Páginas

quarta-feira, 29 de março de 2017

BOLO DE CACAU SEM FARINHA

BOLO  DE  CACAU  SEM  FARINHA

Ingredientes:
Biomassa de banana:
5 bananas médias verdes de qualquer tipo (para render 250 g de biomassa)

Bolo:
60 ml de azeite
250 g de biomassa de banana verde
5 ovos
50 g de castanhas do pará picadas
75 g de açúcar (se preferir mais doce, adicione mais 50 g)
60 g de coco ralado
60 g de cacau em pó

Modo de preparar:
Biomassa de banana: Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão. Enxágue bem. uma panela de pressão (sem a tampa), esquente água suficiente para cobrir as bananas. Coloque as bananas na água fervente (para dar um choque térmico), tampe a panela e cozinhe na pressão por 8 minutos. Desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas por mais 12 minutos. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo. Tire as cascas das bananas e passe a polpa imediatamente por um processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar, por isso, enquanto descasca uma banana, mantenha as outras na água quente. Processe até obter uma pasta bem espessa. Se não for utilizar a massa imediatamente, guarde-a num saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento quando for utilizada.
Bolo: Bata em liquidificador os ovos inteiros com o azeite por 3 a 5 minutos e passe-os na peneira. Em seguida, bata novamente os ovos com a biomassa, o açúcar, o coco e o cacau. Agregue as castanhas e misture com uma espátula. Despeje a massa numa fôrma untada com óleo (se for de silicone, não precisa untar) e asse em forno preaquecido a 160°C por 30 minutos. Desenforme e sirva com uma cobertura de chocolate* e sorvete de creme.
Dica: Derreta 30 g de chocolate meio amargo e 30 g de chocolate ao leite em banho-maria. Adicione 1 xícara de café de creme de leite fresco, misture até ficar homogêneo e sirva a calda quente por cima do bolo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário