°C por 50 minutos, ou até que o recheio fique firme. Espere esfriar, leve à geladeira por 5 horas e desenforme. Misture a geleia com os 150 ml de água em uma panela e leve ao fogo até obter uma calda lisa. Deixe esfriar, regue a torta e sirva.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

NHOQUE COM FRANGO E QUIABO

NHOQUE  COM  FRANGO  E  QUIABO

Ingredientes:
Frango:
1 frango inteiro (de preferência, caipira), com cerca de 1 e 1/2 kg
1 cabeça de alho
3 colheres (sopa) de óleo de milho ou girassol, ou outro de sua preferência
1 cebola grande picada
1/2 colher (sopa) de cúrcuma
1 e 1/2 litro de água
Pimenta do reino moída a gosto

Quiabo:
1/2 xícara (chá) de óleo
3 dentes de alho amassados
500 g de quiabo cortado em rodelas
Sal, salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
Um pouquinho de água, se necessário

Nhoque de batata:
1/2 kg de farinha de trigo
1 ovo
1 kg de batata cozida e amassada
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparar:
Frango: Descasque a cabeça de alho e soque os dentes com um pouco de sal. Com o auxílio de uma boa faca, corte o frango em pedaços, nas juntas, e tire a pele. Lave bem em água corrente e deixe escorrer. Tempere os pedaços com o alho socado, mais sal e pimenta do reino moída a gosto. Reserve. Numa panela em fogo médio, aqueça o óleo e refogue a cebola picada com a cúrcuma até dourar. Junte os pedaços de frango e frite bem. Despeje água até cobrir o frango e cozinhe por 30 a 40 minutos. Quando estiver quase pronto, ajuste o tempero e tire do fogo. Desfie o frango. Se quiser reforçar o tempero, você pode dar mais uma refogada no frango desfiado, com alho e cebola. Reserve.
Quiabo: Numa panela coloque o óleo e o alho. Deixe dourar em fogo baixo. Acrescente a salsinha e a cebolinha picadas a gosto. Acrescente o quiabo, tempere com sal e salteie por, no máximo, 5 minutos. Se achar necessário, adicione um pouco de água aos poucos (não mais do que meio copo americano, ou seja, 60 ml). Apague o fogo e misture o frango desfiado com o quiabo.
Nhoque de batata: Cozinhe as batatas descascadas em água e sal. Escorra e esprema ainda quente. Espere esfriar um pouco. Junte a manteiga, misture com um garfo e deixe esfriar mais um pouco. Adicione o ovo e misture bem novamente. Junte a farinha aos poucos e amasse a mistura, sempre com a mão bem enfarinhada, até atingir o ponto certo, quando a massa não estiver mais grudando na mão. Faça rolinhos com a massa em uma mesa enfarinhada. Corte os rolinhos em quadradinhos, usando uma faca também enfarinhada. Deixe os nhoques secarem um pouco numa bandeja forrada com um pano enfarinhado (se preferir, você pode usar uma nhoqueira). Coloque os nhoques aos poucos numa panela com água fervendo e retire-os com uma escumadeira à medida que eles forem subindo à tona. Deixe escorrer um pouco e mergulhe-os rapidamente em água fria.
Montagem: Misture o nhoque com o frango com quiabo. Coloque mais um pouco de frango com quiabo no fundo do prato e, por cima, uma porção do nhoque já misturado com o molho. Decore com brotos de alfafa ou um verdinho de sua preferência.

RIZ LA VEILLE

RIZ  LA  VEILLE

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de cogumelos shimeji (sem os talos)
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/2 cebola roxa média, picada finamente
1/2 dente de alho picado finamente
1 xícara (café) de alho poró picado finamente (use só a parte branca)
2 xícaras (chá) de cenourinhas baby cozidas em água e sal
1 e 1/2 xícara (chá) de ervilhas congeladas, aferventadas em água e sal
3 xícaras (chá) de sobras de frango assado desfiado grosseiramente
8 tomatinhos cereja cortados ao meio
3 xícaras (chá) de sobras de arroz branco já pronto
1 xícara (chá) de queijo meia cura, em cubinhos
Salsinha e cebolinha picadas a gosto
Sal e pimenta do reino e azeite a gosto

Modo de preparar:
Numa frigideira, doure o shimeji em um pouco de azeite. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve. Em um tacho fundo, coloque um fio de azeite, a manteiga e doure a cebola, o alho e o alho poró. Quando a cebola estiver transparente, junte as cenouras e as ervilhas e refogue por alguns minutos. Acrescente o frango desfiado, mexa e junte os tomatinhos. Quando começarem a murchar, adicione os cogumelos e refogue rapidamente. Misture o arroz, mexendo bem para que incorpore os outros ingredientes. Por último, acrescente os cubinhos de queijo, acerte o sal e a pimenta e desligue o fogo. Junte a salsinha e a cebolinha, mexa bem e sirva.

FILÉ DE NAMORADO COM TABULE DE QUINOA E CROCANTE DE ALHO PORÓ

FILÉ  DE  NAMORADO  COM  TABULE  DE  QUINOA  E  CROCANTE  DE  ALHO  PORÓ

Ingredientes:
1 filé de aproximadamente 180 g de namorado ou robalo
50 g de quinoa
30 g de pepino japonês cortado em cubos
30 g de tomate cortado em cubos
1 alho poró
Hortelã, salsinha e cebolinha a gosto
Sal, pimenta do reino e azeite extravirgem a gosto

Modo de preparar:
Tempere o peixe com sal e pimenta, sele em uma frigideira com a gordura para baixo e termine de cozinhar no forno por 5 minutos a 180°C. Cozinhe a quinoa conforme instrução da caixa, resfrie. Misture o pepino, o tomate, a hortelã, a salsinha e a cebolinha. Ajuste o sal e pimenta e coloque azeite a gosto. Corte a parte branca do alho poró em tirinhas e frite, até ficarem crocantes.

ROBALO EM CROCANTE COM PUPUNHA ASSADA E MOLHO DE CASTANHA DE CAJU

ROBALO  EM  CROCANTE  COM  PUPUNHA  ASSADA  E  MOLHO  DE  CASTANHA  DE  CAJU

Ingredientes:
Molho:
50 g de manteiga
200 g de cebola picada
70 ml de shoyu
50 g de castanhas de caju picadas
30 g de uvas passas verdes
Salsinha e coentro picados a gosto

Pupunha:
80 g de pupunha
40 ml de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Robalo:
180 g de robalo sem pele
50 g de farinha panko (tipo de farinha de rosca japonesa)
1 ovo batido
1 castanha de caju para decorar
1 folha de salsinha para decorar
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Molho: Refogue a cebola em metade da manteiga até que fique dourada. Bata a cebola refogada no liquidificador com o resto da manteiga ainda gelada e o shoyu. Quando estiver prestes a servir, aqueça a mistura e adicione os demais ingredientes, sempre mexendo bem.
Pupunha: Corte a pupunha em fatias, tempere com sal e pimenta e frite no azeite até que fique dourada. Termine o cozimento em forno a 180°C por mais 5 minutos e reserve.
Robalo: Tempere o peixe com sal e pimenta. Faça uma crosta com ovo e farinha no lado onde ficava a pele do peixe. Em uma frigideira antiaderente, esquente o azeite e frite o peixe, primeiro do lado da crosta e depois do outro, até que esteja todo cozido.
Montagem: Acomode as fatias de pupunha num prato, despeje um pouco do molho e coloque o peixe por cima. Decore com a castanha de caju e uma folha de salsinha.  

PEIXE COM ALHO PORÓ E FEIJÃO RAJADO

PEIXE  COM  ALHO  PORÓ  E  FEIJÃO  RAJADO

Ingredientes:
4 tomates italianos, sem pele e picados
1 lata (400 g) de tomates pelados
80 ml de azeite
3 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas bem picadinhas
3 dentes de alho finamente fatiados
1/2 colher (chá) de flocos de pimenta calabresa
250 g de feijão rajado cozido, mas firme
4 alhos porós finos e pequenos ou 2 médios
4 filés (200 g cada um) de peixe branco de carne firme, como robalo
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Salsinha picada e azeitonas pretas para finalizar

Modo de preparar:
Elimine a parte verde dos alhos porós e corte-os longitudinalmente, ao meio ou em quartos, dependendo do tamanho. Bata no processador os tomates frescos juntamente com os enlatados. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite com a manteiga numa panela grande, em fogo médio. Acrescente a cebola, o alho e a pimenta calabresa e refogue até a cebola ficar macia (cerca de 8 minutos). Adicione os tomates batidos e cozinhe em fogo baixo, mexendo regularmente, por aproximadamente 1 hora ou até o molho reduzir e engrossar. Tempere a gosto, acrescente os feijões cozidos, misture e reserve em local aquecido. Cozinhe o alho poró em água fervente com sal por cerca de 8 minutos. Escorra, tempere com sal e pimenta do reino e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Tempere os filés de peixe com sal e pimenta do reino. Aqueça o azeite restante numa frigideira em fogo médio. Frite os filés por cerca de 2 minutos, até dourar. Vire-os e frite até que o peixe esteja completamente cozido. 
Finalização: Para servir, coloque uma colherada do molho com feijão em cada prato, acomode um filé por cima, coloque algumas tiras de alho poró no topo e finalize com a salsinha picada e as azeitonas pretas descaroçadas.