Páginas

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PANQUECA DE COGUMELOS COM FRANGO CREMOSO

PANQUECA  DE  COGUMELOS  COM  FRANGO  CREMOSO

Ingredientes:
Recheio:
3 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas picadas
3 dentes de alho cortados
2 colheres (sopa) de alecrim picada
4 filés de peito de frango grandes picados
100 g de cogumelo shiitake cortados
100 g de cogumelo eryngii cortados
150 g de cogumelo shimeji preto separados
25 g de manteiga
30 g de farinha de trigo
350 ml de leite integral
150 ml de creme de leite
1 ovo batido
50 g farinha de rosca

Panqueca:
200 g de farinha de trigo
2 ovos batidos
300 ml de leite semi desnatado
Sal a gosto

Modo de preparar:
Pré aqueça o forno a 180°C / 160°C. 
Panquecas: Coloque 200 g de farinha em uma tigela, faça um buraco e quebre os ovos no centro, junte com metade do leite integral (150 ml) e bata. Adicione o restante do leite e bata até fazer uma mistura homogênea. Enquanto isso, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto, adicione uma colher de sopa de azeite, quanto estiver quente, adicione uma concha da mistura na panela (incline a panela para equilibrar a mistura) cozinhe por 40 segundos de cada lado até dourar. Vire para um prato e repita este processo até que você tenha 8 panquecas. 
Recheio: Na mesma frigideira, adicione 1 colher (sopa) de azeite e frite as cebolas e o alho por 2 minutos em fogo médio, em seguida, adicione o frango, o alecrim e o sal a gosto. Quando o frango estiver cozido, retire-o da panela e coloque em uma tigela. Utilize a colher (sopa) final de azeite na mesma panela e adicione os cogumelos frite até dourar e coloque na tigela juntamente com o frango. Enquanto isso, em uma nova panela, derreta 25 g de manteiga e mexa com 200 g de farinha de trigo, isso deve fazer uma pasta grossa, cozinhe por 1-2 minutos, em seguida, gradualmente adicione todo o creme de leite, mantenha mexendo para evitar pelotas. Assim que começar a engrossar, despeje o molho na tigela com o frango e os cogumelos, e misture bem. Coloque a mistura em cada uma das panquecas, enrole e reserve em uma assadeira. Pincele o topo de cada panqueca com o ovo batido e polvilhe com a farinha de rosca. Asse no forno por 10 a 15 minutos até ficar dourado e crocante.

BACALHOADA AO FORNO COM BATATA E SHIITAKE

BACALHOADA  AO  FORNO  COM  BATATA  E  SHIITAKE

Ingredientes:
500 g de bacalhau em lascas, já dessalgado
1 xícara (café) de azeite extravirgem
1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 cebolas médias cortadas em rodelas grossas
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 batatas médias fatiadas e cozidas al dente
8 tomates vermelhos sem pele, sem semente, picados
6 dentes de alho picados
100 g de cogumelos shiitake fatiados
1 maço de manjericão picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto para regar
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Amêndoas fatiadas para cobrir

Modo de preparar:
Coloque em uma panela 1 xícara (café) de azeite e frite o bacalhau por 10 minutos. Tire o bacalhau do azeite e reserve o azeite. Em outra panela, esquente a manteiga em 2 colheres (sopa) de azeite e refogue a cebola e as folhas de louro. Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo sempre, até a farinha dourar. Reserve. Cozinhe as batatas no azeite do bacalhau por 25 minutos, em fogo baixo e reserve. Em um refratário retangular, coloque primeiro as rodelas de cebola, depois a batata e finalmente o bacalhau. Reserve. Em outra panela, misture o tomate, o alho, o cogumelo e o manjericão. Tempere com sal e pimenta e coloque por cima do bacalhau. Regue com o azeite, polvilhe com o queijo ralado e distribua as amêndoas em cima do bacalhau. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido quente 200ºC, por 10 minutos. A seguir retire o papel alumínio, passe o forno para 180ºC e asse por mais meia hora, ou até dourar.

COGUMELO NA MANTEIGA

COGUMELO  NA  MANTEIGA



Ingredientes:
200 g de shimeji
2 colheres (sopa) de molho shoyu
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
Cebolinha picada a gosto

Modo de preparar:
Separe o shimeji com as mãos em pedaços menores e reserve. Em uma panela quente derreta 1 colher (sopa) de manteiga, adicione o shimeji e frite misturando sempre por 2 minutos ou até dar uma leve murchada. Junte 1 colher (chá) de açúcar, 2 colheres (sopa) de molho shoyu e cozinhe misturando sempre por mais 2 minutos ou até reduzir bem o molho. Finalize com cebolinha picada e sirva ainda quente.

CAMARÃO COM SHIMEJI E LEGUMES CROCANTES

CAMARÃO  COM  SHIMEJI  E  LEGUMES  CROCANTES


Ingredientes:
600 g de camarão cinza sem casca e marinado com sal, suco de 1 limão e pimenta do reino a gosto
4 folhas de acelga cortadas em cubos médios
1 cenoura cortada em rodelas finas
100 g de shimeji
200 g de brócolis ninja cozido al dente
50 ml de azeite
3 dentes de alho picados
Sal a gosto

Modo de preparar:
Em uma frigideira coloque o azeite, o alho e o camarão deixe refogar, em seguida acrescente a cenoura deixando refogar até ficar al dente. Finalize com os demais ingredientes.

BOLO DE CHOCOLATE COM COGUMELO FRESCO

BOLO  DE  CHOCOLATE  COM  COGUMELO  FRESCO

Ingredientes:
125 g de manteiga
250 g de chocolate meio amargo, picado
2 colheres (sopa) de café expresso em pó
125 g de açúcar refinado
150 g de cogumelo champions
125 g de farinha de avelã
5 ovos, separados

Cobertura de ganache de chocolate:
250 g de chocolate meio amargo, picado
1/3 de xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparar:
Pré aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela de vidro coloque a manteiga, chocolate, café e açúcar. Sobre uma panela com água fervendo, coloque a tigela e mexa até que a mistura esteja homogênea e lisa. Reserve a tigela de lado. Em um processador de alimentos triture os cogumelos até ficarem finamente picados. Adicione a farinha de avelã e use o processador para combinar. Bata as gemas de ovo com a mistura de chocolate, uma de cada vez, e batendo bem após cada adição, até ficar homogêneo. Acrescente a mistura do cogumelo. Bata as claras com um batedor elétrico até ficar firme. Adicione delicadamente na mistura do chocolate. Transfira a massa para uma forma e leve ao forno por 50 a 60 minutos até que asse completamente por inteiro. Combine os ingredientes da ganache em uma tigela de vidro sobre uma panela de água fervendo. Mexa com uma colher de metal até ficar homogêneo e retire do fogo. Deixe de lado para esfriar até a mistura ficar espessa e espalhável. Com o bolo já em temperatura ambiente, cubra os lados e o topo com a ganache de chocolate. Transfira para prato de servir.

COXINHA DE SHIMEJI

COXINHA  DE  SHIMEJI

Ingredientes:
Massa:
1 xícara (chá) de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de farinha de trigo

Recheio de shimeji:
400 g de shimeji 
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de molho shoyu

Empanar:
1 pote com um punhado de farinha de trigo
1 pote com caldo de legumes
1 pote com um punhado de farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de preparar:
Massa: Em uma panela (de preferência antiaderente) adicione o caldo de legumes e o azeite. Quando começar a entrar em ebulição, adicione de uma vez o trigo. Mexa com uma colher de pau ou outra bem resistente por alguns minutos, até desgrudar do fundo da panela. Reserve a massa, deixando-a esfriar. 
Recheio de shimeji: Não há muito segredo, basta picá-lo antes, e para preparar, derreta a margarina, refogue o shimeji e adicione o shoyu. Quando reduzir o volume está pronto (não precisa deixar o shimeji por muito tempo no fogo, geralmente de 3 a 5 minutos ele já atingirá seu ponto ideal). É importante retirar o máximo de caldo, pois o recheio da coxinha geralmente é mais seco, isso facilita também na montagem.
Montagem: Com a massa já morna ou fria, é hora de sovar um pouco. Amasse bem por alguns minutinhos. Pegue uma quantidade de massa equivalente a uma bolinha de pingue-pongue, faça uma bola, abra um buraco no meio com o dedão e a cavidade para o recheio estará pronta. Coloque 1 colher (chá) do recheio de shimeji e suba as bordas da massa para fechá-la. Faça o biquinho para dar o formato de coxinha.
Empanar e fritar: Para empanar, siga essa ordem: passe a coxinha na farinha de trigo, depois mergulhe-a no caldo de legumes e por último passe-a pela farinha de rosca. Na hora de fritar e para não usar muito óleo, utilize uma panela pequena. Coloque óleo suficiente para cobrir as coxinhas. Deixe o óleo bem quente e coloque no máximo 3 coxinhas de uma vez para fritar. Mais do que isso não é bom, pois o óleo esfria e a coxinha pode ficar gordurosa. Frite até ficar douradinha.

CREME DE COGUMELOS CREMOSOS

CREME  DE  COGUMELOS  CREMOSOS

Ingredientes:
500 g de cogumelos
200 g de mix de cogumelos shimeji e shiitake
1 cebola picada
200 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa rasa) de manteiga
100 g de croutons
150 ml de vinho branco
650 ml de água
Suco de 1/2 limão
Salsinha, sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Refogue a cebola na manteiga. Adicione os cogumelos, o suco do 1/2 limão e deixe cozinhar alguns minutos. Adicione 650 ml de água, o vinho branco e um pouco de sal. Cozinhe em fogo baixo até evaporar 1/3 do liquido. Adicione o creme de leite e deixe reduzir novamente até a consistência ficar levemente cremosa. Reserve. Refogue o mix de cogumelos shimeji e shiitake com um pouco de azeite até eles murcharem. Junte sal, pimenta e a salsinha picada.
Montagem: Aqueça o creme de cogumelos e depois de quente use o mixer para obter uma boa espuma. Divida os cogumelos refogados no azeite em potinhos ou tigelas e despeje o cappuccino, termine com uma folhinha de salsa e croutons para decorar. Sirva rápido para que a espuma não disperse.

HAMBÚRGUER DE COGUMELOS

HAMBÚRGUER  DE  COGUMELOS

Ingredientes:
 1 colher (sopa) de azeite
250 g cogumelo shimeji preto finamente picado
400 g de grão de bico (escorra o grão e lave em água corrente, deixe de molho na água por pelo menos 12 horas)
2 dentes de alho esmagados
1 cebola finamente picada
1 colher (sopa) de curry em pó
4 pães de hambúrguer integral
4 fatias de queijo de cabra
6 colheres (sopa) de iogurte grego 0%
1 pitada de cominho em pó
2 tomates fatiados
Suco de 1/2 limão
Folhas de alface lavadas

Modo de preparar:
Aqueça 1 colher (chá) de óleo em uma frigideira antiaderente e cozinhe o cogumelo, alho e a cebola por 5 minutos. Misture o pó de curry e o suco do limão, e cozinhe por 2 minutos ou até que a mistura fique seca. Reserve. Utilize um mix ou processador de alimentos e triture os grão de bico em uma tigela. Adicione a mistura de cogumelos e, em seguida, com as mãos, misture bem e forme 4 hambúrgueres. Frite no restante do azeite por 3 a 4 minutos de cada lado até ficar crocante e dourado. Adicione em cada um, uma fatia de queijo de cabra e deixe derreter. Misture o iogurte com o cominho. Coloque metade de um pão em cada prato, em seguida, espalhe um pouco do iogurte. Adicione o hambúrguer, e finalize com o alface, fatias de tomate e tampe.

RISOTO DE SHIMEJI

RISOTO  DE  SHIMEJI

Ingredientes:
300 g de arroz arbóreo
1 cebola picada 
4 dentes de alho picados
100 g de tomate seco cortados em tiras
120 g de ervilhas frescas
180 g de cenoura cortada em cubos pequenos
80 g de vagem cortada em rodelas
200 g de shimeji
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
30 g de queijo parmesão
2 colheres (sopa) de manteiga
700 ml de caldo de legumes
Sal a gosto

Modo de preparar:
Em uma panela coloque a metade da manteiga, a cebola, o alho deixe refogar em seguida o arroz e deglaciar com o vinho. Depois de 5 min, coloque a cenoura, a vagem e sempre acrescentando o caldo e mexendo. Quando estiver al dentes coloque as ervilhas e o tomate seco. Para finalizar o queijo parmesão, a manteiga e o sal.
Montagem: Coloque o risoto no prato e decore com shimeji e manjericão.

CROQUETE CRESPIM COM SHIMEJI

CROQUETE  CRESPIM  COM  SHIMEJI

Ingredientes:
Massa:
500 ml de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de sal
300 g de farinha de trigo

Recheio:
200 g de shimeji refogado na manteiga e sal, reserve
300 g de mussarela ralada
Salsa picada a gosto

Empanar:
500 g de macarrão cabelo de anjo triturado
1 ovo batido com 300 ml de água

Modo de preparar:
Em uma panela coloque o caldo, o sal e a manteiga deixe ferver depois, acrescente a farinha de trigo. Sempre mexendo até que a massa solfe completamente da panela. Quando a massa estiver morna sovar com manteiga. Faça os bolinhos recheando com shimeji e a mussarela. Passe-os no líquido e depois no cabelo de anjo. Frite, coloque para escorrer e sirva.

MAMINHA NO FORNO RECHEADA COM SHIMEJI

MAMINHA  NO  FORNO  RECHEADA  COM  SHIMEJI

Ingredientes:
1 peça de maminha (entre 1 kg e 1 kg e 500g)
60 g de tomate seco
1 cenoura cortada em palitos
200 g shimeji
6 dentes de alho picados
Sal a gosto

Modo de preparar:
Abra a maminha em manta recheie com tomate seco, cenoura, shimeji. Tempere com sal e o alho. Amare com barbante e envolva com papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido com a temperatura de 180ºC por 45 minutos. Retire o barbante e o alumínio e sirva com arroz à grega.

SOPA CREMOSA DE COGUMELOS

SOPA  CREMOSA  DE  COGUMELOS

Ingredientes:
1 cebola picada
2 talos de aipo
3 dentes de alho
1 e 1/2 litro de água
1 e 1/2 tablete de caldo de galinha ou legumes
75 ml creme de leite
6 fatias de pão ciabatta
Cogumelos e azeite virgem extra a gosto
Alguns raminhos de salsa fresca de folha plana e alguns raminhos de tomilho fresco a gosto

Modo de preparar:
Corte os cogumelos, a cebola, o aipo e o alho, em fatias ou pedaços bem finas, em seguida, pegue a salsa, cortando finamente os talos. Escolha as folhas de tomilho. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma panela grande em fogo médio, adicione a cebola, aipo, alho, salsa, folhas de tomilho e 2/3 dos cogumelos, coloque a tampa sobre a panela e cozinhe suavemente até amolecer. Despeje a água na panela, adiciones os tabletes de caldo de galinha ou legumes, e leve para ferver em fogo médio até dissolver os tabletes. Tempere a gosto com sal e pimenta, mude para fogo baixo, e deixe ferver por 15 minutos. Tire do fogo e com um misturador, misture o creme de leite e triture até o caldo ficar homogêneo. Despeje o creme novamente na panela, e coloque para ferver, em seguida desligue o calor. Em uma frigideira doure o restante dos cogumelos com azeite extra virgem. Em uma bandeja coloque as ciabattas, e na parte superior adicione um pouco dos cogumelos dourados e regue levemente com azeite virgem extra. Nas tigelas que irá servir as sopas, decore o topo com a salsa picada e os cogumelos restantes. Sirva com o pão ciabatta.

CROQUETE DE CARNE COM TALOS

CROQUETE  DE  CARNE  COM  TALOS

Ingredientes:
1/2 xícara (café) de cebola picada
1 colher (sopa) de óleo
250 g de carne moída
2 xícaras (café) de talos e verduras
1 xícara (café) de tomate picado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3/4 de xícara (café) de leite
1 colher (sopa) de salsa
2 colheres (sopa) de farinha de trigo para empanar
1 ovo
3 colheres (sopa) de farinha de rosca para empanar
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Doure a cebola no óleo, acrescente a carne moída e os talos. Refogue, mexendo sempre, até secar. Acrescente o tomate, o sal e a pimenta. Retire do fogo e acrescente a farinha de trigo e a gema dissolvida no leite. Mexa bem. Volte ao fogo, mexendo até soltar do fundo da panela. Coloque a salsa e retire do fogo. Deixe esfriar e modele os croquetes. Passe na farinha de trigo, na clara batida e na farinha de rosca. Asse em forno quente.

BOLO DE CASCAS DE FRUTAS

BOLO  DE  CASCAS  DE  FRUTAS

Ingredientes:
2 copos de cascas de frutas picadas (maçã, pera, goiaba, manga, caqui e mamão)
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (chá) de fermento
2 ovos
2 e 1/2 copos de farinha de trigo
1 copo de leite vegetal
1 e 1/2 copo de açúcar

Modo de preparar:
Em uma batedeira, misture o açúcar, a margarina e os ovos. Acrescente, aos poucos, as cascas, a farinha, o leite e, por último, o fermento misturado com 2 colheres (sopa) de farinha. Derrame em uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido até dourar.

CALDO DE LEGUMES

CALDO  DE  LEGUMES

Ingredientes:
2 cenouras
2 talos de salsão e as folhas de 1
1 cebola grande descascada
2 litros de água
2 folhas de louro
3 cravos da índia
5 grãos de pimenta do reino

Modo de preparar:
Lave bem todos os legumes. Corte a cebola em quatro partes, a cenoura em fatias grossas, e o salsão em pedaços de 5 cm. Coloque as folhas de salsão, os legumes e os temperos em uma panela. Acrescente água e deixe cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Por fim, coe o caldo em uma peneira fina e coloque o preparo em forminhas de gelo. O caldo de legumes pode ficar na geladeira por até cinco dias ou congelado por até três meses.

TEMPERO PRONTO CASEIRO

TEMPERO  PRONTO  CASEIRO

Ingredientes:
6 cebolas médias
4 cabeças de alho descascadas
10 folhas de manjericão
2 ramos de alecrim
2 maços de cheiro verde
4 colheres (sopa) de sal
2 xícaras (café) de azeite de oliva

Modo de preparar:
Pique a cebola e as folhas. Bata o azeite e a cebola no liquidificador. Acrescente os demais ingredientes e bata até que a mistura fique cremosa. Armazene em um recipiente com tampa. Conserve na geladeira por até três dias ou congelado por até três meses.

FONDUE COM COGUMELOS

FONDUE  COM  COGUMELOS

Ingredientes:
600 g de queijo gruyère ralado ou fatiado
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola picada
150 g de cogumelos de shimeji preto cortados
150 g de cogumelos de shiitake cortados
150 g de cogumelos champions  cortados
150 g de croutons
1 pitada de páprica
1 dente de alho, cortado em dois
4 colheres (chá) de farinha de milho
300 ml de vinho branco
1 colher (chá) suco de um limão
1 copo pequeno de kirsch
Pimenta do reino, sal e salsa picada a gosto

Modo de preparar:
Frite as cebolas suavemente na manteiga até dourar. Adicione os cogumelos, depois o vinho e cozinhe com cuidado até que todo o líquido tenha evaporado. Adicione a salsa, cozinhe um pouco mais, tempere com a pimenta, o sal e a páprica, e mantenha quente. Prepare o queijo gruyère em uma panela de fondue de cerâmica, mantendo sempre quente. Sirva imediatamente acompanhado dos cogumelos e dos croutons.

MEDALHÕES DE TOFU COM SEMENTES DE CHIA

MEDALHÕES  DE  TOFU  COM  SEMENTES  DE  CHIA

Ingredientes:
250 g de tofu esmagado
4 colheres (sopa) de pão ralado integral e de ervas
1 dente de alho grande picado
1 cebola picada
1 colher (sopa) de gérmen de trigo
1 fio de azeite
Molho de soja (shoyu) a gosto
Salsa fresca picada e sementes de chia a gosto

Modo de preparar:
Numa vasilha, esmague e misture muito bem todos os ingredientes. Molde os medalhões e leve ao forno numa forma untada com azeite. 
Dica: Caso seja necessária mais consistência, aumente a quantidade de pão ralado, gérmen de trigo ou um pouco de farinha de grão de bico, aveia ou centeio integrais.

MACARRÃO VERDE ESPECIAL

MACARRÃO  VERDE  ESPECIAL

Ingredientes:
350 g de macarrão (qualquer tipo)
150 g de tofu (ou qualquer outro queijo que estiver sobrando na geladeira)
1 punhado de espinafre fresco
2 punhados generosos de vagem
3 copos de água
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
Sal e azeite de oliva extra virgem a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe o espinafre e a vagem em 3 copos de água fervente com um dado vegetal (veja aqui a receita para fazer em casa) ao fogo baixo em uma panela tampada por 10 minutos. Despeje o macarrão em uma assadeira alta, acrescente um pouco de azeite e mexa. Bata a verdura em um mixer juntamente com o tofu até obter um creme, prove o sal e conserte. Junte este creme ao macarrão e coloque mais um outro pouco de azeite, misturando tudo muito bem. Regue mais azeite sobre a mistura e polvilhe tudo com farinha de rosca (acrescentando sal, queijo ralado e pimenta do reino se quiser). Leve ao forno a 200ºC por 15 minutos, até ver uma casquinha dourada em cima.

TORTA DE ESPAGUETE

TORTA  DE  ESPAGUETE

Ingredientes:
320 g de espaguete com molho
250 g de mussarela de búfala
Manjericão a gosto
Azeite extra virgem de oliva a gosto
Sal e pimenta do reino em pó a gosto

Modo de preparar:
Em um pequeno refratário untado com azeite, coloque metade do espaguete e cubra-o com a mussarela de búfala, depois cubra a mussarela com o restante do espaguete, levando a torta ao forno 180ºC por 20 minutos. Se o espaguete que sobrou tem muito molho, ótimo.  Se estiver um pouco seco (pouco molho) cubra o refratário com papel alumínio para que não seque ainda mais. Se tiver molho de sobra, desenforme, regue a torta com mais molho e enfeite com folhas de manjericão para servi-la.

PIZZA DE ESPAGUETE

PIZZA  DE  ESPAGUETE

Ingredientes:
500 g de espaguete
4 ovos
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Cubinhos de queijo a gosto e qualquer um que tiver
Azeite de oliva, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Use o espaguete que sobrou sem molho. Bata muito bem os 4 ovos juntamente com o queijo ralado, a pimenta do reino e o sal e junte essa mistura ao macarrão mexendo vigorosamente, de modo que o macarrão fique bem passado nos ovos. Ponha um fio de azeite de oliva para esquentar em uma frigideira antiaderente, e adicione metade do macarrão, levando-o ao fogo médio/baixo com uns cubinhos do queijo que estiver em sua geladeira (provolone, mussarela...ou mais de um tipo) fazendo uma camada por cima do macarrão. Cubra a camada de queijo com o restante do espaguete e deixe que a base fique dourada para virar, como um omelete, e deixe cozinhar a outra metade. Para virar a pizza use um prato ou uma tampa de panela.

SALADA COM FOLHAS DE CENOURA E FRUTOS SECOS

SALADA  COM  FOLHAS  DE  CENOURA  E  FRUTOS  SECOS

Ingredientes:
1 molho de folhas de cenoura
4 tomates secos 
1 dente de alho
1 punhado de amendoim ou amêndoas
Sementes de gergelim a gosto
Vinagre balsâmico a gosto
Sal, pimenta e azeite de oliva a gosto

Modo de preparar:
Hidrate os tomates em água com um pouco de vinagre balsâmico (se você não encontrar os tomates secos a granel, use aqueles dos potes de vidros, comprados prontos, marinados em óleo). Tire os talos grossos das folhas de cenoura e conserve apenas as folhas pequenas. Ferva as folhas de cenoura por 5 minutos. Coe-as. Refogue o alho em um pouco de azeite de oliva, adicione as folhas de cenoura, o amendoim ou as amêndoas, o gergelim, os tomates picados grossos e um pouco do vinagre. Cozinhe durante 2 minutos e sirva. 

CROQUETE DE FOLHAS DE BETERRABA

CROQUETE  DE  FOLHAS  DE  BETERRABA

Ingredientes:
1 ovo
1 colher (sopa) de queijo ralado
1 colher (chá) de amido de milho (maisena)
Folhas de beterraba a gosto
Sal e pimenta a gosto
Farinha de rosca o quanto baste

Modo de preparar:
Lave as folhas da beterraba e ferva-as em água. Depois, coloque-as no coador para escorrer a água. Tire toda a umidade apertando-as bem com as mãos e usando um pano de prato limpo. Quando estiverem bem secas, triture as folhas e coloque-as em um recipiente com o ovo, o sal e a pimenta. Misture bem e coloque o queijo ralado e a amido de milho. Coloque um pouco da mistura na mão e faça pequenas bolinhas. Passe-as na farinha de rosca. Frite-as ou coloque-as no forno até que fiquem bem crocantes e douradas (no forno é mais saudável e ficam boas ainda que a massa não esteja tão firme. Para fritar a massa deve ser mais compacta, senão, pode se desmanchar). Sirva com arroz ou salada.

TORTA COM TALOS DE ACELGA E COGUMELOS

TORTA  COM  TALOS  DE  ACELGA  E  COGUMELOS

Ingredientes:
2 lâminas de massa folhada
1 ovo batido
Talos de acelga a gosto
Cogumelos a gosto a gosto
Sal e pimenta a gosto
Queijo mussarela ralado a gosto
Azeite para untar a forma

Modo de preparar:
Cozinhe os talos com água e um pouco de sal. Deixe-os esfriar e escorra-as bem. Lave bem os champions e corte-os em lâminas finas. Refogue-os em um pouco de azeite. Misture os champions com os talos de acelga cortadas e tempere com sal e pimenta a gosto. Unte com azeite uma forma para torta e abra uma lâmina de massa folhada. Coloque sobre ela o preparado de acelga e champions. Corte o queijo em pedaços e coloque-os por cima, antes de tampar a torta com a segunda lâmina de massa. Pincele com ovo batido a massa e cozinhe a torta por 30 minutos no forno até que esteja dourada.