Páginas

sábado, 8 de abril de 2017

MUFFINS DE SALMÃO SEM GLÚTEN

MUFFINS  DE  SALMÃO  SEM  GLÚTEN

Ingredientes:
300 g salmão fresco
100 g ricota caseiro
3 ovos médio
50 g azeitona verde fatiada light
2 colheres (chá) de orégano desidratado
1 colher (chá) de páprica picante
100 g de cebola roxa
2 colheres (sopa) de cebolinha verde
1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
2 colheres (chá) de fermento em pó

Modo de preparar:
Preaqueça o forno a 180ºC. Higienize a cebola e a cebolinha. Pique a cebola e a cebolinha. Tire a pele do salmão e desfie, pique as azeitonas. Em um processador ou liquidificador processe o salmão, os ovos inteiro, a ricota, a cebola, a páprica, o orégano até ficar uma massa pastosa. Acrescente o amido, as azeitonas e o fermento, processe por mais 2 minutos. Desligue, acrescente a cebolinha e misture. Unte forminhas de silicone ou outras com azeite e preencha 2/3 com a massa. Leve ao forno por 25 minutos, desligue o forno e deixe mais 10 minutos. 

GELEIA DIET DE CASCAS DE GOIABA

GELEIA  DIET  DE  CASCAS  DE  GOIABA

Ingredientes:
464 g goiaba natural orgânica
240 ml de água
7 colheres (sopa) adoçante sucralose em pó
10 cravos da índia
5 pimentas caiena (dedo de moça)

Modo de preparar:
As goiabas podem ser orgânicas, devem estar maduras e as cascas são um reaproveitamento de outra receita com goiabas. Antes foram higienizadas e descascadas, higienize também a pimenta e deixe algumas sementes se preferir, com as sementes aumentará a picancia, ardor. Bata no liquidificador as cascas das goiabas junto com a água. Leve ao fogo médio uma panela com o batido, o adoçante, os cravinhos e a pimenta, ao iniciar a fervura deixe por 25 minutos, sempre mexendo. Rendeu 400 g de geleia. Utilize a geleia de cascas de goiaba no lanche ou café da manhã com pão ou torradas ou em rocamboles, tortas.

BOLO PODRE PORTUGUÊS

BOLO  PODRE  PORTUGUÊS

Ingredientes:
2 xícaras (chá) farinha de trigo com fermento
60 g de castanha de caju
2 ovos grandes
1/3 de xícara (chá) de açúcar demerara orgânico
2 colheres (sopa) de creme vegetal sabor manteiga
1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de vinho do porto doce
3 colheres (sopa) de mel de abelha
1 colher (sopa) de canela em pó
1/3 de xícara (chá) de leite desnatado

Modo de preparar:
Peneire a farinha e pique grosseiramente as castanhas de caju (pode substituir por nozes). Reserve. Utilizei a xícara medidora de 240 mililitros e a colher de sopa de 15 mililitros. Preaqueça o forno a 180ºC. Em uma batedeira bata os ovos, o açúcar, a manteiga (em temperatura ambiente), o azeite, o vinho do Porto, a canela, o mel e o leite por 3 minutos na velocidade. Acrescente a farinha aos poucos na velocidade 2 por 2 minutos. Desligue a batedeira e por fim junte as castanhas de caju, misture com uma espátula. Unte uma forma de furo central (usei de silicone) com manteiga e farinha, leve ao forno na prateleira do meio por 50 minutos ou faça o teste do palito. Espere amornar e desenforme. Sirva o bolo podre português de preferência no dia a seguir.

CREAM CHEESE DE AMÊNDOAS

CREAM  CHEESE  DE  AMÊNDOAS

Ingredientes:
1 xícara (chá) de amêndoas inteiras
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa), mais 1/4 de xícara (chá) de azeite extra virgem
1 colher (chá) de alho picado
1 colher (chá) de sal marinho
1 colher (sopa) de folhas frescas de tomilho
1 colher (chá) de folhas frescas de alecrim

Modo de preparar:
Coloque as amêndoas em uma tigela e cubra com água fria.. Deixe de molho 24 horas. Escorra a água e enxague as amêndoas em água corrente fria. Processe as amêndoas com o suco de limão, 3 colheres de sopa de azeite, alho, sal e 1/2 xícara (chá) de água fria, por 6 minutos, (deve ficar suave e cremosa). Coe e coloque em um pano, torcendo bem para extrair a umidade. Prenda com elástico e deixe descansar por 12 horas. Descarte o líquido.

CREAM CHEESE DE CASTANHA DE CAJU

CREAM   CHEESE  DE  CASTANHA  DE  CAJU

Ingredientes:
1 xícara (chá) de castanha de caju
1/4 de xícara (chá) de leite de amêndoas
2 colheres (sopa) de tahini
2 colheres (sopa) de levedo de cerveja
1/2 colher (sopa) de cebola em pó
1/2 colher (sopa) de sal
1/4 de colher (sopa) de alho em pó
1/4 de colher (sopa) de pimenta branca em pó

Modo de preparar:
Coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos ou no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Conserve o queijo cremoso em um pote hermético na geladeira.

QUEIJO DE AMÊNDOAS COM TOMATES SECOS

QUEIJO  DE  AMÊNDOAS  COM  TOMATES  SECOS

Ingredientes:
Ervas e temperos:
2 colheres (sopa) de tomates secos cortados bem miudinhos
1 colher (chá) de páprica em flocos (opcional)
1 colher (chá) de orégano seco
1 pitada de pimenta caiena em pó (opcional)
1 colher (sopa) de azeite de oliva para macerar as ervas
Pimenta preta moída a gosto
Água quente para hidrata os tomates secos

Queijo:
1/2 xícara (chá) de castanhas de caju demolhadas por pelo menos 30 minutos
1 e 1/2 xícara (chá) de água fria 
5 colheres (chá) de ágar ágar em pó (branquinho)
1 colher (chá) de alho em pó sem sal (opcional)
1 colher (chá) de cúrcuma (para o queijo ficar amarelo)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
Suco de limão a gosto

Modo de preparar:
Ervas e temperos:  Comece preparando os tomates secos. Corte em pedaços bem pequenos e deixe hidratando com um pouco de água quente. Coloque apenas o suficiente para cobrir levemente os pedacinhos de tomate. Acrescente todas as ervas que for utilizar a esta mistura de tomate seco. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta, regue com 1 colher de sopa de azeite de oliva e reserve enquanto prepara o restante da receita.
Queijo: Comece preparando o recipiente onde você vai modelar o queijo. Use um pirex ou tigela de preferencia de vidro ou louça no formato que você desejar. Eu usei um pequeno pirex de vidro com tampa. Evite usar recipientes de plástico para modelar o queijo por causa do azeite que vai ser utilizado como base. Unte o pirex com azeite de oliva e espalhe bem. Coloque a mistura de ervas com o tomate seco no fundo do pirex untado e reserve enquanto prepara o queijo. Escorra as castanhas e leve ao liquidificador acrescentando e o sal. Bata bem e reserve. Em uma panela pequena dissolva o ágar-ágar na água fria e ferva por uns dois minutos mexendo sempre.
Dica: Misture bem o ágar ágar na água fria e depois leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar a ferver conte dois minutos. Leve o ágar ágar fervido imediatamente ao liquidificador onde estão as castanhas previamente batidas. Bata bem (tem que ser rápido, lembre-se de que o ágar ágar endurece muito rapidamente). Continue batendo até conseguir uma mistura bem homogênea. Se for necessário desligue o liquidificador e com o auxilio de uma espátula empurre pra baixo o que ficou grudado nas laterais do copo do liquidificador e bata novamente mais um pouco. Acrescente o azeite de oliva, a cúrcuma e o sumo de limão. A quantidade de limão é a seu gosto. Geralmente eu uso 2 colheres (sopa). Despeje esta mistura imediatamente no pirex que foi previamente preparado com as ervas e o tomate seco. Tampe e leve a geladeira para firmar. Sirva gelado. É muito gostoso para ser degustado com torradinhas, crackers, com legumes crus cortados ou para preparar sanduíches e wraps. Caso você preferir pode colocar um pedacinho do tomate seco macerado nas ervas no liquidificador. Faça do jeito que você quiser. Reúna todos os ingredientes que serão utilizados para o preparo do queijo para quando necessitar. Esprema o sumo do limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar- ágar que endurece muito rapidamente. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes a mão.

QUEIJO TIPO FRESCAL DE CASTANHA DE CAJU

QUEIJO  TIPO  FRESCAL  DE  CASTANHA  DE  CAJU

Ingredientes:
1 xícara (chá) de castanha de caju sem torrar e sem sal
1 e 1/2 xícara (chá) de água filtrada
1 limão espremido
1 colher (chá) de sal do himalaia ou marinho
1 colher (sopa) de gelatina agar agar (branca)
1 e 1/2 colher de sopa de polvilho azedo
Ervas aromáticas a gosto (opcional) 

Modo de preparar:
Você vai precisar de castanhas de caju cruas, ou seja, sem torrar e sem sal para que o queijo fique bem branquinho e com um sabor suave. Enxague as castanhas em água corrente antes de colocar de molho, escorra bem a água e coloque as castanhas em um recipiente de vidro para demolhar. Não use agar agar em flocos para esta receita. Tem que ser o agar agar em pó que não tem sabor. O de flocos vai alterar o sabor do queijo porque tem um gosto forte de algas. Deixe as castanhas demolhar por 8 horas na geladeira em recipiente de preferência de vidro tampado. Passado o tempo de demolhar, escorra a água. As castanhas vão estar bem macias e hidratadas após este período de molho. Use uma peneirinha para escorrer bem a água do molho. Coloque as castanhas escorridas no liquidificador, adicione a água filtrada e bata até ficar cremoso e toda castanha triturada. Adicione a água filtrada. Bata até obter uma mistura cremosa e homogênea. Desligue o liquidificador um pouco e com uma espátula empurre as partes sólidas de castanha que possam grudar nas laterais do copo do liquidificador. Bata novamente. Adicione o polvilho, o sal, o suco de um limão e o agar agar e bata novamente. Você vai obter uma espécie de leite cremoso de castanhas. Despeje a mistura em uma panela, leve ao fogo baixo e mexa com uma colher de pau. Mantenha a panela em fogo baixo e continue mexendo sempre. Continue mexendo até que a mistura comece a engrossar e se desprender do fundo da panela. Quando soltar do fundo da panela, sempre mexendo, conte mais dois minutos e  desligue a panela. Use um pirex no formato que preferir para modelar o seu queijinho. Unte com azeite de oliva ou óleo vegetal. Não use recipientes de plásticos porque a mistura está quente e em contato com o plástico libera substâncias tóxicas. Despeje a mistura no pirex e ajeite os cantinhos como auxilio de uma espátula para evitar que fique espaços vazios. Ajuste a superfície para ficar bem lisinha com o auxilio da espátula. Faça isto enquanto a mistura ainda está quente. Tampe o recipiente e leve a geladeira por pelo menos 3 horas antes de desenformar. Desenforme em um prato para servir. O que sobrar devolva ao prato de vidro com tampa para colocar de volta na geladeira. O queijo se mantém fresco por até 10 dias na geladeira. Se quiser acrescentar ervas aromáticas, faça depois de desligar a panela. Se quiser pode forrar o prato onde vai modelar com ervas e temperos de sua preferencia. O queijo fica lindo depois de desenformado com o colorido das ervas.

LEITE CONDENSADO DE AVEIA

LEITE  CONDENSADO  DE  AVEIA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar cristal
1/2 xícara (chá) de água fervente
3/4 de xícara (chá) de farinha de aveia 

Modo de preparar:
Bata o açúcar e a água fervente no liquidificador por mais ou menos 3 minutos em potência máxima. Acrescente então a aveia e bata por mais uns 2 minutos ainda em potencia máxima ate obter um creme liso e na consistência do leite condensado tradicional. O tempo indicado nesta receita é para o caso de um liquidificador super potente, e  pode variar de acordo com a potencia do seu liquidificador. Se precisar bater mais tempo, não se preocupe, continue até conseguir a consistência desejada. Conserve na geladeira de preferencia em um vidro ou pirex com tampa. Dura de 3 a 5 dias. A cor final vai depender do açúcar utilizado. Na realidade não fica branquinho como o leite condensado industrial, fica um branco amarelado, meio pardo. Mas vale a pena experimentar por ser uma opção mais saudável. Esta é uma alternativa super boa para substituir os produtos de caixinha ou enlatados, que geralmente são derivados de soja e a maioria das pessoas que experimentaram reclama do sabor. Realmente este leite condensado fica uma delicia. Muito rápido e fácil de fazer que eu nem acreditei que em poucos minutos e com tão poucos ingredientes, consegui um pote cheio de leite condensado.

RICOTA DE CASTANHA DE CAJU COM ERVAS

RICOTA  DE  CASTANHA  DE  CAJU  COM  ERVAS

Ingredientes:
1 xícara (chá) de castanha de caju crua
1 dente de alho pequeno
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (chá)  de páprica defumada em flocos
1 colher (chá) de salsinha desidratada
1 colher (chá) de manjericão desidratado
1/2 colher (chá) de pimenta caiena (opcional)
1 colher (chá) de mostarda em pó (opcional)
1 colher (sopa) de suco (sumo, caldo) de limão (limão espremido)
Água filtrada se necessário para dar o ponto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Comece preparando as castanhas. Lave bem e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho na geladeira por no mínimo 8 horas. Pode colocar a noite e preparar a ricota no dia seguinte. Não tem problema que as castanhas fiquem de molho mais de 8 horas, muito pelo contrario, e bem melhor para o preparo da ricota. Quando as castanhas estiverem prontas, escorra bem e despreze a água do molho. Posicione a peneira em um recipiente para escorrer bem a água. Coloque as castanhas escorridas no processador. Acrescente o alho, o azeite de oliva  e processe ate obter uma massa uniforme. Se for necessário, desligue o processador, empurre a massa de castanhas para baixo com o auxilio de uma espátula. Caso necessite pode colocar um pouco de água filtrada para ajudar a formar a massa e conseguir o ponto desejado. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, adicione a mostarda em pó, o limão, a páprica em flocos e bata mais um pouco. Esta ricota deve ficar bem consistente. Muito cuidado se acrescentar água para não perder o ponto. O ideal é que se consiga modelar uma ricota como mostra a foto. Para isto e necessário consistência firme na massa preparada. Quando a massa da ricota estiver processada, acrescente as ervas aromáticas. Coloque as de sua preferencia, ou se gostar da sugestão que eu fiz, siga as quantidades indicadas.  Apenas misture com a espátula para que as ervas se incorporem a massa da ricota. Eu usei um recipiente de vidro redondo para modelar a minha ricotinha. Eu não aconselho a colocar em recipiente de plástico. Evite armazenar alimentos em recipientes de plástico na geladeira. Vidro é sempre a melhor escolha. Unte o pequeno pirex de vidro com azeite de oliva e coloque a ricota ajeitando com a espátula. O ideal é colocar aos poucos e ir ajeitando com a espátula  para remover o ar e evitar que fiquem espaços vazios no meio. Tampe o pirex e leve a geladeira por pelo menos 30 minutos antes de desenformar. Caso não queira esperar todo este tempo e não se importe em modelar, pode servir assim mesmo simplesmente colocando em um prato. Mas o bom mesmo é servir bem geladinha e deixar que os temperos incorporem na ricota. Quando for desenformar, pegue uma faca sem ponta e vá "abrindo" os cantinhos da ricota com a faca para soltar com mais facilidade e desenformar bem inteirinha. Caso quebrar algum cantinho, modele com uma colher ou faca. Decore a seu gosto, você  pode salpicar orégano ou salsinha desidratada, e moer uma pimentinha preta por cima. Use a sua imaginação e faca a sua ricota ficar bem lindinha e saborosa. Pronto, está feita a deliciosa ricota de castanha de caju que pode ser servida com crackers, torradinhas, como recheio de sanduíches, lasanhas vegetais crudivoras, ou mesmo simplesmente servir com legumes e vegetais frescos como eu fiz.

RICOTA DE MACADÂMIA VEGANA

RICOTA  DE  MACADÂMIA  VEGANA



Ingredientes:
3 e 1/2 xícaras (chá) de macadâmia demolhadas por 2 horas ou mais
1/2 xícara (chá) de água (ou mais se precisar)
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de sal marinho
1/2 colher (sopa) de ervas aromáticas de sua preferência

Modo de preparar:
Bata os ingredientes no processador até que fique fofo. Se necessário, adicione mais água.

CONSERVA DE BATATAS COM ALECRIM VEGANA

CONSERVA  DE  BATATAS  COM  ALECRIM  VEGANA

Ingredientes:
1 kg de batata bolinha
1 cebola grande picada
3 colheres (sopa) de alecrim picado
1/4 de xícara (chá) de vinagre
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de azeite de oliva
Sal e pimenta dedo de moça picada a gosto

Modo de preparar:
Lave bem as batatas e cozinhe na água com sal até ficarem macias e firmes. Escorra e deixe esfriar. Misture a cebola, o alecrim, o vinagre, a água, o azeite, o sal e a pimenta. Junte a batata, tampe o recipiente e deixe curtir no mínimo 3 horas antes de servir.
Dica: Quanto mais tempo curtida no molho, mais saborosa fica. Sirva como entrada ou aperitivo.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

GELADO DE CHOCOLATE VEGANO

GELADO  DE  CHOCOLATE  VEGANO

Ingredientes:
3/4 de xícara (chá) de castanha de caju crua, de molho por 8 horas
1 e 1/2 xícara (chá) de água
4 xícaras (chá) de banana congelada em rodelas
4 tâmaras
3 colheres (sopa) de cacau em pó de ótima qualidade
2 colheres (chá) de extrato natural de baunilha
2 colheres (sopa) de rum

Modo de preparar:
Escorra as castanhas e triture no liquidificador com a água até elas se dissolverem completamente. Dependendo da potência do seu liquidificador vai levar de 30 segundos a alguns minutos então seja paciente. Esfregue um pouco do líquido entre os dedos: quando não sentir mais grânulos está pronto. Reserve (deixe o leite dentro do liquidificador). Remova os caroços das tâmaras e pique-as grosseiramente. Despeje as tâmaras picadas e o resto dos ingredientes no liquidificador (junto com o leite de castanhas) e triture até ficar homogêneo. Você vai precisar desligar o liquidificador algumas vezes e mexer tudo com uma espátula, empurrando o gelato na direção das hélices. A mistura deve ficar com aparência de sorvete mole e não deve ter nenhum pedacinho de banana inteiro. Transfira o gelato pra um recipiente de plástico com tampa e coloque no congelador. Quando estiver quase completamente congelado, despeje pedaços do gelato no liquidificador e triture novamente, pra quebrar os cristais de gelo. Mais uma vez você precisará desligar o motor algumas vezes e empurrar a mistura com uma espátula na direção das hélices. Despeje o gelato no recipiente de plástico e coloque de volta no congelador até ficar firme o suficiente pra servir. Esse gelato é super cremoso se servido poucas horas depois de ter sido preparado, mas pode ser conservado no congelador durante alguns dias (deixe alguns minutos em temperatura ambiente antes de servir). Esqueci de medir, mas acho que rende aproximadamente 1 litro. 
Dica: Teoricamente castanhas de caju nunca são cruas, já que é preciso assá-las pra extraí-las da casca, mas me refiro aqui à castanhas que não foram torradas, aquelas branquinhas e sem sal. As melhores tâmaras são macias e suculentas. Se suas tâmaras estiverem meio secas e duras, deixe-as de molho em água morna por 1 hora. Aqui onde moro tem tâmaras por toda a parte, mas sei que no Brasil além de ser mais difícil de encontrar, elas custam uma fortuna. Nunca testei a receita sem elas, mas acredito que xarope de agave funcione como substituto. Claro que as tâmaras não são usadas só pra adoçar, elas acrescentam um suave sabor caramelizado que adoro, mas tenho certeza que o gelato ainda será delicioso sem elas. Se quiser um sabor de chocolate mais intenso, simplesmente elimine-as que o doce da banana é suficiente pra adoçar o gelato. Se for substituir as tâmaras pelo agave, acredito que 4 colheres (sopa) sejam suficientes. Use o melhor cacau que encontrar, puro e sem açúcar. Vai fazer uma grande diferença no sabor final. Gelato não é servido totalmente congelado, mas é difícil controlar a temperatura dentro de um congelador doméstico. Por isso recomendo não colocar o gelato diretamente sobre o gelo (coloque-o sobre a grelha do congelador, se o seu tiver uma, ou sobre outro recipiente pra impedir o contato direto com o gelo) e servir assim que atingir a conscistência ideal: quase congelado mas ainda cremoso. Se sobrar gelato pra ser servido mais tarde, lembre de tirá-lo do congelador alguns minutos antes de degustá-lo. O único imperativo pra fazer essa receita é ter um liquidificador potente. Se seu liquidificador não tritura bem e deixa pedaços de fruta inteiros mesmo nas vitaminas, esqueça essa receita ou compre um liquidificador digno desse nome. Não quero fazer propaganda aqui, mas minha cunhada jura que os daquela marca que começa com “ar” e termina com “no” são os melhores de todos.

ARROZ CARRETEIRO DE LEGUMES VEGANO

ARROZ  CARRETEIRO  DE  LEGUMES  VEGANO

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 xícara (chá) de abóbora em cubos pequenos
1/2 abobrinha em cubos pequenos
1/2 pimentão amarelo em cubos pequenos
1 e 1/2 xícara (chá) de brócolis cortado em floretes pequenos
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de orégano
1 pitada de pimenta do reino preta moída
2 xícaras (chá) de arroz sete grãos
4 xícaras (chá) de água fervente

Modo de preparar:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Deixe dourar um pouco em seguida acrescente os legumes, a mostarda, o sal, o orégano e a pimenta. Mantenha os legumes refogando por 5 minutos até começarem a amolecer. Adicione o arroz e a água, misture bem e abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar até a água secar (aproximadamente 20 minutos). Sirva em seguida.

COQUINHO DOCE VEGANO

COQUINHO  DOCE  VEGANO

Ingredientes:
1 coco fresco
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de preparar:
Quebre o coco, retire sua polpa e corte-a em pedaços pequenos. Em uma panela de fundo largo, coloque o coco, o açúcar, o chocolate e 1/2 xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando. Quando começar açucarar, mexa vigorosamente, sem parar, até secar bem. Retire do fogo e deixe esfriar em uma assadeira.
Dica: Se preferir, ao invés de preparar o coco em cubinhos, use 2 xícaras (chá) de amendoim torrado, sem pele.

BIFE DE SOJA À MILANESA VEGANO

BIFE  DE  SOJA  À  MILANESA  VEGANO

Ingredientes:
4 unidades de bife de soja (PTS)
3 xícaras (chá) de água morna para hidratar

Tempero:
4 dentes de alho espremidos
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto

Empanar:
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa bem cheias) de farinha de trigo ou amido de milho (maisena)
Farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de preparar:
Numa tigela funda coloque os bifes para hidratar na água por 10 minutos. Escorra e verifique se estão hidratados por igual ou se alguma parte ainda está seca. Caso necessário deixe mais tempo na água. Drene delicadamente o excesso pressionando os bifes entre as mãos. Coloque os bifes em uma travessa e envolva-os com os ingredientes do tempero: suco de limão, alho, sal e pimenta. Deixe de molho por 30 minutos. Escorra os bifes antes de empanar, assim o líquido do molho não entrará em contato com o óleo quente. Passe os bifes pela mistura de farinha de trigo dissolvida na água, em seguida empane na farinha de rosca. Aqueça o óleo numa frigideira e frite os bifes dos dois lados, garantindo que fiquem crocantes. Cuidado para não queimar! Sirva quente.
Dica: Sirva acompanhando uma refeição completa. Fica ótimo com limão espremido, mostarda Dijon, molho de pimenta ou gergelim, creme de milho, vinagrete, molho de tomate, branco ou rosê.

TORTA VEGETARIANA - OVO LACTO

TORTA VEGETARIANA  -  OVO  LACTO

Ingredientes:
Massa:
1 tablete de caldo de legumes
1/4 de xícara (chá) de água quente
3/4 de xícara (chá) de óleo
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de água fria
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
1 xícara (chá) de cascas de beterraba 
2 xícaras (chá) de folhas de couve flor 
1 xícara (chá) de talos vegetais picados 
1/2 xícara (chá) de cebola ralada 
1 dente de alho amassado 
2 colheres (sopa) de óleo 
1 xícara (chá) de cenoura ralada com casca 
1 xícara (chá) de tomate picado 

Modo de preparar:
Massa: Dissolva o caldo de legumes na água quente. Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção dos dois últimos. Coloque a farinha e o fermento em uma tigela e acrescente a mistura do liquidificador aos poucos, mexendo para homogeneizar.
Recheio: Lave bem a casca de beterraba, as folhas de couve-flor e os talos de vegetais. Pique e reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo. Acrescente os outros ingredientes, misture bem e deixe refogar até ficarem macios.
Montagem: Em uma assadeira untada, coloque a metade da massa, acrescente o recheio e despeje por cima o restante da massa. Leve para assar em forno pré-aquecido até que, ao espetar um palito, este saia limpo.
Dica: Podem ser usados talos de salsa, agrião, espinafre, beterraba, couve, brócolis e outros.

HAMBÚRGUER DE SOJA E BATATA DOCE II

HAMBÚRGUER  DE  SOJA  E  BATATA  DOCE  II


Ingredientes:
1 xícara (chá) de água fervente
1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja
1 colher (sopa) de pasta de tomate
1 xícara (chá) de feijão cozido
1 cenoura cozida
2 dentes de alho
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 batatas doce médias
Sal e pimenta a gosto
Farinha de trigo integral para dar liga

Modo de preparar:
Hambúrguer: Misture a água fervente com a proteína de soja e a pasta de tomate. Deixe descansar por 10 minutos. Em um processador de alimentos, coloque a proteína de soja e os ingredientes restantes, exceto a farinha, até formar um purê. Passe as mãos na farinha e forme 6 hambúrgueres da mistura. Despeje sobre um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Grelhe em uma frigideira untada por 10 minutos de cada lado.
Batata: Lave as batatas com uma escovinha. Faça um risco até o centro e leve para assar em forno bem quente. Quando estiver macia, cerca de 30 minutos, (verifique espetando um garfo), tempere com sal e uma pitada de creme vegetal.

PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA COM INHAME VEGANA

PROTEÍNA  TEXTURIZADA  DE  SOJA  COM  INHAME  VEGANA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja fina
1/2 cebola picadinha
3 dentes de alho picados
3 inhames pequenos
Louro em pó, açafrão da terra  e colorau a gosto
Cebolinha, azeite e sal a gosto

Modo de preparar:
Coloque a proteína texturizada de soja em um recipiente, salpique sal e louro em pó a gosto. Hidrate com água morna por 2 minutos. Retire o excesso da água e reserve. Corte o inhame em pequenos cubos, reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite, quando dourar acrescente o inhame, a soja e o colorau. Cubra com água e deixe cozinhar em fogo baixo até o inhame ficar macio, verifique o sal. Se necessário, destampe a panela para a água secar mais. Quando estiver pronto salpique cebolinha a gosto e sirva.
Dica: O inhame é um dos Onze superalimentos que você deveria consumir mais.

PROTEÍNA DE SOJA REFOGADA VEGANA

PROTEÍNA  DE  SOJA  REFOGADA  VEGANA

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja grossa
6 dentes de alho picados ou a gosto
1 cebola cortada em meias luas
1/2 pimentão amarelo cortado em tiras finas (opcional)
Cheiro verde, azeite e sal a gosto

Modo de preparar:
Hidrate a proteína de soja por 10 minutos. Escorra a água e aperte bem para retirar todo excesso, reserve. Refogue em um pouco de azeite o alho e a cebola picados. Quando começar a dourar, acrescente o pimentão cortado em tiras, tampe a panela e deixe em fogo médio para o pimentão ficar macio, sempre mexendo para não queimar. Assim que o pimentão estiver macio acrescente a proteína de soja já hidratada, e deixe "fritar" até ficar bem douradinha. Acerte o sal. Por último acrescente cheiro verde a gosto e sirva.

VINAGRE DE COUVE FLOR

VINAGRE  DE  COUVE  FLOR

Ingredientes:
1 couve flor separada em buquês
2 tomates italianos cortados em cubinhos
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho espremido
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada generosa de curry
Sal a gosto

Modo de preparar:
Lave bem a couve-flor e deixe-a bem umedecida. Cozinhe a couve flor no microondas, no vapor, dentro de um refratário com tampa por 8 minutos e deixe esfriar. Misture o tomate com a cebola, o alho, o vinagre balsâmico, o azeite, o curry e o sal. Mexa muito bem e depois junte este vinagrete à couve-flor já cozida. Se quiser finalize com salsa fresca picadinha e leve para gelar até o momento de servir.

SORVETE NATURAL DE ABACATE VEGANO

SORVETE  NATURAL  DE  ABACATE  VEGANO

Ingredientes:
1 abacate grande e maduro
3 bananas médias e maduras (nanica, maçã ou prata)
1 limão tahiti grande
Castanhas de caju trituradas a gosto (opcional)

Modo de preparar:
Corte o abacate ao meio, descarte a semente e coloque toda a polpa no processador. Acrescente as bananas descascadas e esprema o limão. Triture tudo até formar uma massa. Transfira para um pote com tampa e leve ao freezer até que tome consistência de sorvete (aproximadamente 5 horas). Depois desse tempo, dê uma revolvida na massa e, se for necessário, deixe mais algum tempo no freezer. Na hora de servir, polvilhe com as castanhas de caju trituradas.

ARROZ CAIPIRA NA CACHAÇA VEGANO

ARROZ  CAIPIRA  NA  CACHAÇA  VEGANO

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz branco
1 cebola grande em cubinhos
3 xícaras (chá) de água fervente (aproximadamente)
1 xícara (chá) de cachaça
1 folha de louro
1 e 1/2 xícara (chá) de amêndoas laminadas
Azeite de oliva óleo e sal a gosto

Modo de preparar:
Numa panela média, aqueça um fio de óleo, junte a cebola, espere dourar e misture o arroz. Quando os grãos estiverem brilhantes e soltinhos, adicione a cachaça e deixe evaporar totalmente. Adicione a água, o louro, o sal e deixe no fogo com a panela semi tampada por uns 25 minutos, até que os grãos estejam cozidos, mas firmes. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, regue o fundo de uma frigideira grande com azeite, junte as amêndoas e, sempre mexendo, deixe dourar de todos os lados. Solte os grãos do arroz com um garfo, misture às lascas douradas de amêndoas que estão na frigideira grande e transfira para a travessa de servir.

COMPOTA DE PERA COM GROSELHA VEGANA

COMPOTA  DE  PERA  COM  GROSELHA  VAGANA

Ingredientes:
12 mini peras ou 6 peras normais
3 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar ou a gosto
4 colheres (sopa) de groselha
Suco de 1/2 limão

Modo de preparar:
Descasque as peras, mas deixe o cabinho. Passe no suco de limão e reserve. Em uma panela, misture a água, o açúcar e a groselha. Ponha a fruta escorrida e deixe ferver até a pera ficar bem macia.
Dica: Faça compota de maçã usando a mesma receita e sirva com sorvete.

FRITADA COM CENOURA, COUVE FLOR E COGUMELOS VEGANA

FRITADA  COM  CENOURA,  COUVE  FLOR  E  COGUMELOS  VEGANA

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de grão de bico
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de coentro em pó
1 dente de alho amassado
2 ramos de cebolinha verde picadinha
2 xícaras (chá) de legumes mistos, finamente picados (cenoura, couve flor, couve e cogumelos)
Sal e pimenta moída a gosto

Modo de preparar:
Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma frigideira e adicione a cenoura e a couve-flor. Tampe e deixe refogar por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione o alho, a cebolinha, a couve e os cogumelos, refogue por mais 4 a 5 minutos e reserve.  Em uma tigela grande misture a farinha de grão-de-bico, a água, o fermento em pó, as especiarias, sal e pimenta a gosto. Junte o refogado a essa massa e misture bem. Coloque 2 colheres (sopa) de azeite de oliva numa frigideira quente (reservando a última colher de sopa). Despeje a mistura e acerte com uma colher ou espátula de modo que forme uma camada uniforme. Deixe fritar em fogo médio baixo por cerca de 7 minutos. Quando começar a sentir o cheiro gostoso e notar que as bordas estão definidas, regue com a última colher de azeite e vire com cuidado para fritar do outro lado. Sirva em seguida.

MUFFINS DE LARANJA VEGANO

MUFFINS  DE  LARANJA  VEGANO

Ingredientes:
4 laranjas grandes
300 g de farinha de trigo
4 colheres (chá) de fermento em pó
100 ml de óleo de girassol
100 g de açúcar demerara

Modo de preparar:
Junte os ingredientes secos e depois adicione o suco das laranjas e o óleo de girassol, mexendo sempre. Despeje em forminhas de muffins e leve ao forno pré-aquecido a 250°C por 30 minutos, ou quando estiver douradinho em cima, coloque um palito de dentes, se sair seco, está pronto.

BOLINHO DE ABOBRINHA E ERVAS FRESCAS VEGANO

BOLINHO  DE  ABOBRINHA  E  ERVAS  FRESCAS  VEGANO

Ingredientes:
4 copos (requeijão) de abobrinha ralada grosso
2 boas pitadas de sal
1/3 de copo (requeijão) de cebolinha picada
1/2 copo (requeijão) de salsinha picada
1/2 copo (requeijão) de farinha de trigo
1/4 de copo (requeijão) de leite vegetal
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparar:
Rale as abobrinhas no ralo grosso. Ponha-as num escorredor e salpique o sal por cima. Mexa com cuidado e deixe repousar por no mínimo uma hora. Isso é muito importante para retirar toda a água da abobrinha. Ponha uma vasilha embaixo do escorredor. Quando estiver pronta para usá-la, aperte ligeiramente a abobrinha entre as mãos para acabar de retirar toda a água. Coloque numa vasilha média com os demais ingredientes (menos o azeite). Mexa bem, com cuidado. Esquente o azeite numa frigideira antiaderente. Usando uma pequena concha, ponha um pouco do creme de abobrinhas no azeite quente. Doure de um lado, antes de virar o bolinho para dourar o outro lado. Cada lado leva uns dois minutos. Retire com uma espátula e ponha em cima de papel absorvente enquanto doura os outros bolinhos.
Dica: Experimente também fazê-los com cenoura (cozinhando-as previamente no vapor) e usar outras ervas frescas (manjericão fica uma delicia). Você também pode grelhar os bolinhos para reduzir o aporte calórico.