Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

LOMBO SUÍNO ENROLADO

LOMBO  SUÍNO  ENROLADO

Ingredientes:
1 kg de lombo suíno
1 tomate sem pele e sem sementes, picado
1 xícara (chá) de caldo de carne ou vinho branco seco
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto

Recheio:
1 colher (sopa) de óleo
8 fatias de bacon (2 fatias picadas e 6 inteiras)
1 cebola média, picada
1 cenoura ralada
1 maçã verde, picada
3 colheres (sopa) de salsa e cebolinha

Modo de preparar:
Com uma faca afiada abra o lombo, dando-lhe a forma de um bife grande. Tempere com o sal, a pimenta e o suco de limão. Deixe tomar gosto por 1 hora, no mínimo.
Recheio: Num refratário coloque o óleo e as 2 fatias de bacon picadas. Leve ao microondas por 2 minutos na potência alta. Acrescente a cenoura, a maçã, a salsa e cebolinha, misture bem e leve novamente ao microondas por 2 minutos na potência alta para gratinar. Recheie o lombo com esta mistura e enrole-o como um rocambole, apertando bem. Amarre com barbante de cozinha, prendendo junto as 6 fatias de bacon restante ao redor do lombo. Coloque o lombo num refratário com tampa e leve ao microondas por 25 a 30 minutos na potência alta. Após 1/3 do tempo (cerca de 8 a 10 minutos), acrescente o tomate e o caldo de carne ou vinho, virando o lombo. Vire o lombo mais duas veze durante o tempo do cozimento, mantendo o refratário sempre tampado. Retire o lombo, coloque em outro refratário e leve ao microondas para dourar por 15 minutos, virando na metade do tempo para que fique dourado por igual.
Dica: Use o caldo restante do cozimento para fazer um delicioso molho para acompanhar o lombo, coe o líquido, acrescente 1 colher (chá) de maisena, dissolvida num pouco do caldo e cozinhe por 2 a 3 minutos em potência média alta (70%) até engrossar. Corrija o tempero do molho se for necessário. O prato fica mais sofisticado se você usar vinho branco seco no lugar do caldo de carne. Neste caso o vinho deve ser o mesmo que será servido com o lombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário