Páginas

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

20 ALIMENTOS QUE FORTALECEM A IMUNIDADE

20  ALIMENTOS  QUE  FORTALECEM  A  IMUNIDADE

Você é daqueles que vivem com resfriado? Isso é porque sua imunidade está fraca, e uma alimentação balanceada deixa o organismo resistente a doenças. Confira os 20 alimentos que fortalecem a imunidade e coloque na sua lista de compras.

Frutas cítricas: As frutas cítricas são alimentos que melhoram o sistema imunológico, porque são ricas em vitamina C. Laranja, limão, acerola e kiwi são algumas fontes desse antioxidante que fortalece as defesas naturais do organismo. Consuma no café da manhã e nos lanches entre as refeições.

Gengibre: Fonte de vitaminas B6 e C, o gengibre livra o organismo de germes e bactérias, o que fortalece a imunidade. A raiz pode ser mastigada, consumida em forma de chá ou como tempero. Não é recomendado para hipertensos, pois é um alimento termogênico.

Pimenta: Rica em vitamina C e betacaroteno, substância que o organismo converte em vitamina A, nutriente responsável por afastar as infecções. Hipertensos devem evitar o alimento, por ser termogênico. Pessoas com gastrite também devem evitar.

Tomate: O licopeno impede o ataque dos radicais livres. E qual o resultado? Organismo fortalecido. Faça saladas, sopas e sucos, pois o tomate é uma fruta.

Eucalipto: Ótimo para quem fica resfriado com frequência! O eucalipto protege contra infecções respiratórias. Beba uma xícara de chá da planta 2 vezes por dia, ou batida com suco de frutas.

Alho: O trio vitamina C, o selênio e o zinco previnem gripes e resfriados. Coma 1 dente de alho cru, usando-o para temperar carnes e refogar outros alimentos.

Cebola: A cebola também está na lista dos alimentos que aumentam a imunidade. A quercetina, presente em maior quantidade na cebola roxa, evita doenças alérgicas e virais. Coma crua na salada ou use como tempero.

Mel: Combate os sintomas de resfriados e gripes, além de atuar no tratamento de problemas na garganta e nos pulmões. Uma colher de sobremesa de mel já protege você. Adoce sucos, iogurtes e café com o produto.

Vegetais verdes escuros: O ácido fólico (ou vitamina B9) contido neles estimula a formação dos glóbulos brancos, cuja função é defender o organismo de invasores. Brócolis, couve e espinafre são exemplos desses vegetais e podem ser consumidos na forma de saladas ou sopas.

Pimentão vermelho: Rico em vitamina C e betacaroteno, o pimentão vermelho deixa o organismo livre de vírus e bactérias. Faça saladas ou use para refogar.
Inhame: Aumenta as defesas do organismo e combate radicais livres. Uma sopinha de inhame cozido com duas colheres de sopa de alho cru moído é tiro e queda em casos de resfriados.

Batata yacon: Ela tem fruto oligossacarídeos, substância que melhora a imunidade. Pode ser consumida crua, na forma de sucos e saladas.

Batata doce: Outro alimento bom para o sistema imunológico é a batata doce. O betacaroteno protege contra infecções bacterianas e virais. Cozida, na salada e até em omeletes é ótima.

Açaí: A fruta amazônica é rica em vitamina C. Beber o suco, comer com morango (outra fonte de vitamina C), protege seu corpo dos temidos radicais livres.

Melancia: O antioxidante glutationa aumenta a imunidade. Coma in natura, faça sucos e saladas de frutas.

Sabugueiro: Embora pouco conhecido, a fruta rica em vitamina C protege contra infecções virais e bacterianas como gripes e resfriados.

Repolho: Também possui o antioxidante glutationa. O repolho cai bem em sopas e saladas.

Cogumelo shitake: A lentinana, substância que estimula a produção de células de defesa como os linfócitos, faz do cogumelo shitake um alimento que turbina o sistema imune. O recomendado é consumir 100 gramas diariamente.

Gérmen de trigo: É a parte do trigo com mais nutrientes. Rico em antioxidantes, zinco e vitaminas do complexo B, o alimento é amigo do organismo. Troque a farinha de trigo convencional por gérmen de trigo.

Amêndoas: O selênio, o manganês e a vitamina E protegem o corpo dos radicais livres. A quantidade diária indicada é 1/4 de xícara. Quando estamos no inverno, estação onde os resfriados e gripes são mais comuns é importante saber mais sobre como se prevenir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário