Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2019

15 DICAS PARA COZINHA

15  DICAS  PARA  COZINHA

Não tem nada de novo, ou particularmente genial nessa lista mas são pontos que me norteiam na cozinha e que acho importantes. E não esqueça nunca: a cozinha é para ser divertida e prazerosa.

1. Parece obvio mas não é: leia atentamente a receita do inicio ao fim. Cheque os ingredientes, as quantidades, e os utensílios e verifique que tem tudo,  se entendeu todo o processo.

2. Eu costumo dizer que não conheço dois fornos que assem igual, por isso, mande calibrar seu forno. Invista num termômetro de cozinha. Conheça seu forno: ele deve ser seu aliado na cozinha. E pré-aqueça sempre o forno.

3. Seja organizado na cozinha. Limpe sempre sua área de trabalho; deixe uma pequena vasilha ao seu lado para jogar o lixo miúdo enquanto trabalha na cozinha, e descarte-o quando ficar cheio.

4. Experimentar é sempre ótimo porem na confeitaria e padaria, as medidas são exatas e devem ser respeitadas. Ali é tudo, ou quase tudo, uma questão de química e não se deve mudar muito sem a devida  informação.

5. Invista, se possível, em panelas e utensílios de boa qualidade. Uma boa panela, por exemplo, além de durar mais tempo, conduz melhor e distribui melhor o calor, tornando a cozinha mais fácil e bem sucedida.

6. Invista em boas facas e mantenha-as afiadas. Duas excelentes (uma grande, ‘do chef’ e uma pequena) facas é melhor do que cinco facas medíocres.

7. Use os melhores ingredientes ao seu alcance e ajude a economia local. Por exemplo, procure comprar peixes frescos da sua região se você mora perto do mar. Para que comprar salmão, um peixe de piscicultura que vem do Chile, se você pode comprar um peixe da sua localidade?

8. Quando uma carne estiver pronta, deixe-a repousar (10 minutos pelo menos) antes de servi-la. Isso é crucial para as fibras relaxarem e os sucos se distribuírem igualmente. Para a carne não esfriar, cubra-a com papel alumínio.

9. Outra coisa obvia mas muitas vezes esquecida: sempre, sempre prove a comida antes de servir. Ajuste os temperos com sal, pimenta e alguma acidez (limão, vinagre etc.) ou outro condimento.

10. Use ervas frescas quando possível. E renove sempre o estoque de ervas secas e condimentos: eles perdem muito rapidamente o perfume (mesmo se ainda estão no prazo de validade).

11. Quando estiver recebendo convidados, não experimente nada novo na cozinha. Não tem nada pior do que você estar recebendo os amigos e relaxando e descobrir que o prato que você resolveu experimentar saiu do forno totalmente diferente daquela foto linda do livro de receitas…

12. Mantenha um caderno de anotações. E escreva nela tudo aquilo de novo que você experimentar, novas combinações, novas medidas.

13. Uma vez por semana, compre um ingrediente novo e experimente usa-lo e introduzi-lo na sua rotina. É experimentando coisas novas que descobrimos novos sabores e combinações.

14. Procure fazer o básico em casa. Para que comprar molho de salada pronto? Faça o seu com três partes de azeite ou óleo, uma parte de vinagre e temperos. Evite usar cubos sintéticos (Knorr, Maggi etc) cheios de conservantes, espessantes etc. Se você tiver um freezer, faça caldos de legume, frango e/ou carne e congele em porções de tamanhos diferentes.

15. Não tenha medo de errar. É normal errar. Até chefs profissionais erram. Aprenda com os erros, anote tudo, preste atenção, e relaxe. mas não deixe de tentar de novo, e de novo e de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário