Páginas

sábado, 8 de abril de 2017

QUEIJO DE AMÊNDOAS COM TOMATES SECOS

QUEIJO  DE  AMÊNDOAS  COM  TOMATES  SECOS

Ingredientes:
Ervas e temperos:
2 colheres (sopa) de tomates secos cortados bem miudinhos
1 colher (chá) de páprica em flocos (opcional)
1 colher (chá) de orégano seco
1 pitada de pimenta caiena em pó (opcional)
1 colher (sopa) de azeite de oliva para macerar as ervas
Pimenta preta moída a gosto
Água quente para hidrata os tomates secos

Queijo:
1/2 xícara (chá) de castanhas de caju demolhadas por pelo menos 30 minutos
1 e 1/2 xícara (chá) de água fria 
5 colheres (chá) de ágar ágar em pó (branquinho)
1 colher (chá) de alho em pó sem sal (opcional)
1 colher (chá) de cúrcuma (para o queijo ficar amarelo)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
Suco de limão a gosto

Modo de preparar:
Ervas e temperos:  Comece preparando os tomates secos. Corte em pedaços bem pequenos e deixe hidratando com um pouco de água quente. Coloque apenas o suficiente para cobrir levemente os pedacinhos de tomate. Acrescente todas as ervas que for utilizar a esta mistura de tomate seco. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta, regue com 1 colher de sopa de azeite de oliva e reserve enquanto prepara o restante da receita.
Queijo: Comece preparando o recipiente onde você vai modelar o queijo. Use um pirex ou tigela de preferencia de vidro ou louça no formato que você desejar. Eu usei um pequeno pirex de vidro com tampa. Evite usar recipientes de plástico para modelar o queijo por causa do azeite que vai ser utilizado como base. Unte o pirex com azeite de oliva e espalhe bem. Coloque a mistura de ervas com o tomate seco no fundo do pirex untado e reserve enquanto prepara o queijo. Escorra as castanhas e leve ao liquidificador acrescentando e o sal. Bata bem e reserve. Em uma panela pequena dissolva o ágar-ágar na água fria e ferva por uns dois minutos mexendo sempre.
Dica: Misture bem o ágar ágar na água fria e depois leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar a ferver conte dois minutos. Leve o ágar ágar fervido imediatamente ao liquidificador onde estão as castanhas previamente batidas. Bata bem (tem que ser rápido, lembre-se de que o ágar ágar endurece muito rapidamente). Continue batendo até conseguir uma mistura bem homogênea. Se for necessário desligue o liquidificador e com o auxilio de uma espátula empurre pra baixo o que ficou grudado nas laterais do copo do liquidificador e bata novamente mais um pouco. Acrescente o azeite de oliva, a cúrcuma e o sumo de limão. A quantidade de limão é a seu gosto. Geralmente eu uso 2 colheres (sopa). Despeje esta mistura imediatamente no pirex que foi previamente preparado com as ervas e o tomate seco. Tampe e leve a geladeira para firmar. Sirva gelado. É muito gostoso para ser degustado com torradinhas, crackers, com legumes crus cortados ou para preparar sanduíches e wraps. Caso você preferir pode colocar um pedacinho do tomate seco macerado nas ervas no liquidificador. Faça do jeito que você quiser. Reúna todos os ingredientes que serão utilizados para o preparo do queijo para quando necessitar. Esprema o sumo do limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar- ágar que endurece muito rapidamente. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes a mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário