RAGU DE COSTELA DE BOI
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo
4 folhas de louro
1 e 1/2 kg de carne de costela de boi desossada e limpa cortada em cubos
2 cebolas médias picadas
4 dentes de alho esmagados ou em filetes
6 tomates maduros em cubos
4 cubos de caldo de costela
250 ml de vinho tinto (de boa qualidade)
1 litro e 1/2 de água
1 xícara (chá) de polpa de tomate
Suco de 1 limão
Ervas a gosto (manjericão, tomilho, salsinha, cebolinha, orégano frescos)
Modo de preparar:
Lavar muito bem a carne e deixar no suco de limão. Colocar o óleo em panela de pressão e selar a carne aos poucos e reserve. Depois de selar toda a carne, voltar tudo pra panela e colocar a cebola e o alho. Misturar e deixar refogar bastante, mexendo sempre.
Quando a cebola estiver mais translúcida, colocar o 1,2 L de água fervendo, o louro e os sachês de caldo de costela. Cozinhar na pressão por 35 minutos (contar o tempo após a pressão iniciar). Desligar a panela e esperar sair a pressão. Abrir a panela e ver se a carne está bem macia. Ela deve desfiar fácil, com a ajuda de um garfo. Se precisar, deixar mais um pouquinho na pressão. Desfiar toda a carne e voltar para o caldo da panela. Juntar o tomate, o vinho, e a polpa de tomate. Cozinhar com a tampa aberta, até o caldo engrossar. Colocar as ervas, mexer por 2 minutos.
Dica: Muito gostoso para comer com polenta, massa, pão, ou como a imaginação mandar!
Não usar vinho tinto de segunda, pois estraga a receita. Também não precisa ser muito caro, eu usei um chileno cabernet e ficou ótimo. Para a carne não soltar água na hora de selar, fritar aos poucos sem colocar nenhum sal (na receita não vai, mas a dica serve para qualquer preparo que tiver que selar a carne) e só mexer na carne para virar somente na hora que o cinza estiver chegando na parte que ficou pra cima do óleo, aí, virar delicadamente SEM FURAR com o auxílio de uma escumadeira ou uma pinça. Isso vai diminuir muito a água que a carne solta e vai manter todos os sucos dentro dela, deixando-a macia e deliciosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário