Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

ERROS COMUNS E CONTORNÁVEIS NA COZINHA

ERROS  COMUNS  E  CONTORNÁVEIS  NA  COZINHA


Quem nunca errou a mão numa receita? Seja fácil ou difícil, tem dias em que a gente parece não estar inspirado. Às vezes nem dá para encontrar a explicação: se foi algum ingrediente que não estava bom, alguma medida errada ou até mesmo o seu humor.
Nessa hora, faz bem se lembrar daquele ditado da vovó: “não adianta chorar sobre o leite derramado”! Algumas receitas que não terminam do jeito que você gostaria podem ser aproveitadas de outra maneira sim, basta usar a criatividade e um pouco de conhecimento sobre os alimentos.

Quatro erros que têm conserto:

Molho, ensopado ou refogado, que não encorpou: Em um recipiente à parte, dissolva uma colher (sopa) de amido de milho em meia xícara (chá) de água. Vá adicionando aos poucos à receita, que deve estar em fogo médio, mexendo sempre, até conseguir o ponto desejado.

Molho de tomate muito ácido: Adicione pitadas de açúcar e deixe o molho ferver até chegar ao ponto desejado. A proporção ideal é de duas pitadas de açúcar para meio litro de molho de tomate.

Chocolate derretido que entrou em contato com água: Um descuido comum de acontecer quando se trabalha com chocolate ou se tem pouca experiência. Apesar de não poder mais usar esse chocolate para temperagem (banhar preparações ou moldar), você pode transformá-lo em uma ganache. Basta aquecê-lo e ir adicionando creme de leite aos poucos. Assim, você pode usar esse chocolate como cobertura de bolo ou de sorvetes e frutas, por exemplo. A proporção ideal é de 1 tablete de chocolate (170 g) para 1 lata ou 1 caixinha de creme de leite. O que muda é a consistência final: com a lata você obtém uma ganache mais cremosa, e com a caixinha, uma ganache um pouco mais consistente.

Bolo que quebrou ao ser desenformado: Essa dica também vale para sobras de bolos simples. Você pode juntar esses pedacinhos para usar como base para preparar um pavê, usando o bolo no lugar do biscoito que normalmente compõe a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário