Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2019

PÃO DE FRIGIDEIRA COM CEBOLINHA

PÃO  DE  FRIGIDEIRA  COM  CEBOLINHA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó 
1/2 xícara (chá) de água morna (mais ou menos)
1/4 de xícara (chá) de cebolinha verde picada 
1/4 de colher (chá) de pimenta do reino (opcional)

Modo de preparar:
Em uma bacia adicione a farinha, o sal e o fermento misturando bem. Coloque a água aos poucos alternando com o óleo. Agregue bem os ingredientes até obter uma massa lisa e uniforme. Não é necessário bater. Se for utilizar a pimenta do reino, acrescente no final. Se quiser pode usar outros temperos ou ervas secas de sua preferência. Adicione a cebolinha verde picada e misture bem à massa. Reserve. Unte uma frigideira de tamanho médio e leve ao fogo para aquecer. Se a sua frigideira não tiver tampa, pegue uma tampa de panela que sirva para fechar a frigideira enquanto o pão assa, para que fique assado por igual. Coloque a metade da massa na frigideira aquecida e untada, tampe a frigideira e deixe assar por mais ou menos 10 minutos em fogo médio. Passado este tempo, vire a massa e deixe assar do outro lado com a frigideira tampada. Repita o processo para assar a outra metade da massa. Sirva quentinho com salada, com sopa, ou como preferir.

PÃO DE FRIGIDEIRA DE POLVILHO

PÃO  DE  FRIGIDEIRA  DE  POLVILHO

Ingredientes:
1 ovo
1/2 colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de leite ou água
1 colher (sopa) de farinha de aveia
1 colher (sopa) de farinha de grão de bico ou de coco
1 colher (sopa) de polvilho doce
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
Óleo para untar

Modo de preparar:
Em uma pequena tigela quebre o ovo e bata ligeiramente. Acrescente todos os outros ingredientes deixando o fermento por último. Unte uma frigideira de aproximadamente 15 cm. Despeje a massa do pão e alise com uma espátula. Leve a frigideira com tampa ao fogo bem baixo e deixe até que a base fique dourada e a massa crescida. Vire o pão e deixe no fogo até que o outro lado também fique dourado, sempre mantendo a frigideira tampada.

GELATINA CREMOSA DE LEITE NINHO

GELATINA  CREMOSA  DE  LEITE  NINHO



Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 latas de creme de leite
2 xícaras (chá) de de leite ninho
1 envelope de 12 g de gelatina sem sabor em pó hidratada em 5 colheres (sopa) de água quente
6 morangos cortados ao meio
Raspas de chocolate branco

Modo de preparar:
Coloque no copo do liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o leite ninho, a gelatina já hidratada na água quente e bata por 5 minutos. Distribua este creme nos copinhos que irá servir a sobremesa. Tampe com plástico filme e leve para a geladeira por 4 horas ou até firmar. Antes de servir decore com as raspas de chocolate branco e uma parte do morango.

15 DICAS PARA COZINHA

15  DICAS  PARA  COZINHA

Não tem nada de novo, ou particularmente genial nessa lista mas são pontos que me norteiam na cozinha e que acho importantes. E não esqueça nunca: a cozinha é para ser divertida e prazerosa.

1. Parece obvio mas não é: leia atentamente a receita do inicio ao fim. Cheque os ingredientes, as quantidades, e os utensílios e verifique que tem tudo,  se entendeu todo o processo.

2. Eu costumo dizer que não conheço dois fornos que assem igual, por isso, mande calibrar seu forno. Invista num termômetro de cozinha. Conheça seu forno: ele deve ser seu aliado na cozinha. E pré-aqueça sempre o forno.

3. Seja organizado na cozinha. Limpe sempre sua área de trabalho; deixe uma pequena vasilha ao seu lado para jogar o lixo miúdo enquanto trabalha na cozinha, e descarte-o quando ficar cheio.

4. Experimentar é sempre ótimo porem na confeitaria e padaria, as medidas são exatas e devem ser respeitadas. Ali é tudo, ou quase tudo, uma questão de química e não se deve mudar muito sem a devida  informação.

5. Invista, se possível, em panelas e utensílios de boa qualidade. Uma boa panela, por exemplo, além de durar mais tempo, conduz melhor e distribui melhor o calor, tornando a cozinha mais fácil e bem sucedida.

6. Invista em boas facas e mantenha-as afiadas. Duas excelentes (uma grande, ‘do chef’ e uma pequena) facas é melhor do que cinco facas medíocres.

7. Use os melhores ingredientes ao seu alcance e ajude a economia local. Por exemplo, procure comprar peixes frescos da sua região se você mora perto do mar. Para que comprar salmão, um peixe de piscicultura que vem do Chile, se você pode comprar um peixe da sua localidade?

8. Quando uma carne estiver pronta, deixe-a repousar (10 minutos pelo menos) antes de servi-la. Isso é crucial para as fibras relaxarem e os sucos se distribuírem igualmente. Para a carne não esfriar, cubra-a com papel alumínio.

9. Outra coisa obvia mas muitas vezes esquecida: sempre, sempre prove a comida antes de servir. Ajuste os temperos com sal, pimenta e alguma acidez (limão, vinagre etc.) ou outro condimento.

10. Use ervas frescas quando possível. E renove sempre o estoque de ervas secas e condimentos: eles perdem muito rapidamente o perfume (mesmo se ainda estão no prazo de validade).

11. Quando estiver recebendo convidados, não experimente nada novo na cozinha. Não tem nada pior do que você estar recebendo os amigos e relaxando e descobrir que o prato que você resolveu experimentar saiu do forno totalmente diferente daquela foto linda do livro de receitas…

12. Mantenha um caderno de anotações. E escreva nela tudo aquilo de novo que você experimentar, novas combinações, novas medidas.

13. Uma vez por semana, compre um ingrediente novo e experimente usa-lo e introduzi-lo na sua rotina. É experimentando coisas novas que descobrimos novos sabores e combinações.

14. Procure fazer o básico em casa. Para que comprar molho de salada pronto? Faça o seu com três partes de azeite ou óleo, uma parte de vinagre e temperos. Evite usar cubos sintéticos (Knorr, Maggi etc) cheios de conservantes, espessantes etc. Se você tiver um freezer, faça caldos de legume, frango e/ou carne e congele em porções de tamanhos diferentes.

15. Não tenha medo de errar. É normal errar. Até chefs profissionais erram. Aprenda com os erros, anote tudo, preste atenção, e relaxe. mas não deixe de tentar de novo, e de novo e de novo.

MOQUECA DE MEXILHÕES

MOQUECA  DE  MEXILHÕES

Ingredientes:
500 g de mexilhões lavados
300 g de camarão 7 barbas
2 tomates maduros picados
2 dentes de alho
2 limões
1 cebola branca picada
200 ml de leite de coco
100 ml de azeite de dendê
100 ml de creme de leite
Extrato ou molho de tomate para dar uma cor
Sal e coentro a gosto

Modo de preparar:
Lave os mexilhões e os camarões separados. Coloque de molho no limão espremido, refogue a cebola no azeite de dendê, coloque o alho bem picadinho, coloque o tomate, o coentro, escorra o limão e coloque os mexilhões no refogado. Depois de uns 15 minutos coloque o camarão escorrido. Depois de 5 minutos coloque o leite de coco, coloque o creme de leite, prove o sal e corrija se precisar. Deixe mais 5 minutos com a panela tampada e desligue. Ficou muito bom com arroz branco ou quem gosta um pirão do caldo.

MARISCADA

MARISCADA

Ingredientes:
1/2 kg de camarão (rosa ou pistola)
1/2 kg de siri (catado)
1/2 kg de caranguejo (catado)
1/2 kg de polvo
1/2 kg de aratu
1 peixe médio do seu gosto
3 cebolas médias
4 tomates
5 dentes de alho
2 pimentões
5 limões (suco)
1/2 xícara (chá) de azeite dendê
Leite de 1 coco
Sal, pimenta e tempero verde a gosto

Modo de preparar:
Afervente o polvo e depois corte em pedaços, em uma panela grande, vá arrumando os mariscos, sendo que cada um lado a lado. O peixe coloque ao meio, bata no liquidificador o tomate, a cebola, o pimentão, o alho e o tempero verde. Coloque por cima dos mariscos, vá colocando sal e pimenta a gosto, coloque o suco do limão e regue com azeite dendê e quando levantar fervura, coloque o leite de coco e espere de uns 5 a 10 minutos conforme o gosto.

MEXILHÕES COM ALHO PORO E MOLHO CREMOSO DE CURRY

MEXILHÕES  COM  ALHO  PORO  E  MOLHO  CREMOSO  DE  CURRY

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 alho poro grande, ou 2 médios
2 colheres (chá) de curry 
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de caldo de peixe, caldo de legumes ou água
800 g de mexilhões descascados 
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
Salsa picada, sal e pimenta caiena a gosto

Modo de preparar:
Pique a parte branca do alho poro em rodelas finas. Numa frigideira grande, derreta a manteiga em fogo brando e adicione o alho poro. Refogue-o devagar até começar a ficar translucido, tomando cuidado para não queimá-lo. Quando ele estiver macio, adicione o curry, começando com 2 colheres (chá), e a farinha. Refogue por mais uns 2 a 3 minutos e adicione o vinho branco. Aumente o fogo e reduz o vinho pela metade. Acrescente então o liquido (caldo ou água). Misture bem e junte os mexilhões e qualquer liquido que tiver junto a eles. Abaixe o fogo e cozinhe por 5 a 8 minutos. Cheque o tempero e adicione sal e pimenta. Verifique também o curry, se precisar de mais, ponha mais um pouco do pó numa tigela e dilua com um pouco do caldo quente antes de acrescenta-lo aos mexilhões. A quantidade certa vai depender do curry que você está usando. No final, junte o creme de leite. Esquente sem deixar ferver e sirva quente com um punhado de salsa picada.

MEXILHÕES COM LEITE DE COCO

MEXILHÕES  COM  LEITE  DE  COCO

Ingredientes:
1 e 1/2 kg de mexilhão fresco, limpo
2 bulbos de capim limão
400 ml de leite de coco
3 colheres (sopa) de água
3 folhas de limão ou 1 colher (sopa) de raspa de limão
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de molho nam pla
1 colher (sopa) de molho de curry verde tailandês
3 colheres (sopa) de talo de coentro
1 colher (chá) de açúcar
1 maço de manjericão rasgado com as mãos
Manjericão doce tailandês a gosto

Modo de preparar:
Pegue o bulbo de capim limão, retire a parte grossa exterior e corte os bulbos em pedaços de 7 cm. Pegue a parte achatada da faca e pressione contra os bulbos de forma a achata-los. Pegue uma panela tipo wok (ou outro tipo) e coloque para esquentar. Derrame o leite de coco na panela, a água, depois os pedaços de bulbo de capim limão, as folhas de limão (ou raspas), cebolinha, pasta de curry, talos de coentro, molho nam pla e açúcar. Leve tudo à fervura. Jogue os mexilhões dentro, mexa, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar com uma tampa. Tempo de cozimento é aproximadamente 5 minutos, ou até que os mexilhões se abram completamente. Sirva logo em seguida.

ARROZ DE SURURU

ARROZ  DE  SURURU

Ingredientes:
800 g de sururu (mexilhão)
1/2 kg de arroz cozido
2 cebolas picadas
2 tomates picados
1 pimentão verde picado
3 dentes de alho amassados
1 maço pequeno de coentro picado
2 vidros de leite de coco (200 ml cada)
2 colheres (sopa) de óleo
1 limão
Sal a gosto

Modo de preparar:
Lave bem o sururu e depois deixe de molho na água com o suco do limão enquanto corta os temperos. Em uma panela coloque o óleo e frite a cebola e o alho, depois acrescente o pimentão e os tomates e frite um pouco mais. Acrescente metade do coentro picado e o sururu escorrido. Junte o leite de coco e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos. Se precisar acrescente um tiquinho de água. Acerte o sal. Quando o sururu estiver cozido acrescente o arroz cozido e misture bem. Eu gosto dele bem cremoso. Polvilhe o restante do coentro picado e sirva quente.

MEXILHÕES NA CERVEJA

MEXILHÕES  NA  CERVEJA

Ingredientes:
2 kg de mexilhões
300 ml de cerveja
2 pimentas dedo de moça
1 cabeça de alho
1 molho de cebolinha
2 baguetes
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (café) de flor de sal
1 molho de salsa
100 g de manteiga
1 limão (raspas e suco)

Modo de preparar:
Corte o pão no sentido do comprimento. Tempere com um fio de azeite, flor de sal e dois alhos ralados. Leve a baguete para a brasa, junto com a cebolinha. Posicione uma frigideira na brasa. Adicione azeite e os dentes de alho com casca (guarde um dente para o final). Pique a pimenta dedo de moça e adicione na frigideira. Misture bem e adicione os mexilhões. Adicione a cerveja sobre os mexilhões. Misture e espeque os mexilhões abrirem. Coloque a cebolinha inteira sobre os mexilhões. Pique a salsinha e coloque sobre os mexilhões junto com a manteiga. Misture bem até que a manteiga fique derretida. Retire o pão e os mexilhões da brasa. Esfregue um alho cru no pão. Coloque raspinhas de limão sobre o pão. Finalize os mexilhões com limão espremido. Sirva o pão e mexilhão juntos.

SUCO DE KIWI COM PISTACHE

SUCO  DE  KIWI  COM  PISTACHE



Ingredientes:
2 kiwis descascados
50 g de pistache sem casca
500 ml de água
Açúcar ou adoçante a gosto
Gelo a gosto

Modo de preparar:
Em um liquidificador bata o kiwi, o pistache, a água e o açúcar ou adoçante. Sirva gelado.

SMOOTHIE DE MANGA COM PISTACHE

SMOOTHIE  DE  MANGA  COM  PISTACHE







Ingredientes:
1 xícara (chá) de manga descascada e picada
1 xícara (chá) de leite de amêndoas
1 colher (sopa) de pistache sem casca
3 pedras de gelo

Modo de preparar:
Em um liquidificador, bata a manga com o leite de amêndoas até dissolver a fruta. Adicione o pistache e bata por mais 1 minuto. Acrescente o gelo e bata até dissolver as pedras. Sirva imediatamente.

MILK SHAKE DE PISTACHE

MILK  SHAKE  DE  PISTACHE


Ingredientes:
300 g de sorvete de creme
50 g de extrato de pistache
50 g de calda de chocolate
50 g de pistache inteiros sem casca
50 ml de leite

Modo de preparar:
Bata o sorvete juntamente com o extrato de pistache e o leite num bowl gelado com o fuê, até obter uma mistura homogênea. Decore o copo de shake com a calda de chocolate. Sirva a mistura no copo e coloque por cima o restante da calda e finalize com pistache inteiro.

BOLO DE PISTACHE

BOLO  DE  PISTACHE

Ingredientes:
3 ovos grandes
1/2 xícara (chá) de óleo 
1 pote de iogurte natural
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1/2 colher (café) de pasta de pistache
1 colher (sopa) de fermento em pó 
100 g de pistaches picados
Brigadeiro de pistache

Modo de preparar:
No liquidificador, bata os ovos com o óleo, o iogurte e o açúcar. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo, a pasta e o fermento, batendo até ficar homogêneo. Incorpore o pistache. Disponha em forma redonda untada e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar. Depois que esfriar, desenforme, cubra com o brigadeiro de pistache e polvilhe o pistache ou leite em pó.

CHEESECAKE DE PISTACHE

CHEESECAKE  DE  PISTACHE

Ingredientes:
Massa:
1 pacote de bolacha de amido de milho (maisena) 
200 g de manteiga

Recheio:
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
400 g de cream cheese
500 g de pistache sem casca 
5 ovos

Modo de preparar:
Massa: Triture as bolachas e misture com a manteiga. Forre uma forma desmontável (com aproximadamente 25 centímetros de diâmetro). Reserve. 
Recheio: Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador. Coloque na forma com a massa e leve ao forno médio até dourar. Cerca de 45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira.

SMOOTHIE DE PISTACHE

SMOOTHIE  DE  PISTACHE

Ingredientes:
1/4 de xícara (chá) de aveia
1/2 xícara (chá) de pistache
1 xícara (chá) de água 
1 pitadinha de sal
Canela em pó a gosto
Noz moscada ralada na hora a gosto

Modo de preparar:
Coloque a aveia e o pistache em um pote, cubra com água. Deixe de molho por 12 horas, pelo menos na geladeira. Bata no liquidificador todos os ingredientes. Se estiver muito grosso, adicione água aos poucos para diluir. Por último, adicione canela em pó e noz moscada a gosto.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

MOUSSE DE CHOCOLATE COM PISTACHE

MOUSSE  DE  CHOCOLATE  COM  PISTACHE

Ingredientes:
100 g de chocolate meio amargo 
100 g de chocolate ao leite 
4 ovos, claras e gemas separadas
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de pistaches sem casca
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de água
3 colheres (sopa) de queijo mascarpone

Modo de preparar:
Em um recipiente, misture os pistaches, açúcar e água. Coloque a mistura numa assadeira com uma folha de papel manteiga. Aqueça o forno a 180°C e asse os pistaches até dourarem, entre 3 e 5 minutos. Reserve. Pique o chocolate e derreta em banho maria junto com a manteiga. Deixe esfriar. Adicione as gemas, uma por vez, mexendo sempre. Numa batedeira com velocidade media-baixa ou usando um batedor manual, bata as claras com uma pitada de sal até atingirem o ponto de neve. Delicadamente misture a clara em neve à mistura de chocolate. Coloque a mousse em quatro copos. Leve à geladeira por duas horas ou até a mousse ficar firme. Reserve 12 pistaches e amasse o restante. Misture 3 colheres (sopa) de mascarpone com os pedaços dos pistaches. Divida o creme igualmente no topo dos copinhos. Use os pistaches extras para decorar os copos.

CANNOLI DE CREME E PISTACHE

CANNOLI  DE  CREME  E  PISTACHE

Ingredientes:
Massa:
450 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
60 g de gordura vegetal
1 ovo
100 ml de água
40 ml de grappa (ou cachaça)
Óleo para fritar

Recheio:
200 g de ricota fresca
50 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
30 ml de licor de sua preferência
Raspas de limão siciliano a gosto
Pistache moído a gosto

Modo de preparar:
Massa: Na batedeira, bata todos os ingredientes da massa até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 2 horas. Em superfície lisa e polvilhada com farinha, abra a massa com o auxílio de um rolo. Corte a massa em vários círculos com um cortador redondo de mais ou menos 6 cm. Enrole cada círculo em tubete próprio para cannoli. Feche bem, forçando com a mão. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite aos poucos, os cannoli até que fiquem dourados. 
Recheio: Em uma tigela, coloque os 5 primeiros ingredientes do recheio e misture bem. Coloque a mistura em saco de confeitar e recheie os cannoli. Passe as pontas dos cannoli no pistache.

SOPA DE MORANGO COM PISTACHE

SOPA  DE  MORANGO  COM  PISTACHE



Ingredientes:
1 kg de morangos pequenos e maduros
100 g de açúcar
200 g de sorvete de creme
1 xícara (chá) de pistache triturado

Modo de preparar:
Bata os morango no liquidificador com 1/2 xícara (chá) de pistache triturado. Distribua o líquido batido em quatro pratos. Sirva com uma bola de sorvete em cada e o restante do pistache em cima.

DOCE INDIANO DE CENOURA

DOCE  INDIANO  DE  CENOURA

Ingredientes:
650 g de cenoura
3 xícaras (chá) de leite
8 bagas de cardamomo
1/4 de xícara (chá) de óleo vegetal
1/4 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de uva passas
1/3 de xícara (chá) de castanha do pará
250 ml de iogurte natural para servir

Modo de preparar:
Pique a castanha do pará e depois reserve. Rale a cenoura grosseiramente. Coloque a castanha e a cenoura em uma panela com o leite e o cardamomo. Cozinhe até que o líquido evapore completamente -cerca de 40 minutos. Em seguida, aqueça o óleo em uma frigideira e frite a cenoura cozida por 10 minutos -ou até que a cor fique bem intensa. Junte o açúcar, as passas e a metade das castanhas na frigideira. Misture bem e retire do fogo. Sirva quente com iogurte e salpique com mais castanhas.

DOCE INDIANO DE PISTACHE

DOCE  INDIANO  DE  PISTACHE

Ingredientes:
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de semolina fina
1 xícara (chá) de semolina grossa
3 xícara (chá) de açúcar
4 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de pistache triturado
Canela em pó a gosto

Modo de preparar:
Aqueça o óleo numa panela, acrescente as sementes, mexendo até que fiquem amarronzadas, reserve. Em outra panela, faça uma calda fervendo açúcar e água. Junte à mistura de sementes. Em fogo brando e mexendo sempre, adicione a canela devagarinho até conseguir um creme mais encorpado. O doce estará pronto quando desgrudar da panela. Coloque numa forma e, depois que gelar, vire numa travessa, corte em pedaços. Enfeite com canela e pistaches.

PANNA COTTA DE PISTACHE

PANNA  COTTA  DE  PISTACHE


Ingredientes:
500 ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de pasta de pistache
2 colheres (chá) de essência de baunilha de boa qualidade
1 pacote de gelatina incolor em pó
80 g de açúcar

Modo de preparar:
Leve o creme de leite com a essência de baunilha e a pasta de pistache ao fogo. Desligue quando ferver. Hidrate a gelatina e misture ao creme de leite fervido. Ponha em forminhas, cubra com filme plástico. Leve para gelar. Sirva com pistache triturado em cima.

COOKIES DE PISTACHE

COOKIES  DE  PISTACHE

Ingredientes:
3 claras de ovo
220 g de açúcar de confeiteiro peneirado
85 g de farinha de pistache
160 g de farinha de amêndoa

Modo de preparar:
Pré aquecer o forno a 160°C. Bata as claras em neve numa batedeira. Quando começar a endurecer junte o açúcar até formar formar um merengue. Junte o pistache. Se ainda não der para enrolar, pode acrescentar farinha aos poucos. Faça bolinhas com colheres e passe no açúcar confeitado. Coloque em uma forma forrada com papel manteiga e dando um espaço de 3 cm entre os cookies para que não grudem na hora de assar. Asse por 20 minutos.

ISCA DE PEIXE COM MOLHO AGRIDOCE

ISCA  DE  PEIXE  COM  MOLHO  AGRIDOCE

Ingredientes:
1 xícara (chá) de abacaxi fresco em cubos
1 cebola pequena em pedaços
1 dente de alho descascado
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
4 colheres (sopa) de ketchup
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/3 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho (maisena)
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de água gelada
1 kg de filé de tilápia em tiras
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparar: 
Molho agridoce: Bata no liquidificador o abacaxi, a cebola, o alho, o gengibre, o ketchup, o açúcar, o vinagre, sal e pimenta a gosto. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando ou até reduzir e obter consistência de geleia. 
Peixe: Em uma vasilha, misture a farinha, a maisena, o sal e o fermento. Despeje a água, aos poucos, mexendo até adquirir consistência de massa de bolo. Tempere o peixe com sal e pimenta. Passe pela massa e bata ligeiramente para escorrer o excesso. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva com o molho em temperatura ambiente.

ISCAS DE PEIXE CROCANTES COM VINAGRETE

ISCAS  DE  PEIXE  CROCANTES  COM  VINAGRETE

Ingredientes:
Peixe:
800 g de filé de tilápia em tiras
3 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos batidos
2 xícaras (chá) de batata chips triturada
1 colher (sopa) de ervas finas secas
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para fritar

Vinagrete:
2 xícaras (chá) de repolho branco picado
2 xícaras (chá) de repolho roxo picado
1/2 xícara (chá) de uva passa preta sem sementes
1 xícara (chá) de bacon frito picado
1 tomate sem sementes picado
1/2 xícara (chá) de vinagre
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Para o vinagrete, misture todos os ingredientes e reserve em uma molheira na geladeira. Tempere o peixe com o alho, sal e pimenta. Passe pela farinha de trigo, pelos ovos e empane na batata triturada misturada com as ervas finas. Frite, aos poucos, em óleo quente, até dourar. Escorra sobre papel toalha e sirva com o vinagrete.

ISCAS DE CARNE ACEBOLADA

ISCAS  DE  CARNE  ACEBOLADA



Ingredientes:
700 g de contra filé cortado em tiras médias
3 colheres (sopa) manteiga
1 cebola cortada em tiras finas
Sal a gosto

Modo de preparar:
Em uma frigideira antiaderente, frite as lascas de carne na manteiga até dourar e tempere com sal. Retire da frigideira e coloque em um recipiente. Frite a cebola na mesma gordura que fritou a carne, até dourar. Misture com as iscas e sirva.

ISCA DE CARNE COM GORGONZOLA

ISCA  DE  CARNE  COM  GORGONZOLA

Ingredientes:
Carne:
3 colheres (sopa) de óleo
800 g de filé mignon em tiras
Sal e cheiro verde picado a gosto

Molho gorgonzola:
3 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola picado
1 xícara (chá) de creme de leite
Sal a gosto

Modo de preparar:
Molho gorgonzola: Derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio, e cozinhe o queijo com o creme de leite e sal até formar um molho encorpado e começar a ferver. Desligue e reserve. 
Carne: Aqueça uma chapa de ferro que possa ir para a mesa em fogo alto com o óleo, coloque a carne, polvilhe com sal e frite por 5 minutos ou até dourar. Cubra com o molho, polvilhe com cheiro verde e sirva, se desejar, acompanhada de pão.

ISCAS DE CARNE COM ALHO PORÓ

ISCAS  DE  CARNE  COM  ALHO  PORÓ

Ingredientes:
600 g de contrafilé em tiras
1 envelope de caldo de carne em pó
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
2 talos de alho poró fatiados
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Tempere a carne com o caldo de carne, sal e pimenta. Em uma frigideira grande antiaderente aqueça o azeite em fogo alto e doure a carne até secar a água. Junte a cebola, o alho poró e refogue por 5 minutos ou até amaciar. Tempere com sal e pimenta, se necessário, e sirva.

ISCAS DE FRANGO COM MOLHO VERDE

ISCAS  DE  FRANGO  COM  MOLHO  VERDE

Ingredientes:
Frango:
1 kg de filés de peito de frango tipo sassami
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1/2 xícara (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
Suco de 1 limão
Sal, pimenta do reino e cheiro verde picado a gosto
Óleo para fritar

Molho verde:
1/2 xícara (chá) de maionese
3 colheres (sopa) de creme de leite
3 colheres (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Frango: Em uma tigela, tempere os filés com sal, pimenta, o suco de limão, o alho e cheiro-verde, e deixe tomar gosto coberto na geladeira por no mínimo 2 horas. Seque o excesso de líquido dos filés com papel toalha e passe cada um na farinha de trigo, em seguida nos ovos ligeiramente batidos e por último na mistura de fubá e farinha de rosca. Frite aos poucos em óleo quente até dourar e escorra sobre papel toalha. Sirva em seguida acompanhado do molho.
Molho verde: Bata no liquidificador a maionese, o creme de leite, a salsa, sal e pimenta, e mantenha na geladeira. 

FAROFA DE ABOBRINHA E BACON

FAROFA  DE  ABOBRINHA  E  BACON


Ingredientes:
150 g de bacon em cubos
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 dente de alho
1 e 1/2 xícara (chá) de abobrinha sem sementes em cubos
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de milho
1 colher (sopa) de hortelã picada

Modo de preparar: 
Em uma frigideira grande, em fogo médio, doure o bacon no óleo com a cebola, adicione o alho, a abobrinha e o sal. Aumente o fogo para não juntar água e refogue por 5 minutos ou até a abobrinha ficar macia. Adicione a farinha de milho e refogue por 1 minuto. Misture a hortelã, desligue o fogo e sirva em seguida acompanhando peixes e aves.

FRANGO EMPANADO RECHEADO COM ABOBRINHA E QUEIJO

FRANGO  EMPANADO  RECHEADO  COM  ABOBRINHA  E  QUEIJO

Ingredientes:
Frango:
2 peitos de frango
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos batidos
1 xícara (chá) de farinha de rosca
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para fritar

Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 abobrinha picada
1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado
Sal e cheiro verde picado a gosto

Modo de preparar:
Recheio: Aqueça uma panela com o azeite e frite o alho e a abobrinha por 3 minutos ou até ficar al dente. Tempere com sal e cheiro verde, misture e desligue o fogo. Deixe esfriar e misture com a mussarela. Reserve. 
Frango: Com uma faca corte cada peito de frango ao meio, formando 4 metades. Corte cada metade ao meio, sem separar as partes, formando 4 filés grandes. Cubra cada filé com um plástico e martele com um martelo de carne até ficar fino e uniforme. Tempere com o alho, sal e pimenta. Divida o recheio entre os 4 filés e dobre ao meio. Prenda com palitos de dente, passe pela farinha de trigo, pelos ovos batidos e empane na farinha de rosca. Frite, dois por vez, em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.

FRANGO COM QUIABO E TOMATE

FRANGO  COM  QUIABO  E  TOMATE

Ingredientes:
1 kg de sobrecoxa de frango sem pele
2 envelopes de tempero em pó para aves
4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
4 dentes de alho amassados
2 tomates picados
2 xícaras (chá) de quiabo picado
2 xícaras (chá) de água quente
Suco de 1 limão
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Tempere as sobrecoxas com o tempero em pó. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo, em fogo alto, e doure o frango. Reserve. Na mesma panela, refogue a cebola, o alho e o tomate por 3 minutos. Junte o quiabo, regue com o suco de limão e refogue por 2 minutos. Volte o frango para a panela, junte a água, tampe e cozinhe por 10 minutos, em fogo baixo, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela, tempere com sal, pimenta e sirva.

BRUSCHETTA DE PERA E GORGONZOLA

BRUSCHETTA  DE  PERA  E  GORGONZOLA


Ingredientes:
1 pão italiano em fatias
2 xícaras (chá) de queijo gorgonzola picado
1 peras fatiadas
Mel a gosto
Azeite e sal a gosto

Modo de preparar:
Passe azeite e sal nas fatias de pão italiano e leve-as ao forno pré-aquecido baixo por apenas 10 minutos só para tostar. Em seguida, coloque as peras, o gorgonzola e o mel por cima. Sirva imediatamente.