Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

INICIANDO NA COZINHA - UTENSÍLIOS

INICIANDO  NA  COZINHA  –  UTENSÍLIOS


Todo especialista tem seu material, que, no nosso caso, são os utensílios de cozinha. Isso mesmo! São esses que usamos para manusear os ingredientes crus e cozidos, seja para cozinhar e/ou para servir. Mas, para otimizar o tempo na cozinha e tornar o momento mais prazeroso, é importante ter um kit de boa qualidade. 
Mas não se preocupe em comprar todos ao mesmo tempo, os melhores costumam ser mais caros, por isso vá montando seu kit aos poucos.

Tesouras: As tesouras comuns servem para abrir embalagens, porém não são ideais para utilizar nos alimentos. Para cortar aves, carnes mais grossas e/ou legumes, opte pelas tesouras de cozinha específicas para esse fim e que sejam preferencialmente de inox, pois duram mais e podem ser lavadas com água e sabão sem correr o risco de enferrujar.

Tábua de corte: Usada para apoiar os alimentos e ingredientes na hora de cortar. Escolha uma tábua de vidro ou plástico, corte um alimento de cada vez e sempre a higienize bem para evitar que alguns resíduos permaneçam no utensílio.

Colher: Colheres de medida têm o tamanho padronizado de colheres de sopa, sobremesa, chá e café e são usadas para medir a quantidade dos ingredientes no preparo das receitas.
Por outro lado, as colheres de servir, das mais comuns até as específicas, são indicadas para servir e preparar os alimentos, como a colher para macarrão, colher de pau, a escumadeira, o boleador (para servir sorvete), entre outras.

Facas: Indispensáveis em qualquer cozinha, as facas possuem uma ampla variedade de lâminas, com usos específicos. Por exemplo:

- Frutas e legumes: Deve ser de tamanho compacto, 10 a 12 centímetros, pois assim facilita o manuseio, tornando-o mais rápido e seguro na hora de cortar, descascar ou retirar sementes dos alimentos.

- Para desossar: Com a lâmina de 12 a 15 centímetros, rígida, fina e com ponta afiada, permite que a faca entre em pequenos espaços para remover os ossos e peles dos cortes de carnes cruas ou assadas.

- Para pão: A serrilha é larga, com 20 a 25 centímetros, corta superfícies e crostas rígidas sem danificar a parte macia dos pães, bolos e outras massas assadas.

- Do chef: Multiuso; serve para cortar, picar e fatiar alimentos crus e cozidos. O modelo mais comum em uma cozinha tem lâminas rígidas, longas ou curtas (15 a 30 centímetros), com ponta triangular.

Peneiras: Usadas para peneirar farinhas e fazer purês e pastas. Opte por uma em aço inox ou pelas tradicionais com telas. Se quiser investir no kit, escolha uma chinois, em formato de cone, que é ideal para preparar molhos homogêneos.

Ralador: Tanto o plano quanto o de quatro faces com diferentes perfurações podem ser utilizados. Assim como as tesouras, o inox é ideal para evitar que enferruje ou fique com resíduos de alimentos. Também é possível encontrar alguns com um suporte acoplado, de modo a evitar o desperdício. Serve para ralar legumes, temperos e queijos, entre outros.

Descascador de legumes: Com uma lâmina vazada, funciona quase como um ralador, porém possibilita remover completamente a casca dos legumes e até fatiar queijos. É ótimo para não depender sempre da faca.

Fuê/fouet: Usado para bater ovos, claras, mousses, chantili, molhos e cremes, ele possui uma espiral cônica e pode ser encontrado em diversos tamanhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário