Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

ESCONDIDINHO DE INHAME E BIOMASSA COM CASCA LOUCA DE BANANA VERDE

ESCONDIDINHO  DE  INHAME  E  BIOMASSA  COM  CASCA  LOUCA  DE  BANANA  VERDE

Ingredientes:
500 g de banana bem verde
300 g de inhame cozido
2 cebolas
3 cenouras
1/2 alho poró
1 pimentão vermelho (opcional)
50 ml de azeite
50 ml óleo de gergelim torrado
Shoyu orgânico (sem glutamato monossódico)
Garam masala (tempero indiano)
Sal marinho e ervas aromáticas a gosto (salsinha, orégano, manjericão, endro, entre outras)

Modo de preparar: 
Casca louca de banana verde: Coloque as bananas verdes inteiras e lavadas em uma panela de pressão com a água já fervendo. Cozinhe por de 10 a 15 minutos, até ficar cozida, mas firme. Retire com cuidado e, ainda quentes, separe a polpa (biomassa) da casca. Com as cascas ainda quentes, em uma tábua, faça tiras com um garfo para desfiá-las. Desfie todas e separe. Em uma panela, coloque o azeite, as cebolas, o alho poró e os pimentões. Doure bem. Acrescente as cascas de banana verde e refogue com a cenoura ralada, colocando as ervas aromáticas, o shoyu e o óleo de gergelim torrado. Refogue bem, acerte o sal e guarde como conserva em um vidro. Em geral, o sabor é melhor após dois dias. 
Biomassa de banana verde: Coloque a polpa da banana verde ainda quente em um processador. Caso precise, jogue água fervida. Bata até formar uma massa. Coloque em recipientes para congelar.
Escondidinho: Faça um purê com o inhame e a biomassa e adicione o garam masala, o sal e os temperos que desejar. Coloque em um refratário a casca louca de banana verde e cubra com esse purê. Enfeite com pimenta rosa e leve ao forno.  
Dica: A casca louca pode ser usada para rechear canapés, lanches ou outras receitas. A biomassa também serve para bolos, pães, massas e sopas. Ao temperar, coloque primeiro o shoyu e depois o sal, para não salgar demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário