Páginas

sábado, 21 de novembro de 2015

MACARRÃO DOS DEUSES

MACARRÃO  DOS  DEUSES

Ingredientes:
1 pacote de macarrão tipo ninho, tamanho médio
1 sachê de molho de tomate
1 copo de requeijão cremoso
2 tabletes de caldo de sua preferência
1 litro de água
1 porção de presunto picado em cubos
1 porção de queijo picado em cubos
Sal a gosto

Modo de preparar:
Num prato refratário, coloque o molho de tomate e forre o fundo do prato. Acomode os ninhos de forma organizada, lado a lado. Preencha o meio dos ninhos com o requeijão, coloque bem nos buraquinhos. Em seguida, coloque os cubos de presunto e depois os cubos de queijo, espalhando por todo o prato. Em uma panela, ferva a água com os tabletes de caldo e o sal. Após a fervura, despeje no prato, em cima dos ninhos. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido. Asse por no mínimo 30 minutos. Deixe secar um pouco o caldo. Tem de ficar de olho pra não secar muito.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

O PODER DAS FRUTAS



O  PODER  DAS  FRUTAS

Acai : Vem da Amazônia, está conquistando o gosto dos  brasileiros. Há duas variedades de açaí: o roxo e o branco. O roxo tem polpa cor de vinho. Isso justifica o nome do suco que se extrai dessa polpa. Do açaí branco faz se um suco creme claro. O conteúdo em fibras é alto, o que favorece o trânsito intestinal. É rico em cálcio e boa fonte de sais minerais como fósforo e ferro. Cem gramas de açaí fornecem 247 calorias.

Abacate: Contém boas quantidades de sais minerais como cálcio e ferro. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL considerado o bom colesterol. Cem gramas de abacate fornecem 162 calorias.

Abacaxi: Também chamado de ananás e nativo da América do Sul. Seu fruto é, uma frutescência, cada gominho é um fruto independente que se juntou com os demais durante o processo de crescimento. É rico em vitamina C e contém boas quantidades de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro e vitamina A. Facilita a digestão de produtos proteicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose. Cem gramas de abacaxi fornecem 52 calorias

Ameixa: Há diversas variedades de ameixa , as mais conhecidas são: a vermelha, a amarela e a roxa. Contém boas quantidades de minerais como cálcio, fósforo e ferro e vitaminas A, C e do complexo B. Tem alto poder laxativo. Cem gramas de ameixa fresca fornecem 47 calorias.

Amoras: Há amoras brancas e pretas, mas só as segundas são comestíveis. As brancas servem apenas para alimentar animais. O comércio da amora natural é praticamente inexistente. Em supermercados pode ser comprada sob forma de geleias, compotas ou xaropes. É rica em cálcio e fósforo. Contem ainda vitaminas A e C. Cem gramas de amoras fornecem 53 calorias

Banana: É a fruta mais popular do Brasil. Com alto valor nutritivo, muito rica em açúcar e sais minerais; principalmente cálcio e ferro, e vitaminas A, B1, B2 e C. Existem cerca de cem tipos de banana cultivadas no mundo todo, porém os mais conhecidos no Brasil são:
- banana d'água, fornecendo 87 calorias em cem gramas.
- banana figo fornecendo 90 calorias em cem gramas.
- banana maçã fornecendo 100 calorias em cem gramas.
- banana-ouro, fornecendo 125 calorias em cem gramas.
- banana-prata, fornecendo 89 calorias em cem gramas.
- banana-nanica, fornecendo 87 calorias em cem gramas.
- banana-são-domingos, fornecendo 70 calorias em cem gramas

Caju:  São conhecidas cerca de vinte variedades de caju e classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor da fruta (amarela, vermelha ou roxo amarelada, dependendo da variedade). É riquíssimo em vitaminas C, rico em vitamina A e do complexo B, além de boa fonte de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. É rico em fibras. Cem gramas de caju fornecem 46 calorias

Caqui: Atualmente, o caqui é cultivado principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo o estado de São Paulo o maior produtor. Sua cor varia do amarelo esverdeado ao vermelho alaranjado. Quando verde ele é amargo e adstringente. Depois de amadurecido, sua polpa fica macia. e muito saborosa. Há algumas variedades de caqui que não tem sementes. É uma fruta de sabor doce e agradável é rica em vitamina A e C. É fonte de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Os mais conhecidos tipos são:
- Caqui Fuyu.
- Caqui chocolate.
- Caqui japonês.
- Caqui rama forte.
- Caqui Kyoto (pouco conhecido em São Paulo).
Cem gramas de caqui fornecem em média 78 calorias

Carambola:  É fonte de vitaminas A e C. fornece ainda sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.Tem sabor agridoce e sua cor varia do verde ao amarelo, dependendo do seu grau de maturação. A carambola é uma fruta muito bonita e bem diferente, tem uma forma delicada e cinco gomos. Desde pequenas, como miniaturas de cera, mantém sua forma delicada: sempre com cinco gomos longitudinais bastante pronunciados, A polpa da carambola é, em geral, de consistência rígida. Cem gramas de carambola fornecem 29 calorias.

Cereja:  fruta pequena, redonda e comumente vermelha (existem cerejas amarelas e roxas), muito apreciada na Europa. É fonte de Vitamina A e C. Além de fornecer sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.Pode ser classificada segundo seu grau de acidez. A doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas. Cem gramas de cereja fornecem 63 calorias.

Coco: A parte comestível do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro.O valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação. À medida que a polpa amadurece, aumenta o seu teor de gorduras. Apresenta bom teor de sais minerais (Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Cem gramas de coco maduro fornecem 266 calorias e 100 gramas de água de coco 22 calorias. 

Figo: Rico em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Boa fonte de vitaminas A e C.A casca do figo é porosa, e varia de cor segundo a espécie, podendo ser roxa, esverdeada, vermelha e, em alguns casos, amarela. De maneira geral, o figo é consumido ao natural. Cem gramas de figo fornecem 62 calorias.

Framboesa:  Pequena, arredondada, de cor vermelho escura e muito suculenta. É originária da Ásia, onde há mais de duzentas espécies. Apenas 10 % da produção brasileira é comercializada ao natural. O restante é utilizado para fabricar geleias, doces, compotas e licores. É rica em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Contem ainda vitaminas A e C. É rica em fibras. Cem gramas de framboesa fornecem 57 calorias.

Fruta do conde: Conhecida também como pinha, é uma fruta que contém muito açúcar, portanto não é  recomendada para quem faz regime de emagrecimento. O fruto tem casca verde e é coberto de saliências em forma de cone. Boa fonte de sair minerais como cálcio, fósforo e ferro e de vitamina C. Cem gramas de fruta-de-conde fornecem 96 calorias.

Goiaba: É uma fruta fácil de se encontrar em todas as regiões do Brasil. Tem forma arredondada ou ovalada,  casca lisa ou ligeiramente enrugada e a cor pode variar entre o verde, o branco ou o amarelo. Conforme o tipo, a cor da polpa também varia entre o branco e o rosa escuro ou entre o amarelo e o laranja avermelhado. É riquíssima em vitamina C. É rica em vitaminas A e do complexo B e de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cem gramas de goiaba fornecem 69 calorias,

Graviola: é uma fruta tropical de origem americana. É rica em vitamina C e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. É pobre em vitamina A.Os frutos tem forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilos e dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e semelhante a fruta do conde. Cem gramas de graviola, fornecem 60 calorias.

Jabuticaba:  É fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Além de vitamina C e vitaminas do complexo B.A jabuticaba é uma fruta silvestre, de cor roxo-escura ou negra, segundo a variedade da planta, e polpa suculenta, mole e esbranquiçada. Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geleia, licor ou vinho. Cem gramas de jabuticaba, fornecem 43 calorias,

Jaca: É rica em vitamina A, do complexo B, fibras e em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. O fruto é enorme - chega a pesar até 15 kg -, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira. Cem gramas de Jaca fornecem 61 calorias.

Kiwi: O formato do fruto pode ser esférico, ovoide ou alongado. Possui a superfície coberta de pelos, de coloração marrom parda, geralmente macios. A polpa é suculenta e de cor verde esmeralda que contem muitas sementes com substâncias nutritivas, que não precisam ser retiradas. O fruto é colhido ainda imaturo, pois não amadurece na planta. Rico em vitamina C, potássio e pectina (fibra solúvel que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue). O kiwi pode ser consumido cru ou em sucos, sorvetes e saladas. Cem gramas de kiwi fornecem 67 calorias.

Laranja: É o nome genérico dado a várias frutas que pertencem ao grupo dos citrus (dentro deste grupo estão  também o limão, a lima, a cidra, o grapefruit, etc.). Quase todas as variedades de laranja têm forma arredondada, casca fibrosa e polpa suculenta. Essa fruta é riquíssima em vitamina C e de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. É fonte de vitamina A e do complexo B. No Brasil, as variedades mais cultivadas e conhecidas são: laranja da baia, laranja perra, laranja da terra, laranja cavala, laranja lima, laranja seleta e laranja natal. Cem gramas de laranja-da-baia fornece 42 calorias.

Limão: Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica. As variedades de limão mais conhecidas são: limão galego, limão sicíliano, limão cravo e limão tahiti. O limão é rico em vitamina C e em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro. É pobre em vitamina A. Cem gramas de limão fornecem 29 calorias.

Maçã: No Brasil, as variedades de maçã mais conhecidas são a amarela ou dourada, a vermelha e a verde.Fruta das regiões temperadas, a maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. Dentre as variedades, podemos citar:
- Estrangeiras: Starkinson, New Zealand, Golden, Hungara, Red Del (EUA), Francesa, Red Canada, Granny Smith, Red Espanhola, Red Del (Chilie).
- Nacionais: Anna, Eva, Brasil, Fuji, Gala, Granny Smith, Golden, Melrose.
Cem gramas de maçã fornecem 58 calorias.É encontrado durante o ano todo e, dependendo da variedade a que pertence, tem tamanho, peso, sabor e cor diferentes. A polpa, macia e muito aromática, também varia de cor, entre o amarelo-pálido e o vermelho, passando por diversos tons de laranja e salmão.É rico em vitaminas A, C e do complexo B. é fonte também de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Mamão: O mamão-da-baía é alongado, o mamão-da-índia tem saliências no sentido longitudinal, o mamão-macho, também conhecido como mamão-corda, é fino e comprido. O mamão-fêmea é bem maior e com forma arredondada. O mamão papaya tem formato periforme e de tamanho reduzido, porém mais adocicado. O mamão é rico em betacaroteno (responsável pela formação de vitamina A no organismo). Cem gramas de mamão, fornecem 32 calorias.

Manga: No Brasil, existem cerca de quinhentas variedades de manga, entre as quais as mais conhecidas são:
- Manga-coquinho - de cor verde-amarelada, pequena e arredondada, muito doce e quase sem fibras.
- Manga-aden - grande, de cor vermelho-amarelada, em forma de coração, doce e sem fibras.
- Manga-rosa - um pouco menor que a manga-aden, de cor amarelo-rosada e polpa fibrosa.
- Manga-espada - de forma alongada e achatada nos lados, cor verde (mesmo quando madura) e polpa muito fibrosa.
- Manga-coração-de-boi - muito parecida com a manga-bourbon, tem forma de coração, grande, de cor amarelo-esverdeada e polpa sem fibra.
- Manga Tommy atkins - apresenta a polpa de cor amarelo-escura, e com textura firme e consistente, com fibras finas e abundantes.
É rica em vitaminas A, C e do complexo B. Boa fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cem gramas de manga fornecem 59 calorias.

Maracujá: Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante. É rico em vitaminas A, C e do complexo B. É fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Existem muitas espécies de maracujá, que variam de tamanho e cor. Entre as mais conhecidas encontram-se: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá do igapó, maracujá guaçu e maracujá comprido. Cem gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

Melão: Pode ser redondo, oval ou alongado, mas em geral todos os tipos têm entre 20 e 25 cm de diâmetro. A cor da casca varia do verde ao amarelo e a da polpa também muda segundo o tipo, havendo melões amarelados, esverdeados e esbranquiçados. É rico em vitamina A e boa fonte de vitaminas C e do complexo B. É fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cem gramas de melão fornecem 25 calorias.

Melancia: Arredondada ou alongada, com tamanho variável entre 25 e 75 cm. casca é lisa, lustrosa, verde-clara, com estrias de um verde mais forte no sentido do comprimento. Sua polpa é vermelha, com muitas sementes, achatadas e pretas. A melancia é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. além de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Cem gramas de melancia fornecem 22 calorias.

Morango:  É uma das frutas mais conhecidas no mundo. É rico em vitamina C e boa fonte de vitaminas A e do complexo B e de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Cem gramas de morango fornecem 36 calorias.

Nectarina: É uma fruta que resulta do cruzamento do pêssego com ameixa vermelha.
É rica em vitamina A. boa fonte de vitaminas C e do complexo B, além de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cem gramas de nectarina fornecem 64 calorias.

Pera: Sabor delicado e baixo valor calórico a pêra é muito apreciada no Brasil. Contém quantidades razoáveis de vitaminas A, C e do Complexo B.É fonte também de sais minerais como Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. É rica em fibras. Cem gramas de pera, fornecem 56 calorias.

Pêssego: Tem forma arredondada ou alongada. A pele da fruta é aveludada, de cor que varia entre o branco, o amarelo e o vermelho. É rico em fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino. Possui apreciável teor de vitaminas A, C e D e sais minerais (principalmente potássio). Cem gramas de pêssego fornecem 43 calorias.

Tangerina: É chamada de mexerica. O valor nutritivo também varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo e Ferro. Cem gramas de tangerina fornecem 43 calorias.

Uva: É uma das mais antigas e abundantes frutas do mundo. A maior parte de sua produção é fermentada para produzir o vinho. Pode ser encontrada em diferentes tonalidades de amarelo, de verde, de rosa, de roxo e até mesmo de preto. No Brasil, especialmente nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, são cultivadas algumas variedades de uva, como a niágara-rosada (a mais consumida), a niágara branca, a moscatel comum, a moscatel de hamburgo, a moscatel rosada,a itália e a rubi. É fonte de vitaminas A, C e do complexo B e de sais minerais. Cem gramas de uva fornecem 68 calorias

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

LICOR DE MILHO

LICOR  DE  MILHO

Ingredientes:
10 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 lata de leite condensado
4 espigas de milho verde
1 litro de leite desnatado
1 copo de rum 
1 copo de gim

Modo de preparar:
Tale as espigas e bata no liquidificador com o leite. Coe bem. Junte o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um minguau ralo. Deixe esfriar. Bata o minguau no liquidificador com o leite condensado, o rum e o gim. Engarrafe. Se quiser, pode deixar na geladeira. Para fazer o refresco, siga todos os passos do preparo e não coloque a bebida alcoólica.

SORVETE DE JABUTICABA

SORVETE  DE  JABUTICABA

Ingredientes:
500 g de jabuticaba
1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de leite
1 caixinha de creme de leite (200 g)

Modo de prepara:
Aperte as frutas com as mão e leve a polpa com as cascas ao fogo baixo por cerca de 10 minutos. Bata no liquidificador com o leite condensado, o leite e o creme de leite. Despeje em um recipiente refratário, cubra com filme plástico e leve ao freezer até endurecer. Retire e bata no liquidificador repetindo essa etapa algumas vezes, ficará bem mais cremoso. Leve ao freezer até endurecer. Sirva.

MACARRÃO EXPRESSO NA PANELA DE PRESSÃO

MACARRÃO  EXPRESSO  NA  PANELA  DE  PRESSÃO

Ingredientes:
500 g de macarrão tipo parafuso
1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate
4 xícaras (chá) de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de margarina
1 lata de creme de leite
100 g de mussarela cortada em cubos
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar:
Na panela de pressão, misture delicadamente o macarrão, o molho de tomate, o caldo de legume e a margarina. Tempere com o sal e a pimenta. Leve ao fogo e cozinhe por 3 minutos após o início da pressão. Desligue o fogo e retire totalmente a pressão. Abra a panela, misture o creme de leite e a mussarela. Sirva em seguida.
Dica: Para variar o sabor, substitua mussarela por atum.

BOLINHO DE BACALHAU

BOLINHO  DE  BACALHAU

Ingredientes:
300 g de bacalhau dessalgado e desfiado
3 xícaras (chá) de batatas cozidas e espremidas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3 ovos 
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
Sal, pimenta a gosto

Modo de preparar:
Em uma tigela, misture muito bem todos os ingredientes. Com uma colher de sopa, pegue porções da massa, faça as bolinhas e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente.

SANDUÍCHE SEGURA MARIDO

SANDUÍCHE  SEGURA  MARIDO

Ingredientes:
Massa:
1 kg de farinha de trigo
2 copos de leite morno
1 copo de óleo
10 g de fermento biológico
Sal a gosto

Recheio:
250 g de presunto
250 g de mussarela
1 lata de massa de tomate
Requeijão cremoso e orégano a gosto

Modo de preparar:
Em uma vasilha, junte o leite morno, o óleo, o fermento, o sal e um pouco de trigo, misture bem. Vá acrescentando o trigo, misturando sempre com as mãos para sentir o ponto. A massa deve ficar consistência e soltar das mãos e da vasilha. Deixe descansar por 15 minutos. Divida a massa, e abra uma das partes em uma superfície limpa e seca. com as mãos ou com o rolo. Espalhe uma camada de massa de tomate, cubra com o presunto e depois a mussarela. Espalhe uma camada de requeijão e salpique o orégano. Dobre as beiradas da massa e enrole como se fosse um rocambole, faça o mesmo com a outra parte da massa. Leve ao forno pré aquecido por cerce de 20 minutos ou até dourar.

ARROZ À GREGA COM MUSSARELA

ARROZ  À  GREGA  COM  MUSSARELA

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de óleo ou azeite
1 cebola pequena picada
3 xícaras (chá) de arroz
150 g de vagem picada
1 pimentão vermelho cortado em cubos
1 cenoura média cortada em cubos
150 g de ervilha fresca
6 xícaras (chá) de caldo de legumes fervente
150 g de queijo cortado em cubos
1 ovo batido
Farinha de trigo e de rosca para empanhar
Óleo para fritar

Modo de preparar:
Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Acrescente e refogue juntos o arroz, a vagem, o pimentão, a cenoura e a ervilha. Adicione o caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo até o caldo secar e o arroz ficar macio. Passe os cubos de mussarela na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Frite no óleo quente até dourar e sirva com o arroz.
Dica: Experimente substituir a mussarela por queijo de coalho.

TORTA COM PÃO FRANCÊS

TORTA  COM  PÃO  FRANCÊS

Ingredientes:
2 pães salgados (francês, pão de sal, etc) cortados em fatias não muito finas
1 gomo de calabresa defumada picado em cubinhos
1/2 cebola pequena picada em cubos
1 xícara (chá) de molho de tomate
1 tomate picado em cubos
1 colher (café) de orégano
100 g de queijo musarela
1 ovo inteiro
4 colheres (sopa) de leite
Sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de preparar:
Misture a calabresa com a cebola. Tempere com um fio de azeite, sal, pimenta e orégano. Reserve. Unte um refratário com azeite e forre com as fatias de pão. Espalhe por cima o tomate, o molho e em seguida junte a mistura de calabresa e cebola reservada. Bata o ovo com se fosse fazer omelete. Junte o leite, uma pitada de sal e misture bem. Espalhe essa mistura por cima de tudo. Ela vai descer e penetrar no pão. Cubra com as fatias de queijo, coloque o orégano por cima e leve ao forno pré aquecido a 200ºC por mais ou menos 20 minutos ou até dourar.