SALADA DE PATO COM CHUTNEY DE MARACUJÁ E CHIA
Ingredientes:
Confit de pato:
1 coxa de pato
400 g de gordura de pato ou ganso (pode ser substituído por óleo de soja, amendoim ou canela)
Sal e pimenta do reino a gosto
Chutney de maracujá:
200 ml de polpa de maracujá
75 g de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de pimenta caiena
1/2 colher (chá) de sementes de cominho torradas e moídas
1/4 de colher (chá) de garam masala
Salada:
2 colheres (sopa) de sementes de girassol torradas
2 colheres (chá) de sementes de chia
1 cabeça média de alface americana cortada à julienne
Modo de preparar:
Confit de pato: Tempere a coxa de pato com sal e pimenta do reino, de preferência moída na hora. Derreta a gordura de pato em banho maria. Coloque a coxa temperada em um recipiente de vidro ou metal (sem sobrar muito espaço ao redor da carne). Espalhe a gordura de pato sobre a coxa temperada, cobrindo-a inteiramente. Coloque uma tampa ou cobertura de alumínio, de modo a deixar as coxas de pato cobertas pela gordura durante o cozimento. Pré aqueça o forno a 150⁰C e leve o recipiente ao forno com a mesma temperatura durante 2 horas, após 1 hora, vire a coxa. Verifique se ela está sempre coberta pela gordura. Após o cozimento, espere a coxa esfriar, sempre mergulhada na gordura. Desfie a coxa ainda morna e coloque-a em um recipiente separado. Reserve.
Chutney de maracujá: Coloque todos os ingredientes em uma panela molheira, adicione sal e leve a ebulição. Diminua o fogo e espere a mistura reduzir de um terço. Retire do fogo e deixe o molho esfriar completamente. Reserve.
Salada: Em uma tigela, coloque a alface cortada à julienne e o pato desfiado. Adicione o chutney (a gosto) e misture os ingredientes até que o molho se incorpore completamente aos ingredientes. Adicione as sementes de girassol momentos antes de servir, para conservar sua crocância. Polvilhe sementes de chia e adicione flores comestíveis como decoração (opcional).
Dica: Garam masala (do hindi garam, "quente" e masala, "mistura") é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário