Páginas

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

LICOR DE CAFÉ

LICOR  DE  CAFÉ

Ingredientes:
1 xícara (chá) de café em pó
1/2 litro de cachaça de boa qualidade
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparar:
Numa garrafa que feche bem, coloque o café, a cachaça e 1/2 xícara (chá) de água. Deixe macerar por 8 dias. Após este tempo, misture o açúcar com a outra 1/2 xicara (chá) de água e leve ao fogo. Deixe levantar fervura e cozinhar por alguns minutos. Junte a baunilha. Acrescente à mistura de café e cachaça. Mexa muito bem. Coe e passe para uma garrafa bem limpa. Tampe e deixe descansar por 3 semanas.

LICOR CREMOSO DE AMARULA

LICOR  CREMOSO  DE  AMARULA





Ingredientes:
1 pote de doce de leite (400 g)
1 caixa de creme de leite (200 g)
1 xícara (chá) de vodca
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de aroma de amarula

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque numa garrafa de licor e conserve na geladeira. Sirva gelado.

LICOR DE LARANJA

LICOR  DE  LARANJA

Ingredientes:
3 laranjas com casca de cor bem forte
3 xícaras (chá) de vodca
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparar:
Descasque as laranjas, tirando a casca bem fina (só a parte colorida, pois a parte branca é amarga). Coloque a casca sobre papel toalha para retirar o excesso de sumo. Coloque a polpa e a casca num pote de vidro com capacidade para 1 litro, com tampa de rosquear, esterilizado em água fervente por cerca de 5 minutos. Junte 2 xícaras (chá) de vodca. Guarde num local fresco e escuro por 2 dias ou até que a vodca tenha absorvido o sabor da casca de laranja. Retire as cascas. Junte o açúcar e agite o pote até o açúcar dissolver. Acrescente o restante da vodca e mexa até a mistura ficar transparente. Tampe o pote e guarde em local fresco e escuro por 1 semana. Coe e filtre num pano fino.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

LICOR DE TANGERINA

LICOR  DE  TANGERINA





Ingredientes:
2 xícaras (chá) de álcool (96°)
2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
Cascas de 6 tangerinas (escolha frutas com as cascas bem bonitas)

Modo de preparar:
Ponha as cascas de tangerina de molho no álcool para macerar durante 5 dias, usando uma vasilha de louça. Misture a água e o açúcar numa panela. Leve ao fogo e faça uma calda rala. Junte a mistura de cascas de tangerina e álcool e mexa bem. Depois passe tudo por uma pano fino e limpo. Em seguida, coe num filtro de papel forrado com uma porção de algodão. Guarde por 10 dias antes de utilizar.

LICOR DE JABUTICABA

LICOR  DE  JABUTICABA




Ingredientes:
1 kg de jabuticaba madura
1 litro de cachaça de boa qualidade
1 kg de açúcar
2 xícaras (chá) de água

Modo de preparar:
Lave bem as jabuticabas e seque com um pano limpo. Coloque em uma vasilha grande e soque com um pilão até todas ficarem abertas e formar um suco. Misture com a pinga e coloque em um garrafão ou garrafa com tampa. Mantenha em local escuro e arejado por 10 dias para tomar gosto. Coe e reserve. Em uma panela, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo médio até formar uma calda grossa. Adoce o licor com a calda a gosto e coloque em garrafas. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

LICOR DE JENIPAPO

LICOR  DE  JENIPAPO




Ingredientes:
7 jenipapos
1 litro de álcool para licores (40°)
7 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de água

Modo de preparar:
Lave os jenipapos, descasque e corte bem miúdos. Em seguida coloque os jenipapos em infusão no álcool para licores durante 15 dias. Após este prazo, esprema. Prepare uma calda com açúcar e a água e, ainda quente, despeje no álcool com o jenipapo. Mexa e deixe esfriar numa panela esmaltada. Engarrafe e deixe passar 1 mês ou 2 para coar num pano limpo. Depois coe em flanela e deixe passar novamente 2 meses. Torne a coar na flanela e, em seguida, no coador de papel.

LICOR DE CACAU

LICOR  DE  CACAU

Ingredientes:
1/2 kg de sementes de cacau
7 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de água
1 litro de álcool para licores (42°C)
1 colher (chá) de baunilha em pó (rale 1 fava de baunilha)

Modo de preparar:
Torre o cacau e, depois, descasque e moa. Em seguida, coloque num frasco grande. Numa panela, leve ao fogo o açúcar e a água. Quando formar uma calda rala, tire do fogo e adicione imediatamente o litro de álcool para licores e a baunilha. Logo em seguida, despeje por cima do cacau moído. Deixe em infusão por 15 dias. Coe num pano grosso e, depois, em flanela. Deixe descansar por 1 mês. Após esse prazo, passe novamente em flanela e vá procedendo assim durante cerca de 6 meses (pois junta muita gordura).

DOCE DE QUEIJO EM CALDA

DOCE  DE  QUEIJO  EM  CALDA

Ingredientes:
Massa:
4 xícaras (chá) de queijo minas curado e ralado
3 ovos inteiros
2 a 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:
2 litros de água filtrada
2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de preparar:
Calda: Comece pela calda, pois ela deve estar fervendo quando a massa ficar pronta. Coloque a água e o açúcar em uma panela funda, para não derramar quando ela subir ao colocar a massa para cozinhar.
Massa: Misture o queijo com os ovos e o trigo. Acrescente por último o fermento. A massa deve ficar homogênea, de modo que se possa fazer bolinhas com ela. Quando a calda estiver fervendo coloque as bolinhas, uma a uma. Deixe cozinhando por cerca de 10 minutos.
Dica: Não use queijo muito salgado, pois o sal interfere no sabor final do prato.

CAMARÃO NO ALHO E ÓLEO

CAMARÃO  NO  ALHO  E  ÓLEO

Ingredientes:
2 kg de camarão 7 barbas, limpo com casca e sem cabeça
Azeite extra virgem de boa qualidade
Alho picado
Sal a gosto

Modo de preparar:
Em uma travessa coloque os camarões e tempere-os com sal e alho a gosto. Aqueça uma frigideira de teflon com uns fios de azeite. Após aquecer bem, jogue os camarões aos poucos e mexa de vez em quando, até dourá-los. Retire da frigideira e coloque em papel toalha. Repita a operação com o restante dos camarões. Sirva com arroz branco e purê de batatas.