Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

TÉCNICAS DE PREPARO DOS ALIMENTOS

TÉCNICAS  DE  PREPARO  DOS  ALIMENTOS

FEIJÃO: Escolha o feijão. Lave bem. Deixe de molho na água, conforme recomendações. Leve para cozinhar em fogo baixo e na panela de pressão, na proporção de 4 xícaras de água para cada xícara de feijão. Depois de cozido, tempere a gosto e deixe ferver com a panela destampada em fogo baixo e sirva em seguida.

ARROZ: Escolha o arroz. Lave bem. Numa panela com óleo, refogue o alho e a cebola, se este for o hábito da família. Coloque o arroz e deixe refogar, mexendo para não grudar ou queimar. Adicione água na proporção de 2 xícaras de água para cada xícara de arroz. Cozinhe em fogo baixo

HORTALIÇAS  CRUAS: Devem ser preparadas próximo da hora de servir. Lavar em água corrente. Colocar em água na proporção de 1 litro de água para uma colher (sopa) de água sanitária e lave em água corrente. Descascar e cortar se necessário. Coloque em vasilha a ser servida. Prepare o tempero que preferir e sirva em seguida.

HORTALIÇAS  REFOGADAS: Lave bem as hortaliças. Descasque e corte se necessário. Aqueça o óleo. Refogue os temperos. Adicione as hostaliças e mexa para refogar por igual. Confira o sal e sirva quente.

HORTALIÇAS  COZIDAS: Lave bem as hortaliças. Evite descascar e cortar. Coloque na panela e adicione água quente o suficiente para cobri-las. Cozinhe em panela tampada e em fogo baixo, só até amolecer. Aproveite a água do cozimento em outras preparações.
SUCOS: Lave bem e prepare de acordo com a receita e sirva em seguida.

CARNES  COZIDAS: Lave e corte de acordo com a forma de preparo. Tempere antes, se for o hábito da família. Refogue em pouco óleo. Adicione água fervente apenas o suficiente para cobrir os pedaços. Cozinhe em panela tampada e fogo baixo. Depois de cozida, confira o sal e junte os temperos verdes a gosto.

CARNES  FRITAS: Lave antes e corte como preferir. Tempere antes, se for o hábito da família. Coloque em óleo não muito quente, para evitar o ressecamento. Vire para fritar por igual. Sirva em seguida acompanhada de tempero a gosto, com cebolas, por exemplo.

CARNES  ASSADAS: Lave e retire o exesso de gordura. Tempere um dia antes. Coloque em papel alumínio ou embalagem própria para assar. Leve ao forno em temperatura adequada e tempo suficiente para assar. Vire, se necessário, para que a carne asse melhor. Sirva com acompanhamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário