Páginas

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

MOLHO DE IOGURTE

MOLHO  DE  IOGURTE

Ingredientes:
1 pote de iogurte natural
1 colher (chá) de azeite
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 dente de alho esmagado
Orégano, manjericão, salsa, sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Coloque o iogurte em uma tigela e mexa com a ajuda de uma colher. Acrescente os demais ingredientes e misture. Depois, é só levar à geladeira por 10 minutos e servir.

MOLHO BARBECUE CASEIRO

MOLHO  BARBECUE  CASEIRO

Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de coco
1/2 cebola roxa picada
5 tomates médios picados
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de mostarda
1/2 colher (chá) de pimenta caiena
2 colheres (chá) de páprica defumada em pó
1 colher (chá) de sal

Modo de preparar:
Aqueça o óleo de coco em uma panela e doure a cebola. Leve todos os ingredientes a uma panela, cubra com água, e cozinhe de 20 a 30 minutos. Misture todos os ingredientes no liquidificados até formar um purê. Cozinhe a mistura mais um pouco para engrossar se necessário. Ajuste o sal e os temperos a gosto. Sirva em seguida.

SORVETE COM MACA PERUANA

SORVETE  COM  MACA  PERUANA

Ingredientes:
280 g de biomassa de banana verde
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 gema
120 ml de leite (semi desnatado, desnatado ou leite vegetal)
20 g de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) farinha de maca peruana
2 colheres (sopa) nibs de cacau (opcional)

Modo de preparar:
Creme inglês: Em uma tigela ou na batedeira, bata as gemas com o açúcar até dobrar de volume. Reserve. Em uma panela, coloque o leite e leve à fervura. Quando começar a ferver, retire do fogo e verta devagar sobre as gemas, mexendo-as constante e vigorosamente. Volte a mistura para a panela sobre fogo baixo e mexa até começar a engrossar. Transfira o creme inglês para um recipiente, cubra-o com filme plástico em contato e reserve sob refrigeração por 4 horas. Em um liquidificador, coloque a biomassa de banana verde, o cacau, a farinha de maca peruana e o mel. Bata até homogeneizar a mistura. Se necessário, adicione um pouco de água quente apenas para facilitar a mistura. Misture o purê de banana com o creme inglês, para fazer o sorvete. 
Na máquina de sorvete: Coloque a mistura na máquina de sorvete, respeitando a capacidade volumétrica estipulada pelo fabricante, quando começar a engrossar, acrescente os nibs de cacau e aguarde atingir a textura desejada.
No liquidificador: Bata bem o creme inglês com o purê de banana. Coloque no congelador por aproximadamente 3 horas. Retire do congelador e bata novamente essa mistura, quando estiver homogênea, acrescente os nibs de cacau e pulse algumas vezes. Volte o sorvete ao congelador e espere algumas horas até a textura estabilizar. Retire o sorvete do congelador alguns minutos antes de servir.

RICOTA CASEIRA

RICOTA  CASEIRA

Ingredientes:
1 e 1/2 litros de leite desnatado tipo A
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano (peneirado) ou vinagre de maçã

Temperos para ricota salgada:
1 colher (chá) semente de linhaça picada ou triturada
1 colher (chá) cebolinha francesa picada
1 colher (chá) semente de chia
Sal e pimenta do reino preta moída (opcional)

Temperos para ricota doce:
1 colher (sopa) nibs de cacau
1 colher (sopa) açúcar de coco

Modo de preparar:
Em uma panela sobre fogo brando, coloque o leite e assim que começar a ferver, desligue o fogo. Mexa um pouco para esfriar (porém deve permanecer quente) e em seguida acrescente o suco do limão ou o vinagre. Mexa bem, tampe e deixe descansar por 15 minutos (se optar pelo leite UHT, o tempo de descanso pode chegar a 6 horas). Neste momento é possível notar que os sólidos do leite estão coagulados no fundo da panela e na parte superior estará o soro (caso não tenha acontecido esta separação, esquente o leite e deixe descansar novamente, pode ser necessário acrescentar um pouco. Delicadamente, retire o soro (caso queira fazer um patê de ricota ou um creme de ricota, você pode usar um pouco desse soro para bater com a ricota ao final da receita). Transfira o coalho formado para um filtro de pano (ou uma peneira de malha fina). Espere drenar o líquido. Com uma colher, pressione a massa formada para retirar o líquido remanescente. Transfira o queijo para uma travessa e tempere com as sugestões salgada ou doce.

MUSSARELA DE BÚFALA VEGANA

MUSSARELA  DE  BÚFALA  VEGANA

Ingredientes:
400 g de iogurte de soja simples 
1/4 de xícara (chá) de óleo de coco 
1 xícara (chá) de água 
2 colheres (sopa) de pó de agar agar 
2 colheres (sopa) de amido de mandioca 
1 colher (chá) de pectina 
1/4 de colher (chá) de goma guar ou goma xantana 

Modo de preparar:
Coloque o agar agar e a água em uma panela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos, ou até que o agar agar esteja completamente dissolvido. Retire do fogo, adicione a fécula de mandioca e misture bem. Coloque em um liquidificador e adicione o restante dos ingredientes, exceto o óleo de coco. Misture até ficar homogêneo e com o liquidificador funcionando, lentamente despeje o óleo de coco. Para moldar as bolas de mussarela, você vai precisar de uma tigela cheia de água fria, sal e cubos de gelo. Usando uma colher de sorvete, tire um pouco da mistura e deixe-a cair na água. Faça isso com toda a mistura. A mussarela vai endurecer instantaneamente, mas você vai deixá-la lá por um minuto ou dois para descansar. Usando uma escumadeira transfira as bolas para um recipiente sem empilhá-los uns em cima dos outros. Mantenha na geladeira até que esteja pronto para servir.

SALMÃO AO MOLHO DE TANGERINA

SALMÃO  AO  MOLHO  DE  TANGERINA

Ingredientes:
Peixe:
2 filés de salmão (180 g cada)
Suco de limão
Sal a gosto

Molho:
250 ml de suco de tangerina
1 colher (sopa) de manteiga
2 galhos de alecrim
1 colher (sobremesa) de mel
50 ml de vinho branco
1 colher (chá) de gengibre ralado

Batata leque:
2 batatas médias
500 ml de caldo de peixe
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparar:
Peixe: Corte os filés de salmão ao meio e tempere com sal e suco de limão. Deixe descansar por 5 minutos. Grelhe-os, deixando-os úmidos por dentro. Reserve. 
Molho: Em uma frigideira em fogo médio, aqueça a manteiga, coloque o gengibre, os galhos de alecrim e deixe dourar. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Coloque o suco de tangerina, o mel, mexa e deixe engrossar por 4 minutos. Coloque os filés de salmão selados e deixe encorpar. 
Batata leque: Descasque as batatas e corte ao meio na longitude. Pegue uma parte da batata na diagonal, deixando 2 cm do lado direito, e vá fatiando em camadas bem finas. Reserve. Unte uma assadeira com a manteiga, coloque a batata cortada, cubra com o caldo de peixe e leve ao forno (250ºC) por 20 minutos. 
Montagem: Sobre pratos aquecidos, coloque os filés de salmão em pé e cubra com o molho. Com a palma da mão, aperte a batata para abrir o leque. Decore com galhos de alecrim.

DANONINHO CASEIRO II

DANONINHO  CASEIRO  II

Ingredientes:
10 morangos
1 pacote de gelatina incolor
1 colher (sopa) de biomassa de banana verde
1 pote de iogurte natural
1 colher (sopa) de mel

Modo de preparar:
Higienize os morangos e bata-os no liquidificador com o iogurte, a biomassa de banana verde e o mel. Reserve. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem e bata no liquidificador junto com os demais ingredientes. Distribua em pequenas formas e leve para geladeira por, no mínimo, 3 horas.

NHOQUE DE MANDIOQUINHA COM FARINHA DE BERINJELA

NHOQUE  DE  MANDIOQUINHA  COM  FARINHA  DE  BERINJELA

Ingredientes:
1 kg de mandioca descascada e limpa
1 ovo
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de farinha de arroz integral
1/2 xícara (chá) de farinha de berinjela
Sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe a mandioca até ficar macia e amasse bem. Misture a mandioca amassada, o ovo, o azeite e tempere com sal e cheiro verde até que vire uma massa homogênea. Misture as duas farinhas e adicione aos poucos na massa com a mandioca, até que desgrude da mão. Em uma superfície lisa coberta com farinha, faça rolinhos com a massa e corte os nhoques no tamanho que preferir. Coloque-os na água fervente com sal até que comecem a boiar. Sirva com o molho que desejar.

SALADA DE ABACATE

SALADA  DE  ABACATE

Ingredientes:
1 bulbo de erva doce médio
400 g de tomate cereja
2 colheres (chá) de orégano
1 abacate
suco de 1/2 limão
folhas de salsinha para decorar

Molho:
1/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco
1/4 de xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/4 de maço de salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Lave a erva doce sob água corrente. Sobre uma tábua, corte-a ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias finas. Reserve. Lave os tomates e corte-os ao meio. Tempere com sal e orégano. Reserve. Corte o abacate em cubinhos de 1 cm e tempere com sal e o suco de limão. Reserve. Lave as folhas de salsinha. Não é preciso picá-las. Numa tigela, coloque todos os ingredientes, regue com o molho e misture delicadamente. Salpique com as folhas de salsinha e sirva a seguir.
Molho: No liquidificador, bata todos os ingredientes por 1 minuto ou até obter um molho homogêneo.

MACARRÃO À CARBONARA LIGHT

MACARRÃO  À  CARBONARA  LIGHT

Ingredientes:
15 cogumelos shiitakes secos
250 g de macarrão tipo espaguete integral
2 ovos
1/4 de xícara (chá) de iogurte natural desnatado
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
1/2 cebola roxa picada
1 dente de alho bem picado
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Hidrate os cogumelos em água fervente por cerca de 15 minutos. Em seguida, corte-os em pedaços pequenos. Em uma panela, ferva a água para preparar o espaguete, siga a orientação do fabricante para o tempo de cozimento. Enquanto isso, em um recipiente, misture os ovos e o iogurte. Em outra panela, aqueça o azeite, frite a cebola e o alho, acrescentando o shiitake. Num bowl, junte todos os ingredientes. Escorra a água do espaguete, despeje os ingredientes sobre ele ainda quente e mexa até formar um molho cremoso. Salpique a pimenta do reino por cima e, se preferir, cubra o macarrão à carbonara com queijo ralado.

ESTROGONOFE DE FRANGO LIGHT

ESTROGONOFE  DE  FRANGO  LIGHT

Ingredientes:
500 g de peito de frango cortado em tiras
1 pitada de sal light
2 tomates maduros
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (chá) de curry
1 xícara (chá) de biomassa de banana verde
1 xícara (chá) de cogumelos
1 colher (sopa) de salsinha picada
Suco de 1 limão

Modo de preparar:
Tempere o frango com o sal e o limão 30 minutos antes do preparo. Reserve. No liquidificador, bata os tomates com a água para virar um molho e reserve. Pré aqueça uma panela funda com azeite e adicione a cebola e o alho, deixe dourar apenas levemente, sempre em fogo baixo. Escorra o frango e adicione-o a panela e mexa. Quando o frango dourar levemente, acrescente a mostarda e o curry, misture um pouco mais. Adicione os tomates que foram batidos e deixe ferver por 5 minutos. Acrescente a biomassa de banana verde, mexa e deixe em fogo baixo por mais 10 minutos. Quando o molho ficar mais consistente, acrescente os cogumelos e a salsinha. Desligue o fogo e sirva.

MOLHO DE LARANJA, ERVA DOCE E CREME DE LEITE

MOLHO  DE  LARANJA,  ERVA  DOCE  E  CREME  DE  LEITE


Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de semente de erva doce
2 talos médios de salsão
3 colheres (sopa) de manteiga (bem gelada)
2 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque o suco de laranja, o suco de limão, o sal, as semente de erva-doce e o salsão. Misture bem. Leve ao fogo até começar a ferver. Retire do fogo. Passe o molho por uma peneira e incorpore a manteiga (gelada e picada). Bata com um batedor manual ou até o molho ficar com textura aveludada. Por fim, junte o creme de leite e bata com batedor manual até ficar uniforme. Sirva com peixes.

SALMÃO AO MOLHO DE LARANJA

SALMÃO  AO  MOLHO  DE  LARANJA

Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de canola
2 dentes de alhos picados
4 filés de salmão
1 copo de suco de laranja
1 colher (sobremesa) de amido de milho (maisena)
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal e gengibre ralado a gosto

Modo de preparar:
Coloque o óleo na frigideira e refogue o alho. Adicione os filés de peixe e grelhe-os, temperando com sal e gengibre ralado. Se começar a grudar, use parte do suco para terminar o cozimento do peixe. Acrescente o amido de milho diluído no suco de laranja. Quando engrossar, desligue o fogo e coloque a salsinha.

PAELLA À VALENCIANA

PAELLA  À  VALENCIANA

Ingredientes:
300 g de arroz branco (agulhinha ou parabolizado)
200 g de ervilhas frescas
150 g de peito de frango cortado em pedacinhos
150 g de lombo de porco cortado em cubinhos
150 g de filé mignon cortado em cubinhos
150 g de anéis de lulas
150 g de camarão miúdo
400 g de mexilhão
300 g de camarão graúdo
1 cebola média picada
80 ml de azeite
2 dentes de alho picados
150 ml de molho de tomate
1 folha de louro
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
150 ml de vinho branco
2 colheres (chá) de açafrão 
650 ml de água
Suco de 1/2 limão
Pimenta, salsa picada, sal e colorau a gosto

Modo de preparar:
Em um recipiente, junte o peito de frango, o filé mignon e o lombo de porco. Tempere com sal, colorau e o suco de limão. Misture bem.  Em uma panela grande, leve ao fogo o azeite, a cebola picada, os alhos picados, o louro e o pimentão vermelho em tiras. Mexa e deixe refogar. Adicione as carnes, mexa e deixe fritar até ganhar cor. Coloque os anéis de lulas, as ervilhas, o molho de tomate, o açafrão, o vinho branco e tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa e acrescente cerca de 150 ml de água. Deixe cozinhar durante 10 minutos. Junte o arroz, mexa bem e coloque o restante da água. Verifique o sal. Junte os camarões. Mexa, junte a salsa e deixe cozinhar mais 5 minutos. Por fim, coloque o mexilhão bem lavado e cozinhe até que abram. Termine o cozimento do arroz, desligue o fogo e sirva imediatamente.

MAIONESE VEGANA

MAIONESE  VEGANA



Ingredientes:
250 g de tofu macio
5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 dente de alho
1/2 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
1 colher (café) de cúrcuma
Suco de 1 limão
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. Armazene na geladeira e sirva no lugar da maionese comum.

QUEIJO VEGANO DE AMÊNDOAS

QUEIJO  VEGANO  DE  AMÊNDOAS

Ingredientes:
2 xícaras (chá) amêndoas cruas (sem casca / pele) 
1 colher (sopa) de azeite (para untar)
2 colheres (sopa) suco de limão siciliano 
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de levedo de cerveja
1 e 1/2 xícara (chá) de água 
4 colheres (chá rasa) de ágar ágar em pó 
1 colher (sopa) de óleo de coco

Modo de preparar:
Deixe as amêndoas de molho em água, sob refrigeração, por 8 horas. Coe e despreze a água. Reserve. Unte uma vasilha com azeite. Reserve. Em um processador de alimentos, coloque as amêndoas, o suco de limão, o sal e o levedo. Bata até ficar fino e homogêneo. Em uma panela pequena, coloque a água e o agar agar. Leve à fervura mexendo constantemente. Rapidamente, junte o agar agar (ainda fervente) às amêndoas, adicione o óleo de coco e processe até formar uma pasta. Coloque a pasta na vasilha untada e deixe sob refrigeração até endurecer. Desinforme, corte e sirva como desejado.

MOUSSE DE CHOCOLATE VEGANO

MOUSSE  DE  CHOCOLATE  VEGANO



Ingredientes:
1 abacate maduro
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 pitada de canela em pó
3 colheres (sopa) de melado de cana
3 colheres (sopa) de água
Algumas gotinhas de essência de baunilha
Suco de 1 limão

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em pequenos recipientes e leve para geladeira, por, no mínimo, 2 horas.

COOKIE DE QUINOA COM MEL

COOKIE  DE  QUINOA  COM  MEL



Ingredientes:
1 xícara (chá) de quinoa em flocos
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga light derretida
1 ovo
2 colheres (sopa) de água

Modo de preparar:
Em uma tigela, misture todos os ingredientes e mexa até obter uma massa grossa. Depois, molde os cookies com as mãos e coloque sobre uma forma forrada com papel alumínio. Asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até dourar.

BEIJINHO SEM LACTOSE

BEIJINHO  SEM  LACTOSE

Ingredientes:
200 ml de leite de coco
1/2 xícara (chá) de biomassa de banana verde
1/2 xícara (chá) de coco ralado sem açúcar
1/4 de xícara (chá) de açúcar de coco (ou demerara)
Coco ralado para decorar

Modo de preparar:
Leve os quatro primeiros ingredientes ao fogo baixo, sempre mexendo. Quando começar a desgrudar da panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Enrole as bolinhas e passe-as no coco ralado. Se quiser, pode rechear o beijinho de coco com uma uva, também fica uma delícia.

COMPOTA DE MORANGO COM CHIA

COMPOTA  DE  MORANGO  COM  CHIA


Ingredientes:
200 g de morangos
1 colher (sopa) de adoçante
2 colheres (sopa) de sementes de chia

Modo de preparar:
Higienize os morangos e corte em pedaços pequenos. Em uma panela, acrescente os morangos e o adoçante, misture e mantenha em fogo brando. Mexa aos poucos e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Depois, acrescente as sementes de chia, misture e deixe cozinhar por mais um minuto. Deixe descansar por cerca de 10 minutos até que as sementes de chia engrossem a mistura. A compota deverá ser mantida em pote higienizado e sua validade na geladeira é de até 15 dias.

REQUEIJÃO DE CASTANHA DE CAJU

REQUEIJÃO  DE  CASTANHA  DE  CAJU

Ingredientes:
200 g de castanha de caju
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
Açafrão e salsinha a gosto
Água filtrada

Modo de preparar:
Cubra a castanha de caju com água e deixe de molho por 8 horas. Após esse período, despreza a água do molho. Coloque a castanha no liquidificador, acrescente 200 ml de água filtrada e os demais ingredientes. Bata tudo por cerca de 5 minutos até ficar bem cremoso.

TABULE DE COUVE FLOR

TABULE  DE  COUVE  FLOR

Ingredientes:
1/2 couve flor média ou 1 pequena
1/2 cebola roxa, em cubos pequenos
1/2 pepino japonês, em cubos
2 tomates maduros médios, sem sementes em cubos
1/4 de pimentão amarelo, em cubos pequenos
1/4 de pimentão vermelho, em cubos pequenos
1/2 maço de salsinha, picada
3 colheres (sopa) hortelã, picado
3 colheres (sopa) azeite
1 limão
1/2 colher (chá) de tempero sírio (opcional)
sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Corte a couve flor em floretes. Lave e higienize bem. Coloque a couve flor, aos poucos, em um processador e dê leves pulsadas até que ela fique em consistência granulada. (não coloque muitos floretes de uma única vez). Repita até finalizar toda a couve flor. Reserve. Pique a cebola, o pepino, os pimentões e o tomate sem semente em cubos pequenos. E a salsinha e o hortelão pique bem fininho. Coloque a couve flor processada, a cebola, o tomate, pimentão, pepino, salsinha e hortelã em um bowl. Tempere com o tempero sírio, sal, pimenta, azeite e limão e misture bem. Tampe e deixe descansando na geladeira por pelo menos 30 minutos. Sirva.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

QUINDIM FIT

QUINDIM  FIT

Ingredientes:
10 gemas
100 g de coco fresco ralado
200 ml de leite de coco caseiro
1 colher (sopa) de biomassa de banana verde
2 colheres (sopa) de óleo de coco ou manteiga ghee derretida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de coco ou demerara

Modo de preparar:
Peneire as gemas para que não fiquem com odor ou sabor de ovo. Reserve. Em seguida bata o leite de coco com a biomassa e misture em um recipiente com o coco ralado, o óleo de coco, o extrato de baunilha e o açúcar. Adicione as gemas peneiradas aos poucos, misturando delicadamente. Coloque em uma forma untada com manteiga ghee e polvilhada com açúcar demerara. Leve ao forno em banho maria por 50 a 60 minutos a 180°C. Desenforme morno.

SUCO DE PEPINO

SUCO  DE  PEPINO



Ingredientes:
1 pepino pequeno
2 fatias de gengibre 
1 colher (chá) mel
500 ml de água
Cubos de gelo a gosto

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

MOLHO DE ERVAS E QUEIJO COTTAGE

MOLHO  DE  ERVAS  E  QUEIJO  COTTAGE



Ingredientes:
2 xícara (chá) de queijo cottage
2 colher (sopa) de suco de limão
2 colher (sopa) de manjericão fresco picado
Sal a gosto

Modo de preparar:
Amasse o queijo com um garfo e misture muito bem com os outros ingredientes. 

MAIONESE DE LINHAÇA

MAIONESE  DE  LINHAÇA

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de linhaça dourada,
1/4 de xícara (chá) de azeite extra virgem
1 dente de alho
1 colher (café) de salsinha picada
1 ramo de tomilho ou outro temperinho a gosto
Raspas e suco de 1 limão siciliano
Sal e pimenta em grãos a gosto

Modo de preparar:
Hidrate a linhaça em uma xícara de água mineral em temperatura ambiente. No liquidificador bata o azeite, o alho, o limão (raspas e suco), o sal, a pimenta e as ervas. Coloque a baba (a água da linhaça) da linhaça aos poucos e bata até dar ponto de maionese.

PATÊ DE LEGUMES E CASTANHA DO PARÁ

PATÊ  DE  LEGUMES  E  CASTANHA  DO  PARÁ

Ingredientes:
1 mandioquinha sem casca
1 pedaço pequeno de cenoura
1 pedaço pequeno de beterraba sem casca
1 folha de louro
1 colher (chá) de azeite de oliva extra virgem
1 galho de salsa
1 pitada de pimenta do reino branca
1 dente de alho
4 castanhas do pará cortadas em pedaços miúdos
Água e sal a gosto

Modo de preparar:
Pique e cozinhe os legumes e o louro até deixá-los macios e a água secar totalmente. Retire o louro e bata os legumes no liquidificador com os demais ingredientes, até que se obtenha uma mistura homogênea. 

SORVETE DE ROMÃ

SORVETE  DE  ROMÃ


Ingredientes:
2 romãs (mais a semente de uma terceira para decorar)
1 limão
175 g de açúcar de confeiteiro
500 ml de creme de leite fresco

Modo de preparar:
Tire os sucos das romãs e do limão e ponha numa tigela. Junte o açúcar de confeiteiro e misture para dissolver. Junte o creme de leite fresco e bata tudo junto, até que se formem picos macios no creme cor de rosa. Com uma colher, transfira o creme para um recipiente de fecho hermético e deixe no freezer por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro. Antes de servir, polvilhe o sorvete com sementes de romã.

FROZEN DE ROMÃ

FROZEN  DE  ROMÃ






Ingredientes:
1 banana congelada
2 colheres (sopa) de whey protein sabor baunilha
20 ml de leite de arroz
1 colher (sopa) de aveia em flocos
23 colheres (sopa) de sementes de romã

Modo de preparar:
Reserve as sementes de romã. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador. Despeje o conteúdo em um pote alto e salpique as sementes de romã. Sirva bem gelado.

MAÇÃ DO AMOR SAUDÁVEL

MAÇà DO  AMOR  SAUDÁVEL

Ingredientes:
2 sachês de ágar ágar
500 g de açúcar mascavo ou açúcar de coco
500 ml de água
2 colheres (sopa) de suco de limão
15 maçãs
1 vasilha com água bem gelada para mergulhar as maçãs
Palitos de sorvete

Modo de preparar:
Lave bem as maçãs e finque-as no palito de sorvete. Deixe-as com a casca. Em seguida, misture o ágar ágar, a água, o açúcar e o suco de limão e leve ao fogo até atingir o ponto de melado, quando for possível puxá-lo de maneira firme. Passe então as maçãs nesse creme e logo na sequência deixe-as imersas na vasilha com água bem gelada. Para finalizar, basta colocá-las em uma tábua ou vasilha, de maneira que o palito fique para cima.

FAROFA DE CÚRCUMA

FAROFA  DE  CÚRCUMA

Ingredientes:
1 dente de alho
1 cebola picada
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (café) de açafrão da terra em pó (cúrcuma)
Sal marinho, salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparar:
Refogue a cebola e o alho em óleo, em seguida adicione a farinha, salsinha e cebolinha. Desligue o fogo. Dissolva o açafrão com o azeite e misture com a farofa.

ROLINHO PRIMAVERA COM MOLHO PICANTE DE AMENDOIM

ROLINHO  PRIMAVERA  COM  MOLHO  PICANTE  DE  AMENDOIM

Ingredientes:
Rolinhos:
5 folhas de papel de arroz
1 cenoura ralada
1/2 repolho roxo em tiras finas
1/2 repolho em tiras finas
Folhas verdes de sua preferência e gergelim a gosto

Molho:
1 dente de alho picado pequeno
1 cubo de gengibre picado
3 colheres (sopa) de pasta de amendoim 
1 colher (sopa) de molho de pimenta
1/2 suco de limão tahiti
2 colheres (sobremesa) de melaço
Gergelim a gosto

Modo de preparar:
Rolinhos: Prepare o papel de arroz conforme as instruções na embalagem. Coloque no meio um pouco de cada ingrediente. Feche bem e sirva com o molho.
Molho: Amasse o alho com o gengibre em uma tigela pequena. Na sequência, acrescente a pasta de amendoim com o molho de pimenta, o limão e o melaço. Misture bem e sirvia com gergelim por cima.