Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

POLENTA COM RAGU DE PROTEÍNA DE SOJA

POLENTA  COM  RAGU  DE  PROTEÍNA  DE  SOJA

Ingredientes:
Polenta:
1 kg de fubá
1 litro e meio de água
Azeite, sal e temperos a gosto

Ragu de proteína de soja:
200 g de PTS fina
200 g de PTS graúda
1 kg de tomate rasteiro picadinho
10 colheres (sopa) de cebola picadinha
Óleo, sal e manjericão a gosto

Modo de preparar:
Polenta: Coloque a água para ferver e tempere com sal, azeite e seus temperos preferidos. Eu uso alho, cheiro verde e uma pitada muito leve de pimenta calabresa. Assim que a água levantar fervura vá colocando o fubá devagar e mexendo para não empelotar. Tenha paciência porque uma polenta boa é uma polenta bem cozida e uma polenta bem cozida é uma polenta bem mexida. Nesta proporção de ingredientes a receita vai demorar no mínimo 50 minutos para chegar ao ponto de bem cozida em fogo baixo. Quando estiver pronto, a massa vai desgrudar do fundo da panela. Quando isso acontecer, coloque esta mistura num refratário. Deixe descansar e esfriar.
Ragu de proteína de soja: Refogue a cebola em um fio de óleo. Quando estiver bem dourada, junte o tomate picadinho e deixe soltar a primeira água do tomate. Neste momento coloque as proteínas de soja sem hidratar e misture bem como se fosse fritá-las ou refogá-las na mistura que está na panela. Imediatamente cubra este refogado com água, abaixe o fogo e tampe a panela. Preste atenção em 2 coisas durante este cozimento: primeiro se água não seca e segundo se as proteínas já ficaram macias. Caso a água seque antes que elas cheguem no ponto que você gosta, coloque mais água e mantenha o cozimento no fogo baixo e com panela tampada. Quando a proteína estiver macia e o molho grosso, salgue o prato e adicione o manjericão. Desligue o fogo e deixe descansar uns 15 minutos.
Montagem: Coloque uma porção generosa de ragu no fundo do prato. Corte um pedaço da polenta e coloque por cima. Despeje mais um pouco do molho por cima da polenta e sirva com salada verde. Se quiser, pode decorar com coco fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário