Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O MELHOR DAS SEMENTES

O  MELHOR  DAS  SEMENTES


As sementes caíram no gosto do brasileiro e estão cada vez mais presentes em nossos pratos. Estas possuem fibras, vitaminas e minerais, e dentro de uma alimentação balanceada, podem evitar doenças e propiciar uma vida mais saudável. E, além disso, ainda são versáteis e podem incrementar diversas receitas. Pensando nos benefícios que elas trazem a nossa saúde, convidamos a nutricionista Cinthya Maggi para explicar sobre três das mais utilizadas nas receitas atuais: a quinoa, a chia e a linhaça.

Quinoa: A semente, que surgiu na Bolívia, é de uma planta folhosa próxima à família do espinafre. Segundo Cinthya, é um aminoácido completo e possui as gorduras essenciais, sendo considerada um alimento com alto valor nutritivo. Além disso, a quinoa contém mais proteínas do que os outros grãos (como arroz e trigo, por exemplo) e também oferece ferro, potássio, zinco, cálcio, ferro e ômega3 e 6. Devido ao seu alto valor nutritivo, os benefícios para a nossa saúde são imensos! A quinoa pode contribuir com a redução do nível do colesterol, ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e também no fortalecimento dos ossos. E não acaba por ai. Por não possuir glúten, a quinoa ainda é uma ótima alternativa para quem possui doença celíaca. Por ser livre dessa proteína, é ideal para preparar alimentos que normalmente levam farinha de trigo, como pães e bolos. 

Chia: O grão, originário do México e da Colômbia, já fazia parte da alimentação dos nossos ancestrais. A semente de chia possui gorduras do tipo ômega 3, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, ferro, niacina e zinco. E, segundo a nutricionista, assim como a quinoa, a semente de chia também pode ser benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares, mas as suas principais propriedades são anti-inflamatórias. Por absorver água, a semente se transforma em uma espécie de gel que pode proporcionar a sensação de saciedade e contribuir no bom funcionamento do intestino.

Linhaça: A linhaça é um alimento com propriedades funcionais, ou seja, exerce um efeito metabólico ou fisiológico no organismo e pode trazer benefícios à nossa saúde. A semente vem da planta do linho e possui uma quantidade significativa de ômega 3 e 6, que são os tipos de gordura conhecidas por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e controlar o colesterol. Ainda é possui fibras solúveis ideais para o funcionamento adequado do intestino. Cinthya destaca que a semente de linhaça moída pode ter mais benefícios nutricionais do que a semente inteira. O processo é simples e pode ser feito em casa:basta colocá-las no processador ou liquidificador e não é necessário moer até virar pó. Assim que for moída ou quebrada, as sementes podem oxidar rapidamente, por isso o consumo deve ser imediato.

Faz bem, mas com moderação: Cada uma delas tem benefícios bem particulares, não é? Porém, nada em excesso faz bem. A nutricionista reforça ainda que estes alimentos, por possuírem fibras e absorverem água, quando são consumidas em excesso podem causar algum tipo de desconforto intestinal, principalmente quando não há uma ingestão de líquidos de forma adequada. Lembre-se, o local para armazenar seus grãos deve ser arejado e longe da luz, já que o calor diminui os efeitos dessas substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário