Espaguete: A massa espaguete, que é uma das mais conhecidas no Brasil, tem a característica de ser longa, fina e redonda. Tradicionalmente essa massa é preparada com molho de tomate.
Farfalle: A massa farfalhe também conhecida como gravatinha ou borboleta, possui um formato de laço. Normalmente suas extremidades são plissadas e o meio estreito. Ela pode ser servida com molho à base de manteiga, queijo ou óleo.
Fusili: Apelidada oportunamente de “parafuso”, a massa fusili é conhecida por seu formato espiral. Devido às suas curvas e cavidades ela pode ser acompanhada com molhos encorpados.
Argolinha: A argolinha é evidenciada por sua característica fina, pequena e em formato de anel. Esse tipo de massa costuma ser útil ao preparo de sopas, podendo acompanhar também molho de tomate leve ou saladas.
Bucatini: A massa bucatini é fina e de formato alongado, o que acaba lembrando o tradicional espaguete. A diferença é que essa massa possui um furinho no meio do fio, o que a ajuda a absorver melhor o molho e a torna ideal para acompanhar o pesto.
Cabelo de anjo: A massa “cabelo de anjo” ou “aletria”, como também é chamada, possui formato alongado e tiras finíssimas, o que a torna particularmente especial para o preparo de sopas.
Canelone: A canelone, além das paredes grossas tem um formato tubular bem espesso, o que a torna única. Em função de sua abertura larga a massa pode ser recheada com carne ou queijo, o resultado é excelente.
Capeletti: Confundida por vezes com a ravióli, a massa capeletti funciona muito bem quando recheada com carne, queijo ou frango. Vale ressaltar que ela se apresenta em formato de trouxinha, enquanto o ravióli é achatado como um pequeno pastel.
Gemelli: A massa gemelli possui esse nome por possuir suas tiras de massa enroladas umas nas outras.
Lasanha: A massa de lasanha é larga e pode ser tanto lisa quanto com pequenas estrias nas extremidades. Ela é excelente para acompanhar diferentes tipos de molhos, especialmente aqueles com base de queijo, tomate e carne.
Nhoque: A massa nhoque é aquela curta e arredondada. Ela é usada geralmente para acompanhar o preparo de batatas e molhos encorpados.
Penne: A massa penne se apresenta em tamanho mediano, possuindo paredes grossas, formato de tubo e extremidades cortadas na diagonal. Ela pode ser encontrada em dois tipos, sendo eles o de superfície lisa, que é indicado para acompanhar molhos cremosos, e o de superfície riscada, que é indicado para acompanhar molhos à base de óleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário